-

CMR0336 - PSICOGERONTOLOGIA - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina. (30/10/2013 - 30/10/2013)

Apresentação da ementa da disciplina, seu conteúdo programático, os textos que serão utilizados e o método de avaliação.

Aspectos sócio-históricos e psicológicos da velhice. (04/11/2013 - 04/11/2013)

Apresentação e discussão do texto “Aspectos sócio-históricos e psicológicos da velhice”.

In: ARAÚJO, L. F. & CARVALHO, V. A. M. de L. e. Aspectos sócio-históricos e psicológicos da velhice. Revista de Humanidades, v. 6, n. 13, dez. 2004/jan. 2005.

   TEXTO 01.pdf 
A formação dos estereótipos e mitos na velhice. (06/11/2013 - 06/11/2013)

Continuação da aula anterior.

A Psicologia do Envelhecimento e da Velhice. (11/11/2013 - 11/11/2013)

Continuação da aula anterior.

Conceitos básicos em Gerontologia. (13/11/2013 - 13/11/2013)

Apresentação e disucssão do texto “Conceitos básicos em Gerontologia”.

In: VERAS, R. & LOURENÇO, R. Formação humana em Geriatria e Gerontologia: uma perspectiva interdisciplinar. Rio de Janeiro: UnATI/UERJ, 2006. (módulo 1 - p. 15 – 38). 

Desenvolvimento histórico/teórico da Gerontologia. (18/11/2013 - 18/11/2013)

Continuação da aula anterior.

Desenvolvimento e envelhecimento: paradigmas contemporâneos. (20/11/2013 - 20/11/2013)

Continuação da aula anterior.

Família e proteção social para a população idosa e Seguridade social. (25/11/2013 - 25/11/2013)

Continuação da aula anterior.

Demografia do envelhecimento e Epidemiologia. (27/11/2013 - 27/11/2013)

Apresentação e discussão do texto “Demografia do envelhecimento e epidemiologia”.

In: VERAS, R. & LOURENÇO, R. Formação humana em Geriatria e Gerontologia: uma perspectiva interdisciplinar. Rio de Janeiro: UnATI/UERJ, 2006. (módulo 2 - p. 39 – 60). 

Desafios atuais: Política Nacional de Saúde do idoso, conceitos e práticas assistenciais. (02/12/2013 - 02/12/2013)

Apresentação e discussão do texto:“Políticas de atenção ao idoso”.

In: VERAS, R. & LOURENÇO, R. Formação humana em Geriatria e Gerontologia: uma perspectiva interdisciplinar. Rio de Janeiro: UnATI/UERJ, 2006. (módulo 3 - p. 61 – 81). 

Desafios atuais: Política Nacional de Saúde do idoso, conceitos e práticas assistenciais. (04/12/2013 - 04/12/2013)

Continuação da aula anterior.

Sistemas de informação em Saúde e pesquisas em Epidemiologia e Envelhecimento. (09/12/2013 - 09/12/2013)

Continuação da aula anterior.

A assistência Domiciliar - Home Care. (11/12/2013 - 11/12/2013)

Continuação da aula anteiror.

As Instâncias Intermediárias e os Modelos Contemporâneos de Cuidados para com o Idoso. (16/12/2013 - 16/12/2013)

Continuação da aula anterior.

1a. Avaliação (18/12/2013 - 18/12/2013)

1o. Processo avaliativo.

Teorias Biológicas do Envelhecimento. (08/01/2014 - 08/01/2014)

Apresentação e discussão do texto:“Biologia do envelhecimento”.

In: VERAS, R. & LOURENÇO, R. Formação humana em Geriatria e Gerontologia: uma perspectiva interdisciplinar. Rio de Janeiro: UnATI/UERJ, 2006. (módulo 8 - p. 173 – 197). 

Neuropsicologia e envelhecimento. (13/01/2014 - 13/01/2014)

Apresentação e disucssão do texto:“Neuropsicologia e envelhecimento”.

In: VERAS, R. & LOURENÇO, R. Formação humana em Geriatria e Gerontologia: uma perspectiva interdisciplinar. Rio de Janeiro: UnATI/UERJ, 2006. (módulo 10 - p. 221 – 246). 

Baterias para Avaliação Cognitiva no Diagnóstico Diferencial de Demência e Depressão. (15/01/2014 - 15/01/2014)

Continuação da aula anterior.

Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica. (20/01/2014 - 20/01/2014)

Continuação da aula anterior.

Envelhecimento cognitivo. (22/01/2014 - 22/01/2014)

Apresentação e discussão do texto:“Envelhecimento cognitivo”.

In: FREITAS, E. V. & Cols. (Org.). Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. (p. 1236 – 1244).

2a. Avaliação. (27/01/2014 - 27/01/2014)

2o. Processo Avaliativo.

Teorias psicológicas do envelhecimento. (29/01/2014 - 29/01/2014)

Apresentação e discussão do texto:“Teorias psicológicas do envelhecimento”.

In: FREITAS, E. V. & Cols. (Org.). Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. (p. 32 – 45).

Teorias psicológicas do envelhecimento. (03/02/2014 - 03/02/2014)

Continuação da aula anterior.

Envelhecimento bem-sucedido e o ambiente das instituições de longa permanência. (05/02/2014 - 05/02/2014)

Apresentação e discussão do texto:“Envelhecimento bem-sucedido e o ambiente das instituições de longa permanência”.

In: TOMASINI, S. L. V. & ALVES, S. Envelhecimento bem-sucedido e o ambiente das instituições de longa permanência. RBCEH, Passo Fundo, v. 4, n. 1, p. 88-102, jan./jun. 2007. 

Envelhecimento bem-sucedido e o ambiente das instituições de longa permanência. (10/02/2014 - 10/02/2014)

Continuação da aula anterior.

Os Debates Atuais em Psicogerontologia: Tanatologia e Sexualidade e Envelhecimento. (12/02/2014 - 12/02/2014)

Apresentação e discussão do texto:“Tópicos especiais em Gerontologia”.

In: VERAS, R. & LOURENÇO, R. Formação humana em Geriatria e Gerontologia: uma perspectiva interdisciplinar. Rio de Janeiro: UnATI/UERJ, 2006. 

Os Debates Atuais em Psicogerontologia: Violência Contra os Idosos. (17/02/2014 - 17/02/2014)

Continuação da aula anterior.

Os Debates Atuais em Psicogerontologia: Cuidado familiar X Instituições de longa permanência. (19/02/2014 - 19/02/2014)

Continuação da aula anterior.

3a. Avaliação. (24/02/2014 - 24/02/2014)

3o. Processo avaliativo.

Encerramento da disciplina: críticas e sugestões. (26/02/2014 - 26/02/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
30 04 06 11 13 18 20 25 27 02 04 09 11 16 18 08 13 15 20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26
1 20116**** 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
2 20116**** 2 2 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
3 20116**** 2 0 0 2 0 0 2 0 2 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
4 20116**** 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 14
5 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
7 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
8 20116**** 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 20116**** 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
10 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 12
11 20116**** 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
12 20116**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
13 20116**** 2 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
14 20115**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
15 20116**** 2 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
16 20116**** 2 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
17 20115**** 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
18 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 20116**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
20 20116**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 12
21 20116**** 2 2 0 2 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
22 20116**** 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
23 20116**** 2 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
24 20116**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
25 20115**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
26 20116**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
27 20116**** 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
28 20116**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
29 20116**** 2 2 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
30 20116**** 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
31 20116**** 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
32 20115**** 2 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
33 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
34 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
35 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
36 20116**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
37 20116**** 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
38 20116**** 2 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
2 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
3 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
4 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
5 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
6 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
7 20115**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
8 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
9 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
10 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
11 20115**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
12 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
13 20115**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
14 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
16 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
17 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
18 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
19 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
20 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
21 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
22 20116**** 9,0 10,0 10,0 9.7 14 AM
23 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
24 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
25 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
26 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
27 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
28 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
29 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
30 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
31 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
32 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
33 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
34 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
35 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
36 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
37 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
38 20115**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudos científicos sobre a velhice e o processo de envelhecimento. Aspectos biológicos, emocionais, psicossociais e cognitivos do envelhecimento. Aspectos da psicopatologia do envelhecimento. Sociedade, cultura e velhice. Apresentação das políticas públicas e intervenções sociais aplicadas à população idosa através de estudos de casos e observação de dados de realidade. Tópicos Atuais relacionados ao tema.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas dialogadas;
• Leitura e discussões de textos;
• Atividades em grupos e/ou individual.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado tanto individualmente como coletivamente nos seguintes itens:
• Assiduidade às aulas e demais atividades realizadas no decorrer da disciplina;
• Qualidade dos trabalhos produzidos;
• Responsabilidade no cumprimento das atividades programadas;
• Frequência mínima de 75% nas atividades da disciplina.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
30/10/2013
30/10/2013
Apresentação da disciplina.
04/11/2013
04/11/2013
Aspectos sócio-históricos e psicológicos da velhice.
06/11/2013
06/11/2013
A formação dos estereótipos e mitos na velhice.
11/11/2013
11/11/2013
A Psicologia do Envelhecimento e da Velhice.
13/11/2013
13/11/2013
Conceitos básicos em Gerontologia.
18/11/2013
18/11/2013
Desenvolvimento histórico/teórico da Gerontologia.
20/11/2013
20/11/2013
Desenvolvimento e envelhecimento: paradigmas contemporâneos.
25/11/2013
25/11/2013
Família e proteção social para a população idosa e Seguridade social.
27/11/2013
27/11/2013
Demografia do envelhecimento e Epidemiologia.
02/12/2013
02/12/2013
Desafios atuais: Política Nacional de Saúde do idoso, conceitos e práticas assistenciais.
04/12/2013
04/12/2013
Desafios atuais: Política Nacional de Saúde do idoso, conceitos e práticas assistenciais.
09/12/2013
09/12/2013
Sistemas de informação em Saúde e pesquisas em Epidemiologia e Envelhecimento.
11/12/2013
11/12/2013
A assistência Domiciliar - Home Care.
16/12/2013
16/12/2013
As Instâncias Intermediárias e os Modelos Contemporâneos de Cuidados para com o Idoso.
18/12/2013
18/12/2013
1a. Avaliação
08/01/2014
08/01/2014
Teorias Biológicas do Envelhecimento.
13/01/2014
13/01/2014
Neuropsicologia e envelhecimento.
15/01/2014
15/01/2014
Baterias para Avaliação Cognitiva no Diagnóstico Diferencial de Demência e Depressão.
20/01/2014
20/01/2014
Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica.
22/01/2014
22/01/2014
Envelhecimento cognitivo.
27/01/2014
27/01/2014
2a. Avaliação.
29/01/2014
29/01/2014
Teorias psicológicas do envelhecimento.
03/02/2014
03/02/2014
Teorias psicológicas do envelhecimento.
05/02/2014
05/02/2014
Envelhecimento bem-sucedido e o ambiente das instituições de longa permanência.
10/02/2014
10/02/2014
Envelhecimento bem-sucedido e o ambiente das instituições de longa permanência.
12/02/2014
12/02/2014
Os Debates Atuais em Psicogerontologia: Tanatologia e Sexualidade e Envelhecimento.
17/02/2014
17/02/2014
Os Debates Atuais em Psicogerontologia: Violência Contra os Idosos.
19/02/2014
19/02/2014
Os Debates Atuais em Psicogerontologia: Cuidado familiar X Instituições de longa permanência.
24/02/2014
24/02/2014
3a. Avaliação.
26/02/2014
26/02/2014
Encerramento da disciplina: críticas e sugestões.
Avaliações
Data Descrição
18/12/2013 1ª Avaliação
27/01/2014 2ª Avaliação
24/02/2014 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:13