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PPGAF001 - SEMINÁRIOS II - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (18/03/2015 - 18/03/2015)

Apresentação da disciplina, de seus objetivos, do sistema de avaliação, das possíveis datas de apresentações. Definição da área de pesquisa, do possível orientador e da provável problemática que será foco da dissertação de mestrado de cada aluno. 

 

Escolha do Tema do projeto de pesquisa (fases de construção do projeto de pesquisa) (25/03/2015 - 25/03/2015)

Fases de construção de um projeto de pesquisa:

1 - Como definir o Tema de um Projeto de pesquisa;

2 - Como delimitar o Tema do Projeto de pesquisa, criando um título que reflita o que se pretende efetivamente com a execução desse projeto de pesquisa;

3 - Como definir a problemática do Projeto de pesquisa, que irá nortear a construção dos objetivos e da metodologia experimental a ser adotada;

4 - Como estabelecer as hipóteses a serem testadas no Projeto de pesquisa.

 

Pesquisa em revistas especializadas sobre o tema e sub-tema do Projeto de Pesquisa (01/04/2015 - 01/04/2015)

1 - Principais sites de busca de artigos on line em revistas especializadas das diferentes áreas de pesquisa da Agronomia, com foco na área de concentração Fitotecnia;

2 - Uso do Portal Capes para obtenção de referencial teórico para a construção do Projeto de Pesquisa;

3- Comparação entre artigos escritos na década dos anos 90 e artigos escritos entre 2000 e 2015 abordando as metodologias similares que possivelmente serão usadas na parte experimental do Projeto de pesquisa e inovações tecnológicas e conceituais relacionadas ao tema do Projeto de Pesquisa.

Apresentação e discussão da tarefa proposta (definição do Tema, problematização, hipóteses, etc. do projeto de pesquisa) (08/04/2015 - 15/04/2015)

Tarefa proposta a ser realizada em conjunto com o orientador, a fim de definir:

1 - O Tema geral do Projeto de pesquisa;

2 - O Sub-Tema do Projeto de pesquisa;

3 - O possível Título do Projeto de pesquisa;

4 - A problematização do Projeto de pesquisa, que norteará a construção dos possíveis objetivos e a definição da metodologia experimental que provavelmente será adotada;

5- As hipóteses que serão testadas no Projeto de pesquisa.

Definição e formulação dos objetivos geral e específicos (22/04/2015 - 22/04/2015)

1- A importância de definição clara e precisa e da formulação correta do objetivo geral;

2 - Relação entre o objetivo geral e a hipótese estabelecida no Projeto de pesquisa;

3 - Verbos usados para construir o objetivo geral, e sua relação com estágios cognitivos (conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação);

4 - Definição dos objetivos específicos relacionados a um possível estudo e solução satisfatória do problema contido no objetivo geral;

5 - Organização dos objetivos específicos norteados pela complexidade dos estágios cognitivos (conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação).

 

Construção do Referencial teórico do Projeto de pesquisa (29/04/2015 - 06/05/2015)

Elaboração do Referencial Teórico e das Referências Biblográficas do Projeto de Pesquisa:

1 - Após a definição: 1) do tema específico que será estudado (título do Projeto), 2) da problemática e hipóteses que deverão ser testadas, 3) dos objetivos geral e específicos que já foram definidos, 4) da provável metodologia experimental e parâmetros a serem avaliados, deve-se escrever o referencial teórico do Projeto de pesquisa usando os artigos selecionados, referendando-se cada parágrafo do referencial com as referências mais atuais possíveis.

2 - Em paralelo, ou simultaneamente, a essa tarefa deve-se organizar as referências bibliográficas citadas, a fim de facilitar a organização dessas referências e a não omissão de nenhuma delas.

3 - Verificar as normas ABNT, recomendadas pelo programa de Pós-Graduação em Agronomia, área de concentração em Fitotecnia, que normatizam a formatação do trabalho científico.

Escolha dos procedimentos de coleta de dados do Projeto de pesquisa (13/05/2015 - 20/05/2015)

1 - Definição dos procedimentos e/ou metodologias para a aquisição dos dados experimentais;

2 - Definição do tamanho da amostra, do número de repetições, do delineamento experimental, do local onde o experimento será realizado, das possíveis variáveis a serem analizadas, dos parâmetros e análises estatísticas, etc.

3 - Detalhamento dos possíveis tratamentos que as informações geradas experimentalmente irão receber, dos prováveis instrumentos e/ou equipamento usados na execução dos experimentos, etc.

4 - Previsão dos recursos materiais (de consumo, permanentes, etc.) que serão necessários para a execução do Projeto de Pesquisa;

5 - Previsão dos possíveis resultados e da produção científica que serão gerados após execução do Projeto de Pesquisa.

Elaboração da Introdução e da Justificativa do Projeto de pesquisa (27/05/2015 - 27/05/2015)

1 - Elaboração da Introdução do Projeto de pesquisa;

2 - Elaboração da Justificativa do Projeto de pesquisa;

3 - Normas da ABNT, adotadas pelo programa, que norteiam a formatação do Projeto de pesquisa;

4 - Sorteio das datas para apresentação dos Projetos de pesquisa aos colegas e ao professor da disciplina de Seminários II para detecção de possíveis falhas na parte escrita, na apresentação oral e na postura/conduta de cada aluno, via preenchimento de ficha de avaliação para a parte escrita e para a apresentação oral, que serão usados pala Banca Avaliadora.

Apresentação e discussão da tarefa proposta (inovações conceituais e/ou metodológicas encontradas em artigos escritos na década de 90 e nos anos de 2000 a 2015 relacionados ao tema específico do Projeto de pesquisa (03/06/2015 - 17/06/2015)

Apresentação individual da tarefa proposta:

1- listar as inovações conceituais ou novas formas de relacionar um conceito já descrito na década de 90 que foi abordado de uma forma mais esclarecedora em artigos escritos recentemente (publicados entre 2000 e 2015) relacionados ao Tema ou sub-tema do Projeto de Pesquisa;

2 - listar as inovações tecnológicas (novos equipamentos, novas metodologias, novos ensaios, etc.) usados em artigos publicados recentemente (comparados aos atigos publicados nos anos da década de 90) que permitiram a aquisisção de novas informações ou aprimoraram as formas de coleta de dados, promovendo avanços no possível campo de investigação do Projeto de pesquisa;

3 - expressar sua opinião pessoal sobre essa atividade, sobre o avanço da ciência na área relacionada ao seu Projeto de Pesquisa e sobre o impacto que essas novas descobertas trouxeram para a comunidade científica e para a comunidade em geral.

Defesa pública e apresentação dos projetos de pesquisa nas aulas de Seminários II (24/06/2015 - 01/07/2015)

1 - Cronograma de apresentações individuais dos Projetos de Pesquisa nas aulas de Seminários II, com preenchimento de fichas de avaliação para a parte escrita e para a apresentação oral.

2 - Na apresentação da parte escrita do Projeto de pesquisa serão avaliados os seguintes itens:

  • importância do tema (1,0 ponto);
  • objetivos (2,0 pontos);
  • embasamento teórico (2,0 pontos);
  • metodologia (2,0 pontos);
  • relevância do assunto para a comunidade acadêmica (1,0 ponto);
  • contribução científica (2,0 pontos).

3 - Na apresentação oral do Projeto de pesquisa serão avaliados os seguintes itens:

  • dinâmica, postura (1,0 ponto);
  • ordenação do assunto (1,0 ponto);
  • domínio do assunto (2,0 pontos);
  • tempo de apresentação (1,0 ponto);
  • desempenho no questiionamento (2,0 pontos);
  • recursos áudio-visuais (1,0 ponto);
  • português e gramática (2,0 pontos).
Finalização da disciplina e divulgação do resultado parcial (08/07/2015 - 08/07/2015)

Divulgação das notas da disciplina Seminários II e das notas atribuídas pela banca examinadora nas defesas públicas dos projetos. Orientação para efetuar as correções sugeridas pela banca examinadora e entrega da versão corrigida.

 

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08
1 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 9,9 9.9 0 AM
2 201410**** 8,8 8.8 0 AM
3 201410**** 9,5 9.5 0 AM
4 201410**** 9,1 9.1 0 AM
5 201410**** 8,9 8.9 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A disciplina tem a função de proporcionar uma visão geral das discussões na área de Fitotecnia, sem a fixação de um tema específico. Os seminários serão ministrados por professores da UFPI e de outras instituições convidados pelo coordenador da disciplina. É obrigatória a participação dos alunos matriculados, salvo justificativas do orientador.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O Conteúdo programático da disciplina Seminários II será desenvolvido usando:
1 - aulas expositivas, dialogadas e interativas;
2 - grupos de discussão;
3 - estudos dirigidos;
4 - leitura de artigos científicos;
5 - apresentação de seminários.
Os recursos didáticos usados serão:
• Projetor multimídia;
• Artigos científicos e pesquisa na internet;
• Quadro, pincéis;

• Textos ou fragmentos de textos extraídos de livros de Metodologia Científica e de Elaboração de Trabalhos Acadêmicos.
• Esquemas, tabelas e figuras relacionadas ao conteúdo programático.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos da disciplina de Seminários II receberão 03 notas no processo de avaliação:
1 - nota 01: média das notas atribuídas pelo professor e pelos colegas para a apresentação oral e escrita do projeto de pesquisa;
2 - nota 02: média das notas atribuídas pela banca examinadora (03 professores) para a apresentação oral e escrita do projeto de pesquisa.
3 - nota 03: média das notas atribuídas pela banca examinadora (03 professores) para a apresentação oral e escrita de um artigo de revisão científica escrito pelo aluno, relacionado ao não ao seu tema de dissertação.
A nota final da disciplina é a média das notas 01, 02 e 03. Os critérios que norteiam a aprovação ou reprovação do aluno na disciplina são:
• média aritmética igual ou maior que 7,0 nas avaliações parciais e frequência igual ou maior que 75%: aprovado por média;
• média aritmética maior que 4,0 e menor que 7,0 e frequência igual ou maior que 75%: submetido a exame final;
• média aritmética menor que 4,0: reprovado por nota;
• média aritmética maior que 6,0 (resultante da média aritmética das avaliações parciais e do exame final) e frequência maior que 75%: aprovado;
• média aritmética menor que 6,0 (média aritmética das avaliações parciais e do exame final): reprovado por nota;
• frequência menor que 75 % da carga horária da disciplina: reprovado por falta.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 6023. Informações e documentação – Referencias – Elaboração. Rio de Janeiro, 2001, 22p.
FRANÇA, J. L. et al. Manual para normatização de publicações técnico-científicas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1990, 167p.
CRUZ, C.; RIBEIRO, U. Metodologia Científica: teoria e prática. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2003, 218 p.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 22. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002, 35p.
Revistas indexadas nas áreas relacionadas ao tema do projeto de pesquisa e do Trabalho de Conclusão de Curso e/ou áreas afins.
Textos relevantes sobre definição do problema e definição de hipóteses, etc.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/03/2015
18/03/2015
Apresentação da disciplina
25/03/2015
25/03/2015
Escolha do Tema do projeto de pesquisa (fases de construção do projeto de pesquisa)
01/04/2015
01/04/2015
Pesquisa em revistas especializadas sobre o tema e sub-tema do Projeto de Pesquisa
08/04/2015
15/04/2015
Apresentação e discussão da tarefa proposta (definição do Tema, problematização, hipóteses, etc. do projeto de pesquisa)
22/04/2015
22/04/2015
Definição e formulação dos objetivos geral e específicos
29/04/2015
06/05/2015
Construção do Referencial teórico do Projeto de pesquisa
13/05/2015
20/05/2015
Escolha dos procedimentos de coleta de dados do Projeto de pesquisa
27/05/2015
27/05/2015
Elaboração da Introdução e da Justificativa do Projeto de pesquisa
03/06/2015
17/06/2015
Apresentação e discussão da tarefa proposta (inovações conceituais e/ou metodológicas encontradas em artigos escritos na década de 90 e nos anos de 2000 a 2015 relacionados ao tema específico do Projeto de pesquisa
24/06/2015
01/07/2015
Defesa pública e apresentação dos projetos de pesquisa nas aulas de Seminários II
08/07/2015
08/07/2015
Finalização da disciplina e divulgação do resultado parcial
Avaliações
Data Descrição
24/06/2015 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
apresentação 30/06/2015 29/06/2015
apresentação do Erivan e reposição da aula 28/06/2015
Aula 25/07- cancelada 25/06/2015
apresentação 24/06/2015 23/06/2015
apresentações 18/06/2015 17/06/2015
Aula do dia 30/04 30/04/2015
Aula do dia 15/04 - Não Tem 15/04/2015
Aula do dia 15/04 13/04/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 21:42