fabiana cruz soares

PSP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA/CMRV

CMR0368 - TEORIA E TECNICA PSICOTERAPICAS III SAUDE MENTAL COLETIVA - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
FOUCAULT.M. Uma consciência política In FOUCAULT.M. o Nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2003. p. 23- 40. (15/11/2013 - 15/11/2013)
FOUCAULT.M O campo livre In FOUCAULT.M. o Nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2003.p. 41-58 (22/11/2013 - 22/11/2013)
FOUCAULT.M. A velhice da clínica In FOUCAULT.M. o Nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2003. p. 59-71 (29/11/2013 - 29/11/2013)
FOUCAULT.M Ver, saber In FOUCAULT.M. o Nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2003. p. 121-140. (06/12/2013 - 06/12/2013)
FOUCAULT.M O invisível visível In FOUCAULT.M. o Nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2003.p. 169-198 (13/12/2013 - 13/12/2013)
AMARANTE,P. Reforma Psiquiatrica e Epistemologia. Caderno Brasileiro de Saúde Menta, vol.01n.01, jan-abril, 2009. (20/12/2013 - 20/12/2013)
RECESSO (27/12/2013 - 27/12/2013)
YASUI,S. Atenção psicossocial e os desafios contemporaneos: um outro mundo é possível. Caderno Brasileiro de Saúde Menta, vol.01n.01, jan-abril, 2009. (03/01/2014 - 03/01/2014)
VASCONCELOS, E.M. Outras correntes teóricas fundamentais para o campo das abordagem psicossociais In VASCONCELOS, E.M.Abordagens psicossociais: história, teória e prática no campo. São Paulo. Editora Aderaldo & Rothschid,2009. p. 93-130. (10/01/2014 - 10/01/2014)
VASCONCELOS, E.M. As abordagens psicossociais e a sua inserção na psicologia geral e psicologia social In VASCONCELOS, E.M.Abordagens psicossociais: história, teória e prática no campo. São Paulo. Editora Aderaldo & Rothschid,2009. p. 131-140. (17/01/2014 - 17/01/2014)
BRANDALISSE, F. Estratégias clínicas: a construção de projetos terapeuticos e o acompanhamento terapeutico na atenção psicossocial In Cadernos Brasileiros de Saúde Mental - Vol.1 N.2 - Out/Dez de 2009 ISSN 1984-2147 (24/01/2014 - 24/01/2014)
SCHEFFER, A.M; ANTUNES, N; BUCHELE,F. Redução de danos como estratégia de trabalho junto aos usuários de drogas In Cadernos Brasileiros de Saúde Mental ISSN 1984-2147, Florianópolis, v. 3, n. 7, p. 73-92, jul./dez., 2011. (31/01/2014 - 31/01/2014)
CUNHA,G.T Um modelo para análise da clínica. CUNHA,G.T. A construção da clínica ampliada na Atenção Básica. São Paulo, Editora HUCITEC, 2005. p. 39-90 (07/02/2014 - 07/02/2014)
CUNHA,G.T Um modelo para análise da clínica. In CUNHA,G.T. A construção da clínica ampliada na Atenção Básica. São Paulo, Editora HUCITEC, 2005. p. 39-90 (14/02/2014 - 14/02/2014)
CUNHA,G.T A clínica ampliada In CUNHA,G.T. A construção da clínica ampliada na Atenção Básica. São Paulo, Editora HUCITEC, 2005.p. 91-128. (21/02/2014 - 21/02/2014)
CUNHA,G. Algumas estratégias para a transformação In CUNHA,G.T. A construção da clínica ampliada na Atenção Básica. São Paulo, Editora HUCITEC, 2005.p. 129-198. (28/02/2014 - 28/02/2014)
CUNHA,G. Algumas estratégias para a transformação In CUNHA,G.T. A construção da clínica ampliada na Atenção Básica. São Paulo, Editora HUCITEC, 2005.p. 129-198. (07/03/2014 - 07/03/2014)
FECHAMENTO (14/03/2014 - 14/03/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV Total
01 08 22 29 06 13 20 10 17 24 31 07 14 21 28
1 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20094**** 8,0 10,0 9,5 9.2 0 AM
2 20094**** 8,0 10,0 8,0 8.7 0 AM
3 20094**** 8,0 10,0 7,0 8.3 0 AM
4 20094**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
5 20094**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
6 20083**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
7 20094**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 20094**** 10,0 10,0 8,0 9.3 0 AM
9 20094**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
10 20094**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
11 20094**** 0,0 10,0 0,0 3.3 0 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Campos de atuação do Psicólogo no processo de regionalização da atenção à saúde. A psicologia nos diferentes níveis de atenção à saúde. A construção de programas e projetos de atuação do psicólogo em saúde coletiva.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: espaços de troca de conhecimento entre professores e estudantes. As aulas envolveram atividades de campo, filmes, exposição dialogada, roda de conversas, discussões sobre textos, visita institucionais, diários de campo e relatório das atividades. A leitura prévia dos textos propostos consistirá um quesito obrigatório para o desenvolvimento satisfatório da disciplina, presença, envolvimento e participação. O estudante deverá participar de forma implicada das aulas teóricas e vivências de campo. O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. A avaliação formativa irá considerar participação em sala de aula e atividades de campo a partir dos seguintes dominios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula colocando discussões trazidas pelas referências bibliograficas, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com professores e demais estudantes. Dessa forma a avaliação visa contemplar as dimensões do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. O objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas que estimule o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver. Como métodos de avaliação iremos utilizar: comunidade de aprendizagem I: avaliação escrita, comunidade de aprendizagem II: seminários e comunidade de aprendizagem III: relatório de visitas com articulação teórico prática.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. Considerando a avaliação formativa através do seguintes critérios e domínios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com a professora e demais estudantes. Consitituem dimensões da avaliação do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. Dessa forma o objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas que estimule o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver. Haverá três avaliações. comunidade de aprendizagem I:seminários, comunidade de aprendizagem II: seminários e comunidade de aprendizagem III: seminário e participação em sala de aula. .
Horário de atendimento:
Bibliografia: FOUCAULT.M. Uma consciência política In FOUCAULT.M. o Nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2003. p. 23- 40.

FOUCAULT.M O campo livre In FOUCAULT.M. o Nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2003.p. 41-58

FOUCAULT.M. A velhice da clínica In FOUCAULT.M. o Nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2003. p. 59-71

FOUCAULT.M Ver, saber In FOUCAULT.M. o Nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2003. p. 121-140.

FOUCAULT.M O invisível visível In FOUCAULT.M. o Nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2003.p. 169-198

AMARANTE,P. Reforma Psiquiatrica e Epistemologia. Caderno Brasileiro de Saúde Menta, vol.01n.01, jan-abril, 2009.

YASUI,S. Atenção psicossocial e os desafios contemporaneos: um outro mundo é possível. Caderno Brasileiro de Saúde Menta, vol.01n.01, jan-abril, 2009.

VASCONCELOS, E.M. Outras correntes teóricas fundamentais para o campo das abordagem psicossociais In VASCONCELOS, E.M.Abordagens psicossociais: história, teória e prática no campo. São Paulo. Editora Aderaldo & Rothschid,2009. p. 93-130.

VASCONCELOS, E.M. As abordagens psicossociais e a sua inserção na psicologia geral e psicologia social In VASCONCELOS, E.M.Abordagens psicossociais: história, teória e prática no campo. São Paulo. Editora Aderaldo & Rothschid,2009. p. 131-140.

BRANDALISSE, F. Estratégias clínicas: a construção de projetos terapeuticos e o acompanhamento terapeutico na atenção psicossocial In Cadernos Brasileiros de Saúde Mental - Vol.1 N.2 - Out/Dez de 2009 ISSN 1984-2147


SCHEFFER, A.M; ANTUNES, N; BUCHELE,F. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental ISSN 1984-2147, Florianópolis, v. 3, n. 7, p. 73-92, jul./dez., 2011.

CUNHA,G.T Um modelo para análise da clínica. CUNHA,G.T. A construção da clínica ampliada na Atenção Básica. São Paulo, Editora HUCITEC, 2005. p. 39-90

CUNHA,G.T Um modelo para análise da clínica. In CUNHA,G.T. A construção da clínica ampliada na Atenção Básica. São Paulo, Editora HUCITEC, 2005. p. 39-90

CUNHA,G.T A clínica ampliada In CUNHA,G.T. A construção da clínica ampliada na Atenção Básica. São Paulo, Editora HUCITEC, 2005.p. 91-128.

CUNHA,G. Algumas estratégias para a transformação In CUNHA,G.T. A construção da clínica ampliada na Atenção Básica. São Paulo, Editora HUCITEC, 2005.p. 129-198.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/11/2013
15/11/2013
FOUCAULT.M. Uma consciência política In FOUCAULT.M. o Nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2003. p. 23- 40.
22/11/2013
22/11/2013
FOUCAULT.M O campo livre In FOUCAULT.M. o Nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2003.p. 41-58
29/11/2013
29/11/2013
FOUCAULT.M. A velhice da clínica In FOUCAULT.M. o Nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2003. p. 59-71
06/12/2013
06/12/2013
FOUCAULT.M Ver, saber In FOUCAULT.M. o Nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2003. p. 121-140.
13/12/2013
13/12/2013
FOUCAULT.M O invisível visível In FOUCAULT.M. o Nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2003.p. 169-198
20/12/2013
20/12/2013
AMARANTE,P. Reforma Psiquiatrica e Epistemologia. Caderno Brasileiro de Saúde Menta, vol.01n.01, jan-abril, 2009.
27/12/2013
27/12/2013
RECESSO
03/01/2014
03/01/2014
YASUI,S. Atenção psicossocial e os desafios contemporaneos: um outro mundo é possível. Caderno Brasileiro de Saúde Menta, vol.01n.01, jan-abril, 2009.
10/01/2014
10/01/2014
VASCONCELOS, E.M. Outras correntes teóricas fundamentais para o campo das abordagem psicossociais In VASCONCELOS, E.M.Abordagens psicossociais: história, teória e prática no campo. São Paulo. Editora Aderaldo & Rothschid,2009. p. 93-130.
17/01/2014
17/01/2014
VASCONCELOS, E.M. As abordagens psicossociais e a sua inserção na psicologia geral e psicologia social In VASCONCELOS, E.M.Abordagens psicossociais: história, teória e prática no campo. São Paulo. Editora Aderaldo & Rothschid,2009. p. 131-140.
24/01/2014
24/01/2014
BRANDALISSE, F. Estratégias clínicas: a construção de projetos terapeuticos e o acompanhamento terapeutico na atenção psicossocial In Cadernos Brasileiros de Saúde Mental - Vol.1 N.2 - Out/Dez de 2009 ISSN 1984-2147
31/01/2014
31/01/2014
SCHEFFER, A.M; ANTUNES, N; BUCHELE,F. Redução de danos como estratégia de trabalho junto aos usuários de drogas In Cadernos Brasileiros de Saúde Mental ISSN 1984-2147, Florianópolis, v. 3, n. 7, p. 73-92, jul./dez., 2011.
07/02/2014
07/02/2014
CUNHA,G.T Um modelo para análise da clínica. CUNHA,G.T. A construção da clínica ampliada na Atenção Básica. São Paulo, Editora HUCITEC, 2005. p. 39-90
14/02/2014
14/02/2014
CUNHA,G.T Um modelo para análise da clínica. In CUNHA,G.T. A construção da clínica ampliada na Atenção Básica. São Paulo, Editora HUCITEC, 2005. p. 39-90
21/02/2014
21/02/2014
CUNHA,G.T A clínica ampliada In CUNHA,G.T. A construção da clínica ampliada na Atenção Básica. São Paulo, Editora HUCITEC, 2005.p. 91-128.
28/02/2014
28/02/2014
CUNHA,G. Algumas estratégias para a transformação In CUNHA,G.T. A construção da clínica ampliada na Atenção Básica. São Paulo, Editora HUCITEC, 2005.p. 129-198.
07/03/2014
07/03/2014
CUNHA,G. Algumas estratégias para a transformação In CUNHA,G.T. A construção da clínica ampliada na Atenção Básica. São Paulo, Editora HUCITEC, 2005.p. 129-198.
14/03/2014
14/03/2014
FECHAMENTO
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
AULA 08/11 08/11/2013
AULA 28/10/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 13:40