-

DAA0317 - SOCIOLOGIA DA EDUCACAO I - Turma: 01 (2014.2)

Tópicos Aulas
1. Educação como processo socializador Durkheim (08/09/2014 - 07/10/2014)
Antecipação de aula. (22/09/2014 - 22/09/2014)
Horário 08-10
Antecipação de aula (29/09/2014 - 29/09/2014)
Aula Extra.
Antecipação de aula (06/10/2014 - 06/10/2014)
Aula Extra.
Antecipação de aula (13/10/2014 - 13/10/2014)
Aula Extra.
2. Educação em suas relações com formas específicas de dominação ? Weber (13/10/2014 - 08/12/2014)
   Consideracoes_sobre_a_elaboracao_do_roteiro.pdf 
Car@ alun@, Segue texto para elaboração das entrevistas a serem feitas na pesquisa de campo de vocês. Abraço,
Antecipação de aula (20/10/2014 - 20/10/2014)
Aula Extra.
Antecipação de aula (27/10/2014 - 27/10/2014)
Aula Extra.
Não Haverá Aula (24/11/2014)

Por motivos de saúde, não haverá aula.

Não Haverá Aula (25/11/2014)

Por motivos de saúde, não haverá aula.

Não Haverá Aula (01/12/2014)

Licença médica.

Não Haverá Aula (02/12/2014)

Licença médica.

Não Haverá Aula (08/12/2014)

Licença médica.

Não Haverá Aula (09/12/2014)

Licença médica.

3. Educação e ideologia ? Marx (09/12/2014 - 23/12/2014)
  Questões_Marx.pdf 
Car@ alun@, Como forma de otimizar nossas discussões, quando voltar no dia 05.01.15. Estou anexando um roteiro de estudo para vocês, dos textos que precisamos estudar, para concluir nosso conteúdo programático.
Não Haverá Aula (15/12/2014)

Licença médica.

Não Haverá Aula (16/12/2014)

Licença médica.

Não Haverá Aula (22/12/2014)

Licença médica.

Não Haverá Aula (23/12/2014)

Licença médica.

Não Haverá Aula (29/12/2014)

Recesso escolar.

Não Haverá Aula (30/12/2014)

Recesso escolar.

Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV JAN Total
15 16 22 23 29 30 06 07 13 14 20 21 27 28 03 04 10 11 17 18 05 06 12 13 19 20
1 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 201491**** 0 0 0 2 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 56
35 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201492**** 8,5 8,2 9,0 8.6 0 AM
2 201493**** 9,3 9,0 8,5 8.9 0 AM
3 201491**** 0,0 0,0 0,0 0.0 56 RF
4 201491**** 6,5 7,0 7,0 7.0 6.9 0 EF
5 201492**** 9,8 8,5 7,5 8.6 0 AM
6 201491**** 6,7 4,0 7,0 8.0 7.0 0 EF
7 201492**** 6,5 7,0 7,5 7.0 0 AM
8 201493**** 10,0 8,5 7,5 8.7 0 AM
9 201492**** 8,9 8,5 7,5 8.3 0 AM
10 201492**** 9,6 9,0 8,5 9.0 0 AM
11 201493**** 8,8 9,0 8,5 8.8 0 AM
12 201492**** 9,8 9,5 10,0 9.8 0 AM
13 201492**** 8,5 8,2 9,0 8.6 0 AM
14 201492**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
15 201491**** 8,7 6,5 6,0 7.1 0 AM
16 201493**** 5,5 7,0 7,5 6.0 6.4 0 EF
17 201493**** 7,8 8,5 7,5 7.9 0 AM
18 201491**** 8,0 7,0 7,5 7.5 0 AM
19 201491**** 8,8 9,5 10,0 9.4 0 AM
20 201491**** 9,3 9,0 10,0 9.4 0 AM
21 201492**** 9,7 9,2 10,0 9.6 0 AM
22 201493**** 8,0 7,0 7,0 7.3 0 AM
23 201492**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
24 201490**** 10,0 9,0 8,5 9.2 0 AM
25 201492**** 8,5 9,0 10,0 9.2 0 AM
26 201493**** 8,3 8,2 9,0 8.5 0 AM
27 201490**** 8,0 9,5 10,0 9.2 0 AM
28 201490**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
29 201490**** 8,7 7,0 7,5 7.7 0 AM
30 201492**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
31 201492**** 7,3 6,5 6,0 9.0 7.8 0 EF
32 201493**** 7,5 8,2 9,0 8.2 0 AM
33 201490**** 10,0 9,0 8,5 9.2 0 AM
34 201491**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
35 201494**** 8,3 9,5 10,0 9.3 0 AM
36 201491**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
37 201492**** 8,5 9,5 10,0 9.3 0 AM
38 201493**** 10,0 8,2 9,0 9.1 0 AM
39 201490**** 9,4 9,5 10,0 9.6 0 AM
40 201492**** 9,6 8,5 7,5 8.5 0 AM
41 201490**** 7,9 7,0 7,5 7.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As aulas serão expositivas. Nela, faremos a sistematização do conhecimento dos autores clássicos da sociologia, trazendo informações, dados e argumentos teóricos a serem refletidos pelo aluno. As aulas expositivas serão intercaladas com questões problemas a serem discutidos pelos alunos. Poderemos utilizar também de textos literários, audio-visuais, etc.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O aluno será avaliado quanto à:
A produção escrita, capacidade de articulação escrita entre as diferentes discussões com vistas a resolver determinada problemática. Ao final de cada texto o aluno produzirá uma síntese das leituras e das discussões realizadas (escrita individualmente).
Intervenções nas aulas: através da capacidade de leitura, interpretação, articulação e exposição oral de textos apresentados no programa.
Os alunos, também deverão entregar um relatório de campo (por escrito): ele deverá será dialogado com autores estudados na disciplina.
Horário de atendimento: 16-18
Bibliografia: BENDIX, R. Dominação, organização e legitimidade: a sociologia política de Weber. In: ________. Max Weber – um perfil intelectual. Brasília: UNB, 1986 (p.229-236; 359-375).
BENDIX, R. Dominação, organização e legitimidade: a sociologia política de Weber. In: ________. Max Weber – um perfil intelectual. Brasília: UNB, 1986 (p.229-236; 359-375).
DURKEIM, Émile. Educação e Sociologia. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
DURKEIM, Émile. Educação e Sociologia. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
ENGUITA, Mariano. Alienação, reificação e fetichismo; a realidade invertida. In: Trabalho, escola e ideologia - Marx e a crítica da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. (p. 134-175)
ENGUITA, Mariano. Alienação, reificação e fetichismo; a realidade invertida. In: Trabalho, escola e ideologia - Marx e a crítica da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. (p. 134-175)
________. O setor do ensino no marco da lógica econômica do Capital. In: Trabalho, escola e ideologia - Marx e a crítica da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. (p. 134-175)
________. O setor do ensino no marco da lógica econômica do Capital. In: Trabalho, escola e ideologia - Marx e a crítica da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. (p. 134-175)
FERNANDES, Heloisa Rodrigues. A missão colonizadora da escola. In: FERNANDES, Heloísa Rodrigues. Sintoma social dominante e moralização infantil. um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo; EDUSP/ Escuta, 1994. (p. 147-199)
FERNANDES, Heloisa Rodrigues. A missão colonizadora da escola. In: FERNANDES, Heloísa Rodrigues. Sintoma social dominante e moralização infantil. um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo; EDUSP/ Escuta, 1994. (p. 147-199)
FERNANDES, Heloisa Rodrigues. Moral laica: uma avaliação de paixões. In: FERNANDES, Heloisa Rodrigues. Sintoma social dominante e moralização infantil um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo: EDUSP/ESCUTA, 1994 (p.49-108)
FERNANDES, Heloisa Rodrigues. Moral laica: uma avaliação de paixões. In: FERNANDES, Heloisa Rodrigues. Sintoma social dominante e moralização infantil um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo: EDUSP/ESCUTA, 1994 (p.49-108)
FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan. A sociologia da educação como campo de conhecimento. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 13-21, jul./dez. 2010.
IANNI, Octávio. Marx - sociologia. 4ª ed. São Paulo: Ática, 1980 (introdução)
IANNI, Octávio. Marx - sociologia. 4ª ed. São Paulo: Ática, 1980 (introdução)
WEBER, Max.. A ciência como vocação. In: Max Weber ensaios de sociologia. GERTH, H.H. E WRIGHT MILLS, C. (orgs.). 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC. 202, (p.90-107)
WEBER, Max.. A ciência como vocação. In: Max Weber ensaios de sociologia. GERTH, H.H. E WRIGHT MILLS, C. (orgs.). 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC. 202, (p.90-107)
WEBER, Max.. Burocracia. In: Max Weber ensaios de sociologia. GERTH, H.H. E WRIGHT MILLS, C. (orgs.). 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC. 2002, (p.138-167)
______. Burocracia. In: Max Weber ensaios de sociologia. GERTH, H.H. E WRIGHT MILLS, C. (orgs.). 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC. 2002, (p.138-167)
______. Os letrados chineses. In: Max Weber ensaios de sociologia. GERTH, H.H. E WRIGHT MILLS, C. (orgs.). 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC. 2002, (p.288-306)
______. Os letrados chineses. In: Max Weber ensaios de sociologia. GERTH, H.H. E WRIGHT MILLS, C. (orgs.). 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC. 2002, (p.288-306)
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/09/2014
07/10/2014
1. Educação como processo socializador Durkheim
22/09/2014
22/09/2014
Antecipação de aula.
29/09/2014
29/09/2014
Antecipação de aula
06/10/2014
06/10/2014
Antecipação de aula
13/10/2014
13/10/2014
Antecipação de aula
13/10/2014
08/12/2014
2. Educação em suas relações com formas específicas de dominação ? Weber
20/10/2014
20/10/2014
Antecipação de aula
27/10/2014
27/10/2014
Antecipação de aula
24/11/2014
24/11/2014
Não Haverá Aula
25/11/2014
25/11/2014
Não Haverá Aula
01/12/2014
01/12/2014
Não Haverá Aula
02/12/2014
02/12/2014
Não Haverá Aula
08/12/2014
08/12/2014
Não Haverá Aula
09/12/2014
09/12/2014
Não Haverá Aula
09/12/2014
23/12/2014
3. Educação e ideologia ? Marx
15/12/2014
15/12/2014
Não Haverá Aula
16/12/2014
16/12/2014
Não Haverá Aula
22/12/2014
22/12/2014
Não Haverá Aula
23/12/2014
23/12/2014
Não Haverá Aula
29/12/2014
29/12/2014
Não Haverá Aula
30/12/2014
30/12/2014
Não Haverá Aula
Avaliações
Data Descrição
07/10/2014 1ª Avaliação
25/11/2014 2ª Avaliação
23/12/2014 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Exame final 20.01.15 - 08-10h 15/01/2015
Suspensão das aulas até dia 23.12.14 14/12/2014
Aulas dia 08 e 09.12.14 08/12/2014
apoio da monitora no período de não aula 24 e 25.11 22/11/2014
Haverá aula dia 28.10.14 27/10/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 22:25