Metodologia: |
Aulas expositivas Exposição oral, abordando os temas trabalhados na disciplina. Os temas trabalhados serão discutidos posteriormente nos grupos de estudos. Grupos de discussão A partir dos conteúdos específicos de cada unidade de estudo, subsidiados através de leitura de textos, serão planejados grupos de discussão. Trabalho em grupo discussões tendo como referência os temas propostos nas diferentes unidades de estudo, caracteriza-se como espaço de questionamentos e de análises e reflexões no âmbito da disciplina. Leitura de textos (livros, artigos e outros materiais impressos ou em forma eletrônica): debates em grupos; trabalhos práticos e exercícios: apresentações individuais e/ou em grupos.
|
Bibliografia:
| GIL, A. C. . Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002. PÁDUA, Elizabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas, SP: Papirus, 1996. PEREIRA, Potiguara Acácio. O que é pesquisa em educação? São Paulo: Paulus, 2005. SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia: elementos de metodologia do trabalho científico. Belo Horizonte: Interlivros, 1978. VIEIRA, Sonia. Como escrever uma tese. São Paulo: Pioneira, 1998. VIEGAS, W. Fundamentos de metodologia científica. Brasília: Paralelo 15, 1999.
TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007.
ZAGO, N.; CARVALHO, M. P. de; VILELA, R. A. T. (Org.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
|