Bibliografia:
| AISCOW, M. Tornar a educação inclusiva: como esta tarefa deve ser conceituada? In: FÁVERO, O.; FERREIRA, W.; IRELAND, T.; BARROS, D.(Orgs.). Tornar a educação inclusiva. Brasília: UNESCO, 2009.
BIANCHETTI, L. Aspectos históricos da apreensão e da educação dos considerados deficientes. In: BIANCHETTI, L.; FREIRE, I. M. Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. Campinas, SP: Papirus, 1998, p. 21-51.
DELOU, C.M.C. (2011). Altas habilidades. In: MAIA, H. (Org.). Necessidades educacionais especiais. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
JESUS, D.M.; BAPTISTA, C.R.; CAIADO, K.R.M. (Orgs.). Prática pedagógica na educação especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2013.
LEPRI, C. Viajantes inesperados: notas sobre a inclusão social das pessoas com deficiência. Campinas, SP: Saberes Editora, 2012.
KASSAR, M.de C..M. (Org.). Diálogos com a diversidade. Campinas, SP: Mercado das letras, 2011.
MANZINI, E. J. (Org.). Inclusão do aluno com deficiência na escola: os desafios continuam. Marília: ABPEE/FAPESP, 2007.
MARIN, A.J.; BUENO, J.G.S. Excluindo sem saber. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, Brasília, DF: CNPq, 2010.
MELETTI, S.M.F.; BUENO, J.G.S. (Orgs.). Políticas públicas, escolarização de alunos com deficiência e a pesquisa educacional. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2013.
MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. (Orgs.). Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação inclusiva. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2010.
MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. (Orgs.). A pesquisa sobre inclusão escolar em suas múltiplas dimensões: teoria, política e formação. Marília: ABPEE, 2012. (vol. 1)
MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. (Orgs.). Dimensões pedagógicas nas práticas de inclusão escolar. Marília: ABPEE, 2012. (vol.2)
MENDES, E. G. Inclusão marco zero: começando pelas creches. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2010.
ORRÚ, S.E. (Org.). Estudantes com necessidades especiais: singularidades e desafios na prática pedagógica inclusiva. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
BUENO, J. G.S. As políticas de inclusão escolar: uma prerrogativa da Educação Especial? Anais XIII ENDIPE. Recife, 2006. (CD).
FACION, J. R. Inclusão escolar e suas implicações. Curitiba, IBPEX, 2005.
FERREIRA, J. R. Educação especial, inclusão e política educacional: notas brasileiras. In: RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006, p. 85-113.
FREITAS, L. C. A internalização da exclusão. Educação & Sociedade. Campinas, v.23, n.80, p301-327 set.2002.
FREITAS, S.; RODRIGUES, D.; KREBS, R. (Orgs.). Educação inclusiva e necessidades educacionais especiais. Santa Maria, Ed. UFSM, 2005.
GÓES, M. C. R.; LAPLANE, A L F. (Orgs.) Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas: Autores Associados, 2004.
GONZÁLEZ, E. Necessidades educacionais específicas: intervenção psicoeducacional. Porto Alegre: Artmed, 2007.
HEWARD, W. L. Ensino e aprendizagem: dez noções enganadoras limitativas da eficácia da educação especial. In: CORREIA, L. M. Educação especial e inclusão: quem disser que uma sobrevive sem a outra não está em seu perfeito juízo. Porto: Porto Editora, 2003, p. 109-154. MARQUEZINE, M. C.; ALMEIDA, M. A.; OMOTE, S. (Orgs.). Colóquios sobre pesquisa em educação especial. Londrina: EDUEL, 2003.
MAZZOTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: História e políticas públicas. São Paulo: Cortez Editora, 1996.
MEC. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Documento subsidiário à política de Inclusão. Brasília, 2005.
MEC. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: 2005.
MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação. v.11, n.33, 2006.
MENDES, E.G. Concepções atuais sobre educação inclusiva e suas implicações políticas e pedagógicas. In: MARQUEZINE, M. C.; ALMEIDA, M. A.; OMOTE, S. (Orgs.). Educação especial: políticas públicas e concepções sobre deficiência. Londrina: EDUEL, 2003.
MENDES, E.G. Concepções atuais sobre educação inclusiva e suas implicações políticas e pedagógicas. In: MARQUEZINE, M.C.; ALMEIDA, M.A.; OMOTE, S. (Orgs.). Educação especial: políticas públicas e concepções sobre deficiência. Londrina: EDUEL, 2003.
PATTO, M. H. S. Políticas atuais de inclusão escolar: reflexão a partir de um recorte conceitual. In: SILVEIRA BUENO, J.G; MENDES, G. M. L.; SANTOS, R.A. Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara, SP: Junqueira&Marin: Brasília, DF: CAPES, 2008, p. 25-42.
REILY, L. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. Campinas: Papirus, 2004.
RIBEIRO, M.L.S. Perspectivas da educação inclusiva: algumas reflexões. In RIBEIRO, M. L. S.; Baumel, R. C. R. de Carvalho (Orgs.), Educação especial: do querer ao fazer. São Paulo: AVERCAMP, 2003.
RODRIGUES, D. Dez ideias (mal) feitas sobre a educação inclusiva. In: RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006, p. 299-318.
SILVEIRA BUENO, J.G. As políticas de inclusão escolar: uma prerrogativa da educação especial? In: SILVEIRA BUENO, J.G; MENDES, G. M. L.; SANTOS, R.A. Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara, SP: Junqueira&Marin: Brasília, DF: CAPES, 2008, p.43-63.
SOBRINHO, F. de P. N.; NAUJORKS, M. I. (Orgs.). Pesquisa em educação especial: o desafio da qualificação. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
STAINBACK, S e STAINBEACK, W. Inclusão: uma guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
TUNES, E. Por que falamos de inclusão? Revista Linhas Críticas. n.16 Brasília, 200
|