A universidade e a produção do conhecimento (23/09/2014 - 23/09/2014)
1) O que compreendemos quando o autor Cipriano Luckesi, ao se referir ao nascimento da unviersidade, diz ela nasceu se identificando "com sua sociedade e sua cultura?
2) Por que o trabalho científico pressupõe rigor, seriedade, lógica de pensamento, busca de prova, disciplina...?
3) Por que LUCKESI defende que a universidade não acompanhou as mudanças trazidas ou propostas pela Renascença, a Reforma e Contrarreforma? Ele afirma em relação a essa questão: "há sobre seus quadros uma atitude defensiva de guarda das verdades já constituídas, definidas e definitivas, estáticas e restritivas, no sentido de que não acrescentar aos valores do passado as numerosas descobertas que se faziam".
4) Qual a diferença entre pensar a unversidade como formadora de "profissionais qualificados" e a universidade como espaço para descobrir, formular e ensinar a ciência?
5 ) O que podemos refletir sobre: "ensinar é participar do processo da pesquisa; só o homem voltado para a pesquisa pode realmente ensinar; do contrário, ele reduz seu trabalho a transmitir um pensamento inerte, mesmo sendo pedagogicamente ordenado, no lugar de comunicar a vida do pensamento".
6) Por que Aníio Teixeira afirmou que a universidade brasileira "... não logrou constituir-se verdadeiramente como um instituição de pesquisa e transmissora de uma cultura nacional, nem logrou se tornar um centro de consciência crítica e de pensamento criador"?