-

CMR0367 - SEMINARIO PRATICA PSICOLOGICA III - Turma: 05 (2014.2)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula - Licença por motivo de doença em pessoa da família (10/09/2014)
Não Haverá Aula - Licença por motivo de doença em pessoa da família (11/09/2014)
Não Haverá Aula - Licença por motivo de doença em pessoa da família (17/09/2014)
Não Haverá Aula - Licença por motivo de doença em pessoa da família (18/09/2014)
Não Haverá Aula - Licença por motivo de doença em pessoa da família (24/09/2014)
Não Haverá Aula - Licença por motivo de doença em pessoa da família (25/09/2014)
Não Haverá Aula - Licença por motivo de doença em pessoa da família (01/10/2014)
Não Haverá Aula - Licença por motivo de doença em pessoa da família (02/10/2014)
Não Haverá Aula - Licença por motivo de doença em pessoa da família (08/10/2014)
Leitura e discussão do texto NEUFELD, C, B; CAVENAGE, C, C. Conceituação cognitiva de caso: uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo – comportamentais. Revista Brasileira de Terapia Cognitiva, v. 6, nº 2, 2010. (09/10/2014 - 09/10/2014)
(Aula de reposição 2 horas) Continuação da leitura e discussão do texto NEUFELD, C, B; CAVENAGE, C, C. Conceituação cognitiva de caso: uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo – comportamentais. Revista Brasileira de Terapia Cognitiva, v. 6, nº 2, 2010. (13/10/2014 - 13/10/2014)
Aula Extra.
Continuação da leitura e discussão do texto NEUFELD, C, B; CAVENAGE, C, C. Conceituação cognitiva de caso: uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo – comportamentais. Revista Brasileira de Terapia Cognitiva, v. 6, nº 2, 2010. (15/10/2014 - 15/10/2014)
Continuação da leitura e discussão do texto NEUFELD, C, B; CAVENAGE, C, C. Conceituação cognitiva de caso: uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo – comportamentais. Revista Brasileira de Terapia Cognitiva, v. 6, nº 2, 2010. (16/10/2014 - 16/10/2014)
(Aula de reposição 2 horas) Leitura e discussão do Regulamento do SEP (20/10/2014 - 20/10/2014)
Aula Extra.
Continuação da leitura e discussão do Regulamento do SEP (22/10/2014 - 22/10/2014)
Leitura e discussão do cap. 1 Princípios básicos da terapia cognitivo-comportamental- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (23/10/2014 - 23/10/2014)
Leitura e discussão do cap. 2 A relação terapêutica: empirismo colaborativo- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (29/10/2014 - 29/10/2014)
Continuação da discussão do cap. 2 A relação terapêutica: empirismo colaborativo- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (30/10/2014 - 30/10/2014)
(Aula de reposição 2 horas) Leitura e discussão do cap. 4 Estrutura e educação- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (03/11/2014 - 03/11/2014)
Aula Extra.
Continuação da discussão do cap. 4 Estrutura e educação- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (05/11/2014 - 05/11/2014)
Leitura e discussão do cap. 5 Trabalhando com pensamentos automáticos- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (06/11/2014 - 06/11/2014)
(Aula de reposição 2 horas) Continuação da discussão do cap. 5 Trabalhando com pensamentos automáticos- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (10/11/2014 - 10/11/2014)
Aula Extra.
Leitura e discussão do cap. 6 Métodos comportamentais I- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (12/11/2014 - 12/11/2014)
Leitura e discussão do cap. 7 Métodos comportamentais II- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (13/11/2014 - 13/11/2014)
(Aula de reposição 2 horas) Continuação da discussão do cap. 7 Métodos comportamentais II- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (17/11/2014 - 17/11/2014)
Aula Extra.
Leitura e discussão do cap. 8 Modificando esquemas- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (19/11/2014 - 19/11/2014)
Leitura e discussão do cap. 9 Problemas e dificuldades: aprendendo dificuldades comuns- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (20/11/2014 - 20/11/2014)
Roda de conversa com a psicóloga Andrea Nara sobre a prática profissional (26/11/2014 - 26/11/2014)
Leitura e discussão do cap. 10 Tratando transtornos crônicos, graves ou complexos - WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (27/11/2014 - 27/11/2014)
Leitura e discussão do cap. 11 Desenvolvendo competência em terapia cognitivo-comportamental- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (03/12/2014 - 03/12/2014)
Momento vivencial: aprendendo técnicas de relaxamento (04/12/2014 - 04/12/2014)
Discussão do texto Diretrizes de intervenção quanto a mudança de comportamento- A entrevista motivacional. (10/12/2014 - 10/12/2014)
Discussão do cap. 30- Treino de Resolução de Problemas, livro ABREU, Cristiano Nabuco de. Terapia comportamental e cognitivo-comportamental: práticas clínicas. Org. Cristiano Nabuco de Abreu; Hélio José Guilhardi. São Paulo: Roca, 2004. (11/12/2014 - 11/12/2014)
Discussão do cap. 30- Treino de Resolução de Problemas, livro ABREU, Cristiano Nabuco de. Terapia comportamental e cognitivo-comportamental: práticas clínicas. Org. Cristiano Nabuco de Abreu; Hélio José Guilhardi. São Paulo: Roca, 2004. (17/12/2014 - 17/12/2014)
Discussão do cap. 10- Avaliação e conceitualização na infância, livro RANGÉ, Bernard. Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. 2.e. Porto Alegre: Artmed, 2011. (18/12/2014 - 18/12/2014)
Não Haverá Aula - recesso acadêmico (24/12/2014)
Não Haverá Aula (24/12/2014)

Não Haverá Aula - recesso acadêmico

Feriado - Natal (25/12/2014 - 25/12/2014)
Não Haverá Aula (26/12/2014)

Não Haverá Aula - recesso acadêmico

Não Haverá Aula (27/12/2014)

Não Haverá Aula - recesso acadêmico

Não Haverá Aula - recesso acadêmico (31/12/2014)
Não Haverá Aula - recesso acadêmico (01/01/2015)
Discussão do cap. 13- Técnicas cognitivas e comportamentais, livro RANGÉ, Bernard. Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. 2.e. Porto Alegre: Artmed, 2011. (07/01/2015 - 07/01/2015)
Discussão do cap. 13- Técnicas cognitivas e comportamentais, livro RANGÉ, Bernard. Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. 2.e. Porto Alegre: Artmed, 2011. (08/01/2015 - 08/01/2015)
Momento vivencial: aprendendo técnicas de relaxamento (14/01/2015 - 14/01/2015)
Enceramento do grupo da disciplina (15/01/2015 - 15/01/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN Total
09 13 15 16 20 22 23 29 30 03 05 06 10 12 13 17 19 20 26 27 03 04 10 11 17 18 07 08 14 15
1 20094**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20094**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discussão teórica de grandes temas da psicologia na contemporaneidade, relacionando-os às especificidades dos campos de atuação dos Estágios em Psicologia (conforme a ênfase escolhida pelo aluno).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Discussão teórica de grandes temas da psicologia na contemporaneidade, relacionando-os às especificidades do campo de atuação do Estágio Profissional III, ênfase clínica, na abordagem cognitivo-comportamental, estabelecendo diálogo entre teoria e prática.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Apresentação dos casos atendidos no Estágio Profissional III estabelecendo diálogo com a teoria, visando instrumentalizar os conhecimentos construídos ao longo da trajetória acadêmica na prática profissional.
Horário de atendimento:
Bibliografia: A bibliografia é indicada de acordo com as especificidades dos casos atendidos no Estágio Profissional III.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/09/2014
10/09/2014
Não Haverá Aula - Licença por motivo de doença em pessoa da família
11/09/2014
11/09/2014
Não Haverá Aula - Licença por motivo de doença em pessoa da família
17/09/2014
17/09/2014
Não Haverá Aula - Licença por motivo de doença em pessoa da família
18/09/2014
18/09/2014
Não Haverá Aula - Licença por motivo de doença em pessoa da família
24/09/2014
24/09/2014
Não Haverá Aula - Licença por motivo de doença em pessoa da família
25/09/2014
25/09/2014
Não Haverá Aula - Licença por motivo de doença em pessoa da família
01/10/2014
01/10/2014
Não Haverá Aula - Licença por motivo de doença em pessoa da família
02/10/2014
02/10/2014
Não Haverá Aula - Licença por motivo de doença em pessoa da família
08/10/2014
08/10/2014
Não Haverá Aula - Licença por motivo de doença em pessoa da família
09/10/2014
09/10/2014
Leitura e discussão do texto NEUFELD, C, B; CAVENAGE, C, C. Conceituação cognitiva de caso: uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo – comportamentais. Revista Brasileira de Terapia Cognitiva, v. 6, nº 2, 2010.
13/10/2014
13/10/2014
(Aula de reposição 2 horas) Continuação da leitura e discussão do texto NEUFELD, C, B; CAVENAGE, C, C. Conceituação cognitiva de caso: uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo – comportamentais. Revista Brasileira de Terapia Cognitiva, v. 6, nº 2, 2010.
15/10/2014
15/10/2014
Continuação da leitura e discussão do texto NEUFELD, C, B; CAVENAGE, C, C. Conceituação cognitiva de caso: uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo – comportamentais. Revista Brasileira de Terapia Cognitiva, v. 6, nº 2, 2010.
16/10/2014
16/10/2014
Continuação da leitura e discussão do texto NEUFELD, C, B; CAVENAGE, C, C. Conceituação cognitiva de caso: uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo – comportamentais. Revista Brasileira de Terapia Cognitiva, v. 6, nº 2, 2010.
20/10/2014
20/10/2014
(Aula de reposição 2 horas) Leitura e discussão do Regulamento do SEP
22/10/2014
22/10/2014
Continuação da leitura e discussão do Regulamento do SEP
23/10/2014
23/10/2014
Leitura e discussão do cap. 1 Princípios básicos da terapia cognitivo-comportamental- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
29/10/2014
29/10/2014
Leitura e discussão do cap. 2 A relação terapêutica: empirismo colaborativo- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
30/10/2014
30/10/2014
Continuação da discussão do cap. 2 A relação terapêutica: empirismo colaborativo- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
03/11/2014
03/11/2014
(Aula de reposição 2 horas) Leitura e discussão do cap. 4 Estrutura e educação- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
05/11/2014
05/11/2014
Continuação da discussão do cap. 4 Estrutura e educação- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
06/11/2014
06/11/2014
Leitura e discussão do cap. 5 Trabalhando com pensamentos automáticos- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
10/11/2014
10/11/2014
(Aula de reposição 2 horas) Continuação da discussão do cap. 5 Trabalhando com pensamentos automáticos- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
12/11/2014
12/11/2014
Leitura e discussão do cap. 6 Métodos comportamentais I- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
13/11/2014
13/11/2014
Leitura e discussão do cap. 7 Métodos comportamentais II- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
17/11/2014
17/11/2014
(Aula de reposição 2 horas) Continuação da discussão do cap. 7 Métodos comportamentais II- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
19/11/2014
19/11/2014
Leitura e discussão do cap. 8 Modificando esquemas- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
20/11/2014
20/11/2014
Leitura e discussão do cap. 9 Problemas e dificuldades: aprendendo dificuldades comuns- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
26/11/2014
26/11/2014
Roda de conversa com a psicóloga Andrea Nara sobre a prática profissional
27/11/2014
27/11/2014
Leitura e discussão do cap. 10 Tratando transtornos crônicos, graves ou complexos - WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
03/12/2014
03/12/2014
Leitura e discussão do cap. 11 Desenvolvendo competência em terapia cognitivo-comportamental- WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
04/12/2014
04/12/2014
Momento vivencial: aprendendo técnicas de relaxamento
10/12/2014
10/12/2014
Discussão do texto Diretrizes de intervenção quanto a mudança de comportamento- A entrevista motivacional.
11/12/2014
11/12/2014
Discussão do cap. 30- Treino de Resolução de Problemas, livro ABREU, Cristiano Nabuco de. Terapia comportamental e cognitivo-comportamental: práticas clínicas. Org. Cristiano Nabuco de Abreu; Hélio José Guilhardi. São Paulo: Roca, 2004.
17/12/2014
17/12/2014
Discussão do cap. 30- Treino de Resolução de Problemas, livro ABREU, Cristiano Nabuco de. Terapia comportamental e cognitivo-comportamental: práticas clínicas. Org. Cristiano Nabuco de Abreu; Hélio José Guilhardi. São Paulo: Roca, 2004.
18/12/2014
18/12/2014
Discussão do cap. 10- Avaliação e conceitualização na infância, livro RANGÉ, Bernard. Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. 2.e. Porto Alegre: Artmed, 2011.
24/12/2014
24/12/2014
Não Haverá Aula
24/12/2014
24/12/2014
Não Haverá Aula - recesso acadêmico
25/12/2014
25/12/2014
Feriado - Natal
26/12/2014
26/12/2014
Não Haverá Aula
27/12/2014
27/12/2014
Não Haverá Aula
31/12/2014
31/12/2014
Não Haverá Aula - recesso acadêmico
01/01/2015
01/01/2015
Não Haverá Aula - recesso acadêmico
07/01/2015
07/01/2015
Discussão do cap. 13- Técnicas cognitivas e comportamentais, livro RANGÉ, Bernard. Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. 2.e. Porto Alegre: Artmed, 2011.
08/01/2015
08/01/2015
Discussão do cap. 13- Técnicas cognitivas e comportamentais, livro RANGÉ, Bernard. Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. 2.e. Porto Alegre: Artmed, 2011.
14/01/2015
14/01/2015
Momento vivencial: aprendendo técnicas de relaxamento
15/01/2015
15/01/2015
Enceramento do grupo da disciplina
Avaliações
Data Descrição
13/11/2014 1ª Avaliação
04/12/2014 2ª Avaliação
14/01/2015 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Atividade a ser realizada nos dias destinados ao Seminário de Práticas 11/09/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1075 16/05/2024 10:17