-

PPGEL067 - LEITURA E COGNIÇÃO - Turma: 01 (2014.1)

Tópicos Aulas
Não houve aulas. (20/03/2014 - 20/03/2014)
Não houve aulas. (27/03/2014 - 27/03/2014)
Não houve aulas. (03/04/2014 - 03/04/2014)
Não houve aulas. (10/04/2014 - 10/04/2014)
Não houve aulas. (17/04/2014 - 17/04/2014)
A essência da leitura (24/04/2014 - 24/04/2014)

Capítulo 1 - SMITH, F. Understanding Reading. Laurence Erlbaum Associates Publishers. Mahwah, New Jersey, 2004.

   Understanding Reading  (Livro) 
Feriado (01/05/2014 - 01/05/2014)
Compreensão e Conhecimento (08/05/2014 - 08/05/2014)

Capítulo 2 -  SMITH, F. Understanding Reading. Laurence Erlbaum Associates Publishers. Mahwah, New Jersey, 2004.

Uma perspectiva histórica da pesquisa sobre leitura e sua prática. (15/05/2014 - 15/05/2014)

ALEXANDER, P. A. & FOX, E. "A Historical Perspective on Reading Research and Practice, Redux." In ALVERMANN, D. E., UNRAU, N. J., RUDDELL, R.B. Theoretical Models and Processes of Reading. University of Californina, Berkeley, Editors. Sixth Edition, 2013.

Leitura como Linguagem situada: uma perspectiva sociocognitiva (22/05/2014 - 22/05/2014)

GEE, J.P. "Reading as Situated Language: A Sociocognitive Perspective." In ALVERMANN, D. E., UNRAU, N. J., RUDDELL, R.B. Theoretical Models and Processes of Reading. University of Californina, Berkeley, Editors. Sixth Edition, 2013.

Papel dos esquemas do leitor na compreensão, aprendizagem e memória (29/05/2014 - 29/05/2014)

ANDERSON, R.C. "Role of the Reader's Schema in Comprehension, Learning, and Memory." In ALVERMANN, D. E., UNRAU, N. J., RUDDELL, R.B. Theoretical Models and Processes of Reading. University of Californina, Berkeley, Editors. Sixth Edition, 2013.

Um modelo sociocognitivo (05/06/2014 - 05/06/2014)

RUDDELL, R.B. & UNRAU, N. J. "Reading as a Motivated Meaning-Construction Process: The Reader, the Text, and the Teacher" In ALVERMANN, D. E., UNRAU, N. J., RUDDELL, R.B. Theoretical Models and Processes of Reading. University of Californina, Berkeley, Editors. Sixth Edition, 2013.

A prática social da leitura multimodal (12/06/2014 - 12/06/2014)

ROSWELL, J. KRESS, G., PAHL, K. and STREET, B. "The Social Practice of Multimodal Reading: A New Literacy Studies - Multimodal Perspective on Reading." In ALVERMANN, D. E., UNRAU, N. J., RUDDELL, R.B. Theoretical Models and Processes of Reading. University of Californina, Berkeley, Editors. Sixth Edition, 2013.

Feriado (19/06/2014 - 19/06/2014)
Leitura e Cognição: propósitos de leitura diferentes influem na geração de inferências? (26/06/2014 - 26/06/2014)

GERBER, R.M., BRAGA TOMITCH, L. M. "Leitura e cognição: propósitos de leitura diferentes influem na geração de inferências?" Acta Scientiarum. Language and Culture, vol.30, núm. 2, 2008, pp.139-147. Universidade de Maringá. Maringá.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
20 27 03 10 17 24 08 15 22 29 05 12 26 03 10 17
1 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 9,3 9.3 0 AM
2 201410**** 9,0 9.0 0 AM
3 201410**** 9,2 9.2 0 AM
4 201410**** 9,0 9.0 0 AM
5 201410**** 9,4 9.4 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Leitura e compreensão. Problemas e possibilidades da memória. Limitações visuais. Teoria de Esquemas. Significado. Estratégias de leitura. Metacognição. Variáveis que afetam a compreensão.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Leitura e discussões a partir de textos selecionados.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Seminários e resenhas. Participação nas aulas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALVERMANN, D. E., UNRAU, N. J., RUDDELL, R.B. Theoretical Models and Processes of Reading. University of Californina, Berkeley, Editors. Sixth Edition, 2013.
GERBER, R.M., BRAGA TOMITCH, L. M. "Leitura e cognição: propósitos de leitura diferentes influem na geração de inferências?" Acta Scientiarum. Language and Culture, vol.30, núm. 2, 2008, pp.139-147. Universidade de Maringá. Maringá.
SMITH, F. Understanding Reading. Laurence Erlbaum Associates Publishers. Mahwah, New Jersey, 2004.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/03/2014
20/03/2014
Não houve aulas.
27/03/2014
27/03/2014
Não houve aulas.
03/04/2014
03/04/2014
Não houve aulas.
10/04/2014
10/04/2014
Não houve aulas.
17/04/2014
17/04/2014
Não houve aulas.
24/04/2014
24/04/2014
A essência da leitura
01/05/2014
01/05/2014
Feriado
08/05/2014
08/05/2014
Compreensão e Conhecimento
15/05/2014
15/05/2014
Uma perspectiva histórica da pesquisa sobre leitura e sua prática.
22/05/2014
22/05/2014
Leitura como Linguagem situada: uma perspectiva sociocognitiva
29/05/2014
29/05/2014
Papel dos esquemas do leitor na compreensão, aprendizagem e memória
05/06/2014
05/06/2014
Um modelo sociocognitivo
12/06/2014
12/06/2014
A prática social da leitura multimodal
19/06/2014
19/06/2014
Feriado
26/06/2014
26/06/2014
Leitura e Cognição: propósitos de leitura diferentes influem na geração de inferências?
Avaliações
Data Descrição
10/07/2014 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Livro Understanding Reading
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Resenhas 10/08/2014
Início das aulas 19/03/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1069 19/04/2024 21:58