-

PPGGEO051 - METODOLOGIA DO ENSINO EM GEOGRAFIA - Turma: 01 (2014.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (15/09/2014 - 15/09/2014)

Relatos de experiência e referências ao plano de ensino

   Como elaborar um ensaio acadêmico 
Geografia e didática (22/09/2014 - 22/09/2014)

Reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem

bibliografia básica: SELBACH, Simone. Geografia e Didática. Petrópolis: Vozes, 2010.

Geografia e didática (29/09/2014 - 29/09/2014)

apresentação e debate dos temas apontados na obra Geografia e didática associados aos relatos de experiência.

Ensinar a pensar: tarefa do professor de geografia (06/10/2014 - 06/10/2014)

Bibliografia básica:RATHAS, Louis E. Ensinar a pensar. 2 ed. São Paulo:EPU, 1977.

Pontos e contrapontos (13/10/2014 - 13/10/2014)

Consonâncias e dissonâncias entre as obras Geografia e Didática e Ensinar a Pensar

Apresentação do Grupo I

Pontos e contrapontos (20/10/2014 - 20/10/2014)

continuação da aula anterior

Apresentação do Grupo II

Texto complementar de autoria de Lana Cavalcanti.

 

Metodologia do Ensino da geografia (27/10/2014 - 27/10/2014)

Analise da obra Metologia do Ensino de Geografia de autoria de Martia Eneida Fantin e Neusa Maria Tauschek

inter-relações com o texto da Lana Cavalcanti apresentado na aula anterior.

 

 

Continuação da aula anterior (10/11/2014 - 10/11/2014)

Discussão sobre a elaboração do ensaio acadêmico

Não Haverá Aula (17/11/2014)
Metodologia do Ensino da geografia (24/11/2014 - 24/11/2014)

Na Sala de Aula - Celso Antunes

Ensino para a Compreensão (01/12/2014 - 01/12/2014)

Projeto Zero - Escola Graduada de Harvard

Ensino para a compreensão (08/12/2014 - 08/12/2014)
Não Haverá Aula (15/12/2014)

Choque de horário com a disciplina de Seminários de Pesquisa

Não Haverá Aula (22/12/2014)
seminário - ensino de geoggrafia (05/01/2015 - 05/01/2015)
Aula Extra.
seminário - ensino de geoggrafia (12/01/2015 - 12/01/2015)

Aula Extra.

Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 24 01 08 05 12
1 201410**** 5 0 5 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 14
2 201410**** 0 0 0 5 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 9
3 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 5 0 5 0 0 4 0 14
4 201410**** 5 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 13
5 201410**** 5 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5 0 0 4 14
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 13 AM
2 201410**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 14 AM
3 201410**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 14 AM
4 201410**** 9,0 9,0 8,0 8,0 8.5 9 AM
5 201410**** 9,0 9,0 8,0 8,0 8.5 14 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: .
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As aulas serão expositivas dialogadas. Serão realizados exercícios de apresentação oral e reflexivos tomando por base os textos obrigatórios.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será processual e ao final da disciplina deverão entregar:
Trabalho individual: um pequeno ensaio apresentando uma síntese das idéias apresentadas e debatidas em sala de aula
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALMEIDA, R. D., PASSINI, E. Y. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989. 89p.

ANDRADE, M. C. de. Caminhos e Descaminhos da Geografia. Campinas, SP, Papirus, 1989.

_____. Uma Geografia para o século XXI. Campinas; SP. Papirus, 1994.

ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS. Prática de Ensino de Geografia. Terra Livre 8. São Paulo: Editora Marco Zero/AGB, 1991

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. v.1.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: História e Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. v.3.

CARLOS, Ana Fani A. (org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.

CARLOS, Ana Fani A.; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. (org.). Reformas no mundo da Educação: parâmetros curriculares e geografia. São Paulo: Contexto, 1999.

CASTELLAR, Sonia. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2006

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (org.) et. al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: AGB, 1998.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografias e práticas de ensino. Goiânia: Editora Alternativa, 2002.

COOL, César S. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Trad. Emília de Oliveira Dihel. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 2ª. Edição. Campinas: Editora Associados, 1997.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 4. edição. São Paulo: GAIA, 1994.

FARIA, Wilson de. Aprendizagem e planejamento de ensino. São Paulo: Ática, 1989. (Série Fundamentos, 35).

GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2009.

GUIMARÃES, M. A Dimensão Ambiental na Educação. Campinas: Papirus, 1995.

KAERCHER, Nestor. Desafios e utopias no ensino de Geografia. Santa Cruz do Sul (RS): EDUNISC, 2001.

KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008

LACOSTE, Yves. A Geografia - isso serve, em primeiro lugar , para fazer a guerra. Trad. Maria Cecília França. Campinas, São Paulo: Papirus, 1988.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens de um processo. São Paulo: EPU, 1986.

MORAES, A . C. R. Geografia: Pequena História Crítica. São Paulo: Hucitec, 1987.

MOREIRA, Marcos Antônio. Ensino e Aprendizagem: enfoques teóricos. São Paulo: Moraes, 1985.

_______________. Mapas conceituais como instrumento para promover a diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa. Ciência e Cultura, São Paulo, v.32, n.4, p.473-9, abr. 1980.

MOREIRA, Ruy. Assim se passaram dez anos: a renovação da Geografia no Brasil ? 1978-1988. Caderno Prudentino de Geografia, Pres. Prudente,v.14, jun, 1992, p.5-39.

______. O pensamento geográfico brasileiro. As matrizes clássicas originárias. São Paulo: Contexto, 2008.

______. O pensamento geográfico. As matrizes da renovação. São Paulo:Contexto, 2009.
______. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

______. Pensar e ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2008.

OLIVEIRA, A. U. de (org.). Para onde vai o ensino de Geografia? São Paulo: Contexto, 1989.

_____. Ensino de Geografia: horizontes no final do século. Boletim Paulista de Geografia. São Paulo: AGB, 1994, n. 72.

PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia do Ensino de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 1992.

PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral. Da geografia que se ensina à gênese da geografia moderna. 3ª. Edição revisada. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999.

PERRENOUD, Philippe. Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artemed, 2000.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib et. alii (orgs.). Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. (orgs). Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002.
RUA, João et. alii. Para ensinar geografia: contribuição para o trabalho com 1 e 2 graus. Rio de Janeiro: ACESS, 1993.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1996.

_____. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.

_____. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia e uma Geografia Crítica. São Paulo: Hucitec/EDUSP, 1978.

VESENTINI, J. W. (org.). Geografia e Ensino: textos críticos. Campinas: Papirus, 1989.

_____ . O ensino de Geografia no final do século XX. São Paulo: Ática, 1996.

_____. Para uma Geografia Crítica na escola. São Paulo: Ática, 1992.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e formação profissional. 2ª. Edição. Petrópolis: Vozes, 2002.

ZABALA, Antoni (org.). Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. E. ed. Trad. Emani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1999.

__________. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/09/2014
15/09/2014
Apresentação da disciplina
22/09/2014
22/09/2014
Geografia e didática
29/09/2014
29/09/2014
Geografia e didática
06/10/2014
06/10/2014
Ensinar a pensar: tarefa do professor de geografia
13/10/2014
13/10/2014
Pontos e contrapontos
20/10/2014
20/10/2014
Pontos e contrapontos
27/10/2014
27/10/2014
Metodologia do Ensino da geografia
10/11/2014
10/11/2014
Continuação da aula anterior
17/11/2014
17/11/2014
Não Haverá Aula
24/11/2014
24/11/2014
Metodologia do Ensino da geografia
01/12/2014
01/12/2014
Ensino para a Compreensão
08/12/2014
08/12/2014
Ensino para a compreensão
15/12/2014
15/12/2014
Não Haverá Aula
22/12/2014
22/12/2014
Não Haverá Aula
05/01/2015
05/01/2015
seminário - ensino de geoggrafia
12/01/2015
12/01/2015
seminário - ensino de geoggrafia
Avaliações
Data Descrição
20/10/2014 1ª Avaliação
17/11/2014 2ª Avaliação
08/12/2014 3ª Avaliação
15/12/2014 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Cancelamento de aula 17/11/2014
Avaliação 10/11/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1054 28/03/2024 06:39