-

CMR0081 - INTROD A CIENCIA DA COMPUTACAO - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de curso (09/03/2015 - 09/03/2015)
Apresentação dos conteúdos a serem ministrados.
A História da Computação (11/03/2015 - 11/03/2015)

Do ábaco ao tablet: fatos e cientistas que se destacaram na história da computação.

    
Inicia em 11/03/2015 às 0h 0 e finaliza em 18/03/2015 às 23h 59
A Computação nas diversas áreas. (16/03/2015 - 16/03/2015)

Como a Computação está presente nas diversas áreas do conhecimento.

Fundamentos da computação (18/03/2015 - 23/03/2015)
Hardware, software, peopleware, firmware, bit, byte e outros termos técnicos.
    
Inicia em 21/03/2015 às 0h 0 e finaliza em 28/03/2015 às 23h 59
Sistema de numeração (25/03/2015 - 25/03/2015)
A linguagem do computador (30/03/2015 - 08/04/2015)
Sistema de numeração. Representação de dados em binário. Os múltiplos do byte.
Hardware: CPU, memória e periféricos. (01/04/2015 - 01/04/2015)
Atividades e exercícios (06/04/2015 - 06/04/2015)
Revisão geral (08/04/2015 - 08/04/2015)
Não Haverá Aula (08/04/2015)
Introdução à Lógica de programação (29/04/2015 - 13/05/2015)

Conceitos básicos sobre lógica e algoritmos.

   Introdução à Lógica de programação 
Slides sobre os conteúdos das aulas em sala.
Não Haverá Aula (04/05/2015)

Professor gripado e com garganta inflamada.

Portugol e Pascal (18/05/2015 - 24/06/2015)
Considerações e avaliações finais (29/06/2015 - 08/07/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
09 11 16 18 23 25 30 01 06 13 15 20 22 27 29 06 11 13 18 20 25 27 01 03 08 10 15 17 22 24 29 01 06 08
1 201493**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 201492**** 2 2 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 48
3 201493**** 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
4 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 201499**** 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 14
6 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
7 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 201496**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2015900**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
10 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 20124**** 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 10
12 2015901**** 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
13 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 10
14 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 46
15 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 16
17 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 201496**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2015901**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 201495**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 68
22 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 46
23 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
25 2015902**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 54
26 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2015901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 12
28 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 22
29 201495**** 0 0 2 0 0 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 44
30 2015901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
31 201492**** 2 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
32 2015901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 2014911**** 2 2 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
34 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2014912**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
36 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 38
37 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 40
39 201495**** 2 2 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 40
40 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
41 201495**** 2 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 18
42 2015902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
43 201492**** 2 2 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
44 201495**** 2 0 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 62
45 201493**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 14
46 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 44
47 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
48 201393**** 2 0 2 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
49 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
50 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
51 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 2 2 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 28
52 2015900**** 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 14
53 2015902**** 0 0 0 0 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 58
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015901**** 5,7 10,0 5,6 7.1 4 AM
2 2015900**** 10,0 10,0 4,7 8.2 8 AM
3 201493**** 4,0 3,0 0,0 2.3 6 RN
4 201393**** 3,8 5,0 4,0 7.6 6.0 2 EF
5 20124**** 6,0 10,0 5,5 7.2 10 AM
6 2015901**** 8,5 10,0 9,5 9.3 4 AM
7 2015903**** 5,7 7,0 2,5 7.0 6.1 0 EF
8 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 46 RF
9 2015902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 54 RF
10 2014912**** 2,3 2,6 0,0 1.6 4 RN
11 201495**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
12 201495**** 3,7 0,0 0,0 1.2 40 RF
13 2015903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 44 RF
14 201495**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
15 2015903**** 3,0 0,0 0,0 1.0 38 RF
16 2015900**** 8,3 5,3 0,0 0.0 4.5 22 RF
17 2014912**** 0,8 0,0 0,0 0.3 28 RF
18 201492**** 8,3 0,0 0,0 2.8 48 RF
19 201493**** 1,8 0,5 0,0 0.8 14 RN
20 2015901**** 10,0 9,0 3,0 7.3 2 AM
21 201495**** 6,0 0,0 0,0 2.0 44 RF
22 2015903**** 5,2 0,0 0,0 1.7 40 RF
23 2015902**** 8,5 8,5 6,0 7.7 0 AM
24 201495**** 3,8 0,0 0,0 1.3 18 RF
25 2015901**** 8,5 9,3 6,0 7.9 0 AM
26 2015900**** 8,5 5,8 2,0 0.0 2.7 8 RN
27 201495**** 7,8 4,3 1,0 0.0 2.2 2 RN
28 2015902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 46 RF
29 2015901**** 9,3 9,3 4,0 7.5 10 AM
30 201492**** 7,5 10,0 6,7 8.1 12 AM
31 201499**** 3,7 1,0 0,0 1.6 14 RN
32 201492**** 7,0 10,0 6,0 7.7 8 AM
33 20125**** 6,0 5,0 5,2 6.5 6.0 10 EF
34 2015901**** 6,8 10,0 6,6 7.8 2 AM
35 2015901**** 6,1 4,6 0,5 3.7 12 RN
36 2015902**** 5,8 9,0 4,2 10.0 8.2 0 EF
37 2015902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
38 201496**** 8,1 6,0 3,5 9.0 7.5 0 EF
39 201493**** 4,2 7,5 2,0 8.0 6.3 4 EF
40 201496**** 6,1 9,7 5,5 7.1 0 AM
41 2014911**** 4,3 8,5 3,0 5.0 5.2 10 RN
42 201393**** 3,8 2,5 4,0 3.4 10 RN
43 2015901**** 4,5 3,0 2,0 3.2 0 RN
44 2015902**** 6,0 4,5 1,0 3.8 4 RN
45 2015902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 58 RF
46 2015901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
47 2015902**** 7,2 9,8 6,5 7.8 0 AM
48 2015903**** 6,0 2,0 5,0 10.0 7.2 6 EF
49 2015902**** 6,0 1,3 0,0 2.4 16 RF
50 2015903**** 6,5 10,0 4,8 7.1 2 AM
51 2015901**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
52 2015902**** 4,0 6,0 3,0 7.6 6.0 2 EF
53 2015900**** 9,3 8,5 3,5 7.1 14 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Computadores. Desenvolvimento e campo de aplicação. Conceitos. Classificação. Esquema lógico. Representação interna de dados. Sistemas de numeração. Tipo de armazenamento em computadores. Elementos básicos de algoritmos. Fluxogramas. Linguagem de programação Fortran: elemento básico, comandos de entrada e saída de dados, comandos de transparência, variáveis subscritas. Elementos de programação e linguagem. Windword, Microsoft Excel e Acess.
Objetivos: Compreeender o processo histórico da evoluçao dos computadores; Conhecer as nomenclaturas básicas da Ciencia da Computaçao; Saber distinguir os componentes de uma arquitetura de computadores básica; Entender e aprender como resolver um problema através de algoritmos; Fazer um estudo básico da linguagem de programaçao C para resolver problemas aplicados a Engenharia.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso será ministrado através de aulas expositivas e práticas. Serão utilizados como recursos o quadro de acrílico e pincel, data-show, artigos de revistas especializados, textos de jornais, apostilas, dentre outros recursos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Frequência mínima de 75% da carga horária;
Após as 60 h/a o aluno terá uma média aritmética (ME) das avaliações:
ME = ( P1 + P2 + P3) / 3

As avaliações valerão de 0 (zero) a 10 (dez) pontos;
Os assuntos das avaliações serão acumulativos;
O aluno será considerado aprovado por média se a média (ME) for igual ou superior a 7, ou seja, se ME ≥ 7;
Caso 4 ≤ ME < 7, o aluno terá que prestar uma avaliação final (PF). Neste caso, o aluno será aprovado por exame final se ( (ME + PF)/2 ) ≥ 6, caso contrário será considerado reprovado.
Caso ME < 4, o aluno será considerado reprovado.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Velloso, Fernando de Castro. Informática: conceitos básicos. 6ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
Brookshear, J. Glean. Ciência da Computação: uma visão abragente. 7ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Fedeli, Ricardo Daniel. Introdução à Ciência da Computação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
Lages, N. & Guimarães, A. Algoritmos e Estrutura de dados. Editora LTC, Rio de Janeiro, 1994.
Ziviani, Nivio. Projeto de algoritmos: com implementação em Pascal e C. 2 ed. rev. e ampl. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
Carboni, Irenice de Fátima. Lógica de programação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/03/2015
09/03/2015
Apresentação do plano de curso
11/03/2015
11/03/2015
A História da Computação
16/03/2015
16/03/2015
A Computação nas diversas áreas.
18/03/2015
23/03/2015
Fundamentos da computação
25/03/2015
25/03/2015
Sistema de numeração
30/03/2015
08/04/2015
A linguagem do computador
01/04/2015
01/04/2015
Hardware: CPU, memória e periféricos.
06/04/2015
06/04/2015
Atividades e exercícios
08/04/2015
08/04/2015
Revisão geral
08/04/2015
08/04/2015
Não Haverá Aula
29/04/2015
13/05/2015
Introdução à Lógica de programação
04/05/2015
04/05/2015
Não Haverá Aula
18/05/2015
24/06/2015
Portugol e Pascal
29/06/2015
08/07/2015
Considerações e avaliações finais
Avaliações
Data Descrição
27/04/2015 1ª Avaliação
27/05/2015 2ª Avaliação
29/06/2015 3ª Avaliação
08/07/2015 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Avaliação Final 04/07/2015
Não haverá aula na segunda dia 20 19/04/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:14