-

DAA0326 - LIBRAS- LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - Turma: 01 (2014.2)

Tópicos Aulas
Introdução a LIBRAS (08/09/2014 - 08/09/2014)
Fundamentos da LIBRAS (10/09/2014 - 10/09/2014)
Fundamentos da LIBRAS (15/09/2014 - 15/09/2014)
Questões linguísticas (17/09/2014 - 17/09/2014)
Questões Linguísticas (22/09/2014 - 22/09/2014)
Estudo Dirgido (24/09/2014 - 24/09/2014)
Educação de Surdos (29/09/2014 - 29/09/2014)
Educação de Surdos (01/10/2014 - 01/10/2014)
Letramento e Surdez (06/10/2014 - 06/10/2014)
Seminários (05/11/2014 - 05/11/2014)
   Seminários 
Orientação para seminários
Seminários (10/11/2014 - 10/11/2014)
Seminários (12/11/2014 - 12/11/2014)
Atividades Práticas (10/12/2014 - 10/12/2014)
  Atividade Prática I 
Para ser entregue no dia 15/12 (segunda-feira)
  Atividade Prática II 
Para ser entregue no dia 15/12 (segunda-feira)
Prática (15/12/2014 - 15/12/2014)
Prática (17/12/2014 - 17/12/2014)
Prática (22/12/2014 - 22/12/2014)
Prática (24/12/2014 - 24/12/2014)
Produção de vídeos em LIBRAS (29/12/2014 - 29/12/2014)
Produção de vídeos em LIBRAS (31/12/2014 - 31/12/2014)
Produção de vídeos em LIBRAS (05/01/2015 - 05/01/2015)
Produção de vídeos em LIBRAS (07/01/2015 - 07/01/2015)
Resultados (12/01/2015 - 12/01/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
10 15 17 22 24 29 01 06 08 13 15 20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 01 03 08 10 15 17 07 12 14
1 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 20125**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 60
23 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 20125**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 34
30 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
44 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
45 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20125**** 7,0 10,0 0,0 0.0 5.7 34 RF
2 201390**** 8,8 9,5 9,0 9.1 0 AM
3 201390**** 9,2 10,0 9,5 9.6 0 AM
4 201393**** 8,0 8,5 9,0 8.5 0 AM
5 201392**** 8,0 10,0 9,5 9.2 0 AM
6 201391**** 7,0 8,5 8,5 8.0 0 AM
7 201391**** 7,5 10,0 9,0 8.8 0 AM
8 201390**** 9,6 8,5 9,0 9.0 0 AM
9 201392**** 9,5 8,5 9,0 9.0 0 AM
10 201393**** 8,1 10,0 9,0 9.0 0 AM
11 201391**** 9,7 9,5 9,5 9.6 0 AM
12 201393**** 8,6 10,0 9,0 9.2 0 AM
13 201392**** 9,0 9,5 8,5 9.0 0 AM
14 201390**** 9,0 10,0 9,5 9.5 0 AM
15 201390**** 9,6 10,0 9,0 9.5 0 AM
16 201393**** 8,1 10,0 9,0 9.0 0 AM
17 201393**** 9,8 10,0 9,8 9.9 0 AM
18 201390**** 9,5 10,0 9,5 9.7 0 AM
19 201390**** 9,0 10,0 9,5 9.5 0 AM
20 201390**** 8,5 9,5 9,0 9.0 0 AM
21 201392**** 9,2 9,5 9,0 9.2 0 AM
22 201391**** 8,7 10,0 9,5 9.4 0 AM
23 201391**** 8,9 10,0 9,5 9.5 0 AM
24 201392**** 7,5 9,5 9,0 8.7 0 AM
25 201392**** 7,8 8,5 9,0 8.4 0 AM
26 201392**** 7,8 8,5 9,0 8.4 0 AM
27 201393**** 8,2 10,0 9,0 9.1 0 AM
28 201393**** 7,5 8,5 9,0 8.3 0 AM
29 201392**** 5,5 9,5 7,0 7.3 0 AM
30 201393**** 7,0 8,5 9,0 8.2 0 AM
31 201392**** 5,3 9,5 7,8 7.5 0 AM
32 201391**** 7,2 10,0 8,5 8.6 0 AM
33 201393**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
34 201393**** 7,0 9,5 8,8 8.4 0 AM
35 201393**** 9,0 9,5 9,0 9.2 0 AM
36 201392**** 7,0 8,5 7,0 7.5 0 AM
37 201393**** 7,3 9,5 7,5 8.1 0 AM
38 201391**** 9,2 8,5 7,0 8.2 0 AM
39 201391**** 7,0 10,0 8,5 8.5 0 AM
40 201393**** 5,0 9,5 7,8 7.4 0 AM
41 201393**** 8,0 10,0 9,0 9.0 0 AM
42 201393**** 9,6 10,0 9,5 9.7 0 AM
43 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
44 201391**** 8,5 9,5 9,0 9.0 0 AM
45 201392**** 8,0 10,0 9,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivo-dialogadas alternando entre a utilização do português oral e da LIBRAS como língua de instrução; Ferramentas para discussão em grupo: debate e estudo dirigido.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O Aluno deve ter aproveitamento igual ou superior a 70% no valor da média final e no mínimo 75% de freqüência para garantir sua aprovação na disciplina, conforme legislação do CEPEX/UFPI que regulamenta as questões referentes à avaliação.
Horário de atendimento: 16h as 18h
Bibliografia: BRASIL. Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005.

BRASIL. Lei 10.436, abril de 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão. Brasília, DF: MEC; SEEP, 2005.

CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngüe da língua de sinais brasileira. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2001. 1 e 2 v.

GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B (col.). Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SKLIAR, C. (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.

Bibliografia Complementar

QUADROS, R.M. Aquisicao de L1 e L2: o contexto da pessoa surda. Anais do Seminário Desafios e Possibilidades na Educação Bilíngue para Surdos. Rio de Janeiro: INES, 1997.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/09/2014
08/09/2014
Introdução a LIBRAS
10/09/2014
10/09/2014
Fundamentos da LIBRAS
15/09/2014
15/09/2014
Fundamentos da LIBRAS
17/09/2014
17/09/2014
Questões linguísticas
22/09/2014
22/09/2014
Questões Linguísticas
24/09/2014
24/09/2014
Estudo Dirgido
29/09/2014
29/09/2014
Educação de Surdos
01/10/2014
01/10/2014
Educação de Surdos
06/10/2014
06/10/2014
Letramento e Surdez
05/11/2014
05/11/2014
Seminários
10/11/2014
10/11/2014
Seminários
12/11/2014
12/11/2014
Seminários
10/12/2014
10/12/2014
Atividades Práticas
15/12/2014
15/12/2014
Prática
17/12/2014
17/12/2014
Prática
22/12/2014
22/12/2014
Prática
24/12/2014
24/12/2014
Prática
29/12/2014
29/12/2014
Produção de vídeos em LIBRAS
31/12/2014
31/12/2014
Produção de vídeos em LIBRAS
05/01/2015
05/01/2015
Produção de vídeos em LIBRAS
07/01/2015
07/01/2015
Produção de vídeos em LIBRAS
12/01/2015
12/01/2015
Resultados
Avaliações
Data Descrição
29/09/2014 1ª Avaliação
24/11/2014 2ª Avaliação
07/01/2015 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Avaliação prática de LIBRAS 27/12/2014
Aulas de LIBRAS Semana de 01 à 05 de Dezembro. 29/11/2014
Tempo para apresentação dos seminários 04/11/2014
Aulas de LIBRAS 03/11 à 07/11 04/11/2014
Minhas aulas 30/09/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.751 02/07/2022 17:21