Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
1 - EMENTA
Construção de procedimentos de investigação em psicologia. Métodos qualitativos e quantitativos em psicologia. Elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa: hipóteses, delimitação de amostras e de procedimentos, análise de resultados. Ferramentas de pesquisa na Internet: Lilacs, BIREME, SciELO, INDEX-PSI.
2 OBJETIVOS (1) Capacitar o aluno para que seja capaz de desenvolver leitura e compreensão de textos e imagens de caráter cientifico; (2) fazer com que o aluno seja capaz de aprender, metodologicamente, a elaboração de trabalhos científicos escritos, assim como sua apresentação; (3) dar a oportunidade do aluno conhecer os diversos tipos de pesquisa realizadas em psicologia, bem como seus delineamentos.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
4 PROCEDIMENTO DE ENSINO
A disciplina será dada através de: (a) aulas expositivas sobre temas específicos; (b) acompanhamento de leitura e crítica de artigos técnico-científicos; e (c) debates em sala de aula.
5 SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
A avaliação constará de duas provas e um trabalho em grupo ou três provas. Todas as atividades de exame serão individuais, menos o trabalho que será em grupo, caso aconteça, e ocorrerão em horário regular da disciplina, ocupando no máximo o período de duas aulas consecutivas. Estará aprovado o aluno que reunir dois requisitos fundamentais: (1) obtiver 75% de presença efetiva em sala de aula. A cada duas aulas serão realizadas as chamadas para observação da presença do aluno; e (2) obtiver média final 6,0 (seis), considerando todos os exames e a prova final, ou média 7,0, sem ter a necessidade de se apresentar ao exame final. Demandam-se 12 pontos para ter direito à prova final. As reposições que por ventura forem necessárias realizar-se acontecerá no sábado seguinte ao deferimento da justificativa do não comparecimento a avaliação normal, impreterivelmente às 7 da manhã.
|
Horário de atendimento:
| |
Bibliografia:
| 6 BIBLIOGRAFIA
Obrigatórias:
GONZALEZ REY, Fernando. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e dasafios. Sao Paulo: Thomson, 2005. 188p. KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais. São Paulo: EDUSP, 1980. COZBY, P. Métodos de Pesquisa em Ciências do Comportamento. São Paulo: Atlas, 2003.
Complementares:
BAUER, M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2004. BREAKWELL, G. M.; Hammond, S.; Fife-Schaw, C.; Smith, J.A. Método de Pesquisa em Psicologia (3ªed). Porto alegre: Artmed, 2010. CAMPOS, L. F. L. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Psicologia. Campinas, São Paulo: Átomo e Alínea, 2001. COZBY, P. C. Métodos de Pesquisa em Ciências do Comportamento. São Paulo: Atlas, 2003. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1995. GÜNTER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: Esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, 22 (2), 201-210, 2006.
|