-

DAA0322 - SOCIOLOGIA DA EDUCACAO II - Turma: 01 (2014.1)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (14/04/2014)

O semestre letivo somente teve início dia 15.04.2014

1. O INDIVÍDUO COMO PRODUÇÃO SOCIAL E A SOCIEDADE (RE)PRODUZIDA PELOS INDIVÍDUOS (14/04/2014 - 30/05/2014)
1.1. Norbert Elias ?Sociedade e indivíduos: figuração 1.2. Erving Goffman - Indivíduos em sociedade: representação
   Texto 1_conceitos fundamentais de sociologia de Norbert Elias 
Fazer a leitura do texto e construir um mapa conceitual.
  MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 
Car@s, Este texto explica como fazer um mapa conceitual. Leiam-o para depois fazer o mapa conceitual do texto de Norbert Elias "Conceitos sociológicos fundamentais.
  Estabelecidos e Outsiders 
Texto que será discutido e que servirá de guia para discutir o documentário que será exibido no dia 09.05.14
  

Documentário Hiato

Esse é o documentário para fazerem uma análise sociológica dele a partir do texto de Elias "Estabelecidos e Outsiders.

Bom fim de semana.

  Texto_a representação_ Erving Goffman 
Car@ alun@, Segue o texto de discussão da nossa próxima aula (23.05.14). Abraço,
  Segundo texto sobre Goffman_Estigma 
Car@ alun@, Estou enviando o segundo texto do teórico Goffman, intitulado Estigma. Façam a leitura, discutiremos na sexta. Abraço e até lá!
  Texto sobre ações afirmativas em Universidade do Brasil 
Car@ Alun@, Como combinamos, segue texto com informações de estudantes cotistas sobre sua experiência na Universidade. A partir dele, quero que façam uma análise sobre Estigma, utilizando para isso texto enviado anteriormente, e esse texto sobre cotas. Irei receber na sexta-feira, dia 06.06.14. Abraço,
  Texto_Bourdieu_espaço social e espaço simbólico 
Car@ alun@, Segue texto da aula de sexta-feira (13.06). Abraço,
  Exemplo de projeto de documentário 
Caríssim@s, Segue um modelo de projeto adaptado da TV escola. Abraço e aguardo envio do projeto até quarta (18.06)
  Texto direcionado ao grupo do documentário sobre Cotas 
Este arquivo é direcionado aos alunos do grupo do documentário sobre Cotas. Abraço,
  Modelo de termo de consentimento e livre esclarecimento 
Car@ alun@, Estou enviando um modelo de termo de consentimento de livre consentimento e esclarecimento, para realização do documentário. Abraço,
Não Haverá Aula (28/04/2014)

Participação em banca de concurso UFPI, edital 17/2013.

Não Haverá Aula (02/05/2014)

Participação em banca de concurso UFPI, edital 17/2013.

Reposição de aula referente ao dia 05.05 (07/05/2014 - 07/05/2014)
Aula Extra.
Reposição de aula referente ao dia 16.05 (27/05/2014 - 27/05/2014)
Aula Extra.
Reposição de aula referente ao dia 02.06 (30/05/2014 - 30/05/2014)
Aula Extra.
2. BOURDIEU E FOUCAULT ? DOMINAÇÃO E MICROPODERES (02/06/2014 - 11/07/2014)
2.1. Pierre Bourdieu - Poder, estrutura, simbolismo e reprodução 2.2. Michel Foucault - Poderes, diagramas, regimes e sujeição
  Limites da sociologia da educação II 
Car@ alun@, Segue anexo texto de nossa próxima aula. Abraço,
  Texto de Foucault_Disciplina 
Caríssim@s, Segue texto para leitura de nossa próxima aula 11.07. Abraço,
  Anotações sobre a biografia de Foucault 
Caríssim@s, Segue arquivo com anotações biográficas de Foucault.
Reposição de aula referente ao dia 20.06 (24/06/2014 - 24/06/2014)
Aula Extra.
Não Haverá Aula (30/06/2014)

Aula cancelada devido a portaria ministerial que diz não haver aula a partir das 12:30, no dia de jogo da seleção brasileira na copa do mundo

Antecipação de aula referente ao dia 04.07 (01/07/2014 - 01/07/2014)
Feriado do jogo do Brasil na copa do mundo
Antecipação de aula referente ao dia 07.07 (03/07/2014 - 03/07/2014)
Aula Extra.
Não Haverá Aula (04/07/2014)

Aula cancelada por motivos do jogo da seleção brasileira na copa do mundo. Respeitando portaria ministerial

3. SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA - OUTRAS MODERNIDADES (14/07/2014 - 15/08/2014)
3.1. Anthony Giddens - Reflexividade, confiança e modernidade tardia 3.2. Zygmunt Bauman ? Efemeridade, consumo e modernidade líquida
  O jovem da modernidade líquida na escola da modernidade sólida 
Car@ alun@, Segue texto para o trabalho da sexta-feira (08.08). Abraço,
Não Haverá Aula (25/07/2014)

Participação em reunião do programa de pós-graduação em sociologia UFPI

Não Haverá Aula (28/07/2014)

Participação no VI FIPED, Santa Maria RS

Não Haverá Aula (01/08/2014)

Participação no VI FIPED, Santa Maria RS

Não Haverá Aula (04/08/2014)

Tomar medicamento em Teresina, em ambiente hospitalar.

Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL AGO Total
25 05 07 09 12 16 19 23 26 27 30 02 06 09 13 16 20 23 24 27 01 03 07 11 14 18 21 08 11
1 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 46
4 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
6 201393**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 4 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 12
7 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 8
8 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6
10 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
12 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 10
13 201390**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 12
14 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
15 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
17 201393**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 14
18 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 8
19 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
20 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 201393**** 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 52
22 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 32
24 201393**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
25 201392**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 4 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
26 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 6
27 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 6
28 201390**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 14
29 20125**** 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 4 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 14
30 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
31 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 201391**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
34 201391**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 6
35 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4
37 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4
38 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 201393**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 14
40 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 6
42 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
43 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 10
44 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
45 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 46 RF
2 201392**** 9,0 8,7 10,0 9.2 0 AM
3 201390**** 9,5 8,7 10,0 9.4 14 AM
4 201392**** 10,0 9,0 10,0 9.7 2 AM
5 201391**** 9,3 9,5 10,0 9.6 0 AM
6 201392**** 8,8 8,0 9,0 8.6 10 AM
7 201393**** 10,0 9,5 9,0 9.5 6 AM
8 201391**** 9,5 9,1 9,0 9.2 0 AM
9 201393**** 10,0 9,7 10,0 9.9 0 AM
10 201392**** 9,5 6,5 7,0 7.7 2 AM
11 201393**** 10,0 9,5 9,0 9.5 4 AM
12 201390**** 9,5 9,5 9,0 9.3 4 AM
13 201393**** 10,0 9,5 6,0 8.5 2 AM
14 201390**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
15 201391**** 9,2 9,0 7,0 8.4 0 AM
16 20125**** 7,0 9,0 10,0 8.7 14 AM
17 201390**** 7,0 9,1 9,0 8.4 0 AM
18 201392**** 10,0 9,5 9,0 9.5 2 AM
19 201391**** 8,0 9,5 9,0 8.8 2 AM
20 201390**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
21 201392**** 4,7 8,8 10,0 7.8 6 AM
22 201392**** 8,7 9,0 9,0 8.9 0 AM
23 201393**** 4,8 8,7 10,0 7.8 8 AM
24 201393**** 6,7 9,5 10,0 8.7 6 AM
25 201393**** 7,0 10,0 10,0 9.0 6 AM
26 201391**** 7,7 8,5 9,0 8.4 6 AM
27 201393**** 6,2 8,0 9,0 7.7 2 AM
28 201392**** 9,0 9,5 9,0 9.2 2 AM
29 201393**** 9,7 7,8 10,0 9.2 6 AM
30 201390**** 9,7 9,0 9,0 9.2 0 AM
31 201391**** 4,8 8,5 9,0 7.4 6 AM
32 201391**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
33 201393**** 9,3 9,4 10,0 9.6 14 AM
34 201393**** 9,3 9,5 10,0 9.6 2 AM
35 201393**** 4,0 8,0 10,0 7.3 14 AM
36 201393**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
37 201393**** 6,8 7,2 7,0 7.0 12 AM
38 201392**** 0,0 0,0 0,0 0.0 32 RF
39 201390**** 7,5 9,5 9,0 8.7 2 AM
40 201390**** 9,3 7,1 10,0 8.8 12 AM
41 201391**** 7,0 8,5 7,0 7.5 0 AM
42 201392**** 0,0 6,0 7,0 4.5 4.4 14 RN
43 201393**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
44 201392**** 5,4 6,0 9,5 7.0 10 AM
45 201391**** 5,0 7,3 9,0 7.1 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
• Aulas expositivas;
• Trabalho em equipes de análise de textos e debate em grande grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: ATIVIDADES
Prova Escrita (individual, sem consulta bibliográfica, dividida em três partes). Critérios de avaliação: clareza do texto escrito. Objetividade da resposta. Apropriação adequada da bibliografia. Compreensão das discussões estabelecidas em aula.
Trabalho Integrado - elaborar uma lista de questões sobre os textos para debatê-lo junto com os colegas em sala de aula. Critérios de avaliação: participação nas atividades. Expressão oral. Criatividade. Capacidade de interação em grupo. Clareza, objetividade e pertinência das questões.
Produção de um ensaio documentado em vídeo. Critérios de avaliação: clareza e objetividade da relação entre teoria e prática.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. “Prefácio: Ser Leve e Líquido”, pp. 7-22 e “Individualidade”, pp. 64-106. Zahar, 2001 (2000).
BECKER, Howard. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Zahar, 2009 (1963).
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Perpectiva, 2011 (1966).
__________. O poder simbólico. “A genese dos conceitos de habitus e de campo”, pp. 59-73.Bertrand Brasil, 2012 (1989).
__________. A economia das trocas simbólicas. Perpectiva, 2011 (1970).
__________. O poder simbólico. Bertrand Brasil, 2012 (1973).
CESAR, M. R. A. Pensar a educação depois de Foucault. Cult, São Paulo, n.134, p. 54-56. 2009. Acessado em: 10.04.14, disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/2010/03/pensar-a-educacao-depois-de-foucault/
ELIAS, Norbert. Escritos & Ensaios 1: Estado, Processo, Opinião Pública. “Conceitos sociológicos fundamentais: civilização, figuração e processos sociais”, pp. 21-33. Jorge Zahar, 2006 (1986).
ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador, volume 2.: Formação do Estado e Civilização. Jorge Zahar, 1993 (1939).
______. A sociedade dos indivíduos. Jorge Zahar, 1994 (1997).
______; SCOTSON, John. Os estabelecidos e os outsiders: Sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Jorge Zahar, 2000 (1965).
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Loyola, 2006 (1970).
___________. Microfísica do Poder. “Soberania e disciplina”, pp. 179-191. Graal, 2011 (1976).
___________. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. “Disciplina”, pp. 117-187. Vozes, 2003 (1975).
___________. Microfísica do Poder. Graal, 2011 (1979).
___________. Microfísica do Poder. Graal, 2011 (1979).
GIDDENS, Anthony. As consequencias da modernidade. UNESP, 1991 (1990).
_________. Modernidade e Identidade. “O eu: segurança ontológica e ansiedade existencial”, pp. 39-69 e “Destino, risco e segurança”, pp. 104-134. Jorge Zahar, 2002 (1999).
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. “Introdução” e “Representações” pp. 9-75. Vozes, 2002 (1959).
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. LTC, 1988 (1963).
HUNGER, Dagmar; ROSSI, Fernanda and SOUZA NETO, Samuel de. A teoria de Norbert Elias: uma análise do ser professor. Educ. Pesqui. [online]. 2011, vol.37, n.4, pp. 697-710.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Editora 34, 2005 (1991).
MELO, M. Benedita Portugal e, « Contributos para uma análise da tese da “modernidade reflexiva” de Anthony Giddens, a partir da perspetiva de Pierre Bourdieu », Forum Sociológico [Online], 22 | 2012, posto online no dia 01 Dezembro 2012. Acessado em: 10 Abril 2014. Disponível em: http://sociologico.revues.org/632 ; DOI : 10.4000/sociologico.632
MOURA, Thelma Maria de. O poder e a disciplina. In: Foucault e a Escola: disciplinar, examinar, fabricar. Dissertação (mestrado em educação). 93 f. UFG: faculdade de educação, 2010. pp. 41-66.
NASCIMENTO, Manoel Alves do. Erving Goffman, as interações no cotidiano escolar: desvendando o estigma dentro da inclusão escolar. Dissertação (mestrado em educação). 137f. UMSP: faculdade de Humanidades e Direito, 2010. pp. 83-119.
NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio. A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, Ano XXIII, n. 78, pp. 15-36, abr 2002.
OLIVEIRA, Marcos Marques de. Terceiro setor, voluntariado e educação: os caminhos giddenianos para a privatização do público. In: TORRES, Artemis; SEMERARO, Giovanni; PASSOS, Luiz Augusto. Educação, fronteira política. Cuiabá, MT: EdUFMT, 2006. (pp. 37-48).
ORCHEDDU, Alba. Zygmunt bauman: entrevista sobre a educação. Desafios pedagógicos e modernidade líquida.Translated byNeide Luzia de Rezende, Marcello Bulgarelli. Cad. Pesqui. [online]. 2009, vol.39, n.137, pp. 661-684.
SILVA Jr., Edinaldo Enoque; EIDT, Paulino. Sociologia e Educação: as contribuições de Bauman e Touraine para o pensar educacional em tempos de incertezas. Revista Exitus. 2013, Vol. 3, N. 2, jul/dez. pp. 181-193.
SOBREIRA, Dayane Nascimento; SILVA, Iolanda Barbosa da. A educação em jogo: um confronto entre Foucault, Bourdieu e Paulo Freire. IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação No Brasil”: UFPB, 2012.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/04/2014
14/04/2014
Não Haverá Aula
14/04/2014
30/05/2014
1. O INDIVÍDUO COMO PRODUÇÃO SOCIAL E A SOCIEDADE (RE)PRODUZIDA PELOS INDIVÍDUOS
28/04/2014
28/04/2014
Não Haverá Aula
02/05/2014
02/05/2014
Não Haverá Aula
07/05/2014
07/05/2014
Reposição de aula referente ao dia 05.05
27/05/2014
27/05/2014
Reposição de aula referente ao dia 16.05
30/05/2014
30/05/2014
Reposição de aula referente ao dia 02.06
02/06/2014
11/07/2014
2. BOURDIEU E FOUCAULT ? DOMINAÇÃO E MICROPODERES
24/06/2014
24/06/2014
Reposição de aula referente ao dia 20.06
30/06/2014
30/06/2014
Não Haverá Aula
01/07/2014
01/07/2014
Antecipação de aula referente ao dia 04.07
03/07/2014
03/07/2014
Antecipação de aula referente ao dia 07.07
04/07/2014
04/07/2014
Não Haverá Aula
14/07/2014
15/08/2014
3. SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA - OUTRAS MODERNIDADES
25/07/2014
25/07/2014
Não Haverá Aula
28/07/2014
28/07/2014
Não Haverá Aula
01/08/2014
01/08/2014
Não Haverá Aula
04/08/2014
04/08/2014
Não Haverá Aula
Avaliações
Data Descrição
30/05/2014 1ª Avaliação
07/07/2014 2ª Avaliação
11/08/2014 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
exame final 12/08/2014
Cancelamento da aula 04.08 04/08/2014
Aula dia 02.06.14 31/05/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 20:06