• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

-

PPGED062 - PRÁTICA EDUCATIVA - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
Apresentação e discussão do Programa da Disciplina (02/09/2013 - 02/09/2013)

Apresentação da Disciplina

Organização da Atividades de estudo

Unidade I: Prática Educativa: situando o campo teórico e a produção científica (09/09/2013 - 23/09/2013)

Exposição dos temas geradores do estudo: prática educativa, sentido e significado.

Leituras:


(1)  BRZEZINSK, Iria; GARRIDO, Elsa. Trabalho Docente – mapeando a pesquisa em teses e dissertações brasileiras. Educação e Linguagem, Programa de Pós-Graduação em Educação: Universidade Metodista de São Paulo, v. 1, n. 1, p. 60-81, 1998.

(2)  OZÓRIO, Alda Maria do Nascimento; PETERS, Eveline Maria R. Vale Costa; RODRIGUÉZ, Margarita Victória. Autores que fundamentam a pesquisa sobre professores(as). In: SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de; MAGALHÂES, Solange Martins Oliveira. Pesquisa sobre professores (as): métodos, tipos de pesquisa, temas, ideário pedagógico e referenciais. Goiânia: Ed. PUC, 2011. p. 139-156.

(3)  TEIXEIRA, Geovana Ferreira Melo; NAVES, Mariza Lomônaco de Paula. Concepções de Educação predominantes nas pesquisas sobre professores (as). In: SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de; MAGALHÂES, Solange Martins Oliveira. Pesquisa sobre professores (as): métodos, tipos de pesquisa, temas, ideário pedagógico e referenciais. Goiânia: Editora da PUC Góias, 2011. p.  87-104.

Unidade II: Sentidos e significados de Prática Educativa nas tendências educativas não críticas, crítico-reprodutivistas, críticas e pós-críticas (04/11/2013 - 04/11/2013)

Perspectiva não crítica da prática educativa

(1)  JAEGER, Werner Wilhelm. Paidéia: a formação do homem grego. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 3-84; p. 336-384; p. 483-493; p. 620-647.

Doutoranda: Raimunda Nonata da Silva Machado

(2)  ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 

(3)  Escolha de um artigo científico publicado em periódico da área

Doutorando: Luiz Carlos Carvalho de Oliveira

Perspectiva crítico-reprodutivista da prática educativa (11/11/2013 - 11/11/2013)

  BORDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 5. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

Perspectiva pragmática da prática educativa (11/11/2013 - 11/11/2013)

(1)  DEWEY, John. Democracia e educação: capítulos essenciais. São Paulo: Ática, 2007.

Perspectiva crítica da prática educativa (18/11/2013 - 18/11/2013)

(1)  APPLE, Michael W.; AU, Wayne; GANDIN, Luís Armando. Mapeamento da educação crítica. In: APPLE, Michael W.; AU, Wayne; GANDIN, Luís Armando. Educação Crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 13- 32. 

(1)  MACLAREN, Peter. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, p. 189-230.


Perspectiva crítica da prática educativa (25/11/2013 - 25/11/2013)

(1)  VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007, p. 239-307.


(1)  VIGOTSKI, Lev Semionovich. Psicologia Pedagógica: edição comentada. Porto Alegre: Artmed, 2003, p. 36-45; p. 295-307.




 


Perspectiva pós-crítica da prática educativa (02/12/2013 - 02/12/2013)

CARVALHO, Janete Magalhães. O cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis, Rio de Janeiro, DP et ali, Brasília, DF: CNPQ, 2009.

(1)  LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica.

Perspectiva pós-crítica da prática educativa (09/12/2013 - 09/12/2013)

CORAZZA, Sandra Mara. História da Infância sem fim. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000.

Formação de conceitos científico s (13/01/2014 - 13/01/2014)

Formação do conceito de prática educativa na abordagem não critica

 

 

 

Formação de conceitos científicosm (20/01/2014 - 20/01/2014)

ABordagem crítica

Formação de conceitos científicos (27/01/2014 - 27/01/2014)

Abordagem pragmática

Formação de conceitos científicosm (03/02/2014 - 03/02/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula SET NOV DEZ JAN FEV Total
02 09 16 23 04 11 18 25 02 09 16 13 20 27 03
1 201310**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201310**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201310**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 201310**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 201310**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201210**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201310**** 10,0 10.0 4 AM
2 201210**** 10,0 10.0 4 AM
3 201210**** 9,5 9.5 0 AM
4 201310**** 9,5 9.5 2 AM
5 201310**** 10,0 10.0 4 AM
6 201310**** 10,0 10.0 0 AM
7 201310**** 10,0 10.0 0 AM
8 201310**** 10,0 10.0 4 AM
9 201310**** 10,0 10.0 0 AM
10 201310**** 10,0 10.0 0 AM
11 201310**** 10,0 10.0 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 30/04/2024 22:21