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PPGENF006 - OFICINA DE ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO - Turma: 01 (2012.1)

Tópicos Aulas
Plano de Ensino da Disciplina (12/03/2012 - 25/06/2012)

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

 

                PRÒ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

 

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE/DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO – MESTRADO EM ENFERMAGEM

 

 

 

PLANO DE ENSINO

 

Dados de Identificação:                                                            Código: PPENF006

Disciplina: Oficina de elaboração de dissertação

Carga Horária Total: 04 créditos - 60h/a

Período letivo: 2012/ 1                       Horário: 14 às 18 h

Professoras: Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo

                  Profa. Dra. Elaine Maria Leite Rangel Andrade

Ementa:  Análise e discussão do material acerca do processo de elaboração da dissertação, com participação dos orientandos e orientadores. Apreciação crítica da temática e do Caminho Metodológico para a produção do saber. Elaboração de artigos para publicação indicada pelo orientador, sobre a temática ou sobre o referencial teórico.

Objetivos:  

1.     Conhecer os diferentes sites de periódicos indexados vinculados aos órgãos nacionais e internacionais de fomento a pesquisa.

2.     Desenvolver o aprendizado a cerca da formatação de produções cientificas com a finalidade de publicação.

3.     Conhecer as NORMAS para publicação dos principais periódicos QUALIS da área da saúde e/ou de enfermagem.

4.     Produzir um artigo científico e encaminhá-lo para publicação em um periódico QUALIS da área da saúde e/ou de enfermagem.

Conteúdo: Apresentação dos Diversos Periódicos e Sites. Delimitação de recorte da dissertação de mestrado para elaboração de artigo científico. Normas para elaboração de artigo científico. Normas para elaboração de apresentação oral ou pôster. Seminário de apresentação das dissertções.

Metodologia:  As exposições serão dialogadas; várias formas de busca de dados, informações e referências serão utilizadas, principalmente o uso das ferramentas das Internet que favoreçam a construção da Dissertação de Mestrado.  A discussão em grupo; estudo dirigido e apresentação de vídeos.

Recursos:  Data-show; Videocassete; Televisor; Fita de vídeo; DVD e CD, Livro/textos; Textos diversos; Filmes; PERIÓDICOS, PORTAIS E SITES.

Procedimentos de Avaliação:  

·         Participação da Mestranda na Disciplina

·         Produção de um artigo científico na oficina.

·         Participação e Apresentação de Trabalhos em Eventos Científicos

·         Participação como avaliadora/consultora de Artigo Científico.

·         Avaliação e Nota (Relatório Final) de cada mestranda dada pela Orientadora da Dissertação.

Blbiografia Básica:

 

GUILHEM, D; ZICKER, F. Ética na pesquisa em saúde. Brasília :LetrasLivres:Editora UnB, 2007.

 

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

 

MINAYO, M.C. de S.  Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 14. Ed. Rio de Janeiro: Vozes; 2004.

 

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

 

Bibliografia Complementar:

 

AILINGER, R.L. Contributions of qualitative research to evidence-based practice in nursing. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 11, n. 3, p. 275-9, 2003 .   Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692003000300002&lng=pt&nrm=iso . Acesso em  02  mar.  2011.  doi: 10.1590/S0104-11692003000300002.

 

BRASIl, M.S. Conteúdo integral dos livros publicados por meio da Editora do Ministério da Saúde. Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/livros/genero/livros.htm. Acesso em  02  mar.  2011.

 

CASTRO, C.M. Como redigir e apresentar um artigo científico. 1. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

 

DEMO, P. Pesquisa qualitativa: busca de equilíbrio entre forma e conteúdo. Rev. Latino-Am. Enfermagem,  Ribeirão Preto,  v. 6,  n. 2, p. 89-104,1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11691998000200013&lng=pt&nrm=iso . Acesso em  02  mar.  2011.  doi: 10.1590/S0104-11691998000200013.

 

FONTANELLA, B.J.B.; CAMPOS, C. J. G.; TURATO, E.R. Coleta de dados na pesquisa clínico-qualitativa: uso de entrevistas não-dirigidas de questões abertas por profissionais da saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem,  Ribeirão Preto,  v. 14,  n. 5, p. 812-820, 2006. Disponível em:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692006000500025&lng=en&nrm=iso . Acesso em  02  Mar.  2011.  doi: 10.1590/S0104-11692006000500025.

 

FONTANELLA, B.J.B.; RICAS, J.; TURATO, E.R. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 17-27, 2008. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/csp/v24n1/02.pdf . Acesso em 02 mar 2011.

FRIEDLANDER, M.R.; ARBUÉS-MOREIRA, M.T. Análise de um trabalho científico: um exercício. Rev. bras. Enferm, Brasília,  v.60 n.5, p. 573-578,  2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000500017. Acesso em 13 mar 2012.

LANDIM, F.L.P., et al. Uma reflexão sobre as abordagens em pesquisa com ênfase na integração qualitativo-quantitativa. RBPS, v. 19, n. 1, p. 53-58, 2006. Disponível em: http://www.unifor.br/images/pdfs/pdfs_notitia/766.pdf. Acesso em 02 mar. 2011.

 

MARTIN, Denise et al . Noção de significado nas pesquisas qualitativas em saúde: a contribuição da antropologia. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 40, n. 1, p.178-180, 2006. Disponível em:  http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102006000100026&lng=en&nrm=iso . Acesso em  02  Mar.  2011.  doi: 10.1590/S0034-89102006000100026.

 

MONTEIRO, C.F. de S. et al. Pesquisa-ação: contribuição para prática investigativa do enfermeiro. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre, v. 31, n. 1, p:167-74, 2010. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/14581/8487 . Acesso em 02 mar 2011.

 

MONTEIRO, C.F.S. Manual de Normalização de trabalhos científicos (impresso). Teresina: Departamento de Enfermagem/UFPI, 2009.

 

POLIT, D.; HUNGLER, B. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5ª ed. Porto Alegre (RS): Artmed, 2004.

 

QUEIROZ, D. T. et al. Observação participante na pesquisa qualitativa: concepts and applications in healthconceitos e aplicações na área da saúde: conceptos y aplicaciones en el área de la salud. Rev. enferm. UERJ [online], Rio de Janeiro, v.15, n.2, p. 276-283, 2007.

 

RIBAS, C.R.P.; ZANETTI, M.L.; CALIRI, M.H.L. A arte da comunicação do conhecimento científico. Rev Eletr Enf, v. 11, n. 3, p. 712-6, 2009. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/v11/n3/v11n3a32.htm. Acesso em 13 mar 2012.

 

SECAF, V. Artigo científico: do desafio à conquista.  São Paulo: Reis Editorial, 2000.

 

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 17 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

 

TURATO, E.R. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 39, n. 3, p.507-14, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102005000300025&lng=en&nrm=iso. Acesso em  02  Mar.  2011.

 

______. Polêmicas reais e falsas na relação conceitual entre metodologias quantitativas e qualitativas aplicadas ao campo da saúde. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental. v. 1, n.1, p.1-5, 2009. Disponível em: www.esp.rs.gov.br/img2/13_Egberto_Turato.pdf. acesso em 02 mar 2011.

 

VIEIRA, S.; HASSNE, W.S. Metodologia científica para área de saúde. 11. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRONOGRAMA / CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

 

 

 

DATA

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

ESTRATÉGIAS

 

MINISTRANTE

19/03/2012

14-18h

- Apresentação da Proposta do Plano de Curso e das Alunas e Orientadores.

- Apresentação de cada uma das Mestrandas da situação atual da Dissertação.

- Apresentação dos Diversos Periódicos e Sites que devem ser acessados com vistas a produção e publicação.

- Apresentação e Elaboração do mapa de agendamento das orientações.

- Divisão dos Grupos para o Estudo Dirigido:

Grupo I – Artigo Científico de Pesquisa de Campo

Grupo II – Artigo de Revisão Integrativa e/ou Sistemática

Grupo III – Artigo de Reflexão Temática e/ou Teórica

Grupo IV – Artigo de Relato de Experiência

- Expositiva e Dialogada

 

- Apresentação de Alguns Periódicos e sites

(presencial)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

26/03/2012

14-18h

-Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 39, n. 3, p.507-14, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102005000300025&lng=en&nrm=iso. Acesso em  02  Mar.  2011. 

-Friedlander, M.R.; Arbués-Moreira, M.T. Análise de um trabalho científico: um exercício. Rev. bras. Enferm, Brasília,  v.60 n.5, p. 573-578,  2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000500017.

Leitura e síntese de artigo científico (estudo)

E preparo do Estudo Dirigido que será apresentado por cada grupo na próxima aula

 

 

02/04/2012

14-18h

- Apresentação dos Estudos Dirigidos dos GRUPOS I e II

- Levantamento do recorte da dissertação para produção de um artigo científico para apresentação no 7º congresso de enfermagem do piauí.

- Preenchimento do Mapa pelas Mestrandas e as respectivas orientadoras.

- Apresentação do recorte da dissertação para produção científica, para serem apresentados em Eventos e Publicados em Anais e/ou Periódicos.

(presencial)

09/04/2012

14-18h

- Preparo do artigo científico para apresentação no 7º Congresso de Enfermagem do Piauí.

Preparo do artigo científico (estudo)

 

 

 

 

16/04/2011

14-18h

 

 

 

23/04/2011

14-18h

- Apresentação dos Estudos Dirigidos dos GRUPOS III e IV

 

OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO:

1.     Cada uma das mestrandas apresenta o esboço de sua proposta de produção.

2.     Levanta as fontes de pesquisa.

3.     Formatação preliminar do artigo científico – Repasse de 03 cópias sendo: 01 para a coordenação da Disciplina, 01 para Mestranda Debatedora (Avaliação e Levantamento dos Pontos Convergentes e Divergentes – Parecer por Escrito sobre o Artigo) e outra cópia para a Profª Orientadora (Parecer sobre o Artigo).

4.     Apresentação, Discussão e Avaliação de cada artigo produzido.

5.     Entrega do Artigo Revisado e Finalizado para Coordenação da Disciplina.

6.     RESUMO para inscrição no 7º CEPi – ABEn – PI.

 

 

 

 

 

Apresentação dos Grupos

 

Expositiva e Dialogada

(presencial)

 

Apresentação de Periódicos e Sites para Pesquisa.

(presencial)

 

 

Normas gerais para formatação de Artigo Científico.

(presencial)

 

 

Formulário de Orientação para Mestranda Consultora / Debatedora

(presencial)

30/04/2012

14-18h

Elaboração do pôster ou apresentação oral para o 7º CEPI – ABEn PI. Rio Poti Hotel – Teresina – PI.

Orientação sobre a formatação de um pôster

(estudo)

 

 

07/05/2012

14-18h

Elaboração do pôster ou apresentação oral para o 7º CEPi – ABEn PI. Rio Poti hotel – Teresina - Pi

Orientação sobre a formatação de um pôster

(estudo)

 

 

14/05/2012

14-18h

A

21/05/2012

14-18h

73ª SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM: 85 ANOS DE COMPROMISSO SOCIAL, PARTICIPAÇÃO E LUTA.

 

Apresentação de certificado de participação das mestrandas nos eventos

(estudo)

 

28/05/2012

14-18h

 

 SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES:

- Cada aluna apresentará sua dissertação na presença do orientador – indicando os avanços e as construções no período e a preparação para qualificação.

- Cada apresentação terá outra mestranda como debatedora.

 

- Apresentação das dissertações

- debatedor individual

- debates entre as demais mestrandas

(presencial)

04/06/2012

14-18h

 

 

 SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES:

- Cada aluna apresentará sua dissertação na presença do orientador – indicando os avanços e as construções no período e a preparação para qualificação.

- Cada apresentação terá outra mestranda como debatedora.

 

- Apresentação das dissertações

- debatedor individual

- debates entre as demais mestrandas

(presencial)

11/06/2012

14-18h

 

 SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES:

- Cada aluna apresentará sua dissertação na presença do orientador – indicando os avanços e as construções no período e a preparação para qualificação.

- Cada apresentação terá outra mestranda como debatedora.

- Apresentação das dissertações

- debatedor individual

- debates entre as demais mestrandas

(presencial)

25/06/2012

14-18h

 

 SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES:

- Cada aluna apresentará sua dissertação na presença do orientador – indicando os avanços e as construções no período e a preparação para qualificação.

- Cada apresentação terá outra mestranda como debatedora.

- Apresentação das dissertações

- debatedor individual

- debates entre as demais mestrandas

(presencial)

25/06/2012

14-18h

 

Avaliação final da disciplina

Auto avaliação e

Avaliação crítica da disciplina – relatório final

(presencial)

 

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
19 26 16 07 14 28 04 11 18
1 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201110**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
4 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201110**** 0 0 4 0 0 4 0 0 0 8
6 201110**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
7 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 201110**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
12 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 201110**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
17 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201110**** 7,5 7.5 0 AM
2 201110**** 8,5 8.5 4 AM
3 201110**** 8,5 8.5 0 AM
4 201110**** 8,0 8.0 8 AM
5 201110**** 8,5 8.5 4 AM
6 201110**** 7,5 7.5 0 AM
7 201110**** 8,8 8.8 0 AM
8 201110**** 8,5 8.5 0 AM
9 201110**** 8,5 8.5 0 AM
10 201110**** 8,5 8.5 0 AM
11 201110**** 8,5 8.5 0 AM
12 201110**** 8,5 8.5 0 AM
13 201110**** 8,5 8.5 0 AM
14 201110**** 8,0 8.0 4 AM
15 201110**** 8,8 8.8 0 AM
16 201110**** 8,5 8.5 0 AM
17 201110**** 8,8 8.8 0 AM
18 201110**** 8,8 8.8 0 AM
19 201110**** 8,8 8.8 0 AM
20 201110**** 8,0 8.0 4 AM

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