-

CMR0322 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina (09/03/2015 - 09/03/2015)
Estudos de Psicologia do Desenvolvimento
Psicologia da Criança (10/03/2015 - 10/03/2015)
LEITE, D. M. Psicologia da criança: história e principais campos de estudo e/ou SANTOS, M. S. et al. A Psicologia do desenvolvimento (Texto 1)
Teorias de Desenvolvimento Humano (16/03/2015 - 16/03/2015)
SANTOS, M. S. et al. As teorias psicológicas e o desenvolvimento humano (Texto 2)
Desenvolvimento infantil em Freud (17/03/2015 - 17/03/2015)
RAPPAPORT, Clara Regina et al. Fases de desenvolvimento (pp. 35 a 45) (Texto 3)
Desenvolvimento infantil em Piaget (23/03/2015 - 23/03/2015)
PIAGET, J. O desenvolvimento mental da criança. (Texto 4)
Desenvolvimento infantil em Vygotsky (24/03/2015 - 24/03/2015)
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky e o processo de formação de conceitos. (Texto 5)
   Texto 5 sobre Vygotsky 
texto 5
Desenvolvimento infantil em Wallon (30/03/2015 - 30/03/2015)

DANTAS, H. A afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. (Texto 6)

Desenvolvimento infantil em Wallon (31/03/2015 - 31/03/2015)

WALLON, H. A afetividade. (Texto 7) WALLON, H . As idades sucessivas na infância. (Texto 8)

  Wallon: obras selecionadas 
Alguns textos de Wallon sobre desenvolvimento, afetividade e funções superiores. Textos 7 e 8.
  Atividade sobre Wallon 
Essa atividade vale 2,0 pontos e deve ser entregue dia 06/04.
Psicologia da criança em Merleau-Ponty (06/04/2015 - 13/04/2015)

Merleau-Ponty: Psicologia e pedagogia da criança (texto 09)

Trabalho em dupla para distinguir (com base no texto 9) - Valor = 1,0 ponto:

a. Consciência Primitiva;

b. Consciência Mórbida

c. A 3 maneiras de analisar (atitudes) o desenho infantil;

d. Criança x doente;

e. Criança x primitivo;

f. Maturação x Aprendizagem;

g. Percepção x Motor.

 

 

 

Psicologia da criança em Merleau-Ponty (14/04/2015 - 14/04/2015)

Merleau-Ponty: Psicologia e pedagogia da criança (texto 09)

Estudo Dirigido I (20/04/2015 - 21/04/2015)

Estudo dirigido individual 01: GUARESCHI, N. M. De que infância a Psicologia do Desenvolvimento fala? (Texto 10)

Valor  = 2,0 pontos

  Estudo Dirigido texto 10 
Estudo Dirigido do texto 10 para ser entregue dia 04/05/15.
Aquisição da linguagem (27/04/2015 - 28/04/2015)

Desenvolvimento Linguístico (texto 11)

O desenho infantil (04/05/2015 - 05/05/2015)
Perceber o desenho infantil a partir de Luquet, Prudhomeau e Merleau-Ponty.
Fórum no SIGAA: Merleau-Ponty (11/05/2015 - 19/05/2015)

Fórum sobre 02 textos (valor = 5,0 pontos):

Merleau-Ponty: Psicologia e pedagogia da criança (texto 09)

Merleau-Ponty: uma concepção de infância como ser-no-mundo. (texto 12)

  Texto 12 
   Infância e Merleau-Ponty
Período de Habilitação: 21/05/2015 às 12:00 a 07/06/2015 às 23:59
Diário de Leitura: 1ª infância (25/05/2015 - 25/05/2015)
Diário de Leitura: Primeira infância: aspectos físicos e cognitivos (Manuais de Psicologia do Desenvolvimento)
Diário de Leitura: 1ª infância (26/05/2015 - 26/05/2015)
Diário de Leitura: Primeira infância: aspectos cognitivos e psicossociais (Manuais de Psicologia do Desenvolvimento
DEBATE: 1ª infância (01/06/2015 - 01/06/2015)
Contribuições da Psicologia no trabalho com crianças na primeira infância
Diário de Leitura: 2ª infância (02/06/2015 - 02/06/2015)
Segunda infância: desenvolvimento físico e cognitivo (Manuais de Psicologia do Desenvolvimento)
Diário de Leitura: 2ª infância (08/06/2015 - 08/06/2015)
Diário de Leitura: Segunda infância: aspectos cognitivos e psicossociais (Manuais de Psicologia do Desenvolvimento)
DEBATE: 2ª infância (09/06/2015 - 09/06/2015)
DEBATE: Contribuições da Psicologia no trabalho com crianças na segunda infância
Diário de Leitura: 3ª infância (15/06/2015 - 15/06/2015)
Diário de Leitura: Terceira infância: desenvolvimento físico e cognitivo (Manuais de Psicologia do Desenvolvimento)
Diário de Leitura: 3ª infância (16/06/2015 - 16/06/2015)
Diário de Leitura: Terceira infância: desenvolvimento cognitivo e psicossocial (Manuais de Psicologia do Desenvolvimento)
DEBATE: 3ª infância (22/06/2015 - 22/06/2015)
DEBATE: Contribuições da Psicologia no trabalho com crianças na terceira infância
3ª Avaliação (23/06/2015 - 23/06/2015)
3ª Avaliação: todo o conteúdo
Estudo Dirigido 2 (29/06/2015 - 29/06/2015)
Estudo dirigido 02: realização de oficinas lúdicas
  Análise do Desenho Infantil 
Texto para complementar as ideias de Luquet e Prudhommeau sobre o desenho infantil que, obviamente, Merleau-Ponty vai contra.
Encerramento Conteúdo (30/06/2015 - 30/06/2015)
Conceitos básicos de desenvolvimento infantil; Entrega do resultado parcial.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
09 10 16 17 23 24 30 31 06 07 13 14 20 27 28 04 05 11 12 18 19 25 26 01 02 08 09 15 16 22 23 29 30 06 07
1 201499**** 0 2 0 2 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
2 201494**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2014912**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
4 201495**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
6 201495**** 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
7 201496**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
8 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201499**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
10 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
11 2014911**** 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
12 201494**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 201496**** 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 201495**** 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 40
15 2014911**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 201497**** 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
19 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 2014912**** 0 2 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 46
22 201496**** 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
23 2014911**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 201495**** 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
25 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 201496**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 201499**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
31 201495**** 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 58
32 201495**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 201495**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
34 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
36 201495**** 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
37 201495**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
38 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
39 201495**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
40 201499**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201495**** 9,7 10,0 5,2 8.3 6 AM
2 201494**** 9,6 10,0 5,7 8.4 0 AM
3 201495**** 9,9 10,0 7,7 9.2 2 AM
4 201495**** 10,0 10,0 7,5 9.2 4 AM
5 2014912**** 9,5 6,4 6,3 7.4 6 AM
6 201496**** 9,6 10,0 6,5 8.7 2 AM
7 201494**** 10,0 9,0 5,4 8.1 6 AM
8 201495**** 0,0 0,0 0,0 0.0 58 RF
9 201496**** 10,0 10,0 6,7 8.9 4 AM
10 201495**** 9,5 10,0 5,0 8.2 2 AM
11 201495**** 2,8 10,0 6,0 7.8 7.1 0 EF
12 201494**** 10,0 10,0 6,8 8.9 0 AM
13 201499**** 9,8 10,0 6,1 8.6 4 AM
14 201495**** 7,8 6,4 8,0 7.4 8 AM
15 2014912**** 9,8 10,0 9,2 9.7 2 AM
16 201499**** 9,8 10,0 6,6 8.8 0 AM
17 201495**** 9,9 10,0 6,7 8.9 2 AM
18 201499**** 9,8 9,5 4,5 7.9 10 AM
19 201496**** 10,0 9,5 5,6 8.4 8 AM
20 201495**** 9,7 10,0 6,2 8.6 0 AM
21 201497**** 10,0 9,5 5,8 8.4 6 AM
22 201494**** 9,8 9,5 5,3 8.2 2 AM
23 201495**** 9,5 8,3 5,3 7.7 2 AM
24 2014911**** 10,0 10,0 4,5 8.2 6 AM
25 2014911**** 9,2 10,0 5,8 8.3 0 AM
26 201496**** 9,5 8,0 6,6 8.0 6 AM
27 201494**** 10,0 9,0 6,8 8.6 0 AM
28 201495**** 9,5 10,0 5,5 8.3 4 AM
29 2014911**** 9,5 10,0 7,7 9.1 0 AM
30 201499**** 9,3 10,0 6,5 8.6 0 AM
31 201495**** 9,6 10,0 5,6 8.4 0 AM
32 201494**** 9,7 10,0 6,6 8.8 2 AM
33 201495**** 10,0 10,0 6,7 8.9 0 AM
34 201495**** 7,8 8,3 5,3 7.1 2 AM
35 201495**** 8,4 10,0 6,7 8.4 8 AM
36 201495**** 0,0 0,0 0,0 0.0 40 RF
37 2014912**** 8,0 9,0 6,2 7.7 6 AM
38 201495**** 7,1 8,3 5,7 7.0 6 AM
39 2014912**** 0,0 0,0 0,0 0.0 46 RF
40 201495**** 10,0 9,5 8,0 9.2 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Desenvolvimento psicológico da criança. Constituição do sujeito psíquico de acordo com as diferentes abordagens teóricas do desenvolvimento. Abordagem crítica e integradora dessas diferentes visões do desenvolvimento infantil. Influências históricas, sociais, geo-políticas e ambientais. Discussão de tópicos atuais relacionados com o tema.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O conteúdo programático é trabalhado através dos seguintes procedimentos:
Aulas expositivas
Leituras e trabalhos em grupo
Debate em sala de aula
Estudo dirigido
Caderno de Leitura
Avaliação Individual
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será ao longo do curso, observando o interesse e a participação, leituras e questionamentos, pontualidade e frequência. Além disso, teremos três provas, sendo uma individual.

Horário de atendimento: segunda 08-10h
Bibliografia: BEE, Helen. O ciclo vital. Porto Alegre, ARTMED, 2000.
NEWCOMBE, N. Desenvolvimento infantil: abordagem de Mussen. 8.ed. Porto Alegre, ARTMED, 1999.
PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W. Desenvolvimento humano. 7.ed. Porto Alegre, ARTMED, 2001.

7- BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARIES, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
BIAGGIO, Ângela M. Brasil. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1985.
DAVIS, Cláudia. Piaget ou Vygotsky: uma falsa questão. Viver Mente & Cérebro. Coleção Memória da Pedagogia. Lev Seminovich Vygotsky, n. 2. Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Segmento-Duetto, 2005. pp. 38 – 49.
GUARESCHI, N. M. De que infância a Psicologia do Desenvolvimento fala? In: GUARESCHI, N. M. F.; HUNING,S. M. Implicações da psicologia no contemporâneo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
LANJONQUIÈRE, L. Aquilo que da infância não cessa de se inscrever. In: COSTA, M. F. V.; ATEM, E. (orgs.). Alteridade: o outro como problema. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora Ltda, 2001.
LEITE, Dante Moreira (org.). O desenvolvimento da criança. 3ª Ed. São Paulo: UNESP, 2010.
LURIA, A. R. Desenvolvimento Cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. 6ªed. São Paulo: Ícone, 2010.
MACHADO, Maria Marcondes. Merleau-Ponty e Educação. Rio de janeiro: Autêntica, 2010.
MERLEAU-PONTY, M. Merleau-Ponty na Sorbonne - resumo de cursos de psicossociologia e filosofia. Campinas: Papirus, 1990.
_____. Psicologia e Pedagogia da Criança. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense /Universitária, 1967.
_____ . O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
RAPPAPORT, Clara Regina et al. Teorias do desenvolvimento: conceitos fundamentais. São Paulo: EPU, 1991.
SANTOS, M. S. et al. Psicologia do desenvolvimento: teorias e temas contemporâneos. Fortaleza: Liber Livro, 2008.
TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
_____ . Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11ª Ed. São Paulo: Ícone, 2010.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/03/2015
09/03/2015
Apresentação da Disciplina
10/03/2015
10/03/2015
Psicologia da Criança
16/03/2015
16/03/2015
Teorias de Desenvolvimento Humano
17/03/2015
17/03/2015
Desenvolvimento infantil em Freud
23/03/2015
23/03/2015
Desenvolvimento infantil em Piaget
24/03/2015
24/03/2015
Desenvolvimento infantil em Vygotsky
30/03/2015
30/03/2015
Desenvolvimento infantil em Wallon
31/03/2015
31/03/2015
Desenvolvimento infantil em Wallon
06/04/2015
13/04/2015
Psicologia da criança em Merleau-Ponty
14/04/2015
14/04/2015
Psicologia da criança em Merleau-Ponty
20/04/2015
21/04/2015
Estudo Dirigido I
27/04/2015
28/04/2015
Aquisição da linguagem
04/05/2015
05/05/2015
O desenho infantil
11/05/2015
19/05/2015
Fórum no SIGAA: Merleau-Ponty
25/05/2015
25/05/2015
Diário de Leitura: 1ª infância
26/05/2015
26/05/2015
Diário de Leitura: 1ª infância
01/06/2015
01/06/2015
DEBATE: 1ª infância
02/06/2015
02/06/2015
Diário de Leitura: 2ª infância
08/06/2015
08/06/2015
Diário de Leitura: 2ª infância
09/06/2015
09/06/2015
DEBATE: 2ª infância
15/06/2015
15/06/2015
Diário de Leitura: 3ª infância
16/06/2015
16/06/2015
Diário de Leitura: 3ª infância
22/06/2015
22/06/2015
DEBATE: 3ª infância
23/06/2015
23/06/2015
3ª Avaliação
29/06/2015
29/06/2015
Estudo Dirigido 2
30/06/2015
30/06/2015
Encerramento Conteúdo
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:09