• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

osmar rufino braga

CPP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CMRV

DAA0322 - SOCIOLOGIA DA EDUCACAO II - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
1. EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA (09/03/2015 - 25/03/2015)
1.1. Florestan Fernandes e a defesa de uma escola pública 1.2. Adorno: educação e emancipação
   Critérios de avaliação dos seminários 
Car@ alun@, Segue anexo critérios. Atenciosamente,
  Nota de aula 
Car@ alun@, Segue uma nota de aula sobre o texto de Adorno. Atenciosamente,
Antecipação (10/03/2015 - 10/03/2015)
Aula Extra.
Antecipação (17/03/2015 - 17/03/2015)
Aula Extra.
Antecipação (24/03/2015 - 24/03/2015)
Aula Extra.
Não Haverá Aula (30/03/2015)

Por motivo de saúde.

Não Haverá Aula (01/04/2015)

Por motivo de saúde.

2. O INDIVÍDUO COMO PRODUÇÃO SOCIAL E A SOCIEDADE (RE)PRODUZIDA PELOS INDIVÍDUOS (01/04/2015 - 29/04/2015)
2.1. Gilberto Freyre e a democracia racial no Brasil 2.2. Norbert Elias ?Sociedade e indivíduos: figuração 2.3. Erving Goffman - Indivíduos em sociedade: representação
Antecipação (07/04/2015 - 07/04/2015)
Aula Extra.
Antecipação (14/04/2015 - 14/04/2015)
Aula Extra.
3. BOURDIEU E FOUCAULT ? DOMINAÇÃO E MICROPODERES (04/05/2015 - 25/05/2015)
3.1. Antonio Cândido: educação e literatura no Brasil 3.2. Pierre Bourdieu - Poder, estrutura, simbolismo e reprodução 3.3. Michel Foucault - Poderes, diagramas, regimes e sujeição
4. SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA - OUTRAS MODERNIDADES (27/05/2015 - 22/06/2015)
4.1. Roberto da Matta e o jeitinho brasileiro 3.2. Zygmunt Bauman ? Efemeridade, consumo e modernidade líquida
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
09 10 11 16 17 18 23 24 25 06 07 08 13 14 15 20 22 27 29 04 06 11 13 18 20 25 27 01 03 08
1 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201491**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201493**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
7 201491**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
8 201492**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 201492**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 201491**** 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 16
17 201491**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 12
18 201492**** 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
19 201393**** 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
20 201492**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
21 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
22 201490**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
23 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
24 201493**** 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
25 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 201494**** 0 0 0 2 2 2 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
27 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 201492**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
29 201493**** 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
30 201490**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
31 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
32 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 201491**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
34 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 201493**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
36 201493**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
37 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 201493**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
39 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
41 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 8
42 201490**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201393**** 7,0 3,0 10,0 2.0 4.4 10 RN
2 201493**** 7,4 8,7 8,5 8.2 8 AM
3 201491**** 5,5 8,2 10,0 7.9 4 AM
4 201492**** 5,7 8,0 6,0 5.5 6.1 4 EF
5 201492**** 5,0 6,5 8,0 7.0 6.8 12 EF
6 201491**** 7,5 8,0 10,0 8.5 0 AM
7 201392**** 6,5 5,0 10,0 7.2 6 AM
8 201493**** 6,5 7,0 10,0 7.8 6 AM
9 201493**** 6,5 9,8 10,0 8.8 4 AM
10 201492**** 8,6 7,7 10,0 8.8 4 AM
11 201490**** 6,2 8,5 10,0 8.2 4 AM
12 201490**** 6,5 10,0 9,0 8.5 2 AM
13 201492**** 6,5 10,0 10,0 8.8 2 AM
14 201491**** 7,5 9,5 10,0 9.0 2 AM
15 201492**** 6,5 8,5 10,0 8.3 6 AM
16 201492**** 7,0 9,7 8,5 8.4 0 AM
17 201490**** 6,5 8,0 10,0 8.2 2 AM
18 201493**** 6,5 7,5 10,0 8.0 0 AM
19 201491**** 7,0 9,5 10,0 8.8 12 AM
20 201491**** 6,5 7,0 10,0 7.8 8 AM
21 201492**** 7,5 9,5 10,0 9.0 2 AM
22 201493**** 8,7 9,5 9,0 9.1 2 AM
23 201493**** 5,3 6,7 8,0 5.8 6.3 8 EF
24 201492**** 5,6 8,5 10,0 8.0 2 AM
25 201492**** 7,0 9,5 9,0 8.5 4 AM
26 201490**** 5,5 9,0 6,0 8.5 7.7 4 EF
27 201493**** 7,5 9,0 10,0 8.8 6 AM
28 201492**** 6,5 8,5 8,5 7.8 0 AM
29 201491**** 7,0 8,3 8,5 7.9 12 AM
30 201492**** 7,0 7,5 6,0 7.0 6.9 2 EF
31 201493**** 6,5 7,5 10,0 8.0 2 AM
32 201492**** 8,0 8,5 10,0 8.8 0 AM
33 201491**** 6,0 0,0 0,0 2.0 16 RF
34 201492**** 7,5 7,0 10,0 8.2 2 AM
35 201490**** 7,5 9,5 10,0 9.0 2 AM
36 201392**** 5,5 7,0 6,0 6.5 6.4 8 EF
37 201491**** 7,0 10,0 8,5 8.5 0 AM
38 201490**** 6,5 9,0 8,5 8.0 6 AM
39 201494**** 4,0 7,0 10,0 7.0 12 AM
40 201493**** 6,1 8,2 10,0 8.1 4 AM
41 201490**** 8,0 10,0 9,0 9.0 0 AM
42 201492**** 6,5 8,5 10,0 8.3 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: ? Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
? Aulas expositivas;
? Trabalho em equipes de análise de textos (Seminários) e debate em grande grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliações Escritas (individual, sem consulta bibliográfica, dividida em três partes). Serão quatro avaliações, cada uma valendo cinco pontos.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Clareza do texto escrito. Objetividade da resposta. Apropriação adequada da bibliografia. Compreensão das discussões estabelecidas em aula.
Trabalho Integrado - Seminário: Apresentação em sala de aula, em atenção aos critérios estabelecidos.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Participação Crítica. Expressão oral. Criatividade. Capacidade de interação em grupo. Clareza, objetividade e pertinência das questões levantadas durante a apresentação.
Horário de atendimento: 08-12
Bibliografia: Adorno , T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. ?Prefácio: Ser Leve e Líquido?, pp. 7-22 e ?Individualidade?, pp. 64-106. Zahar, 2001 (2000).
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. ?A genese dos conceitos de habitus e de campo?, pp. 59-73.Bertrand Brasil, 2012 (1989).
CESAR, M. R. A. Pensar a educação depois de Foucault. Cult, São Paulo, n.134, p. 54-56. 2009. Acessado em: 10.04.14, disponível em:
DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2001.
ELIAS, Norbert. Escritos & Ensaios 1: Estado, Processo, Opinião Pública. ?Conceitos sociológicos fundamentais: civilização, figuração e processos sociais?, pp. 21-33. Jorge Zahar, 2006 (1986).
FERNANDES, Florestan. A contestação necessária: retratos intelectuais de inconformistas e revolucionários. São Paulo: Ática, 1995.
______. Universidade e talento. Revista Adusp, São Paulo: Adusp, n. 4, out. 1995d. p. 8-11.
Foucault, Bourdieu e Paulo Freire. IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas ?História, Sociedade e Educação No Brasil?: UFPB, 2012.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. ?Soberania e disciplina?, pp. 179-191. Graal, 2011 (1976).
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. ?Disciplina?, pp. 117-187. Vozes, 2003 (1975).
FREYRE, Gilberto. Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado e desenvolvimento do urbano. 15ª edição. São Paulo: Global, 2004.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. ?Introdução? e ?Representações? pp. 9-75. Vozes, 2002 (1959).
http://revistacult.uol.com.br/home/2010/03/pensar-a-educacao-depois-de-foucault/
HUNGER, Dagmar; ROSSI, Fernanda and SOUZA NETO, Samuel de. A teoria de Norbert Elias: uma análise do ser professor. Educ. Pesqui. [online]. 2011, vol.37, n.4, pp. 697-710.
MOURA, Thelma Maria de. O poder e a disciplina. In: Foucault e a Escola: disciplinar, examinar, fabricar. Dissertação (mestrado em educação). 93 f. UFG: faculdade de educação, 2010. pp. 41-66.
NASCIMENTO, Manoel Alves do. Erving Goffman, as interações no cotidiano escolar: desvendando o estigma dentro da inclusão escolar. Dissertação (mestrado em educação). 137f. UMSP: faculdade de Humanidades e Direito, 2010. pp. 83-119.
NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio. A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu:
OLIVEIRA, Marcos Marques de. Florestan Fernandes. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
OLIVEIRA, Marcos Marques de. Terceiro setor, voluntariado e educação: os caminhos giddenianos para a privatização do público. In: TORRES, Artemis; SEMERARO, Giovanni; PASSOS, Luiz Augusto. Educação, fronteira política. Cuiabá, MT: EdUFMT, 2006. (pp. 37-48).
ORCHEDDU, Alba. Zygmunt bauman: entrevista sobre a educação. Desafios pedagógicos e modernidade líquida.Translated byNeide Luzia de Rezende, Marcello Bulgarelli. Cad. Pesqui. [online]. 2009, vol.39, n.137, pp. 661-684.
SILVA Jr., Edinaldo Enoque; EIDT, Paulino. Sociologia e Educação: as contribuições de Bauman e Touraine para o pensar educacional em tempos de incertezas. Revista Exitus. 2013, Vol. 3, N. 2, jul/dez. pp. 181-193.
SOBREIRA, Dayane Nascimento; SILVA, Iolanda Barbosa da. A educação em jogo: um confronto entre
SOUZA, Jessé. Gilberto Freyre e a singularidade cultural brasileira. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 12(1): 69-100, maio de 2000.
STRIEDER, Inácio. Democracia Racial ? A partir de Gilberto Freyre. Perspectiva Filosófica ? Volume VIII ? n° 15 ? Jan.-Jun./2001. Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2013.
Viana , N. ?Universidade e Especialização: O Ovo da Serpente?. Revista Espaço Acadêmico. Maringá/PR, ano 2, no 18, março de 2002.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/03/2015
25/03/2015
1. EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
10/03/2015
10/03/2015
Antecipação
17/03/2015
17/03/2015
Antecipação
24/03/2015
24/03/2015
Antecipação
30/03/2015
30/03/2015
Não Haverá Aula
01/04/2015
01/04/2015
Não Haverá Aula
01/04/2015
29/04/2015
2. O INDIVÍDUO COMO PRODUÇÃO SOCIAL E A SOCIEDADE (RE)PRODUZIDA PELOS INDIVÍDUOS
07/04/2015
07/04/2015
Antecipação
14/04/2015
14/04/2015
Antecipação
04/05/2015
25/05/2015
3. BOURDIEU E FOUCAULT ? DOMINAÇÃO E MICROPODERES
27/05/2015
22/06/2015
4. SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA - OUTRAS MODERNIDADES
Avaliações
Data Descrição
25/03/2015 1ª Avaliação
29/04/2015 2ª Avaliação
25/05/2015 3ª Avaliação
15/06/2015 4ª Avaliação
17/06/2015 5ª avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Exame final 18/06/2015
Gabarito 29/04/2015
Aula do dia 20.04.15 17/04/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 19:47