Metodologia: |
As estratégias de ensino utilizadas nesta disciplina aplicadas serão: a) Atividades em sala, como debates, relatórios, análise de material audiovisual, estudos de casos e seminários; b) Atividades de campo: visitas a locais que ofereçam situações relativas ao conteúdo do momento. Para o desenvolvimento do processo ensino- aprendizagem das aulas teóricas serão utilizados recursos audiovisuais como: retroprojetor, projetor de slides, quadro-negro, equipamento de DVD. A utilização destes recursos terá como objetivo favorecer a participação ativa dos alunos no desenvolvimento de cada tema abordado. Nas aulas práticas será dada a ênfase nas atividades realizadas entre os alunos, que praticarão as técnicas de avaliação e tratamento fisioterapêutico entre si, com base na explicação teórica das mesmas.
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Bibliografia:
| BOBATH, B Desenvolvimento motor nos diferentes tipos de paralisia cerebral, São Paulo: Manole, 1989 BURNS, Y. R. Fisioterapia e Crescimento na infância. Santos: Santos, 1999 DIAMENT, A. & CYPEL, S. Neurologia infantil, 3ª ed, Rio de Janeiro: Atheneu, 1996. ECKERT, H. Desenvolvimento motor, São Paulo: Manole, 1993 FLEHMIG. Texto e Atlas do Desenvolvimento Normal e seus Desvios no Lactente. Rio de Janeiro: Atheneu, 2000. MAGILL, R Aprendizagem motora conceitos e aplicações. São Paulo: Edgar Blucher, 200 RATLIFFE, K.T. Fisioterapia na Clinica Pediatrica.. Santos :Santos, 2002 SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. Santos: Santos,1996. SHUNWAY-COOK, A. Controle Motor: teoria e aplicações. Práticas. São Paulo: Manole , 2003
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