• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CMR0325 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II - Turma: 01 (2014.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina. (11/09/2014 - 11/09/2014)

Apresentação da ementa da disciplina, seu conteúdo programático, os textos que serão utilizados e o método de avaliação.

Adolescência: aspectos históricos e biopsicossociais. (15/09/2014 - 15/09/2014)

Apresentação e discussão do texto “Adolescência: aspectos históricos e biopsicossociais ”.

In: SANTOS, Michelle Steiner (et. al). Psicologia do desenvolvimento: teorias e temas contemporâneos. Brasília: Líber Livro, 2009. (p. 109 – 124).

   pdII01.pdf 
Adolescência: aspectos históricos e biopsicossociais. (18/09/2014 - 18/09/2014)

Continuação da aula anterior.

Desenvolvimento físico e cognitivo na adolescência. (22/09/2014 - 22/09/2014)

Apresentação e discussão do texto “Desenvolvimento físico e cognitivo na adolescência”.

In: PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W. Desenvolvimento humano. 12.ed. Porto Alegre, ARTMED, 2013. (p. 384 – 419).

Desenvolvimento físico e cognitivo na adolescência. (25/09/2014 - 25/09/2014)

Continuação da aula anterior.

Desenvolvimento físico e cognitivo na adolescência. (29/09/2014 - 29/09/2014)

Continuação da aula anterior.

Desenvolvimento cognitivo. (02/10/2014 - 02/10/2014)

Apresentação e discussão do texto “Desenvolvimento cognitivo”.

In: SANTOS, Michelle Steiner (et. al). Psicologia do desenvolvimento: teorias e temas contemporâneos. Brasília: Líber Livro, 2009. (p. 125 – 146).

Não Haverá Aula (06/10/2014)
A juventude como sintoma da cultura. (09/10/2014 - 09/10/2014)

Apresentação e discussão do texto:“A juventude como sintoma da cultura”.

In: KEHL, Maria Rita. A juventude como sintoma da cultura. In: http://outrascrateras.blogspot.com/2010/08/juventude-como-sintoma-da-cultura.html.

A juventude como sintoma da cultura. (13/10/2014 - 13/10/2014)

Continuação da aula anterior.

Erikson e a Teoria Psicossocial do desenvolvimento. (16/10/2014 - 16/10/2014)

Apresentação e discussão do texto:“Erikson e a teoria psicossocial do desenvolvimento”.

In: RABELLO, E.T. e PASSOS, J. S. Erikson e a teoria psicossocial do desenvolvimento.

In: http://www.josesilveira.com/artigos/erikson.pdf. 

Erikson e a Teoria Psicossocial do desenvolvimento. (20/10/2014 - 20/10/2014)

Continuação da aula anterior.

Desenvolvimento psicossocial na adolescência. (23/10/2014 - 23/10/2014)

Apresentação e discussão do texto: “Desenvolvimento psicossocial na adolescência”.

In: PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W. Desenvolvimento humano. 12.ed. Porto Alegre, ARTMED, 2013. (p. 420 – 449).

Não Haverá Aula (27/10/2014)
Desenvolvimento psicossocial na adolescência. (30/10/2014 - 30/10/2014)

Continuação da aula anterior.

1a. Avaliação. (03/11/2014 - 03/11/2014)

1o. Processo avaliativo.

A síndrome da adolescência normal. (06/11/2014 - 06/11/2014)

Apresentação e discussão do texto:“A síndrome da adolescência normal”.

In: ABERASTURY, Arminda e KNOBEL, Maurício. Adolescência normal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

Transtornos alimentares na adolescência. (10/11/2014 - 10/11/2014)

Apresentação e discussão do texto:“Vítimas da fome”.

In: WEINBERG, Cybelle (org.) Geração Delivery: adolescer no mundo atual. São Paulo: Sá, 2001. (p. 149 – 163).

Transtornos alimentares na adolescência. (13/11/2014 - 13/11/2014)

Continuação da aula anterior.

Redução de danos e prevenção de drogas na adolescência. (17/11/2014 - 17/11/2014)

Apresentação e discussão do texto:“Redução de danos como estratégia de prevenção de drogas entre jovens”.

In: FEFFERMANN , Marisa; FIGUEIREDO, Regina. Redução de Danos como estratégia de prevenção de drogas entre jovens. In:

http://nepaids.vitis.uspnet.usp.br/wp-content/uploads/2010/04/reginamf_reducaodanos.pdf

Redução de danos e prevenção de drogas na adolescência. (20/11/2014 - 20/11/2014)

Continuação da aula anterior.

Redução de danos e prevenção de drogas na adolescência. (24/11/2014 - 24/11/2014)

Continuação da aula anterior.

Não Haverá Aula (27/11/2014)

Apresentação e discussão do texto:“Gravidez na adolescência: um enfoque atual”.

In: WEINBERG, Cybelle (org.) Geração Delivery: adolescer no mundo atual. São Paulo: Sá, 2001. (p. 61 – 72).

Não Haverá Aula (01/12/2014)

Continuação da aula anterior.

2a. Avaliação. (04/12/2014 - 04/12/2014)

2o. Processo avaliativo.

O "ficar" na adolescência e paradigmas de relacionamento amoroso na contemporaneidade. (08/12/2014 - 08/12/2014)

Apresentação e discussão do texto:“O “ficar” na adolescência e paradigmas de relacionamento amoroso da contemporaneidade”.

In: JUSTO, Joze Sterza. O “ficar” na adolescência e paradigmas de relacionamento amoroso da contemporaneidade. Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 17 - nº 1, p. 61-77, Jan./Jun. 2005.

O "ficar" na adolescência e paradigmas de relacionamento amoroso na contemporaneidade. (11/12/2014 - 11/12/2014)

Continuação da aula anterior.

Famílias incestuosas. (15/12/2014 - 15/12/2014)

Apresentação e discussão do texto:“Famílias incestuosas”.

In: WEINBERG, Cybelle (org.) Geração Delivery: adolescer no mundo atual. São Paulo: Sá, 2001. (p. 173 – 181).

Famílias incestuosas. (18/12/2014 - 18/12/2014)

Continuação da aula anterior.

Redução da maioridade penal. (22/12/2014 - 22/12/2014)

Apresentação e discussão do texto:A redução da maioridade penal: questões teóricas e empíricas”.

In: CUNHA, Paula Inez (et al). A redução da maioridade penal: questões teóricas e empíricas. Psicologia Ciência e Profissão, 2006, 26 (4), 646-659.

Redução da maioridade penal. (29/12/2014 - 29/12/2014)

Continuação da aula anteiror.

Não Haverá Aula (01/01/2015)
Redução da maioridade penal. (05/01/2015 - 05/01/2015)

Continuação da aula anterior.

3a. Avaliação. (08/01/2015 - 08/01/2015)

3o. Processo avaliativo.

Encerramento da disciplina: críticas e sugestões. (12/01/2015 - 12/01/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
11 15 18 22 25 29 02 09 13 16 20 23 30 03 06 10 13 17 20 24 04 08 11 15 18 22 29 05 08 12
1 201393**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
2 201396**** 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
3 201394**** 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
4 201395**** 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
5 201396**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
6 201396**** 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
7 201396**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 201395**** 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
9 201396**** 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
10 201396**** 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
11 201395**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 201395**** 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
13 201390**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 201395**** 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
15 201396**** 0 2 2 0 0 0 2 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
16 201395**** 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 20125**** 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
18 201396**** 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
19 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 201395**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
21 201395**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
22 201396**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
23 201395**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 2 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
24 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
25 201396**** 0 2 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 40
26 201395**** 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
27 201395**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
29 201396**** 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
30 201395**** 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
31 201396**** 0 0 2 2 2 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
32 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 201395**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
35 201394**** 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
36 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
38 201010**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
39 201395**** 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
40 201390**** 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
41 201395**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
42 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 201395**** 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
44 201395**** 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
45 20125**** 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
46 201396**** 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
47 201395**** 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
48 201395**** 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
49 201395**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201010**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
2 201396**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
3 201010**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 201396**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
5 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
6 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
7 201396**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
8 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
9 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
10 201396**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
11 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
12 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
13 201390**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
14 201394**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
15 201394**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
16 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
17 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
18 201396**** 0,0 0,0 0,0 0.0 40 RF
19 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
20 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
21 201396**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
22 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
23 201396**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
24 201390**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
25 201396**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
27 201396**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
28 201396**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
29 201396**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
30 201396**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
31 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
32 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
33 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
34 201393**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
35 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
36 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
37 20124**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
38 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
39 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
40 201396**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
41 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
42 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
43 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
44 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
45 201396**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
46 201396**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
47 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
48 201396**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
49 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Desenvolvimento psicológico do adolescente. Constituição do sujeito psíquico de acordo com as diferentes abordagens teóricas do desenvolvimento. Abordagem crítica e integradora dessas diferentes visões do desenvolvimento do adolescente. Influências biológicas, históricas, sociais, geo-políticas e ambientais. Discussão de tópicos atuais relacionados com o tema. A Adolescência e vulnerabilidade (doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, toxicomania, delinqüência). A psicopatologia do adolescente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas dialogadas;
• Leitura e discussões de textos;
• Atividades em grupos e/ou individual.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado tanto individualmente como coletivamente nos seguintes itens:
• Assiduidade às aulas e demais atividades realizadas no decorrer da disciplina;
• Qualidade dos trabalhos produzidos;
• Responsabilidade no cumprimento das atividades programadas;
• Frequência mínima de 75% nas atividades da disciplina.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BEE, Helen. O ciclo vital. Porto Alegre, Artmed, 2000.
BIAGGIO, Ângela M. Brasil. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1985.
PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W. Desenvolvimento humano. 12.ed. Porto Alegre, ARTMED, 2013.
SALVADOR, César Coll (et al). Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/09/2014
11/09/2014
Apresentação da disciplina.
15/09/2014
15/09/2014
Adolescência: aspectos históricos e biopsicossociais.
18/09/2014
18/09/2014
Adolescência: aspectos históricos e biopsicossociais.
22/09/2014
22/09/2014
Desenvolvimento físico e cognitivo na adolescência.
25/09/2014
25/09/2014
Desenvolvimento físico e cognitivo na adolescência.
29/09/2014
29/09/2014
Desenvolvimento físico e cognitivo na adolescência.
02/10/2014
02/10/2014
Desenvolvimento cognitivo.
06/10/2014
06/10/2014
Não Haverá Aula
09/10/2014
09/10/2014
A juventude como sintoma da cultura.
13/10/2014
13/10/2014
A juventude como sintoma da cultura.
16/10/2014
16/10/2014
Erikson e a Teoria Psicossocial do desenvolvimento.
20/10/2014
20/10/2014
Erikson e a Teoria Psicossocial do desenvolvimento.
23/10/2014
23/10/2014
Desenvolvimento psicossocial na adolescência.
27/10/2014
27/10/2014
Não Haverá Aula
30/10/2014
30/10/2014
Desenvolvimento psicossocial na adolescência.
03/11/2014
03/11/2014
1a. Avaliação.
06/11/2014
06/11/2014
A síndrome da adolescência normal.
10/11/2014
10/11/2014
Transtornos alimentares na adolescência.
13/11/2014
13/11/2014
Transtornos alimentares na adolescência.
17/11/2014
17/11/2014
Redução de danos e prevenção de drogas na adolescência.
20/11/2014
20/11/2014
Redução de danos e prevenção de drogas na adolescência.
24/11/2014
24/11/2014
Redução de danos e prevenção de drogas na adolescência.
27/11/2014
27/11/2014
Não Haverá Aula
01/12/2014
01/12/2014
Não Haverá Aula
04/12/2014
04/12/2014
2a. Avaliação.
08/12/2014
08/12/2014
O "ficar" na adolescência e paradigmas de relacionamento amoroso na contemporaneidade.
11/12/2014
11/12/2014
O "ficar" na adolescência e paradigmas de relacionamento amoroso na contemporaneidade.
15/12/2014
15/12/2014
Famílias incestuosas.
18/12/2014
18/12/2014
Famílias incestuosas.
22/12/2014
22/12/2014
Redução da maioridade penal.
29/12/2014
29/12/2014
Redução da maioridade penal.
01/01/2015
01/01/2015
Não Haverá Aula
05/01/2015
05/01/2015
Redução da maioridade penal.
08/01/2015
08/01/2015
3a. Avaliação.
12/01/2015
12/01/2015
Encerramento da disciplina: críticas e sugestões.
Avaliações
Data Descrição
03/11/2014 1ª Avaliação
04/12/2014 2ª Avaliação
08/01/2015 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:40