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PPGPP058 - TEORIA POLÍTICA - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
Abertura com o tema Autoregulação e proteção - o dilema de nossa época (16/03/2015 - 16/03/2015)
POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens da nossa época. Trad. Fanny Wrobel. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000, cap. 1-13.
   PLANO DE CURSO DA DISCIPLINA TEORIA POLÍTICA 
  TEXTO PARA A PRIMEIRA AULA 
POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens da nossa época. Trad. Fanny Wrobel. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000, cap. 1-13.
Exposição: Liberdades e princípios de organização da vida coletiva (23/03/2015 - 23/03/2015)
BERLIN, Isaiah. Dois conceitos de liberdade. In: ______. Quatro ensaios sobre a liberdade. Trad. Wamberto Hudson Ferreira. Brasília: Editora da UnB, 1981, p. 133 ? 175. (42 p).
  TEXTO PARA A SEGUNDA AULA 
• BERLIN, Isaiah. Dois conceitos de liberdade. In: ______. Quatro ensaios sobre a liberdade. Trad. Wamberto Hudson Ferreira. Brasília: Editora da UnB, 1981, p. 133 – 175. (42 p).
  TEXTO PARA A SEGUNDA AULA 
BERLIN, Isaiah. Dois conceitos de liberdade. In: ______. Quatro ensaios sobre a liberdade. Trad. Wamberto Hudson Ferreira. Brasília: Editora da UnB, 1981, p. 133 – 175. (42 p).
Exposição: As consequências políticas da expansão econômica ou como o comércio contribuiu para a formação do Estado e do homem modernos (30/03/2015 - 30/03/2015)
HIRSCHMAN, Albert O. As Paixões e os interesses: argumentos políticos para o capitalismo antes do seu triunfo. 2.ed. Trad. Lúcia Campelo. São Paulo: Paz e Terra, 2000, 119p
  TEXTO PARA A TERCEIRA AULA 
HIRSCHMAN, Albert O. As Paixões e os interesses: argumentos políticos para o capitalismo antes do seu triunfo. 2.ed. Trad. Lúcia Campelo. São Paulo: Paz e Terra, 2000, 119p
Exposição: As razões e os objetivos da intervenção do Estado (06/04/2015 - 06/04/2015)
MAQUIAVEL, Nicolau. Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio. 2ed. Brasilia: Universidade de Brasília, 1982, Livro Primeiro (Introdução, cap. 1º a 8º; 16º ao 18º; 55º; 57º a 58º). HOBBES, Thomas. Leviatã ou Matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. Trad. João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (cap. XIII ? XIX; XXI).
Exposição: A fonte do poder do Estado e os fundamentos da obediência (13/04/2015 - 13/04/2015)
MONTESQUIEU, Charles Louis de Secondat. Do espírito das leis. Trad. Fernando Henrique Cardoso e Leôncio Martins Rodrigues. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Livros I ao V; XI -XIII) LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. Trad. Júlio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 2001 (2ª tiragem), (cap. I ao XIII).
NÃO HAVERÁ AULA (20/04/2015 - 20/04/2015)
Não Haverá Aula (20/04/2015)

Véspera de feriado.

Exposição: A fundação da sociedade política (27/04/2015 - 27/04/2015)
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social ou Princípios do Direito Político. Trad. Lourdes Santos Machado. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 1-114 (Introdução, Livros I, II e III)
Exposição: A intervenção do Estado no pensamento liberal (04/05/2015 - 04/05/2015)
SMITH, Adam. Teoria dos sentimentos morais. Trad. Lya Luft. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p.139 ? 216. (78 p).
Seminário: O amor à liberdade e à igualdade (11/05/2015 - 11/05/2015)
MILL, John Stuart. A liberdade; Utilitarismo. Trad. Eunice Ostrensky. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 85 ? 142. (58 p) TOCQUEVILLE, Aléxis. A democracia na América: sentimentos e opiniões.Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 113 ? 150; 357 - 373 (55 p)
  FICHA DE AVALIAÇÃO DO SEMINÁRIO 
Para fins de orientação, envio a ficha de avaliação dos seminários
Exposição: A intervenção do Estado no pensamento de Marx (18/05/2015 - 18/05/2015)
MARX, Karl. A questão judaica. In: ______. Manuscritos Econômicos ? Filosóficos. Trad. Artur Morão. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1994, p. 35 ? 63 (29 p). ______. Guerra Civil na França; Crítica ao Programa de Gotha. In: ______. Obras Escolhidas. São Paulo: Editora Alfa-Omegas.d., p. 39-103; 203-225. (86 p)
  TEXTO 2 PARA A 9ª AULA - GUERRA CIVIL NA FRANÇA 
Guerra civil na França - texto completo da introdução de Engels à p. 134 (não prejudica ler os apêndices).
  TEXTO 3 PARA A 9ª AULA - CRÍTICA AO PROGRAMA DE GOTHA 
rítica ao Programa de Gotha - texto completo p. 24-48 (não prejudica ler os textos que acompanham a obra, especialmente o Prefácio de Engels).
Exposição: Uma crítica liberal ao liberalismo (25/05/2015 - 25/05/2015)
WEBER, Max. Parlamentarismo e governo numa Alemanha reconstruída. (Uma contribuição à crítica política do funcionalismo e da política partidária). Trad. Maurício Tragtenberg. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 1 ? 85. (85 p).
Seminário: Os métodos de escolha do Estado e as condições para que os cidadãos formulem seus pleitos (01/06/2015 - 01/06/2015)
SCHUMPETER, Joseph A. Capitalismo, socialismo e democracia. Trad. Sérgio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Zahar, 1983, p. 313 ? 353. (41 p) DAHL, Robert A. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo: EDUSP, 1987, p. 25 ? 62. (38)
Exposição: Cooperação e solidariedade num Estado democrático (08/06/2015 - 08/06/2015)
DOUGLAS, Mary. Como as instituições pensam. Trad. Carlos Eugenio Marcondes de Moura. São Paulo: EDUSP, 1998, p. 14-74. (61 p)
Seminário: A satisfação dos interesses dos cidadãos pelo Estado (15/06/2015 - 15/06/2015)
OLSON, Mancur. A lógica da ação coletiva: os benefícios públicos e uma teoria dos grupos sociais. Trad. Fábio Fernandéz. São Paulo: EDUSP, 1999, p. 17 ? 64 (48 p) DOWNS, Anthony. Uma teoria econômica da democracia. Trad. Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos. São Paulo: EDUSP, 1999, p. 25 ? 56. (32 p.)
Seminário: A intervenção do Estado no pensamento liberal contemporâneo (22/06/2015 - 22/06/2015)
HAYEK, Friedrich August von. O caminho da servidão. Trad. Anna Maria Capovilla et al. 5.ed. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990, cap. 1º ao 9º e 11º. RAWLS, John. Justiça como equidade. Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 55-112. (58 p.)
Seminário: O Estado de Bem-Estar tem futuro?: qual? (29/06/2015 - 29/06/2015)
GIDDENS, Anthony. A Vida em Uma Sociedade Pós-Tradicional. In: GIDDENS, Anthony; BECK, Ulrich; LASH, Scott. Modernização Reflexiva: Política, Tradição e Estética na Ordem Social Contemporânea. Tradução: de Magda Lopes. São Paulo: UNESP, 1997. HABBERMAS, Jurgen. ______. O Ocidente Dividido. Tradução: Luciana Villas Bôas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006
  TEXTO PARA A 15ª SESSÃO - GIDDENS 
Partes indicadas: cap. 1 e o item Risco, confiança, reflexividade - p. 219-234
  FICHA DE CORREÇÃO DO ENSAIO FINAL 
Parâmetros para correção do ensaio final
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
16 23 30 06 13 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29
1 2015100**** 4 4 0 0 0 4 1 0 1 0 0 0 0 0 0 14
2 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 8
9 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2015100**** 0 0 0 0 4 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 0,0 0.0 0 RN
2 2015100**** 8,3 8.3 0 AM
3 2015100**** 6,1 6.1 14 RN
4 2015100**** 5,4 5.4 6 RN
5 2015100**** 7,9 7.9 0 AM
6 2015100**** 8,5 8.5 0 AM
7 2015100**** 8,1 8.1 0 AM
8 201410**** 9,0 9.0 0 AM
9 2015100**** 8,8 8.8 8 AM
10 2015100**** 8,5 8.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Contratualismo: Hobbes, Locke e Rousseau. Pensamento Liberal: Iluminismo Escocês e Tocqueville. Teoria Política Contemporânea: Neoliberalismo, Neocontratualismo e Comunitarismo
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso será desenvolvido através de aulas expositivas (sob a responsabilidade da professores) e seminários (sob a responsabilidade dos alunos):
• Seminário (realizados por 2 alunos): Exposição do TEMA da aula em até 1:30h (aulas – 8, 11, 12, 14, 15), tendo por base um roteiro (sugere-se que este seja distribuído para os demais alunos) que contemple os seguintes aspectos: apresentação dos autores e obras, destacando contexto histórico e intelectual em que essa foi produzida, as questões levantadas, os argumentos apresentados, os procedimentos teóricos e metodológicos utilizados, as contribuições da obra para a disciplina /ou curso. Recomenda-se, ainda, que haja clareza e objetividade na exposição e que seja estimulado o debate e a participação dos demais.

Para garantir um curso dinâmico e discussões proveitosas, recomendamos ainda:

a. Que todos façam as leituras indicadas.
b. A aquisição das obras indicadas, pois ainda que apenas uma parte seja trabalhada é importante a leitura/contato com a obra. A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco dispõe de várias delas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Teremos 3 avaliações:
1ª: Apresentação de 3 mini seminários e entrega dos respectivos textos:
• Mini ensaios com até 5 páginas conforme indicado.
o Texto 1 – discussão do tema “As alternativas da intervenção do Estado para combater a violência”, tendo por base o conteúdo das aulas da primeira unidade.
 DATA DA ENTREGA: 30 de março
o Texto 2 - discussão do tema “A demanda por Estado, expressa nos reclamos por mais políticas públicas e a liberdade”, tendo por base o conteúdo das aulas da segunda unidades.
 DATA DA ENTREGA: 27 de abril
o Texto 3 – discussão do tema “Proteção do Estado e emancipação”, tendo por base os textos das aulas 7 (Adam Smith) e 9 (Karl Marx).
 DATA DA ENTREGA: 18 de maio
o Texto 4 – discussão do tema “As instituições nas escolhas do Estado”
 DATA DA ENTREGA: 15 de junho
• Cada aluno deve entregar 3 ensaios.
2ª: Terá por base as seguintes atividades:
• Seminário temático ― conforme os parâmetros expostos no item Desenvolvimento do Curso;
• Participação nas aulas expositivas (aulas 2 a 7, 9, 10, 13)
o A nota final é a média entre as notas das atividades.

3ª: Elaboração de ensaio, envolvendo pelo menos dois dos AUTORES e TEXTOS estudados.
 DATA DE ENTREGA: ATÉ 15 DIAS APÓS A CONCLUSÃO DAS AULAS (data provável de entrega: 13 de julho).
Horário de atendimento: 5ª feira das 16 às 18 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
UNIDADE I
POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens da nossa época. Trad. Fanny Wrobel. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000, cap. 1-13.
BERLIN, Isaiah. Dois conceitos de liberdade. In: ______. Quatro ensaios sobre a liberdade. Trad.
HIRSCHMAN, Albert O. As Paixões e os interesses: argumentos políticos para o capitalismo antes do seu triunfo. 2.ed. Trad. Lúcia Campelo. São Paulo: Paz e Terra, 2000, 119p
UNIDADE II – A intervenção do Estado no pensamento clássico (CH: 12 horas)
MAQUIAVEL, Nicolau. Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio. 2ed. Brasilia: Universidade de Brasília, 1982, Livro Primeiro (Introdução, cap. 1º a 8º; 16º ao 18º; 55º; 57º a 58º).
HOBBES, Thomas. Leviatã ou Matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. Trad. João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (cap. XIII – XIX; XXI).
MONTESQUIEU, Charles Louis de Secondat. Do espírito das leis. Trad. Fernando Henrique Cardoso e Leôncio Martins Rodrigues. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Livros I ao V; XI -XIII)
LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. Trad. Júlio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 2001 (2ª tiragem), (cap. I ao XIII).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social ou Princípios do Direito Político. Trad. Lourdes Santos Machado. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 1-114 (Introdução, Livros I, II e III)
UNIDADE III – A intervenção do Estado no pensamento de autores modernos (16 horas)
SMITH, Adam. Teoria dos sentimentos morais. Trad. Lya Luft. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p.139 – 216. (78 p).
MILL, John Stuart. A liberdade; Utilitarismo. Trad. Eunice Ostrensky. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 85 – 142. (58 p)
TOCQUEVILLE, Aléxis. A democracia na América: sentimentos e opiniões.Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 113 – 150; 357 - 373 (55 p)
MARX, Karl. A questão judaica. In: ______. Manuscritos Econômicos – Filosóficos. Trad. Artur Morão. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1994, p. 35 – 63 (29 p).
______. Guerra Civil na França; Crítica ao Programa de Gotha. In: ______. Obras Escolhidas. São Paulo: Editora Alfa-Omegas.d., p. 39-103; 203-225. (86 p)
WEBER, Max. Parlamentarismo e governo numa Alemanha reconstruída. (Uma contribuição à crítica política do funcionalismo e da política partidária). Trad. Maurício Tragtenberg. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 1 – 85. (85 p).
IV UNIDADE – A intervenção do Estado no pensamento de autores contemporâneos: (CH: 20 horas)
SCHUMPETER, Joseph A. Capitalismo, socialismo e democracia. Trad. Sérgio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Zahar, 1983, p. 313 – 353. (41 p)
DAHL, Robert A. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo: EDUSP, 1987, p. 25 – 62. (38)
OLSON, Mancur. A lógica da ação coletiva: os benefícios públicos e uma teoria dos grupos sociais. Trad. Fábio Fernandéz. São Paulo: EDUSP, 1999, p. 17 – 64 (48 p)
DOWNS, Anthony. Uma teoria econômica da democracia. Trad. Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos. São Paulo: EDUSP, 1999, p. 25 – 56. (32 p.)
DOUGLAS, Mary. Como as instituições pensam. Trad. Carlos Eugenio Marcondes de Moura. São Paulo: EDUSP, 1998, p. 14-74. (61 p)
HAYEK, Friedrich August von. O caminho da servidão. Trad. Anna Maria Capovilla et al. 5.ed. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990, cap. 1º ao 9º e 11º.
RAWLS, John. Justiça como equidade. Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 55-112. (58 p.)
GIDDENS, Anthony. A Vida em Uma Sociedade Pós-Tradicional. In: GIDDENS, Anthony; BECK, Ulrich; LASH, Scott. Modernização Reflexiva: Política, Tradição e Estética na Ordem Social Contemporânea. Tradução: de Magda Lopes. São Paulo: UNESP, 1997.
HABBERMAS, Jurgen. ______. O Ocidente Dividido. Tradução: Luciana Villas Bôas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/03/2015
16/03/2015
Abertura com o tema Autoregulação e proteção - o dilema de nossa época
23/03/2015
23/03/2015
Exposição: Liberdades e princípios de organização da vida coletiva
30/03/2015
30/03/2015
Exposição: As consequências políticas da expansão econômica ou como o comércio contribuiu para a formação do Estado e do homem modernos
06/04/2015
06/04/2015
Exposição: As razões e os objetivos da intervenção do Estado
13/04/2015
13/04/2015
Exposição: A fonte do poder do Estado e os fundamentos da obediência
20/04/2015
20/04/2015
NÃO HAVERÁ AULA
20/04/2015
20/04/2015
Não Haverá Aula
27/04/2015
27/04/2015
Exposição: A fundação da sociedade política
04/05/2015
04/05/2015
Exposição: A intervenção do Estado no pensamento liberal
11/05/2015
11/05/2015
Seminário: O amor à liberdade e à igualdade
18/05/2015
18/05/2015
Exposição: A intervenção do Estado no pensamento de Marx
25/05/2015
25/05/2015
Exposição: Uma crítica liberal ao liberalismo
01/06/2015
01/06/2015
Seminário: Os métodos de escolha do Estado e as condições para que os cidadãos formulem seus pleitos
08/06/2015
08/06/2015
Exposição: Cooperação e solidariedade num Estado democrático
15/06/2015
15/06/2015
Seminário: A satisfação dos interesses dos cidadãos pelo Estado
22/06/2015
22/06/2015
Seminário: A intervenção do Estado no pensamento liberal contemporâneo
29/06/2015
29/06/2015
Seminário: O Estado de Bem-Estar tem futuro?: qual?
Avaliações
Data Descrição
13/07/2015 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Esclarecimentos sobre as notas: 16/07/2015
AULA CONFIRMADA SOBRE MARY DOUGLAS 08/06/2015
CONSULTA SOBRE A POSSIBILIDADE DE MANUTENÇÃO DA AULA DO DIA 8 DE JUNHO 05/06/2015
ADIAMENTO DA ENTREGA DO SEGUNDO ARTIGO 23/04/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 16:22