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PPGED042 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Turma: 01 (2014.2)

Tópicos Aulas
Apresentação e discussão do Plano de Curso (11/09/2014 - 11/09/2014)
Apresentação e discussão do plano de curso (11/09/2014 - 11/09/2014)
Unidade I - Texto 1: BIANCHETTI, L. Aspectos históricos da apreensão e da educação dos considerados deficientes (18/09/2014 - 18/09/2014)

Análise histórica do tratamento dispensado às pessoas com defici~encia

Unidade I- Texto 2: LEPRI, C. viajantes inesperados: notas sobre a inclusão social das pessoas com deficiência. Campinas, SP: Saberes Editora, 2012 (25/09/2014 - 25/09/2014)

Representações sociais cultivadas ao longo do tempo acedca das pessoas com deficiência

Unidade I- Texto 2: LEPRI, C. viajantes inesperados: notas sobre a inclusão social das pessoas com deficiência. Campinas, SP: Saberes Editora, 2012 (02/10/2014 - 02/10/2014)

Representações sociais cultivadas ao longo do tempo acerca das pessoas com deficiência

Políticas Públicas Inclusivas (09/10/2014 - 09/10/2014)
Políticas públicas inclusivas (16/10/2014 - 16/10/2014)
Perspectivas da educação inclusiva no Brasil (23/10/2014 - 23/10/2014)
Organização escolar e exclusão de educandos com NEE (30/10/2014 - 30/10/2014)
Práticas pedagógicas e baixo rendimento: relações explicitadas (06/11/2014 - 06/11/2014)
Agentes de inclusão escolar (13/11/2014 - 13/11/2014)
Tendências atuais na formação do professor na perspectiva inclusiva (20/11/2014 - 20/11/2014)
A formação de professores numa perspectiva histórica (27/11/2014 - 27/11/2014)
A hegemonia do professor especializado na educação especial (04/12/2014 - 04/12/2014)
Desafios contemporâneos na formação do professor para a educação inclusiva (11/12/2014 - 11/12/2014)
Desafios contemporâneos na formação de professores (18/12/2014 - 18/12/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11 18
1 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 10,0 10.0 0 AM
2 201410**** 10,0 10.0 0 AM
3 201410**** 10,0 10.0 0 AM
4 201410**** 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Fundamentos históricos, políticos e econômicos da educação especial e inclusiva. A exclusão e a ética na Educação Inclusiva. Necessidades Educacionais Específicas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas (dialogadas);
Leituras e discussão;
Análise de artigos e relatórios de pesquisas/experiências.

A metodologia do curso privilegia a leitura, pressuposto básico à apropriação do conhecimento, portanto, é indispensável ao aluno a leitura atenta e cuidadosa dos mesmos.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A sistemática de avaliação a ser adotada na disciplina, pauta-se na Resolução n. 131/05 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão desta IFES, a qual se recomenda a leitura. Para efeito de verificação de aprendizagem será cobrada a sistematização das leituras e discussões em CAPÍTULO inicial da dissertação/tese; participação em todas as atividades realizadas e síntese dos textos lidos no decorrer da disciplina.
Horário de atendimento: 8:00 às 12:00
Bibliografia: AISCOW, M. Tornar a educação inclusiva: como esta tarefa deve ser conceituada? In: FÁVERO, O.; FERREIRA, W.; IRELAND, T.; BARROS, D.(Orgs.). Tornar a educação inclusiva. Brasília: UNESCO, 2009.

BIANCHETTI, L. Aspectos históricos da apreensão e da educação dos considerados deficientes. In: BIANCHETTI, L.; FREIRE, I. M. Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. Campinas, SP: Papirus, 1998, p. 21-51.

DELOU, C.M.C. (2011). Altas habilidades. In: MAIA, H. (Org.). Necessidades educacionais especiais. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.

JESUS, D.M.; BAPTISTA, C.R.; CAIADO, K.R.M. (Orgs.). Prática pedagógica na educação especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2013.

LEPRI, C. Viajantes inesperados: notas sobre a inclusão social das pessoas com deficiência. Campinas, SP: Saberes Editora, 2012.

KASSAR, M.de C..M. (Org.). Diálogos com a diversidade. Campinas, SP: Mercado das letras, 2011.

MANZINI, E. J. (Org.). Inclusão do aluno com deficiência na escola: os desafios continuam. Marília: ABPEE/FAPESP, 2007.

MARIN, A.J.; BUENO, J.G.S. Excluindo sem saber. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, Brasília, DF: CNPq, 2010.


MELETTI, S.M.F.; BUENO, J.G.S. (Orgs.). Políticas públicas, escolarização de alunos com deficiência e a pesquisa educacional. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2013.

MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. (Orgs.). Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação inclusiva. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2010.

MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. (Orgs.). A pesquisa sobre inclusão escolar em suas múltiplas dimensões: teoria, política e formação. Marília: ABPEE, 2012. (vol. 1)

MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. (Orgs.). Dimensões pedagógicas nas práticas de inclusão escolar. Marília: ABPEE, 2012. (vol.2)

MENDES, E. G. Inclusão marco zero: começando pelas creches. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2010.

ORRÚ, S.E. (Org.). Estudantes com necessidades especiais: singularidades e desafios na prática pedagógica inclusiva. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.


BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BUENO, J. G.S. As políticas de inclusão escolar: uma prerrogativa da Educação Especial? Anais XIII ENDIPE. Recife, 2006. (CD).

FACION, J. R. Inclusão escolar e suas implicações. Curitiba, IBPEX, 2005.

FERREIRA, J. R. Educação especial, inclusão e política educacional: notas brasileiras. In: RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006, p. 85-113.

FREITAS, L. C. A internalização da exclusão. Educação & Sociedade. Campinas, v.23, n.80, p301-327 set.2002.

FREITAS, S.; RODRIGUES, D.; KREBS, R. (Orgs.). Educação inclusiva e necessidades educacionais especiais. Santa Maria, Ed. UFSM, 2005.

GÓES, M. C. R.; LAPLANE, A L F. (Orgs.) Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas: Autores Associados, 2004.

GONZÁLEZ, E. Necessidades educacionais específicas: intervenção psicoeducacional. Porto Alegre: Artmed, 2007.

HEWARD, W. L. Ensino e aprendizagem: dez noções enganadoras limitativas da eficácia da educação especial. In: CORREIA, L. M. Educação especial e inclusão: quem disser que uma sobrevive sem a outra não está em seu perfeito juízo. Porto: Porto Editora, 2003, p. 109-154.
MARQUEZINE, M. C.; ALMEIDA, M. A.; OMOTE, S. (Orgs.). Colóquios sobre pesquisa em educação especial. Londrina: EDUEL, 2003.

MAZZOTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: História e políticas públicas. São Paulo: Cortez Editora, 1996.

MEC. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Documento subsidiário à política de Inclusão. Brasília, 2005.

MEC. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: 2005.

MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação. v.11, n.33, 2006.

MENDES, E.G. Concepções atuais sobre educação inclusiva e suas implicações políticas e pedagógicas. In: MARQUEZINE, M. C.; ALMEIDA, M. A.; OMOTE, S. (Orgs.). Educação especial: políticas públicas e concepções sobre deficiência. Londrina: EDUEL, 2003.

MENDES, E.G. Concepções atuais sobre educação inclusiva e suas implicações políticas e pedagógicas. In: MARQUEZINE, M.C.; ALMEIDA, M.A.; OMOTE, S. (Orgs.). Educação especial: políticas públicas e concepções sobre deficiência. Londrina: EDUEL, 2003.

PATTO, M. H. S. Políticas atuais de inclusão escolar: reflexão a partir de um recorte conceitual. In: SILVEIRA BUENO, J.G; MENDES, G. M. L.; SANTOS, R.A. Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara, SP: Junqueira&Marin: Brasília, DF: CAPES, 2008, p. 25-42.

REILY, L. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. Campinas: Papirus, 2004.

RIBEIRO, M.L.S. Perspectivas da educação inclusiva: algumas reflexões. In RIBEIRO, M. L. S.; Baumel, R. C. R. de Carvalho (Orgs.), Educação especial: do querer ao fazer. São Paulo: AVERCAMP, 2003.

RODRIGUES, D. Dez ideias (mal) feitas sobre a educação inclusiva. In: RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006, p. 299-318.

SILVEIRA BUENO, J.G. As políticas de inclusão escolar: uma prerrogativa da educação especial? In: SILVEIRA BUENO, J.G; MENDES, G. M. L.; SANTOS, R.A. Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara, SP: Junqueira&Marin: Brasília, DF: CAPES, 2008, p.43-63.

SOBRINHO, F. de P. N.; NAUJORKS, M. I. (Orgs.). Pesquisa em educação especial: o desafio da qualificação. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

STAINBACK, S e STAINBEACK, W. Inclusão: uma guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

TUNES, E. Por que falamos de inclusão? Revista Linhas Críticas. n.16 Brasília, 200
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/09/2014
11/09/2014
Apresentação e discussão do Plano de Curso
11/09/2014
11/09/2014
Apresentação e discussão do plano de curso
18/09/2014
18/09/2014
Unidade I - Texto 1: BIANCHETTI, L. Aspectos históricos da apreensão e da educação dos considerados deficientes
25/09/2014
25/09/2014
Unidade I- Texto 2: LEPRI, C. viajantes inesperados: notas sobre a inclusão social das pessoas com deficiência. Campinas, SP: Saberes Editora, 2012
02/10/2014
02/10/2014
Unidade I- Texto 2: LEPRI, C. viajantes inesperados: notas sobre a inclusão social das pessoas com deficiência. Campinas, SP: Saberes Editora, 2012
09/10/2014
09/10/2014
Políticas Públicas Inclusivas
16/10/2014
16/10/2014
Políticas públicas inclusivas
23/10/2014
23/10/2014
Perspectivas da educação inclusiva no Brasil
30/10/2014
30/10/2014
Organização escolar e exclusão de educandos com NEE
06/11/2014
06/11/2014
Práticas pedagógicas e baixo rendimento: relações explicitadas
13/11/2014
13/11/2014
Agentes de inclusão escolar
20/11/2014
20/11/2014
Tendências atuais na formação do professor na perspectiva inclusiva
27/11/2014
27/11/2014
A formação de professores numa perspectiva histórica
04/12/2014
04/12/2014
A hegemonia do professor especializado na educação especial
11/12/2014
11/12/2014
Desafios contemporâneos na formação do professor para a educação inclusiva
18/12/2014
18/12/2014
Desafios contemporâneos na formação de professores
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