-

CMR0081 - INTROD A CIENCIA DA COMPUTACAO - Turma: 01 (2014.2)

Tópicos Aulas
Apresentação de plano de curso e introdução (10/09/2014 - 10/09/2014)
Introdução: a história da computação.
A Computação nas diversas áreas (15/09/2014 - 15/09/2014)
Como a Computação está presentes nas diversas áreas com conhecimento.
Fundamentos da Computação (17/09/2014 - 22/09/2014)
Hardware, software, peopleware, firmware, bit, byte e outros termos.
   Atividade de pesquisa 
Atividade de pesquisa
Sistema de numeração e a linguagem bináriia (24/09/2014 - 29/09/2014)
Como o computadores interpreta os dados (01/10/2014 - 01/10/2014)
A memória do computador (06/10/2014 - 06/10/2014)
A CPU e os periféricos (08/10/2014 - 08/10/2014)
Exercícios (13/10/2014 - 13/10/2014)
Introdução à lógica (15/10/2014 - 22/10/2014)
Revisão (20/10/2014 - 20/10/2014)
Primeira Avaliação (22/10/2014 - 22/10/2014)
Lógica de programação e algoritmos (27/10/2014 - 29/10/2014)
Como resolver problemas com algoritmos (03/11/2014 - 03/11/2014)
Portugol e seus comandos (05/11/2014 - 05/11/2014)
Exercícios (10/11/2014 - 10/11/2014)
Comando Condicional (12/11/2014 - 17/11/2014)
Atividades práticas (19/11/2014 - 19/11/2014)
Implementação dos algoritmos em Pascal (24/11/2014 - 26/11/2014)
Revisão (01/12/2014 - 01/12/2014)
Segunda Avaliação (03/12/2014 - 03/12/2014)
Comandos em Pascal (08/12/2014 - 08/12/2014)
Aula prática sobre implementação dos algoritmos (10/12/2014 - 15/12/2014)
Comando de iteração (17/12/2014 - 17/12/2014)
Recesso (22/12/2014 - 31/12/2014)
Retorno: revisão dos assuntos (05/01/2015 - 05/01/2015)
Terceira avaliação (07/01/2015 - 07/01/2015)
Conclusão sobre algoritmos (12/01/2015 - 12/01/2015)
Avaliação final (14/01/2015 - 14/01/2015)
Considerações finais da disciplina (19/01/2015 - 19/01/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
10 15 17 22 24 29 01 06 08 13 15 20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 01 03 08 10 15 17 22 24 29 31 05 07 12 14 19
1 201499**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 6
2 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201496**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201495**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 22
8 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201494**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 68
10 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 12
11 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 201491**** 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
14 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 201493**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 42
16 201496**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 201499**** 0 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 2 2 2 0 0 60
19 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 201493**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 20125**** 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 60
23 2014911**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2014912**** 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 52
25 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 201494**** 2 2 2 2 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 16
27 201495**** 2 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
28 201496**** 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 56
29 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 32
30 201499**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 201496**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 201396**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 201495**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
34 201493**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
35 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2014911**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 201495**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
38 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 201495**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
41 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 201493**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
44 201395**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
45 201494**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 28
46 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
47 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
48 201395**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
49 201493**** 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 60
50 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
51 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
52 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
53 201493**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
54 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
55 201499**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201395**** 2,5 3,3 6,5 7.9 6.0 4 EF
2 201496**** 2,2 0,0 0,0 0.7 0 RN
3 201499**** 3,7 4,0 5,5 7.5 6.0 2 EF
4 201496**** 0,0 0,0 0,0 0.0 56 RF
5 201499**** 2,7 1,5 6,5 3.6 0 RN
6 201494**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
7 201491**** 8,5 6,5 9,5 8.2 0 AM
8 201494**** 0,0 0,0 0,0 0.0 16 RF
9 201493**** 4,5 0,0 0,0 1.5 42 RF
10 201494**** 4,2 4,2 0,0 2.8 0 RN
11 2014912**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
12 201499**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
13 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
14 2014912**** 0,0 0,0 0,0 0.0 32 RF
15 201495**** 5,2 1,5 1,0 2.6 4 RN
16 2014912**** 6,0 2,0 7,3 0.0 2.6 0 RN
17 201495**** 2,3 0,0 0,0 0.8 2 RN
18 201395**** 3,9 6,0 4,0 7.5 6.1 2 EF
19 201494**** 5,7 0,0 0,0 1.9 28 RF
20 201491**** 3,0 8,3 0,0 3.8 6 RN
21 201495**** 4,0 4,0 6,0 0.0 2.4 4 RN
22 201495**** 2,5 0,0 0,0 0.8 22 RF
23 201495**** 6,0 1,3 0,3 2.5 0 RN
24 201495**** 4,7 5,3 8,0 9.0 7.5 0 EF
25 201495**** 5,5 3,0 0,0 2.8 2 RN
26 2014912**** 2,0 1,2 1,5 1.6 0 RN
27 201493**** 5,4 1,2 2,0 2.9 2 RN
28 201495**** 5,3 4,0 2,0 3.8 0 RN
29 201493**** 4,9 5,5 6,5 6.5 6.1 2 EF
30 2014912**** 3,0 2,5 0,0 1.8 0 RN
31 201495**** 3,8 0,5 0,5 1.6 0 RN
32 201493**** 4,0 0,0 0,0 1.3 2 RN
33 201493**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
34 2014912**** 2,0 0,0 0,0 0.7 12 RN
35 2014912**** 6,5 8,5 8,0 7.7 0 AM
36 201499**** 4,3 0,0 0,0 1.4 6 RN
37 201495**** 4,5 8,5 10,0 7.7 2 AM
38 201495**** 7,0 8,5 8,3 7.9 2 AM
39 201495**** 6,0 9,0 10,0 8.3 0 AM
40 2014912**** 1,5 0,5 0,0 0.7 0 RN
41 201494**** 5,3 9,0 6,0 8.5 7.7 0 EF
42 201495**** 4,7 5,2 8,5 7.3 6.7 0 EF
43 201496**** 3,4 1,5 0,0 1.6 0 RN
44 2014911**** 1,5 3,3 6,7 3.8 0 RN
45 201396**** 1,7 3,0 7,2 8.0 6.0 4 EF
46 201496**** 5,3 1,0 2,0 2.8 0 RN
47 201492**** 4,8 10,0 6,2 7.0 0 AM
48 201495**** 1,0 5,0 6,5 7.8 6.0 2 EF
49 201495**** 4,2 2,0 0,0 2.1 0 RN
50 201495**** 3,8 8,7 5,5 8.0 7.0 8 EF
51 201495**** 5,8 2,0 0,0 2.6 0 RN
52 201493**** 2,5 3,5 6,8 7.6 6.0 2 EF
53 201495**** 6,8 6,8 8,5 7.4 0 AM
54 2014912**** 6,2 0,0 0,0 2.1 0 RN
55 2014911**** 1,5 0,0 0,0 0.5 0 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Computadores. Desenvolvimento e campo de aplicação. Conceitos. Classificação. Esquema lógico. Representação interna de dados. Sistemas de numeração. Tipo de armazenamento em computadores. Elementos básicos de algoritmos. Fluxogramas. Linguagem de programação Fortran: elemento básico, comandos de entrada e saída de dados, comandos de transparência, variáveis subscritas. Elementos de programação e linguagem. Windword, Microsoft Excel e Acess.
Objetivos: Compreeender o processo histórico da evoluçao dos computadores; Conhecer as nomenclaturas básicas da Ciencia da Computaçao; Saber distinguir os componentes de uma arquitetura de computadores básica; Entender e aprender como resolver um problema através de algoritmos; Fazer um estudo básico da linguagem de programaçao C para resolver problemas aplicados a Engenharia.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso será ministrado através de aulas expositivas e práticas. Serão utilizados como recursos o quadro de acrílico e pincel, data-show, artigos de revistas especializados, textos de jornais, apostilas, dentre outros recursos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do desempenho dos alunos será realizada através de:
* Frequência mínima de 75% da carga horária;
* Após as 60 h/a o aluno terá uma média aritmética (ME) das avaliações: ME = ( P1 + P2 + P3) / 3
* As avaliações valerão de 0 (zero) a 10 (dez) pontos;
* Os assuntos das avaliações serão acumulativos;
* O aluno será considerado aprovado por média se a média (ME) for igual ou superior a 7, ou seja, se ME ≥ 7.
* Caso 4 ≤ ME < 7, o aluno terá que prestar uma avaliação final (PF). Neste caso, o aluno será aprovado por exame final se ( (ME + PF)/2 ) ≥ 6, caso contrário será considerado reprovado.
* Caso ME < 4, o aluno será considerado reprovado.
Horário de atendimento: segunda e quarta: 16 h às 18h
Bibliografia: * Velloso, Fernando de Castro. Informática: conceitos básicos. 6ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
* Brookshear, J. Glean. Ciência da Computação: uma visão abragente. 7ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2005.
* Fedeli, Ricardo Daniel. Introdução à Ciência da Computação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
* Lages, N. & Guimarães, A. Algoritmos e Estrutura de dados. Editora LTC, Rio de Janeiro, 1994.
* Ziviani, Nivio. Projeto de algoritmos: com implementação em Pascal e C. 2 ed. rev. e ampl. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
* Carboni, Irenice de Fátima. Lógica de programação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/09/2014
10/09/2014
Apresentação de plano de curso e introdução
15/09/2014
15/09/2014
A Computação nas diversas áreas
17/09/2014
22/09/2014
Fundamentos da Computação
24/09/2014
29/09/2014
Sistema de numeração e a linguagem bináriia
01/10/2014
01/10/2014
Como o computadores interpreta os dados
06/10/2014
06/10/2014
A memória do computador
08/10/2014
08/10/2014
A CPU e os periféricos
13/10/2014
13/10/2014
Exercícios
15/10/2014
22/10/2014
Introdução à lógica
20/10/2014
20/10/2014
Revisão
22/10/2014
22/10/2014
Primeira Avaliação
27/10/2014
29/10/2014
Lógica de programação e algoritmos
03/11/2014
03/11/2014
Como resolver problemas com algoritmos
05/11/2014
05/11/2014
Portugol e seus comandos
10/11/2014
10/11/2014
Exercícios
12/11/2014
17/11/2014
Comando Condicional
19/11/2014
19/11/2014
Atividades práticas
24/11/2014
26/11/2014
Implementação dos algoritmos em Pascal
01/12/2014
01/12/2014
Revisão
03/12/2014
03/12/2014
Segunda Avaliação
08/12/2014
08/12/2014
Comandos em Pascal
10/12/2014
15/12/2014
Aula prática sobre implementação dos algoritmos
17/12/2014
17/12/2014
Comando de iteração
22/12/2014
31/12/2014
Recesso
05/01/2015
05/01/2015
Retorno: revisão dos assuntos
07/01/2015
07/01/2015
Terceira avaliação
12/01/2015
12/01/2015
Conclusão sobre algoritmos
14/01/2015
14/01/2015
Avaliação final
19/01/2015
19/01/2015
Considerações finais da disciplina
Avaliações
Data Descrição
22/10/2014 1ª Avaliação
03/12/2014 2ª Avaliação
07/01/2015 3ª Avaliação
19/01/2015 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:12