-

DAA0321 - PSICOLINGUISTICA - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (09/03/2015 - 09/03/2015)
Ementa, objetivos, Métodos e Avaliação.
   Plano da Disciplina 
Ementa, Objetivos, Método e Avaliação.
Psicolinguística (11/03/2015 - 11/03/2015)
Psicolinguística e Aquisição de Língua oral e escrita
O modelo de Skinner e Plunkett (16/03/2015 - 16/03/2015)
Aprendizagem e Imitação: o behaviorismo e o conexionismo
O modelo de Chomsky (18/03/2015 - 18/03/2015)
A tese inatista de Chomsky e o Dispositivo de Aquisição de Linguagem
O modelo de Piaget (23/03/2015 - 23/03/2015)
O Construtivismo Cognitivo de Piaget
O modelo de Vygotsky (25/03/2015 - 25/03/2015)
O Construtivismo interacionista de Vygotsky
Piaget e Chomsky (30/03/2015 - 30/03/2015)
1ª Tarefa valendo um ponto sobre a discussão entre os modelos de Piaget e Chomsky.
  Texto para as 02 tarefas 
Leitura individual do texto.
Piaget e Chomsky (01/04/2015 - 01/04/2015)
2ª Tarefa valendo um ponto sobre a discussão entre os modelos de Piaget e Chomsky.
Estágios de Desenvolvimento Linguístico (06/04/2015 - 06/04/2015)
Estágios que as crianças passam para desenvolverem suas línguas: Texto 02 na Xerox
Estágios de Desenvolvimento Linguístico (08/04/2015 - 08/04/2015)
Estágios de Desenvolvimento Linguístico: Texto 02 na Xerox
Piaget e Vygotsky (13/04/2015 - 13/04/2015)
Paralelismo entre Piaget e Vygotsky: 3ª tarefa
  Texto para 3ª Tarefa 
Texto para Leitura individual
1ª Avaliação (15/04/2015 - 15/04/2015)
Avaliação sobre o conteúdo visto.
Construtivismo na Escola? (20/04/2015 - 20/04/2015)
Por que (não) ensinar com a metodologia construtivista?
Leitura e Escrita (22/04/2015 - 29/04/2015)
Aquisição de Leitura e escrita
  texto 5 
Métodos de Alfabetização (04/05/2015 - 06/05/2015)
Métodos fônico e global
  Texto 6 
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
11 16 18 23 25 30 01 06 08 13 15 20 22 27 29 04 06 11 13 18 20 25 27 01 03 08 10 15 17 22 24 29 01 06 08
1 201492**** 0 2 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
2 201492**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201491**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 201491**** 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201493**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 201492**** 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 201491**** 0 2 0 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 62
17 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 201492**** 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
19 201393**** 0 0 0 0 0 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 58
20 201492**** 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
21 201392**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 201493**** 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 201494**** 0 2 2 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
26 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 201492**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 201493**** 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
29 201490**** 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
30 201490**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
31 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
32 201491**** 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 201493**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
35 201493**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
36 20116**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
37 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 201493**** 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
42 201490**** 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201493**** 6,3 8,8 9,1 8.1 8 AM
2 201492**** 6,5 8,8 8,9 8.1 8 AM
3 201492**** 4,0 9,0 8,4 7.1 6 AM
4 201392**** 4,3 8,8 8,7 7.3 2 AM
5 201493**** 6,3 8,5 9,0 7.9 2 AM
6 201492**** 8,7 8,8 8,9 8.8 2 AM
7 201490**** 5,9 8,8 9,7 8.1 0 AM
8 201493**** 9,0 8,8 9,4 9.1 0 AM
9 201493**** 8,8 8,0 9,2 8.7 2 AM
10 201492**** 8,9 8,8 9,5 9.1 2 AM
11 201492**** 7,5 9,0 9,3 8.6 8 AM
12 201492**** 7,9 8,9 9,7 8.8 0 AM
13 201491**** 7,8 8,8 9,6 8.7 0 AM
14 201490**** 6,0 9,0 9,1 8.0 2 AM
15 201493**** 8,3 8,8 9,1 8.7 4 AM
16 201491**** 6,6 8,5 9,4 8.2 4 AM
17 201491**** 7,6 8,8 9,1 8.5 4 AM
18 201493**** 8,9 9,0 8,3 8.7 2 AM
19 201493**** 6,8 8,9 6,8 7.5 6 AM
20 201492**** 6,1 8,8 8,7 7.9 0 AM
21 201492**** 8,8 8,8 9,6 9.1 0 AM
22 201492**** 8,0 8,8 9,4 8.7 4 AM
23 201490**** 7,3 9,0 8,7 8.3 4 AM
24 201393**** 0,0 0,0 0,0 0.0 58 RF
25 201492**** 7,2 8,8 9,1 8.4 2 AM
26 201491**** 7,9 8,9 9,6 8.8 0 AM
27 201492**** 6,0 8,8 9,1 8.0 0 AM
28 201493**** 5,5 8,9 7,9 7.4 0 AM
29 201490**** 6,7 8,7 9,1 8.2 6 AM
30 201492**** 8,0 8,8 8,9 8.6 0 AM
31 201492**** 8,7 8,9 9,2 8.9 0 AM
32 201490**** 6,8 9,0 9,4 8.4 0 AM
33 201490**** 8,4 8,8 9,6 8.9 0 AM
34 201493**** 6,6 8,8 9,0 8.1 4 AM
35 201491**** 8,0 10,0 9,6 9.2 0 AM
36 201491**** 7,1 6,6 8,9 7.5 2 AM
37 201491**** 7,7 9,0 9,6 8.8 4 AM
38 201494**** 5,0 7,0 8,0 6.0 6.4 12 EF
39 201491**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
40 20116**** 4,7 9,0 8,6 7.4 2 AM
41 201490**** 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
42 201492**** 6,8 9,0 9,0 8.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas, estudos dirigidos, discussão de textos indicados, exibição de documentários, visitas técnicas, debate.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será ao longo do curso, observando o interesse e a participação, leituras e questionamentos, pontualidade e frequência. Além disso, teremos três provas, sendo uma oral.
Horário de atendimento: Segunda de 18h-20h
Bibliografia: KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística. SP: Ática, 1993.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. São Paulo: Ed. Scipione, 2001.
SANTOS, Raquel. A aquisição da linguagem. In. Introdução à Linguística. FIORIN, José Luis (org). São Paulo: Contexto, 2002.
STENBERG, Robert. Psicologia cognitiva. Trad. Maria Regina Borges Osório. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/03/2015
09/03/2015
Apresentação da disciplina
11/03/2015
11/03/2015
Psicolinguística
16/03/2015
16/03/2015
O modelo de Skinner e Plunkett
18/03/2015
18/03/2015
O modelo de Chomsky
23/03/2015
23/03/2015
O modelo de Piaget
25/03/2015
25/03/2015
O modelo de Vygotsky
30/03/2015
30/03/2015
Piaget e Chomsky
01/04/2015
01/04/2015
Piaget e Chomsky
06/04/2015
06/04/2015
Estágios de Desenvolvimento Linguístico
08/04/2015
08/04/2015
Estágios de Desenvolvimento Linguístico
13/04/2015
13/04/2015
Piaget e Vygotsky
15/04/2015
15/04/2015
1ª Avaliação
20/04/2015
20/04/2015
Construtivismo na Escola?
22/04/2015
29/04/2015
Leitura e Escrita
04/05/2015
06/05/2015
Métodos de Alfabetização
Avaliações
Data Descrição
15/04/2015 1ª Avaliação
25/05/2015 2ª Avaliação
22/06/2015 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:31