-

PPGCOM021 - TEORIAS DA COMUNICAÇÃO - Turma: 02 (2014.1)

Tópicos Aulas
epistemologia (18/03/2014 - 01/04/2014)

epistemologia da comunicação

epistemologia positivista (08/04/2014 - 29/04/2014)

epistemologia positivista:

 

Communication research e funcionalismo

epistemologia interpretativista (06/05/2014 - 27/05/2014)

epistemologia interpretativista:

interacionismo simbólico

Escola de Palo Alto

teoria culturológica

Estudos Culturais

epistemologia crítica (03/06/2014 - 01/07/2014)

epistemologia crítica:

Teoria Crítica

Economia Política da comunicação

novos aportes teóricos (15/07/2014 - 15/07/2014)

novos aportes teóricos:

Redes, convergência, ciberespaço: teorizações

Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL Total
08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 15
1 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
3 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
4 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
5 201410**** 0 4 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 12
6 201410**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 201410**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 12
8 201410**** 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201410**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 9,0 9.0 4 AM
2 201410**** 9,5 9.5 8 AM
3 201410**** 7,8 7.8 4 AM
4 201410**** 8,3 8.3 12 AM
5 201410**** 8,5 8.5 4 AM
6 201410**** 9,0 9.0 0 AM
7 201410**** 8,8 8.8 12 AM
8 201410**** 8,0 8.0 4 AM
9 201410**** 7,2 7.2 4 AM
10 201410**** 9,0 9.0 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo da Comunicação enquanto objeto científico e sua configuração epistemológica. As principais teorias que fundamentam e influenciam os estudos da comunicação. Procura estudar e mapear os processos comunicacionais, as práticas, os conceitos e as epistemes que contribuíram na construção de um campo teórico-reflexivo-investigativo em Comunicação. Paradigmas, teorias e modelos de comunicação social. Abordagem crítica sobre as principais correntes teóricas, suas transformações históricas e suas contribuições na produção de um saber científico - da sociedade de massa a sociedade midiática. O surgimento de novas Teorias da Comunicação na contemporaneidade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas, leitura e discussão de textos, seminários.

Conteúdo programático

1 Eixo histórico: dos primeiros estudos à formação da disciplina e do campo científico

2 Eixo metateórico: ontologia, epistemologia e axiologia na criação de aportes teóricos

3 Eixo Teórico:
3.1 Perspectiva positivista (communication research e a teoria da informação)
3.2 Perspectiva interpretativista (a nova comunicação, a abordagem culturalista e os estudos de recepção)
3.3 Perspectiva crítica (Escola de Frankfurt, Estudos Culturais e Economia Política)

4 A convergência, as redes e os novos aportes teóricos: crise e renovação do campo
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Duas avaliações:

a) Um seminário sobre um dos tópicos da disciplina. Data de apresentação: final do curso. Valor: 3,0 pontos

b) Um artigo científico sobre um dos tópicos ou temas abordados no curso. Data de entrega: 30 dias após a última aula do curso. Valor: 7,0 pontos.
Horário de atendimento: pela manhã, das 11 às 12hs.
Bibliografia: ADORNO, Theodor. A indústria cultural. In: COHN, Gabriel. Comunicação e Indústria Cultural. São Paulo: Companhia Editora Nacional/Editora da USP, 1971.

ALSINA, Miguel Rodrigo. Las teorias de la comunicacion en el marco de las ciencias sociales. In: Teorias de la comunicacion: ámbitos, métodos y perspectivas. Barcelona: Servei de publicaciones, 2001. p.123-160.

____. El objeto de estudio de las teorías de la comunicacion. In: Teorias de la comunicacion: ámbitos, métodos y perspectivas. Barcelona: Servei de publicaciones, 2001. p. 17 - 37.

BATESON, Gregory. Comunicación. In: WINKIN, Yves (org.). La nueva comunicación. 4ed. Madrid: Kairós, 1996. P. 120-150.

DEFLEUR, Melvin, BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da Comunicação de Massa. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003.

LAZARSFELD, Paul; MERTON, Robert. Comunicação de massa, gosto popular e ação social organizada. In: COHN, Gabriel. Comunicação e Indústria Cultural. São Paulo: Companhia Editora Nacional/Editora da USP, 1971.

LENARDUZZI, Victor. El marxismo renovado de la escuela de Frankfurt y los estudios latinoamericanos de la comunicación. In: MELO, José Marques et alli. Matrizes Comunicacionais Latino-americanas: marxismo e cristianismo. São Paulo: UMESP, 2002.

LITTLEJOHN, Stephen W. Fundamentos Teóricos da Comunicação Humana. RJ, Editora Guanabara, 1988.

SAID, Gustavo (org.) Comunicação: novo objeto, novas teorias? Teresina: Edufpi, 2008

WINKIN, Yves. Una universidad invisible. In: WINKIN, Yves (org.). La nueva comunicación. 4ed. Madrid: Kairós, 1996. p. 27-106

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa, Presença, 1993.

WRIGHT, C.R. Análisis funcional y comunicación de masas. In: MORAGAS (ed.) Sociologia de la comunicación de masas. Estructura, funciones y efectos. Barcelona: Gustavo Gili, 1985. p.69-90.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/03/2014
01/04/2014
epistemologia
08/04/2014
29/04/2014
epistemologia positivista
06/05/2014
27/05/2014
epistemologia interpretativista
03/06/2014
01/07/2014
epistemologia crítica
15/07/2014
15/07/2014
novos aportes teóricos
Avaliações
Data Descrição
27/05/2014 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
aula na sexta 26/06/2014
aula de 17/06 16/06/2014
texto 10/06/2014
1a. aula 13/04/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1071 25/04/2024 06:18