Metodologia: |
A metodologia buscará a construção de um espaço de aprendizagem através de diálogos e espaços de troca de conhecimento entre professores e estudantes. As aulas envolveram atividades de campo, filmes, exposição dialogada, roda de conversas, discussões sobre textos, visita institucionais, diários de campo e relatório das atividades. A leitura prévia dos textos propostos consistirá um quesito obrigatório para o desenvolvimento satisfatório da disciplina, presença, envolvimento e participação. O estudante deverá participar de forma implicada das aulas teóricas e vivências de campo. O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. A avaliação formativa irá considerar participação em sala de aula e atividades de campo a partir dos seguintes dominios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula colocando discussões trazidas pelas referências bibliograficas, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com professores e demais estudantes. Dessa forma a avaliação visa contemplar as dimensões do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. O objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas que estimule o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver. Como métodos de avaliação iremos utilizar: comunidade de aprendizagem I: avaliação escrita, comunidade de aprendizagem II: seminários
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. Considerando a avaliação formativa através do seguintes critérios e domínios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com a professora e demais estudantes. Consitituem dimensões da avaliação do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. Dessa forma o objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas que estimule o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver. Haverá duas avaliações. comunidade de aprendizagem I: avaliação escrita, comunidade de aprendizagem II: seminários |
Bibliografia:
| ASEN, E et al. Dez minutos para a família: intervenções sistêmicas em Atenção Primária a saúde. Trad. Sabrina Mello de Souza. Porto Alegre: Artmed, 2012.
CAMPOS, G.W.C, CUNHA, G.T.C, FIGUEIREDO, M.D. Práxis e formação paideia: apoio e cogestão em saúde. São Paulo, HUCITEC, 2013.
CAMPOS, G.W.C. Manual de práticas da Atenção Básica: saúde ampliada e compartilhada. São Paulo, Aderaldo & Rothschild, 2008.
ESCOREL, S. LOBATO. L. V.C, NORONHA, J. C,CARVALHO,A.I (orgs). Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro. Editora FIOCRUZ, 2008.
GÓIS, C.L. Saúde Comunitária: pensar e fazer. São Paulo, Aderaldo & Rothschild Editores,2008.
CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. Tratado de saúde coletiva. São Paulo: HUCITEC, 2006.
CAMPOS,R.O. Psicanalise e Saúde Coletiva: intefaces. São Paulo, HUCITEC, 2012.
FURLANI, Daniela Dias and BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz. Juventude e afetividade: tecendo projetos de vida pela construção dos mapas afetivos. Psicol. Soc. [online]. 2010, vol.22, n.1, pp. 50-59. ISSN 0102-7182
BOMFIM,Z.A.C. Cidade e afetividade como ética. In BOMFIM,Z.A.C Cidade e afetividade:estigma e construção dos mapas afetivos de Barcelona e de São Paulo. Fortaleza, Edições UFC, 2010.
NEPOMUCENO, Léo Barbosa and BRANDAO, Israel Rocha. Psicólogos na estratégia saúde da família: caminhos percorridos e desafios a superar. Psicol. cienc. prof. [online]. 2011, vol.31, n.4, pp. 762-777. ISSN 1414-9893. NOGUEIRA,R.P. Determinação Social da Saúde. Rio de Janeiro, CEBES, 2010.
|