-

PPGQ100 - COMUNICAÇÃO EM LINGUAGEM CIENTÍFICA - Turma: 01 (2014.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina e discussão do plano de ensino; Considerações sobre a Comunicação Científica. (10/09/2014 - 10/09/2014)
   Plano de ensino 
Algumas formas de comunicação científica; Encaminhamento de atividade sobre os tipos de documentos científicos. (17/09/2014 - 17/09/2014)
Discussão - Atividade sobre os tipos de documentos científicos; Estrutura geral dos textos científicos. (24/09/2014 - 24/09/2014)
Estratégias para elaboração de resumos e painéis (01/10/2014 - 01/10/2014)
Seminários: elaboração de slides e apresentação (08/10/2014 - 08/10/2014)
Atividade - Elaboração de Comunicação Oral (15/10/2014 - 15/10/2014)
Atividade em sala de aula - Comunicação Oral (22/10/2014 - 22/10/2014)
Atividade em sala de aula - Comunicação Oral (29/10/2014 - 29/10/2014)
Realização de atividade avaliativa - tipo e estrutura de textos científicos (05/11/2014 - 05/11/2014)
Realização de atividade avaliativa - tipo e estrutura de textos científicos (12/11/2014 - 12/11/2014)
Atividade em sala de aula - Comunicação Oral (19/11/2014 - 19/11/2014)
Localização da Literatura em Química (26/11/2014 - 26/11/2014)
Características da Linguagem Científica - aspectos estruturais e retóricos (03/12/2014 - 03/12/2014)
Características da Linguagem Científica - tempos verbais e jargões científicos (10/12/2014 - 10/12/2014)
Realização de atividade avaliativa - produção de resumos (17/12/2014 - 17/12/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
10 17 24 01 08 15 22 29 05 12 19 26 03 10 17
1 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201410**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
6 201410**** 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 12
7 201410**** 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
8 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201410**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 10,0 10,0 9,5 9,5 9.8 0 AM
2 201410**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
3 201410**** 9,5 9,5 9,0 9,0 9.3 4 AM
4 201410**** 9,5 9,5 9,0 9,0 9.3 4 AM
5 201410**** 10,0 10,0 9,0 9,0 9.5 0 AM
6 201410**** 9,5 9,5 9,0 9,0 9.3 12 AM
7 201410**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
8 201410**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 8 AM
9 201410**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aula expositiva/dialogada;
• Leitura e discussão de literatura pertinente aos conteúdos trabalhados na disciplina, especialmente no formato de capítulos de livros e artigos de educação;
• Trabalhos em grupos;
• Apresentação de trabalhos científicos nas formas estudadas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A sistemática de avaliação adotada na disciplina obedece ao disposto na Resolução 177/12 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) desta Instituição Federal de Educação Superior, a qual se recomenda a leitura. No tocante à verificação da aprendizagem, serão utilizados como itens avaliativos trabalhos científicos elaborados pelos estudantes, especialmente na forma de resumo, painel e comunicação. Para efeito de aprovação será considerado o percentual de 75% de frequência e média igual ou superior a 7,0 (sete).
Horário de atendimento:
Bibliografia: ABRAHAMSOHN, P. Redação científica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004, 267p.
ANDRADE, J. B. Avaliação por pares. Química Nova, v. 28, n. 6, p. 939, 2005.
BUTZ, A. M.; KOHR, L.; JONES, D. Developing a successful poster presentation. Journal of Pediactric Health Care, v. 18, n. 1, p. 45-48, 2004.
CORACINI, M.J. Um Fazer Persuasivo: o discurso subjetivo da ciência. 2.ed. Campinas: Editora Pontes, 2007. 212p.
HASBANI, G. Fazendo excelentes apresentações. São Paulo: Market Books, 2001.
HERMES-LIMA, M. Publicar e perecer? Ciência Hoje, v. 36, n. 212, p. 76-77, 2005.
LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP, 2000. 438p
MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 1999, p.263
OLIVEIRA, J. R. S.; QUEIROZ, S. L. Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de graduação em química. Campinas: Editora Átomo, 2007.
PACKER, A. L. et al. SciELO: uma metodologia para publicação eletrônica. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, p. 109-121, 1998.
PESSANHA, C. Critérios editoriais da avaliação científica: notas para discussão. Ciência da Informação, v. 22, n. 3, p. 226-229, 1998.
PINTO, A. C.; ANDRADE, J. B. Fator de impacto de revistas científicas: qual o significado deste parâmetro? Química Nova, v. 22, n. 3, p. 448-453, 1999.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez Editora, 1996. 272 p.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/09/2014
10/09/2014
Apresentação da disciplina e discussão do plano de ensino; Considerações sobre a Comunicação Científica.
17/09/2014
17/09/2014
Algumas formas de comunicação científica; Encaminhamento de atividade sobre os tipos de documentos científicos.
24/09/2014
24/09/2014
Discussão - Atividade sobre os tipos de documentos científicos; Estrutura geral dos textos científicos.
01/10/2014
01/10/2014
Estratégias para elaboração de resumos e painéis
08/10/2014
08/10/2014
Seminários: elaboração de slides e apresentação
15/10/2014
15/10/2014
Atividade - Elaboração de Comunicação Oral
22/10/2014
22/10/2014
Atividade em sala de aula - Comunicação Oral
29/10/2014
29/10/2014
Atividade em sala de aula - Comunicação Oral
05/11/2014
05/11/2014
Realização de atividade avaliativa - tipo e estrutura de textos científicos
12/11/2014
12/11/2014
Realização de atividade avaliativa - tipo e estrutura de textos científicos
19/11/2014
19/11/2014
Atividade em sala de aula - Comunicação Oral
26/11/2014
26/11/2014
Localização da Literatura em Química
03/12/2014
03/12/2014
Características da Linguagem Científica - aspectos estruturais e retóricos
10/12/2014
10/12/2014
Características da Linguagem Científica - tempos verbais e jargões científicos
17/12/2014
17/12/2014
Realização de atividade avaliativa - produção de resumos
Avaliações
Data Descrição
24/09/2014 1ª Avaliação
22/10/2014 2ª Avaliação
12/11/2014 3ª Avaliação
17/12/2014 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Resultado 19/01/2015
Sobre o resumo 06/01/2015
Sobre a entrega dos trabalhos 10/12/2014
Aviso 2 14/11/2014
Aviso 04/11/2014
Local da aula de hoje (17/09/14) 17/09/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1073 26/04/2024 08:36