Introdução à Disciplina, apresentação geral da turma, ementa e do programa (30/10/2013 - 30/10/2013)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
DEPARTAMENTO DE C S E DA EDUCAÇÃO/CMRV
CURSO DE PEDAGOGIA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PARNAÍBA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PEDAGOGIA
CARGA HORÁRIA: 60 horas
PROFESSOR: OSMAR RUFINO BRAGA
PLANO DE AULA
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TEMA DA AULA
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Introdução à Disciplina
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OBJETIVO GERAL
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Discutir a Ementa e o Programa da Disciplina
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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CONTEÚDO
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METODOLOGIA
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RECURSOS
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- Discutir a ementa e o programa da disciplina.
- Sensibilizar os estudantes para uma nova escuta poética da educação e do conhecimento (ANTONIO, 2009) em relação a proposta da disciplina.
- Conceituar Pedagogia.
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ü A Ementa e o Programa da Disciplina
ü Os movimentos de uma nova escuta poética da educação e do conhecimento (ANTONIO, 2009).
ü O conceito de Pedagogia
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Palavra chave
Discussão do programa
Leitura em mutirão
Trabalho de grupo
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Xerox do programa da disciplina
Pinceis atômicos Papel madeira
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UMA NOVA ESCUTA POÉTICA
Como despertar o desejo de conhecer, primordial para os que aprendem e para os que ensinam? Como educar a inteligência e a sensibilidade, chamando a pensar, a sentir, a criar?
Severino ANTONIO (2009, p. 17)
TEMPOS SOMBRIOS E ILUMINAÇÕES
O progresso precisa ser repensado, desde as suas raízes até a sua destinação. Progresso para quem, Para quê? O conhecimento não pode ser dissociado de sua significação social e humana.
Severino ANTONIO (2009, p. 30)
UMA NOVA MATRIZ EPISTÊMICA
Crise é destruição e criação. Nossos dias trazem muitas mortes e muitos nascimentos. Continua em curso uma profunda mudança epistemológica, uma transformação de modelos, padrões e referências. Em longa e difícil gestação, feita de muitos movimentos em várias áreas do saber, em diferentes pontos do mundo, vai se construindo uma nova matriz epistêmica.
Severino ANTONIO (2009, p.38)
PENSAR POR IMAGENS
A imaginação é vital para, para a sabedoria e a prática de sobrevivência, assim como para a construção de conhecimento, não só o artístico e o literário, mas também o filosófico, o científico e o cotidiano. Sem imaginação não haveria o conhecimento, não haveria a elaboração ativa dos dados, não haveria interpretação nem construção de teoria.
Severino ANTONIO (2009, p. 67)
REAPRENDER A PENSAR, NOVOS RACIOCÍNIOS
Existem outros passos necessários. Hoje, para procurarmos uma “razão verdadeiramente necessária” e para “ouvir a voz da natureza”, como considerava Giordano Bruno, precisamos não só ir além do racionalismo e do empirismo, mas também reaprender a pensar, reconhecer novos raciocínios, tanto na lógica da investigação, como na lógica da exposição.
Severino ANTONIO (2009, p. 78)