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RAY RENAN SILVA SANTOS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO-PROCAMPO/CPCE

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ray renan silva santos

CEC - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO-PROCAMPO/CPCE

PPGS042 - TEORIA SOCIOLÓGICA II - Turma: 01 (2014.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (30/08/2021 - 30/08/2021)
Aula sobre a Psicologia e Saúde mental negra (06/09/2021 - 06/09/2021)
Discussão do livro Memórias da Plantação- Grada Kilomba (13/09/2021 - 13/09/2021)
   Livro Memórias da Plantação- Grada Kilomba 
livro Memórias da Plantação- Grada Kilomba
Discussão do livro Peles Negras Máscaras Brancas - Fanon (20/09/2021 - 20/09/2021)
  Livro Peles Negras Máscaras Brancas - Fanon 
Livro Peles Negras Máscaras Brancas - Fanon
Discussão do livro Tornar-se Negro de Neuza Santos (27/09/2021 - 27/09/2021)
  Livro Tornar-se Negro de Neuza Santos 
Livro Tornar-se Negro de Neuza Santos
Entrega do Referencial Teórico (04/10/2021 - 04/10/2021)
Entrega do Caso (11/10/2021 - 11/10/2021)
  Termo de Consentimento Livre e Esclarecido 
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)
Encontro a(o) psicóloga(o) com a convidada(o) (18/10/2021 - 18/10/2021)
Encontro a(o) psicóloga(o) com a convidada(o) (25/10/2021 - 25/10/2021)
Encontro a(o) psicóloga(o) com a convidada(o) (01/11/2021 - 01/11/2021)
Exposição de um estudo de caso (08/11/2021 - 08/11/2021)
Discussão dos casos (15/11/2021 - 15/11/2021)
Entrega e apresentação do Estudo de Caso (22/11/2021 - 22/11/2021)
Introdução a disciplina Teoria Sociológica II (12/09/2014 - 12/09/2014)

Apresentação e discussão do plano de ensino e da importância da disciplina na formação acadêmica do pós-graduando.

  Texto para aula 12.09, da disciplina Teoria Sociológica II 
Caro/a aluno/a, Segue anexo texto de nossa primeira aula, 12.09. Façam a leitura. Referência bibliográfica: Alexander, J. (1995) Que es la teoría? En. Las teorias sociológicas desde la segunda guerra mundial. Barcelona. Gedisa editorial. Atenciosamente,
Tradições norte-americanas (19/09/2014 - 19/09/2014)
Funcionalismo/estruturalismo (26/09/2014 - 26/09/2014)
Interacionismo (03/10/2014 - 03/10/2014)
Teoria do conflito (10/10/2014 - 10/10/2014)
Conservantismo sociológico (17/10/2014 - 17/10/2014)
Fenomenologia (24/10/2014 - 24/10/2014)
Campos sociais, luta e dominação (31/10/2014 - 31/10/2014)
Redes e configurações dinâmicas (07/11/2014 - 07/11/2014)
Teoria da estruturação e da modernidade tardia (14/11/2014 - 14/11/2014)
Crítica pós-positivista de Foucault (21/11/2014 - 21/11/2014)
Crítica pós-positivista de Alexander (28/11/2014 - 28/11/2014)
Apresentação do artigo em sala (05/12/2014 - 05/12/2014)
Apresentação e discussão dos artigos produzidos (12/12/2014 - 19/12/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12 19
1 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201410**** 0 0 0 0 0 0 5 0 0 0 0 0 0 0 0 5
4 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201410**** 0 0 0 0 0 0 5 0 0 0 0 0 0 0 0 5
6 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2014100**** 0 4 4 4 4 5 4 4 4 4 4 4 4 5 5 59
8 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201410**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 4 0 12
11 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 8,0 8.0 0 AM
2 201410**** 9,0 9.0 0 AM
3 201410**** 9,0 9.0 0 AM
4 201410**** 9,0 9.0 5 AM
5 2014100**** 0,0 0.0 59 RF
6 201410**** 8,5 8.5 0 AM
7 201410**** 9,0 9.0 0 AM
8 201410**** 9,5 9.5 0 AM
9 201410**** 8,5 8.5 12 AM
10 201410**** 8,5 8.5 5 AM
11 201310**** 7,5 7.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A sociologia tem desenvolvido crescente preocupação em repensar pressupostos teórico-metodológicos subjacentes ao seu entendimento científico do mundo, pela releitura de autores clássicos (Marx, Durkheim, Weber, Simmel...). Reflexões de caráter epistemológico são desenvolvidas por cientistas sociais numa multiplicidade de modelos e referências teórico-metodológicas, assim como em tentativas de integração e sínteses teóricas. Busca-se a superação de pares de conceitos clássicos (subjetivo e objetivo, agente e estrutura, coletivo e individual, macrossociologia e microssociologia) e se expandem novos campos de pesquisas com trocas multidisciplinares que realimentam novas problemáticas no campo da sociologia, seja com a filosofia, história, literatura, linguística, direito, ecologia, geografia, dentre outros. O advento das "novas sociologias", (existencial; ator-rede; ação comunicativa; fenomenológica, "praxeologia" ou "construtivismo estruturalista", etnometodologia; sociedade de risco, complexidade, sociedade de consumidores e cultura do hiperconsumo; globalização e cultura global de mercado, pós-modernidade e identidades, sociedade da decepção, industrias culturais, sociedade hipertecnológica, epistemologia feminista) faz emergir “galáxias sociológicas” que, longe de se constituirem como blocos monolíticos, assumem diferentes configurações conceituais e desenvolvem problemáticas distintas entre si, embora partilhem alguns princípios no plano metateórico. Torna-se necessário indagar sobre os fundamentos de tais universos conceituais, em suas convergências e divergências, na constituição do atual campo sociológico e sobre como tais movimentos teóricos incidem reflexão no campo das ciências sociais no Brasil
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A Disciplina se desenvolverá em cada aula um fluxo constante de reflexão/ análise dos autores/ escolas referenciados no conteúdo programático proposto. Como canal de discussão, uma dupla de alunos fará apresentação oral de mini-paper ou texto-síntese produzido através dos textos indicados na bibliografia. Uma cópia digitalizada deve ser entregue ao professor e aos colegas pós-graduandos, 24 horas antes da aula que fará a apresentação. <br /><br />O professor poderá fazer intervenções antes, durante e após apresentação oral do mini-paper da dupla. Aos demais colegas, cabe as intervenções no final da apresentação, embasados nos textos sugeridos na bibliografia.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados por duas notas.<br />1. Apresentação oral de dois textos sínteses (produzido em dupla) e suas intervenções no decorrer da disciplina;<br /><br />ATENÇÃO: para produzir o mini-paper, a dupla de pós-graduandos deverá utilizar as fontes bibliográficas apresentadas no plano de ensino. <br />2. Entega de um artigo produzido pelo diálogo entre dois autores/ escolas/ temas discutidos.
Horário de atendimento: 8-12
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA<br />1.1 Tradições norte-americanas<br />Mínima para produção do texto síntese<br />Coser, Lewis. (1988) “Corrientes sociológicas de los Estados Unidos” en: Bottomore, Tom y Robert Nisbet (compiladores). Historia del análisis sociológico, Amorrortu Editores, Buenos Aires. p.327-363. <br />Mínima para discussão dos demais alunos<br />Cooley, Charles H (1970) “O significado da comunicação para a vida social” in Homem e sociedade (org. Cardoso, F. H. e Ianni, O), Cia. Ed. Nacional, S. Paulo, p.168-79. <br />Wirth, Louis (1973) “O urbanismo como modo de vida” in O fenômeno urbano (org. Velho, O.), Zahar, Rio de Janeiro, p. 90-113.<br /><br />1.2 Funcionalismo/estruturalismo<br />Mínima para produção do texto síntese<br />Alexander, J. (1995) El estructural-funcionalismo. En. Las teorias sociológicas desde la segunda guerra mundial. Barcelona. Gedisa editorial. p.25-45.<br />Mínima para discussão dos demais alunos<br />Giddens, A. (1999) “Estruturalismo, pós-estruturalismo e a produção da cultura” in Giddens, A. e Turner, J. (orgs) Teoria Social Hoje. São Paulo: UNESP. p. 281-320. <br />Merton, Robert (1964) “Funções manifestas e funções latentes” in Teoria y estructura sociales, Fondo de Cultura Econômica, México, p. 29-94. <br />Münch, Richard (1999) “A teoria parsoniana hoje: a busca de uma nova síntese” in <br />Giddens, A. e Turner. J. (orgs.) op. cit. p. 175-228. <br /><br />1.3 Interacionismo<br />Mínima para produção do texto síntese <br />Alexander, J. (1995) El interaccionismo simbólico (1) e (2). En. Las teorias sociológicas desde la segunda guerra mundial. Barcelona. Gedisa editorial. p.120-145.<br />Mínima para discussão dos demais alunos <br />Becker, Howard (1963) “Outsiders” in Outsiders: studies in the sociology of deviance, Free Press, New York, p. 1-18. <br />Goffman, Erving (1982) “Estigma e identidade social” in Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada, Zahar Editores, Rio de Janeiro, p. 11-50. <br />Joas, Hans (1999) “Interacionismo simbólico” in Giddens, A. e Turner, J. (orgs.), op. cit. p.127-174. <br /><br />2.1 Teoria do conflito<br />Mínima para produção do texto síntese <br />Alexander, J. (1995) La teoría del conflicto (1) e (2). In. Las teorias sociológicas desde la segunda guerra mundial. Barcelona. Gedisa editorial. p.79-96.<br />Mínima para discussão dos demais alunos <br />Mills, Wright. (1975) “Da política” e “Do artesanato intelectual” in A imaginação sociológica, Zahar, Rio de Janeiro, p.192-244. <br /><br />2.2 Conservantismo sociológico<br />Mínima para produção do texto síntese <br />Nisbet, R. (1988) “Conservadorismo” En Bottomore, T. e Nisbet, R. (compiladores) op.cit. p.105-144.<br />Mínima para discussão dos demais alunos <br />Nisbet, R. (1977) “Las ideas-elementos de la sociología” e “Las dos revoluciones” En La formación del pensamiento sociológico 1, Amorrortu Editores, Buenos Aires, p. 15-67 <br /><br />2.3 Fenomenologia <br />Mínima para produção do texto síntese <br />Wolff, Kurt (1988) “Fenomenología y sociología” En Bottomore, T. e Nisbet, R. (orgs.) op.cit. p.570-634. <br />Mínima para discussão dos demais alunos <br />Schutz, Alfred. (1979) “Fundamentos da fenomenologia” in Fenomenologia e relações sociais, Zahar Editores, Rio de Janeiro, p.53-78. <br /><br />3.1 Campos sociais, luta e dominação <br />Mínima para produção do texto síntese <br />Bourdieu, P. (1996) A economia dos bens simbólicos, In Razões práticas. São Paulo, Papurus, p. 157-198<br />Mínima para discussão dos demais alunos<br />Bourdieu, P. (2003) Gostos de classe e estilos de vida, In Ortiz, R (Org.) A sociologia de Pierre Bourdieu. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro. <br /><br />3.2 Redes e configurações dinâmicas <br />Mínima para produção do texto síntese <br />Elias, Norbert (1994) “A civilização como transformação do comportamento humano” In O processo civilizador, vol I, Uma história dos costumes, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro.<br />Mínima para discussão dos demais alunos <br />Elias, N. (1989) “The symbol theory”, part one and part two, in Theory, culture & society, vol.6, number 2, May, And vol.6, number 3, August. <br /><br />3.3 Teoria da estruturação e da modernidade tardia <br />Mínima para produção do texto síntese <br />Giddens, A. (2003) “Elementos da teoria da estruturação” in A constituição da sociedade, Martins Fontes, S. Paulo, p. 1-46. <br />Mínima para discussão dos demais alunos <br />Giddens, A. (2002) “Os contornos da alta modernidade” in Modernidade e Identidade, Jorge Zahar Ed., Rio de Janeiro, p.17-38. <br />Giddens, A. (2007) “Globalização”e “Risco” in Mundo em descontrole, Record, Rio de Janeiro, p. 17-45. <br /><br />4.1 Crítica pós-positivista de Foucault<br />Mínima para produção do texto síntese <br />Dreyfus, H. L.; Rabinow, P. (1995) Michel Foucault, uma trajetória filosófica (além do estruturalismo e da hermenêutica) Rio de Janeiro: Forense Universitária. pXIII-XXIV; p.158-201.<br />Mínima para discussão dos demais alunos <br />Foucault, M. (1999) A verdade e as formas jurídicas, Rio de Janeiro, Nau Ed. <br /><br />4.2 Crítica pós-positivista de Alexander<br />Mínima para produção do texto síntese <br />Alexander, J (1989) “O novo movimento teórico” in RBCS, no. 11, ano 6.<br />Mínima para discussão dos demais alunos <br />Alexander, J. (2000) “Moderno, anti, post y neo: cómo se há intentado comprender en las teorías sociales el –nuevo mundo”. En Sociología cultural: formas de clasificacíon en las sociedades complejas. Barcelona. FLACSO. p.55-126.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/09/2014
12/09/2014
Introdução a disciplina Teoria Sociológica II
19/09/2014
19/09/2014
Tradições norte-americanas
26/09/2014
26/09/2014
Funcionalismo/estruturalismo
03/10/2014
03/10/2014
Interacionismo
10/10/2014
10/10/2014
Teoria do conflito
17/10/2014
17/10/2014
Conservantismo sociológico
24/10/2014
24/10/2014
Fenomenologia
31/10/2014
31/10/2014
Campos sociais, luta e dominação
07/11/2014
07/11/2014
Redes e configurações dinâmicas
14/11/2014
14/11/2014
Teoria da estruturação e da modernidade tardia
21/11/2014
21/11/2014
Crítica pós-positivista de Foucault
28/11/2014
28/11/2014
Crítica pós-positivista de Alexander
05/12/2014
05/12/2014
Apresentação do artigo em sala
12/12/2014
19/12/2014
Apresentação e discussão dos artigos produzidos
Avaliações
Data Descrição
19/12/2014 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula dia 10.12.14 09/12/2014
Aula dia 10.12.14 08/12/2014
Aulas com o professor Samuel 20/11/2014
Aula na sexta 12/11/2014
MUDANÇA DE SALA! 09/10/2014
Inicio das aulas 11/09/2014

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