-

PPGED165 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I - Turma: 02 (2015.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e discussão do plano de curso (18/03/2015 - 18/03/2015)
Cultura e cultura surda (25/03/2015 - 25/03/2015)
O processo de construção das Identidades Surdas (01/04/2015 - 01/04/2015)
Filosofias educacionais para Surdos: avaliação crítica (08/04/2015 - 08/04/2015)

Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo

A perspectiva dos Estudos Surdos (15/04/2015 - 15/04/2015)
A visão da Surdez na perspectiva histórico-cultural (22/04/2015 - 22/04/2015)
Práticas pedagógicas na educação de surdos: visão crítica (29/04/2015 - 29/04/2015)
Relação pedagógica Professor ouvinte x aluno surdo (06/05/2015 - 06/05/2015)
Não Haverá Aula (13/05/2015)

Viagem para Participar do Enforsup em Brasília - DF

Não Haverá Aula (20/05/2015)

Participação de banca de Defesa de Dissertação em Campo Grande - MS

O papel da linguagem no desenvolvimento do Surdo: Vigotsky e Bakhtin (27/05/2015 - 27/05/2015)
Ensino da língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos (03/06/2015 - 03/06/2015)
Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos (10/06/2015 - 10/06/2015)
A escrita na educação de surdos (17/06/2015 - 17/06/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
18 25 01 08 15 22 29 06 27 03 10 17
1 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201410**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 201310**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 201410**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas dialogadas
Leituras de textos, teses e dissertações
Análise de artigos e relatórios de pesquisas/experiências


Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados tendo por base a Resolução n. 043/95 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI. Para efeito de verificação de aprendizagem serão consideradas a presença e participação nas aulas, bem como a realização das atividades propostas ao longo do Curso, tais como leituras, debates e trabalhos individuais e/ou em grupo. As atividades a serem desenvolvidas para atribuição de notas serão:
1. Participação efetiva em todos os momentos e atividades a serem desenvolvidas durante as aulas, entendida como efetiva presença em sala de aula e o envolvimento com a disciplina, expresso nos debates e na colocação de questões que expressem entendimento e dúvidas acerca das temáticas abordadas;
2. Produção de seção da dissertação com considerações teóricas a respeito das temáticas estudadas, de modo a estabelecer relações com o seu problema de pesquisa.
Horário de atendimento: Quartas pela manhã
Bibliografia: ALMEIDA, M.A.; MENDES, E.G.; HAYASHI, M.C.P.I. (Orgs.). Temas em educação especial: deficiências sensoriais e deficiência mental. Araraquara, SP: Junqueira&Marin; Brasília, DF: CAPES, PROESP, 2008.

DANESI, M.C. (Org.). O admirável mundo dos surdos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

DECHICHI, C.; SILVA, L.C.da & Cols. Inclusão escolar e educação especial: teoria e prática na diversidade. Uberlândia: EDUFU, 2008.

DORZIAT, A. (Org.). Estudos surdos: diferentes olhares. Porto Alegre: Mediação, 2011.

____________. O outro da educação: pensando a surdez com base nos temas identidade/diferença, currículo e inclusão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

FERNANDES, E. Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2005.
FRANCO, T. Bullying contra surdos: a manifestação silenciosa da resiliência. Curitiba: Appris, 2014.

GESSER, A. Libras? Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editoria, 2009.

GÓES, M.C.R. Linguagem, surdez e educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. São Paulo: Plexus, 2002.

LACERDA, C.B.F.de; SANTOS, L.F. dos. (Orgs.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos, SP: Edufscar, 2013.

LODI, A.C.B.; MÉLO, A.D.B.de. FERNANDES, E. (Orgs.). Letramento, bilinguismo e educação de surdos. Porto Alegre: Mediação, 2012.

LOPES, M. C. Surdez e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MENDES, E.G.; ALMEIDA, M.A. (Orgs.). Dimensões pedagógicas nas práticas de inclusão escolar. Marília: ABPEE, 2012.

QUADROS, R. M. de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

SILVA, A.C.; NEMBRI, A.G. Ouvindo o silêncio: surdez, linguagem e educação. Porto Alegre: Mediação, 2008.
SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2013.

__________. Experiências com a palavra: notas sobre a linguagem e a diferença. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

__________. (Org.). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 2006.

__________. (Org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos: interfaces entre pedagogia e linguística. Porto Alegre: Mediação, 1999.

STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.

THOMA, A. da S.; LOPES, M.C. (Orgs.). A invenção da surdez II: espaços e tempos na educação de surdos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.

Outros textos sugeridos ao longo da disciplina
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/03/2015
18/03/2015
Apresentação e discussão do plano de curso
25/03/2015
25/03/2015
Cultura e cultura surda
01/04/2015
01/04/2015
O processo de construção das Identidades Surdas
08/04/2015
08/04/2015
Filosofias educacionais para Surdos: avaliação crítica
15/04/2015
15/04/2015
A perspectiva dos Estudos Surdos
22/04/2015
22/04/2015
A visão da Surdez na perspectiva histórico-cultural
29/04/2015
29/04/2015
Práticas pedagógicas na educação de surdos: visão crítica
06/05/2015
06/05/2015
Relação pedagógica Professor ouvinte x aluno surdo
13/05/2015
13/05/2015
Não Haverá Aula
20/05/2015
20/05/2015
Não Haverá Aula
27/05/2015
27/05/2015
O papel da linguagem no desenvolvimento do Surdo: Vigotsky e Bakhtin
03/06/2015
03/06/2015
Ensino da língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos
10/06/2015
10/06/2015
Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos
17/06/2015
17/06/2015
A escrita na educação de surdos
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1074 07/05/2024 23:16