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PRÉ-REQUISITOS Morfologia e Fisiologia dos Invertebrados I EMENTA Morfologia e fisiologia de Mollusca, Annelida, Arthropoda e Echinodermata. OBJETIVOS Reconhecer os representantes dos grupos de Mollusca, Annelida, Artrhopoda e Echinodermata; diagnosticar e distinguir as características morfológicas básicas de cada um dos grupos citados acima; observar os tipos de habitats e comportamento de espécies dos grupos citados acima (aula de campo); observar morfologia externa (laboratório)
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO Filo Mollusca: plano básico, morfologia, fisiologia e classificação; Filo Annelida: morfologia, fisiologia e classificação:; Filo Arthropoda: morfologia, fisiologia e classificação, Filo Echinodermata morfologia, fisiologia e classificação.
METODOLOGIA Aulas teórico-expositivas com o auxílio de recursos áudio-visuais; aulas práticas no laboratório e campo. AVALIAÇÃO Provas escritas, e/ou relatórios e/ou questionários. RECURSOS DIDÁTICOS Quadro branco e pincel,projetor multimídia, visualização de material em lupas BIBLIOGRAFIA Literatura básica ? TAVARES, A.A. Slides da disciplina Morfologia e Fisiologia der Invertebrados II. Arquivos Powerpoint. ? HICKMAN, C. P.; ROBERTS, L. S.; LARSON, A. Princípios integrados de zoologia. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2004. ? QUINET, Y. P. Apostilas de zoologia de invertebrados. Fortaleza, Universidade Estadual do Ceará (xérox Literatura complementar ? MATTHEWS-CASCON, H; MARTINS, I. X. Práticas de zoologia: de protozoários a moluscos. Fortaleza. UFC/LABOMAR. P. 142. 2006. ? RIBEIRO COSTA, C; MOREIRA DA ROCHA, R. Invertebrados: manual de aulas práticas. Ribeirão Preto. Holos. p. 226. 2002. ? RUPPERT, E. E.; FOX, R. S.; BARNES, R. D. Zoologia dos invertebrados: uma abordagem funcional-evolutiva. Trad. MARQUES, C. São Paulo. Roca. 11143p. 2005. ? STORER, T. J. USINGER, R. L. STEBBINS, R.C.; NYBAKKEN, J.W. Zoologia Geral 6ª edição. Ed Nacional. 816p. 1989. Observações ? A chamada será realizada no início da aula. Quem chegar após a chamada leva uma falta. Procurar o professor após o término da aula para ganhar uma presença. ? As faltas podem ser justificadas com atestados. ? Qualquer atitude que prejudique a concentração e o bom andamento da aula é considerada um comportamento inadequado. ? Não são permitidas conversas durante a chamada, exposição da matéria e durante as perguntas dos colegas. ? Celulares devem permanecer desligados ou em modo silencioso. ? Evite chegar atrasado. O aluno que chegar atrasado deve entrar discretamente e em silêncio sem se comunicar com o professor. Cuidado com barulho de passos ou com a porta. Não deve conversar ou arrastar cadeiras para não desconcentrar os colegas ou o professor. ? Evite ficar entrando e saindo da sala para não atrapalhar a aula. Saia somente em caso de necessidade e muito discretamente. ? Perguntas podem e devem ser realizadas a qualquer momento na sala de aula. ? Procure ler a matéria da aula com antecedência para tirar suas dúvidas. ? Traga um xérox dos slides da matéria para realizar anotações durante a aula. ? Entregar relatórios para o monitor no início da aula. Atendimento ao aluno: antonioalvestavares@yahoo.com.br, 9978-5563
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
1ª. Nota: Provas 1ª. Mollusca 2ª. Annelida 3ª. Arthropoda. Existe uma prova a mais. Será eliminada a nota mais baixa. A nota será a média das duas maiores provas. Durante as provas todo o material (bolsas, cadernos, etc.) deve permanecer na frente da sala. Só é permitido o uso de caneta, lápis e borracha de lápis. As borrachas que podem ser escritas são proibidas. A última fileira de carteiras deve ser afastada da parede. 2ª. Nota. Coleção entomológica. 3ª. Nota. Relatórios + atitude universitária. Falta de pontualidade, de assiduidade e advertências comportamento inadequado em sala de aula diminuem a nota dos relatórios. Participação aumenta a nota. A maioria dos relatórios são questionários dos capítulos de livro do Hickman. Devem ser manuscritos. Os relatórios entregas no prazo têm peso 1. Os relatórios atrasados têm peso 0,5. A nota dos relatórios é calculada com regra de três dependendo do número de relatórios. Média da disciplina = (Nota 1 + Nota 2 + Nota 3)/3
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