-

PPGQ098 - PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA PARA O NÍVEL SUPERIOR - Turma: 01 (2014.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina; Caracterização dos alunos. (19/03/2014 - 19/03/2014)
Aula: Diretrizes curriculares para os cursos de química (16/04/2014 - 16/04/2014)

Diretrizes curriculares para os cursos de química: perfil do bacharel e do licenciado

   Texto Diretrizes 
Aula: Discussão sobre competência e habilidades para o ensino de química. (23/04/2014 - 23/04/2014)
Aula: Formação de professores de química. (30/04/2014 - 30/04/2014)
Aula: Desafios e possibilidades no ensino universiário (07/05/2014 - 07/05/2014)
Atividade de construção do plano de ensino (14/05/2014 - 14/05/2014)

Planejamento de ensino.

Aula: Planejamento e avaliação no ensino superior (21/05/2014 - 21/05/2014)
Aula: Abordagens para o ensino da química. (28/05/2014 - 28/05/2014)
Aula: Abordagens para o ensino da química. (04/06/2014 - 04/06/2014)
Aula: Abordagens para o ensino da química. (11/06/2014 - 11/06/2014)
  Aula PBL 
Aula: Abordagens para o ensino da química. (18/06/2014 - 18/06/2014)
Orientação aos pós-graduandos sobre a preparação das aulas (02/07/2014 - 02/07/2014)
Apresentação de aulas pelos pós-graduandos. (09/07/2014 - 09/07/2014)
Apresentação de aulas pelos pós-graduandos. (16/07/2014 - 16/07/2014)
Apresentação de aulas pelos pós-graduandos (23/07/2014 - 23/07/2014)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
19 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 02 09 16 23
1 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201410**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
4 201410**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
7 201410**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 201410**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 8
9 201410**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 9,0 9,0 8,5 8,8 8.8 0 AM
2 201410**** 9,0 8,0 8,5 8,5 8.5 8 AM
3 201310**** 9,0 9,0 10,0 9,3 9.3 4 AM
4 201310**** 9,0 9,5 10,0 9,5 9.5 0 AM
5 201410**** 8,5 9,0 8,0 8,5 8.5 8 AM
6 201410**** 8,5 9,0 10,0 9,2 9.2 4 AM
7 201410**** 8,5 8,5 9,0 8,7 8.7 4 AM
8 201410**** 8,5 9,0 7,5 8,3 8.3 0 AM
9 201410**** 8,5 8,0 8,0 8,2 8.2 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aula expositiva/dialogada;
• Leitura e discussão de literatura pertinente aos conteúdos trabalhados na disciplina, especialmente no formato de capítulos de livros e artigos de educação;
• Trabalhos em grupos;
• Apresentação de microaulas/seminários.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A sistemática de avaliação adotada na disciplina obedece ao disposto na Resolução 043/95 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) desta Instituição Federal de Educação Superior, a qual se recomenda a leitura. No tocante à verificação da aprendizagem, serão utilizados como itens avaliativos uma unidade didática elaborada pelos estudantes, planos de disciplina e planos de aula relacionados e o nível da apresentação das unidades didáticas na forma de microaulas e/ou seminários. Para efeito de aprovação será considerado o percentual de 75% de frequência e média igual ou superior a 7,0 (sete).
Horário de atendimento:
Bibliografia: ABREU, M.C.; MASETTO, M.T. O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos. São Paulo: MG/Ed. Associados, 1989.
ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2006.
BERBEL, N.A.N. Metodologia do Ensino Superior: Realidade e Significado. Campinas: Papiros, 1994.
CAPELETTI, I.F. e MASETTO, M.T. (org.) Ensino superior: reflexões e experiências. São Paulo: Ed. da PUC, 1986.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez Editora, 2009.
GIL, A.C. Metodologia do Ensino Superior. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1994.
LOPES, A. C. Currículo e epistemologia. Ijuí: Editora Ijuí, 2007. 232 p.
MACHADO, A. H. Aula de química: discurso e conhecimento. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: professores/pesquisadores. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MASETTO, M. T.; MORAN, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 1. ed. Campinas: Papirus, 2000. v. 1. 173 p.
MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MOREIRA, D. A. A didática do Ensino Superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 1997.
MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.
PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G.C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Orgs.). Ensino de química em foco. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.
SANTOS, W.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2003. v. 1. 144 p.
VEIGA. I.P.A. (org.) Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000.
WARD, H.; RODEN, J.; HEWLETT, C.; FOREMAN, J. Ensino de ciências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Artigos extraídos das revistas: Journal of Chemical Education, Journal of College Science Teaching, Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Ciência e Educação (UNESP- Bauru), Química Nova (seção Educação).
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/03/2014
19/03/2014
Apresentação da disciplina; Caracterização dos alunos.
16/04/2014
16/04/2014
Aula: Diretrizes curriculares para os cursos de química
23/04/2014
23/04/2014
Aula: Discussão sobre competência e habilidades para o ensino de química.
30/04/2014
30/04/2014
Aula: Formação de professores de química.
07/05/2014
07/05/2014
Aula: Desafios e possibilidades no ensino universiário
14/05/2014
14/05/2014
Atividade de construção do plano de ensino
21/05/2014
21/05/2014
Aula: Planejamento e avaliação no ensino superior
28/05/2014
28/05/2014
Aula: Abordagens para o ensino da química.
04/06/2014
04/06/2014
Aula: Abordagens para o ensino da química.
11/06/2014
11/06/2014
Aula: Abordagens para o ensino da química.
18/06/2014
18/06/2014
Aula: Abordagens para o ensino da química.
02/07/2014
02/07/2014
Orientação aos pós-graduandos sobre a preparação das aulas
09/07/2014
09/07/2014
Apresentação de aulas pelos pós-graduandos.
16/07/2014
16/07/2014
Apresentação de aulas pelos pós-graduandos.
23/07/2014
23/07/2014
Apresentação de aulas pelos pós-graduandos
Avaliações
Data Descrição
14/05/2014 1ª Avaliação
16/07/2014 2ª Avaliação
23/07/2014 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Sobre a aula de amanhã (02/07/2014) 01/07/2014
Sobre a aula de amanhã (16/04) 15/04/2014
Local da aula de amanhã (16/04) 15/04/2014
Aviso 25/03/2014
Sobre a primeira aula (19/03) 18/03/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1070 20/04/2024 11:20