mario gomes dos santos

MAT - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCN

PPGCOM009 - TÓPICOS ESPECIAIS EM PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO III - Turma: 01 (2014.1)

Tópicos Aulas
Início da disciplina. Apresentação do Programa. Orientação (11/12/2012 - 11/12/2012)
Sessão 1: Revisão do pré-projeto. Dabate do tema da pesquisa: ! Tsabalho escravo na agroindústria piauiense". Orientação para delimitação do objeto de estudo, probelma de pesquisa. pressupostos.
Desenvolvimento do Programa (18/12/2012 - 18/12/2012)
Orientação
Desenvolvimento do Programa (08/01/2013 - 08/01/2013)
Orientação
Desenvolvimento do progrsma (15/01/2013 - 15/01/2013)
Sessão 2: Revisão da delimitação do objeto de estudo, problema de pesquisa. pressupostos. Orientação para referencial teórico.
Desenvolvimento do Programa (22/01/2013 - 22/01/2013)
Orientação
Desenvolvimento do Programa (29/01/2013 - 29/01/2013)
Orienatação
Desenvolvimento do Programa (05/02/2013 - 05/02/2013)
Orientação
Desenvolvimento do Programa (19/02/2013 - 19/02/2013)
Orientação
Desenvolvimento do progrsma (26/02/2013 - 26/02/2013)
Desenvolvimento do Programa (05/03/2013 - 05/03/2013)
Orientação
Desenvolvimento do programa (12/03/2013 - 12/03/2013)
Sessão 4: Revisão da operacionalização da pesquisa. Orientação para elaboração do texto final do projeto de pesquisa
Desenvolvimento do Programa (19/03/2013 - 19/03/2013)
Orientação
Desenvolvimento do Programa (26/03/2013 - 26/03/2013)
Orientação
Desenvolvimento do Programa (02/04/2013 - 02/04/2013)
Orientação
Conclusão do programa (09/04/2013 - 09/04/2013)
Sessão 5: Revisão da texto final do projeto de pesquisa
Desenvolvimento do Programa (16/04/2013 - 16/04/2013)
Orientação
(2) Conceitos Fundamentais - Cálculos Estequiométricos (Conteúdo e Atividade) (17/03/2021 - 17/03/2021)

(Momento síncrono)

  • Massa atômica;
  • Massa molecular;
  • Mol.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet e material da aula e atividade no Classroom.

(4) Conceitos Fundamentais - Cálculos Estequiométricos (Conteúdo e Atividade) (24/03/2021 - 24/03/2021)

(Momento síncrono)

  • Massa molar;
  • Volume molar.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet e material da aula e atividade no Classroom.

(6) Conceitos Fundamentais - Cálculos Estequiométricos (Conteúdo e Atividade) (31/03/2021 - 31/03/2021)

(Momento síncrono)

  • Revisão de balanceamento químico;
  • Princípio de Estequiometria.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet, material da aula e atividade no Classroom.

(8) Conceitos Fundamentais - Cálculos Estequiométricos (Revisão) (07/04/2021 - 07/04/2021)

(Momento síncrono)

  • Revisão de conteúdo.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet.

(10) Conceitos Fundamentais - Cálculos Estequiométricos (Avaliação) (14/04/2021 - 14/04/2021)

(Momento assíncrono)

  • Aplicação das habilidades e conhecimentos adquiridos;

Recursos: Atividade no Classroom.

(12) Cálculos Estequiométricos (Conteúdo e Atividade) (28/04/2021 - 28/04/2021)

(Momento síncrono)

  • Aplicação de cálculos estequiométricos.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet 👩🏽‍🏫👩🏽‍💻 e material da aula e atividade no Classroom 📝📚.

(14) Cálculos Estequiométricos (Conteúdo e Atividade) (05/05/2021 - 05/05/2021)

(Momento síncrono)

  • Aplicação de cálculos estequiométricos.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet 👩🏽‍🏫👩🏽‍💻 e material da aula e atividade no Classroom 📝📚.

(16) Cálculos Estequiométricos (Avaliação) (12/05/2021 - 12/05/2021)

(Momento assíncrono)

  • Aplicação das habilidades e conhecimentos adquiridos.

Recursos: Atividade no Classroom via Google Forms 📝📚.

(18) Cálculos Estequiométricos e Soluções (Conteúdo e Atividade) (19/05/2021 - 19/05/2021)

(Momento síncrono)

  • Revisão de cálculos estequiométricos.
  • Definição de soluções;
  • Curva de solubilidade.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet 👩🏽‍🏫👩🏽‍💻 e material da aula e atividade no Classroom 📝📚.

(20) Soluções (Conteúdo e Atividade) (26/05/2021 - 26/05/2021)

(Momento síncrono)

  • Curva de solubilidade;
  • Exercícios de fixação.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet 👩🏽‍🏫👩🏽‍💻 e material da aula e atividade no Classroom 📝📚.

(22) Concentrações de soluções (Conteúdo e Atividade) (02/06/2021 - 02/06/2021)

(Momento síncrono)

  • Concentração comum;
  • Densidade;
  • Fração em massa;
  • Fração em volume;
  • Exercícios de fixação.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet 👩🏽‍🏫👩🏽‍💻 e material da aula e atividade no Classroom 📝📚.

(24) Molaridade e Diluição (Conteúdo e Atividade) (09/06/2021 - 09/06/2021)

(Momento síncrono)

  • Molaridade;
  • Diluição de soluções.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet 👩🏽‍🏫👩🏽‍💻 e material da aula e atividade no Classroom 📝📚.

(26) Soluções (Avaliação) (16/06/2021 - 16/06/2021)

(Momento assíncrono)

  • Aplicação das habilidades e conhecimentos adquiridos.

Recursos: Atividade no Classroom via Google Forms 📝📚.

(28) Propriedades coligativas (Conteúdo e Atividade) (23/06/2021 - 23/06/2021)

(Momento síncrono)

  • Conceitos iniciais;
  • Pressão de vapor.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet 👩🏽‍🏫👩🏽‍💻 e material da aula e atividade no Classroom 📝📚.

(30) Propriedades coligativas (Conteúdo e Atividade) (30/06/2021 - 30/06/2021)

(Momento síncrono)

  • Tonoscopia;
  • Ebulioscopia;
  • Crioscopia;
  • Osmose.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet 👩🏽‍🏫👩🏽‍💻 e material da aula e atividade no Classroom 📝📚.

(32) Projeto interdisciplinar de Ensino - QUIMARE Soluções LTDA (07/07/2021 - 07/07/2021)

(Momento assíncrono)

  • Finalização das atividades propostas da 4ª trilha.

Recursos: Google Forms📝, Programas de edição de vídeo📽️ e Programas de edição de imagem🏜️.

(34) Propriedades coligativas (Avaliação) (14/07/2021 - 14/07/2021)

(Momento assíncrono)

  • Aplicação das habilidades e conhecimentos adquiridos.

Recursos: Atividade no Classroom via Google Forms 📝📚.

Férias discentes (21/07/2021)

Período destinado às ferias dos/as estudantes.

Férias discentes (28/07/2021)

Período destinado às ferias dos/as estudantes.

Recuperação semestral (1º) (04/08/2021 - 04/08/2021)

(Momento assíncrono)

  • Aplicação de prova de recuperação aos discentes habilidados.

Recursos: Material disponibilizado no Classroom 📝📚.

(36) Termoquímica (Conteúdo e Atividade) (11/08/2021 - 11/08/2021)

(Momento síncrono)

  • Definição;
  • Classificação;
  • Entalpia padrão de formação.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet 👩🏽‍🏫👩🏽‍💻 e material da aula e atividade no Classroom 📝📚.

(38) Termoquímica (Conteúdo e Atividade) (18/08/2021 - 18/08/2021)

(Momento Síncrono)

  • Aplicação da Lei de Hess.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet 👩🏽‍🏫👩🏽‍💻 e material da aula e atividade no Classroom 📝📚.

(40) Termoquímica (Conteúdo e Atividade) (25/08/2021 - 25/08/2021)

(Momento Síncrono)

  • Cálculo da variação de entalpia por Energia de Ligação.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet 👩🏽‍🏫👩🏽‍💻 e material da aula e atividade no Classroom 📝📚.

(42) Termoquímica (Avaliação) (01/09/2021 - 01/09/2021)

(Momento assíncrono)

  • Aplicação das habilidades e conhecimentos adquiridos.

Recursos: Atividade no Classroom via Google Forms 📝📚.

(44) Cinética Química (Conteúdo) (08/09/2021 - 08/09/2021)

(Momento Síncrono)

  • Introdução;
  • Condições reacionais.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet 👩🏽‍🏫👩🏽‍💻 e material da aula no Classroom 📝📚.

(46) Cinética Química (Conteúdo e Atividade) (15/09/2021 - 15/09/2021)

(Momento Síncrono)

  • Fatores que influenciam em na velocidade de uma reação;
  • Lei da velocidade - reação elementar.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet 👩🏽‍🏫👩🏽‍💻 e material da aula e atividade no Classroom 📝📚.

(48) Cinética Química (Conteúdo) (22/09/2021 - 22/09/2021)

(Momento Síncrono)

  • Lei da velocidade - reação não-elementar.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet 👩🏽‍🏫👩🏽‍💻 e material da aula no Classroom 📝📚.

(50) Cinética Química (Conteúdo) (29/09/2021 - 29/09/2021)

(Momento Síncrono)

  • Interpretando dados experimentais.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet 👩🏽‍🏫👩🏽‍💻 e material da aula e atividade no Classroom 📝📚.

(52) Cinética Química (Atividade Avaliativa) (06/10/2021 - 06/10/2021)

(Momento assíncrono)

  • Aplicação das habilidades e conhecimentos adquiridos.

Recursos: Atividade no Classroom via Google Forms 📝📚.

(54) Equilíbrio Químico (Conteúdo) (13/10/2021 - 13/10/2021)

(Momento Síncrono)

  • Reações reversíveis e irreeversíveis;
  • Constante de equílibrio;
  • Constante relacionada `à concentração (Kc);
  • Constante relacionada à pressão (Kp).

Recursos: Aula ministrada no Google Meet 👩🏽‍🏫👩🏽‍💻 e material da aula no Classroom 📝📚.

(56) Equilíbrio Químico (Conteúdo) (20/10/2021 - 20/10/2021)

(Momento Síncrono)

  • Intrerpretação dos valores das constantes de equilíbrio;
  • Princípio de Le Chatêlier.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet 👩🏽‍🏫👩🏽‍💻 e material da aula no Classroom 📝📚.

(58) Ácidos e Bases (Conteúdo) (27/10/2021 - 27/10/2021)

(Momento Síncrono)

  • Ácidos e Bases de Arrhenius;
  • Ácidos e Bases de Bronsted-Lowry;
  • Força dos ácidos e das bases.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet 👩🏽‍🏫👩🏽‍💻 e material da aula no Classroom 📝📚.

(60) Ácidos e Bases (Conteúdo) (03/11/2021 - 03/11/2021)

(Momento Síncrono)

  • Constante de dissociação da água (kw);
  • pH;
  • pOH;
  • Indicadores ácido-base.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet 👩🏽‍🏫👩🏽‍💻 e material da aula no Classroom 📝📚.

(62) Ácidos e Bases (Atividade Avaliativa) (10/11/2021 - 10/11/2021)

(Momento assíncrono)

  • Aplicação das habilidades e conhecimentos adquiridos.

Recursos: Atividade no Classroom 📝📚.

(64) Ligações Químicas (Conteúdo) (17/11/2021 - 17/11/2021)

(Momento Síncrono)

  • Revisão de Organização da Tabela Periódica;
  • Regra do octeto;
  • Ligações iônicas.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet 👩🏽‍🏫👩🏽‍💻 e material da aula no Classroom 📝📚.

(66) Ligações Químicas (Conteúdo) (24/11/2021 - 24/11/2021)

(Momento Síncrono)

  • Símbolos de Lewis;
  • Ligações covalentes e metálicas.

Recursos: Aula ministrada no Google Meet 👩🏽‍🏫👩🏽‍💻 e material da aula no Classroom 📝📚.

(68) Ligações Químicas (Atividade avaliativa) (01/12/2021 - 01/12/2021)

(Momento assíncrono)

  • Aplicação das habilidades e conhecimentos adquiridos.

Recursos: Atividade no Classroom 📝📚

1) Apresentação do programa e do cronograma de atividades. (24/04/2014 - 24/04/2014)

1)       CONSUMO DE MÍDIA E IDENTIDADES CULTURAIS: Introduções conceituais.

1) CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais (08/05/2014 - 08/05/2014)

1)      BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Zahar. 2005.

1) 1) BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Zahar. 2005. (15/05/2014 - 15/05/2014)

1)      BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Zahar. 2005.

1) SILVA, Tomás Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. (22/05/2014 - 22/05/2014)

1)      SILVA, Tomás Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

CASTELLS, Manuel. ?A construção da identida. São Paulo: Paz e terra, 1999 (29/05/2014 - 29/05/2014)
SILVA, Tomás Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000 (05/06/2014 - 05/06/2014)
1) CASTELLS, Manuel. “A construção da identidade”. In O poder da identidade. São Paulo: Paz e terra, 1999; (12/06/2014 - 12/06/2014)

O fim do patriarcalismo: movimento sociais, família, e sexualidade na era da informação”. In O poder da identidade.

1) KELLNER, Douglas, Cultura da mídia e triunfo do espetáculo. In: DÊNIS DE MORAES (Org.). Sociedade midiatizada, Mauad, RJ, 2006 (26/06/2014 - 26/06/2014)

Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no nosso século.

Da diáspora – Identidades e mediações culturais; Culturas hibridas: estratégias par entrar e sair da modernidade (03/07/2014 - 03/07/2014)

Reflexões sobre o modelo de codificação/decodificação: uma entrevista com Stuart Hall;


Culturas hibridas: estratégias para entra e sair da modernidade.

Identidade étnico/racial no Brasil: uma reflexão teórico-metodológica; Aspirações femininas:modelos da televisão e da vida (10/07/2014 - 10/07/2014)

LIMA, Maria B. Identidade étnico/racial no Brasil: uma reflexão teórico-metodológica. In: Revista Fórum Identidades, v. 3, ano 2, 2008. P, 33-46;

RONSINI, Veneza. et. al.  Aspirações femininas:modelos da televisão e da vida. Compós, Salvador, 2013.

O conceito de classe social nos estudos de recepção brasileiros; A Subjetividade Midiática e a Construção de Identidades Culturais nos Séculos XX e XXI. (17/07/2014 - 17/07/2014)

1)     FIGARO, R.; GROHMANN, R.  O conceito de classe social nos estudos de recepção brasileiros. Compós, salvador, 2013; 

NÁDIA, R.; Rios, P.A Subjetividade Midiática e a Construção de Identidades Culturais nos Séculos XX e XXI. Intercom. Curitiba, 2009

Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL Total
10 17 24 08 15 22 29 05 12 26 03 10 17
1 201410**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 4 12
2 201410**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 8
3 201410**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 8
4 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
5 201410**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
6 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 8
7 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201410**** 0 4 0 0 4 0 0 4 4 4 4 4 4 32
9 201410**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 4,5 4.5 0 RN
2 201410**** 4,0 4.0 0 RN
3 201410**** 10,0 10.0 0 AM
4 201310**** 9,0 9.0 0 AM
5 201410**** 10,0 10.0 0 AM
6 201410**** 9,0 9.0 0 AM
7 201410**** 8,5 8.5 0 AM
8 201410**** 8,0 8.0 0 AM
9 201410**** 9,5 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A subjetividade na contemporaneidade. Perspectivas teóricas no estudo da subjetividade. O sujeito e a subjetividade. A mídia e os modos de subjetivação. Midiatização e processos sociais. A produção de subjetividade na sociedade em midiatização.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia utilizada na disciplina se fundamentará em aulas teóricas, em apresentação de seminários e na leitura e debate de textos indicados previamente, com objetivo de compreender conceitos relativos aos estudos sobre cultura, identidade e mídia. As discussões coletivas em torno desse conjunto inicial de textos servirão como suporte para a realização de um segundo momento da disciplina com vistas à orientação no desenvolvimento e construção de aparatos teórico-metodológicos a serem empregados nas pesquisas empíricas com foco nos estudos sobre a identidade cultural e os meios de comunicação contemporâneos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: a) Participação do aluno nas discussões em aulas a partir dos textos sugeridos na disciplina;<br />b) apresentação de um seminário-texto indicado previamente;<br />c) Artigo final construído a partir das leituras e discussões desenvolvidas na disciplina de forma correlata com o objeto de pesquisa de cada aluno.<br />
Horário de atendimento: 5M3456
Bibliografia: CASTRO, Ana Lúcia. Cultura contemporânea, identidades e sociabilidades: olhares sobre corpo, mídia e novas tecnologias. Editora da UNESP, São Paulo, 2010. <br />CASTELLS, Manuel. “A construção da identidade”. In O poder da identidade. São Paulo: Paz e terra, 1999.<br />CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e terra, 1999.<br />CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Tradução de Viviane Ribeiro. São Paulo: Edusc, 1999.<br />GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas. Estratégias para entrar e sair da modernidade. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 1998. 385p.<br />GIDDENS, Anthony. O mundo na era da globalização. Lisboa: Presença, 2000.<br />HALL, Stuart, A identidade cultural na pós-modernidade. 4a ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.<br />HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte/Brasília: UFMG/UNESCO, 2003. 434p.<br />KELLNER, Douglas. A Cultura das Mídias. Florianópolis: EDUSC, 2001<br />OLIVEN, Ruben George. A parte e o todo: a diversidade cultural no Brasil-nação. Petrópolis-RJ: Vozes, 1992.<br />SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.<br />WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença. Uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomás Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
24/04/2014
24/04/2014
1) Apresentação do programa e do cronograma de atividades.
08/05/2014
08/05/2014
1) CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais
15/05/2014
15/05/2014
1) 1) BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Zahar. 2005.
22/05/2014
22/05/2014
1) SILVA, Tomás Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
29/05/2014
29/05/2014
CASTELLS, Manuel. ?A construção da identida. São Paulo: Paz e terra, 1999
05/06/2014
05/06/2014
SILVA, Tomás Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000
12/06/2014
12/06/2014
1) CASTELLS, Manuel. “A construção da identidade”. In O poder da identidade. São Paulo: Paz e terra, 1999;
26/06/2014
26/06/2014
1) KELLNER, Douglas, Cultura da mídia e triunfo do espetáculo. In: DÊNIS DE MORAES (Org.). Sociedade midiatizada, Mauad, RJ, 2006
03/07/2014
03/07/2014
Da diáspora – Identidades e mediações culturais; Culturas hibridas: estratégias par entrar e sair da modernidade
10/07/2014
10/07/2014
Identidade étnico/racial no Brasil: uma reflexão teórico-metodológica; Aspirações femininas:modelos da televisão e da vida
17/07/2014
17/07/2014
O conceito de classe social nos estudos de recepção brasileiros; A Subjetividade Midiática e a Construção de Identidades Culturais nos Séculos XX e XXI.
Avaliações
Data Descrição
26/06/2014 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1500 26/12/2025 07:37