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PPGPP095 - TÓPICOS DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO - Turma: 01 (2014.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do programa da disciplina; Exposição - Análise de política pública: particular metodologia de investigação social da ação do Estado. (15/09/2014 - 15/09/2014)
GIOVANNI, Geraldo Di. As Estruturas Elementares das Políticas Públicas. Caderno de Pesquisa, Campinas, n. 82, NEPP/UNICAMP, 2009. SERAFIM, Milena Pavan; DIAS, Rafael de Brito. Análise de política: uma revisão da literatura. Cadernos de Gestão Social, Salvador, v.3, nº 1, p.121-134, jan/jun., 2012. Disponível em: www.periodicos.adm.ufba.br/index.php/cgs/article/download/213/147. Acesso em: 18. ago. 2014.
Exposição: A prática da análise de uma política pública (22/09/2014 - 22/09/2014)
PEREIRA, Samara Cristina. A política de educação profissional média integrada: entre o legal e o real. 2012. 156f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) ? Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2012.
Apresentações sobre as políticas estudadas (29/09/2014 - 29/09/2014)
identificação e inserção do problema na agenda do Estado
Apresentações sobre as políticas estudadas - identificação e inserção do problema na agenda do Estado (3 alunos em cada aula seguidos de debate) (29/09/2014 - 06/10/2014)
Projetos de dissertação/tese dos mestrandos/doutorandos
Apresentações sobre as políticas estudadas (06/10/2014 - 06/10/2014)
identificação e inserção do problema na agenda do Estado
Educação no pensamento de Émile Durkhem e Max Weber (13/10/2014 - 13/10/2014)
DURKHEIM, Emile. Educação moral. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008 (Livro 1) WEBER, Max. Os letrados chineses. In: ______. Ensaios de Sociologia. Trad. Waltensir Dutra. 4ed. Rio de Janeiro: LTC, 1979, p. 471-502.
“Educação no pensamento de Émile Durkhem e Max Weber” (13/10/2014 - 13/10/2014)
Aula Extra.
Política Educacional na perspectiva liberal (20/10/2014 - 20/10/2014)
FRIEDMAN, Milton. Papel do governo na educação. In: _____. Capitalismo e Liberdade. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1984. (Introdução, cap.1, 2, 6) DEITOS, Roberto Antonio. Liberalismo educacional: o receituário de Milton Friedman. In: ZANARDINI, Isaura Monica Souza; ORSO, Paulino José. Estado, Educação e Sociedade Capitalista. Cascavel: Edunioeste, 2008, p. 25-37. ANTONIO, Rosa Maria; SOUZA E SILVA, Irizelda Martins de; CECÍLIO, Maria Aparecida. O neoliberalismo e as políticas educacionais públicas do Brasil a partir da década de 1990. Cadernos de Pesquisa: pensamento educacional, Curitiba, v. 5, n. 10, p. 42-58, maio-ago., 2010. Disponível em: http://www.utp.br/cadernos_de_pesquisa/sumario10.html. Acesso em: set., 2013.
Não Haverá Aula (27/10/2014)

MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. In: MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas. São Paulo: Editora Alfa-Omegas.d., p. 39-103; 203-225. (86 p) MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. 2. 1d. São Paulo: Moraes, 1993. NOGUEIRA, Maria Alice. Educação, saber, produção em Marx e Engels. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1993.

A educação em Karl Marx - concepção e modelo (30/10/2014 - 30/10/2014)
MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. In: MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas. São Paulo: Editora Alfa-Omegas.d., p. 39-103; 203-225. (86 p) MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. 2. 1d. São Paulo: Moraes, 1993. NOGUEIRA, Maria Alice. Educação, saber, produção em Marx e Engels. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1993.
Política de educação na perspectiva de marxistas (03/11/2014 - 03/11/2014)
OFF, Clauss. Problemas Estruturais do Estado Capitalista. Trad. Bárbara Freitag. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984, p. 122-179; 216-235. AZEVEDO, Janete M. Lins de. A abordagem marxista. In: _____. A educação como política pública. Campinhas (SP): Autores Associados, 1997. (Col. Polêmicas do Nosso Tempo).
Teorias predominantes nas intervenções do Estado brasileiro (10/11/2014 - 10/11/2014)
SCHULTZ, Theodore W. O capital humano ? investimento em educação e pesquisa. Trad. Marco Aurélio de Moura Matos. Rio de Janeiro: Zahar, 1973, p. 31-64. DEWEY, John. Democracia e Educação. Rio de Janeiro: Ática, 2007. BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria Geral dos Sistemas: fundamentos, desenvolvimento e aplicações. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008.
NÃO HAVERÁ AULA (17/11/2014 - 17/11/2014)
Não Haverá Aula (17/11/2014)

A aula será reposta no dia 20.11

Teorias predominantes nas intervenções do Estado brasileiro - 2ª PARTE (20/11/2014 - 20/11/2014)
DEWEY, John. Democracia e Educação. Rio de Janeiro: Ática, 2007. BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria Geral dos Sistemas: fundamentos, desenvolvimento e aplicações. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008.
Orientação coletiva para a elaboração do trabalho sobre a análise da política pública - 2ª parte (24/11/2014 - 24/11/2014)
Projetos de dissertação/tese dos mestrandos/doutorandos.
ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS DA SEGUNDA UNIDADE (24/11/2014 - 24/11/2014)
Aula Extra.
Não Haverá Aula (01/12/2014)

A aula foi transferida para o dia 16.12 em face da participação de alunos em evento científico dificultar a apresentação dos trabalhos.

NÃO HAVERÁ AULA (08/12/2014 - 08/12/2014)
Não Haverá Aula (08/12/2014)

Feriado municipal

Apresentações sobre as políticas estudadas (15/12/2014 - 15/12/2014)
sentidos e modelos de educação e de intervenção do Estado na formulação da política (ou na Estrutura formal, substantiva ou subjetiva) (2 alunos em cada aula seguidos de debate)
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS - CONTINUAÇÃO (16/12/2014 - 16/12/2014)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
15 22 29 06 13 20 30 03 10 20 24 15 16
1 201410**** 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 3
5 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201410**** 0 0 0 0 1 0 3 3 0 0 0 0 0 7
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 7,9 7.9 0 AM
2 201410**** 7,1 7.1 0 AM
3 201410**** 7,0 7.0 3 AM
4 201410**** 8,3 8.3 7 AM
5 201410**** 7,2 7.2 0 AM
6 201410**** 8,9 8.9 3 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Problematização da educação na sociedade moderna, situando-a neste contexto em relação às demandas e condicionantes que esta lhe impôs e em relação ao Estado.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso será desenvolvido através de aulas expositivas, ministradas pela professora, e apresentações dos alunos sobre análises da política de educação estudada.
• Para garantir um curso dinâmico e discussões proveitosas, recomendamos:
a. Que todos façam as leituras indicadas.
b. Aquisição das obras indicadas, pois ainda que apenas uma parte seja trabalhada é importante a leitura/contato com a obra. A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco dispõe de várias delas, visite-a.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Teremos 3 avaliações:
1ª: Apresentação oral e texto escrito sobre análise da política de educação estudada, abordando a identificação e inserção do problema na agenda do Estado.
• Entrega: até dia 13.10
2ª: Três textos síntese de três aulas expositivas – entregues no dia da aula do texto escolhido.
3ª: Apresentação oral e texto escrito sobre análise da política de educação estudada, abordando – os sentidos e modelos de educação e de intervenção do Estado na formulação da política (ou na Estrutura formal, substantiva ou subjetiva)
• Entrega até dia 10.01.2015.
Horário de atendimento: Toda terça das 16 às 18 horas
Bibliografia: ANTONIO, Rosa Maria; SOUZA E SILVA, Irizelda Martins de; CECÍLIO, Maria Aparecida. O neoliberalismo e as políticas educacionais públicas do Brasil a partir da década de 1990. Cadernos de Pesquisa: pensamento educacional, Curitiba, v. 5, n. 10, p. 42-58, maio-ago., 2010. Disponível em: http://www.utp.br/cadernos_de_pesquisa/sumario10.html. Acesso em: set., 2013.
MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. In: MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas. São Paulo: Editora Alfa-Omegas.d., p. 39-103; 203-225. (86 p)
AZEVEDO, Janete M. Lins de. A abordagem marxista. In: _____. A educação como política pública. Campinhas (SP): Autores Associados, 1997. (Col. Polêmicas do Nosso Tempo).
BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria Geral dos Sistemas: fundamentos, desenvolvimento e aplicações. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008.
DEITOS, Roberto Antonio. Liberalismo educacional: o receituário de Milton Friedman. In: ZANARDINI, Isaura Monica Souza; ORSO, Paulino José. Estado, Educação e Sociedade Capitalista. Cascavel: Edunioeste, 2008, p. 25-37.
DEWEY, John. Democracia e Educação. Rio de Janeiro: Ática, 2007.
DURKHEIM, Emile. Educação moral. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008 (Livro 1)
FRIEDMAN, Milton. Papel do governo na educação. In: _____. Capitalismo e Liberdade. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1984. (Introdução, cap.1, 2, 6)
GIOVANNI, Geraldo Di. As Estruturas Elementares das Políticas Públicas. Caderno de Pesquisa, Campinas, n. 82, NEPP/UNICAMP, 2009.
MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. 2. 1d. São Paulo: Moraes, 1993.
NOGUEIRA, Maria Alice. Educação, saber, produção em Marx e Engels. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1993.
OFF, Clauss. Problemas Estruturais do Estado Capitalista. Trad. Bárbara Freitag. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984, p. 122-179; 216-235.
PEREIRA, Samara Cristina. A política de educação profissional média integrada: entre o legal e o ‘real’. 2012. 156f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2012.
SCHULTZ, Theodore W. O capital humano – investimento em educação e pesquisa. Trad. Marco Aurélio de Moura Matos. Rio de Janeiro: Zahar, 1973, p. 31-64.
SERAFIM, Milena Pavan; DIAS, Rafael de Brito. Análise de política: uma revisão da literatura. Cadernos de Gestão Social, Salvador, v.3, nº 1, p.121-134, jan/jun., 2012. Disponível em: www.periodicos.adm.ufba.br/index.php/cgs/article/download/213/147. Acesso em: 18. ago. 2014. WEBER, Max. Os letrados chineses. In: ______. Ensaios de Sociologia. Trad. Waltensir Dutra. 4ed. Rio de Janeiro: LTC, 1979, p. 471-502.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/09/2014
15/09/2014
Apresentação do programa da disciplina; Exposição - Análise de política pública: particular metodologia de investigação social da ação do Estado.
22/09/2014
22/09/2014
Exposição: A prática da análise de uma política pública
29/09/2014
29/09/2014
Apresentações sobre as políticas estudadas
29/09/2014
06/10/2014
Apresentações sobre as políticas estudadas - identificação e inserção do problema na agenda do Estado (3 alunos em cada aula seguidos de debate)
06/10/2014
06/10/2014
Apresentações sobre as políticas estudadas
13/10/2014
13/10/2014
Educação no pensamento de Émile Durkhem e Max Weber
13/10/2014
13/10/2014
“Educação no pensamento de Émile Durkhem e Max Weber”
20/10/2014
20/10/2014
Política Educacional na perspectiva liberal
27/10/2014
27/10/2014
Não Haverá Aula
30/10/2014
30/10/2014
A educação em Karl Marx - concepção e modelo
03/11/2014
03/11/2014
Política de educação na perspectiva de marxistas
10/11/2014
10/11/2014
Teorias predominantes nas intervenções do Estado brasileiro
17/11/2014
17/11/2014
NÃO HAVERÁ AULA
17/11/2014
17/11/2014
Não Haverá Aula
20/11/2014
20/11/2014
Teorias predominantes nas intervenções do Estado brasileiro - 2ª PARTE
24/11/2014
24/11/2014
ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS DA SEGUNDA UNIDADE
24/11/2014
24/11/2014
Orientação coletiva para a elaboração do trabalho sobre a análise da política pública - 2ª parte
01/12/2014
01/12/2014
Não Haverá Aula
08/12/2014
08/12/2014
NÃO HAVERÁ AULA
08/12/2014
08/12/2014
Não Haverá Aula
15/12/2014
15/12/2014
Apresentações sobre as políticas estudadas
16/12/2014
16/12/2014
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS - CONTINUAÇÃO
Avaliações
Data Descrição
12/01/2015 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
CONSULTA: DISPONIBILIDADE PARA MANTER A AULA NO DIA 27.10 23/10/2014
LEMBRETE: A AULA DE HOJE SERÁ AS 14 HORAS 20/10/2014
LEMBRETE: A AULA DO DIA 13 DE OUTUBRO É AS 14 HORAS 06/10/2014

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