Metodologia: |
O curso será desenvolvido através de aulas expositivas (sob a responsabilidade da professores) e seminários (sob a responsabilidade dos alunos): Seminário (realizados por 2 alunos): Exposição do TEMA da aula em até 1:30h (aulas 8, 11, 12, 14, 15), tendo por base um roteiro (sugere-se que este seja distribuído para os demais alunos) que contemple os seguintes aspectos: apresentação dos autores e obras, destacando contexto histórico e intelectual em que essa foi produzida, as questões levantadas, os argumentos apresentados, os procedimentos teóricos e metodológicos utilizados, as contribuições da obra para a disciplina /ou curso. Recomenda-se, ainda, que haja clareza e objetividade na exposição e que seja estimulado o debate e a participação dos demais.
Para garantir um curso dinâmico e discussões proveitosas, recomendamos ainda:
a. Que todos façam as leituras indicadas. b. A aquisição das obras indicadas, pois ainda que apenas uma parte seja trabalhada é importante a leitura/contato com a obra. A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco dispõe de várias delas.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Teremos 3 avaliações: 1ª: Apresentação de 3 mini seminários e entrega dos respectivos textos: Mini ensaios com até 5 páginas conforme indicado. o Texto 1 discussão do tema As alternativas da intervenção do Estado para combater a violência, tendo por base o conteúdo das aulas da primeira unidade. DATA DA ENTREGA: 30 de março o Texto 2 - discussão do tema A demanda por Estado, expressa nos reclamos por mais políticas públicas e a liberdade, tendo por base o conteúdo das aulas da segunda unidades. DATA DA ENTREGA: 27 de abril o Texto 3 discussão do tema Proteção do Estado e emancipação, tendo por base os textos das aulas 7 (Adam Smith) e 9 (Karl Marx). DATA DA ENTREGA: 18 de maio o Texto 4 discussão do tema As instituições nas escolhas do Estado DATA DA ENTREGA: 15 de junho Cada aluno deve entregar 3 ensaios. 2ª: Terá por base as seguintes atividades: Seminário temático ― conforme os parâmetros expostos no item Desenvolvimento do Curso; Participação nas aulas expositivas (aulas 2 a 7, 9, 10, 13) o A nota final é a média entre as notas das atividades.
3ª: Elaboração de ensaio, envolvendo pelo menos dois dos AUTORES e TEXTOS estudados. DATA DE ENTREGA: ATÉ 15 DIAS APÓS A CONCLUSÃO DAS AULAS (data provável de entrega: 13 de julho).
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Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA UNIDADE I POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens da nossa época. Trad. Fanny Wrobel. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000, cap. 1-13. BERLIN, Isaiah. Dois conceitos de liberdade. In: ______. Quatro ensaios sobre a liberdade. Trad. HIRSCHMAN, Albert O. As Paixões e os interesses: argumentos políticos para o capitalismo antes do seu triunfo. 2.ed. Trad. Lúcia Campelo. São Paulo: Paz e Terra, 2000, 119p UNIDADE II A intervenção do Estado no pensamento clássico (CH: 12 horas) MAQUIAVEL, Nicolau. Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio. 2ed. Brasilia: Universidade de Brasília, 1982, Livro Primeiro (Introdução, cap. 1º a 8º; 16º ao 18º; 55º; 57º a 58º). HOBBES, Thomas. Leviatã ou Matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. Trad. João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (cap. XIII XIX; XXI). MONTESQUIEU, Charles Louis de Secondat. Do espírito das leis. Trad. Fernando Henrique Cardoso e Leôncio Martins Rodrigues. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Livros I ao V; XI -XIII) LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. Trad. Júlio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 2001 (2ª tiragem), (cap. I ao XIII). ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social ou Princípios do Direito Político. Trad. Lourdes Santos Machado. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 1-114 (Introdução, Livros I, II e III) UNIDADE III A intervenção do Estado no pensamento de autores modernos (16 horas) SMITH, Adam. Teoria dos sentimentos morais. Trad. Lya Luft. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p.139 216. (78 p). MILL, John Stuart. A liberdade; Utilitarismo. Trad. Eunice Ostrensky. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 85 142. (58 p) TOCQUEVILLE, Aléxis. A democracia na América: sentimentos e opiniões.Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 113 150; 357 - 373 (55 p) MARX, Karl. A questão judaica. In: ______. Manuscritos Econômicos Filosóficos. Trad. Artur Morão. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1994, p. 35 63 (29 p). ______. Guerra Civil na França; Crítica ao Programa de Gotha. In: ______. Obras Escolhidas. São Paulo: Editora Alfa-Omegas.d., p. 39-103; 203-225. (86 p) WEBER, Max. Parlamentarismo e governo numa Alemanha reconstruída. (Uma contribuição à crítica política do funcionalismo e da política partidária). Trad. Maurício Tragtenberg. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 1 85. (85 p). IV UNIDADE A intervenção do Estado no pensamento de autores contemporâneos: (CH: 20 horas) SCHUMPETER, Joseph A. Capitalismo, socialismo e democracia. Trad. Sérgio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Zahar, 1983, p. 313 353. (41 p) DAHL, Robert A. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo: EDUSP, 1987, p. 25 62. (38) OLSON, Mancur. A lógica da ação coletiva: os benefícios públicos e uma teoria dos grupos sociais. Trad. Fábio Fernandéz. São Paulo: EDUSP, 1999, p. 17 64 (48 p) DOWNS, Anthony. Uma teoria econômica da democracia. Trad. Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos. São Paulo: EDUSP, 1999, p. 25 56. (32 p.) DOUGLAS, Mary. Como as instituições pensam. Trad. Carlos Eugenio Marcondes de Moura. São Paulo: EDUSP, 1998, p. 14-74. (61 p) HAYEK, Friedrich August von. O caminho da servidão. Trad. Anna Maria Capovilla et al. 5.ed. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990, cap. 1º ao 9º e 11º. RAWLS, John. Justiça como equidade. Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 55-112. (58 p.) GIDDENS, Anthony. A Vida em Uma Sociedade Pós-Tradicional. In: GIDDENS, Anthony; BECK, Ulrich; LASH, Scott. Modernização Reflexiva: Política, Tradição e Estética na Ordem Social Contemporânea. Tradução: de Magda Lopes. São Paulo: UNESP, 1997. HABBERMAS, Jurgen. ______. O Ocidente Dividido. Tradução: Luciana Villas Bôas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006.
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