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PPGQ087 - ATIVIDADE DE PESQUISA I - Turma: 12 (2014.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do discente e acompanhamento da aula (13/09/2014 - 13/09/2014)
Elaboração de questões (13/09/2014 - 13/09/2014)
Acompanhamento da aula e busca de artigos cinetíficos (20/09/2014 - 20/09/2014)
Leitura do artigo científico e grupo de discussão (27/09/2014 - 27/09/2014)
Plantão tira-dúvidas (04/10/2014 - 04/10/2014)
Plantão tira-dúvidas (11/10/2014 - 11/10/2014)
Acompanhamento em sala de aula e proposta para atividade (18/10/2014 - 18/10/2014)
Acompanhamento em sala de aula e proposta para atividade (25/10/2014 - 25/10/2014)
Ministrar tópico de aula (01/11/2014 - 01/11/2014)
Ministrar tópico de aula (08/11/2014 - 08/11/2014)
Exercício para a fixação do conteúdo (22/11/2014 - 22/11/2014)
Proposta de metodologia para o tópico de aula (29/11/2014 - 29/11/2014)
Aplicação da metodologia (06/12/2014 - 06/12/2014)
Leitura de artigos científicos (13/12/2014 - 13/12/2014)
Aplicação de avaliação parcial (20/12/2014 - 20/12/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
13 20 27 04 11 18 25 01 08 22 29 06 13 20
1 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Familiarização com fontes bibliográficas nas diversas áreas da Química, técnicas de laboratórios e tópicos de interesse de pesquisa do grupo de pesquisa que o aluno (Mestrado e Doutorado) faz parte.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Participação de alunos de pós-graduação em atividade de ensino da graduação, tais como: ministração de aulas teóricas e práticas, participação em avaliação parcial de conteúdos programáticos, teóricos e práticos, aplicação de métodos ou técnicas pedagógicas tais como estudo dirigido, seminários, e outros, com o acompanhamento do professor responsável pela disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Acompanhamento das atividades do aluno de pós-graduação pelo do professor responsável pela disciplina.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Barbosa, H., 1963. História da Ciência. Rio de Janeiro: IBBD.

Bronowski, J., 1977. O senso comum da ciência. Belo Horizonte: Itatiaia.

Cachapuz, A. (org.), 2005. A necessária renovação no ensino de ciências. São Paulo: Cortez.

Campos, M. C. C. & Nigro, R. G., 1999. Didática de ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD.

Carvalho, A. M. P. & Gil-Pérez, D., 2000. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez.120p.

Castro, A. D. & Carvalho, A. M. P. (orgs.), 2001. Ensinar a Ensinar. São Paulo: Pioneira.

Chalmers, A. F., 1993. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense.

Delizoicov, D., Angotti, J. A. & Pernambuco, M., 2002. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Ed. Cortez.

Demo, P., 2000. Educar pela pesquisa. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

Fazenda, (org), 1997. Práticas Interdisciplinares na Escola. 4. ed. São Paulo: Cortez.

Galiazzi, M. C. & Freitas, J. V. (org.), 2005. Metodologias Emergentes de Pesquisa em Educação Ambiental. Ijuí: UNIJUÍ.

Hernández, F. & Ventura, M. A., 1998. Organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas.

Krasilchik, M., 2004. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.

Kuhn, T. S., 2006. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva.

Libâneo, J. C., 2007. Didática. São Paulo: Cortez.

Lopes, A. R. C., 2002. Disciplinas e integração curricular: história e políticas. São Paulo: DP&A.

Lüdke, M. & André, E. D. A., 1986. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Epu, 1986.

Maldaner, O. A. Concepções epistemológicas no ensino de ciências. In: Schnetzler, R. P. & Aragão, R. M. R. (orgs.), 2000. Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP.

Marques, M. O., 2000. Aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. Ijuí: UNIJUÍ. 144p.

Mayr, E., 1998. O Desenvolvimento do Pensamento Biológico. Brasília: UNB, 1998.

Moreira, M., 1999. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU.

Moraes, R. & Lima, V. M. R., 2002. Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Moreira, A. F., 1995. Currículos e programas do Brasil. 2. ed. Campinas: Papirus. 232p.

Morin, E., 2000. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ªed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO. 118p.

Nardi. R. (org), 1999. Questões atuais no Ensino de Ciências. São Paulo: Escritas.

Sacristán, J. G. & Gómez, A. I. P., 1998. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas.

Nogueira, N. R., 2007. Pedagogia por Projetos. 7. ed. São Paulo: Érica.

Pacheco, E. B. & Faria, R. M., 1992. Educação Ambiental em Foco. Belo Horizonte.

Pimenta, S. G. & Lima, M. S. L., 2004. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez Editora.

Popper, K., 1972. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix.

Ruscheinsky, A., 2002. Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed.

Sacristán, J. G. & Gómez, A. I. P., 1998. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas.

Sacristán, J.; Gimeno. T. & Ernani F. F. R., 2000. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed.

Santos, M. T. & Greca, I. M., 2006. A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas Metodologias. Ijuí: UNIJUÍ.

Saviani, N., 2006. Saber escolar, currículo e didática. 5 ed., Campinas: Autores Associados.

Schön, D., 2000. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed.

Silva, T. T., 2001. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica. 154p.

Taille, Y.; Oliveira, M. K. & Dantas, H., 1992. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus.

Trindade, D. F. & Trindande, L. S. P.(org.), 2004. Temas especiais de educação e ciências. São Paulo: Madras.

Vygosky, L. S., 2000. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

Weissman, H. (org.), 1998. Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed.

Zabala, A. (org.), 1999. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. 2. ed. Porto Alegre: ARTMED.

Mizukami, M. G. N, 2006. Ensino: abordagens do processo. São Paulo: EPU.

http://www.scielo.br,
http://www.periodicos.capes.gov.br;
http://www.sciencedirect.com/science;
http://www3.interscience.wiley.com/search;
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/gquery/gquery.fcgi
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
13/09/2014
13/09/2014
Elaboração de questões
13/09/2014
13/09/2014
Apresentação do discente e acompanhamento da aula
20/09/2014
20/09/2014
Acompanhamento da aula e busca de artigos cinetíficos
27/09/2014
27/09/2014
Leitura do artigo científico e grupo de discussão
04/10/2014
04/10/2014
Plantão tira-dúvidas
11/10/2014
11/10/2014
Plantão tira-dúvidas
18/10/2014
18/10/2014
Acompanhamento em sala de aula e proposta para atividade
25/10/2014
25/10/2014
Acompanhamento em sala de aula e proposta para atividade
01/11/2014
01/11/2014
Ministrar tópico de aula
08/11/2014
08/11/2014
Ministrar tópico de aula
22/11/2014
22/11/2014
Exercício para a fixação do conteúdo
29/11/2014
29/11/2014
Proposta de metodologia para o tópico de aula
06/12/2014
06/12/2014
Aplicação da metodologia
13/12/2014
13/12/2014
Leitura de artigos científicos
20/12/2014
20/12/2014
Aplicação de avaliação parcial
Avaliações
Data Descrição
13/12/2014 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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