-

PPGCOM007 - METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
Epistemologia da comunicação (16/03/2015 - 16/03/2015)
   Plano de curso Metodologia 2015.1 final.pdf 
Discussão do plano de curso (16/03/2015 - 16/03/2015)

Discussão do plano de curso

Apresentação dos projetos

Epistemologia e pesquisa

Ciência, conhecimento (23/03/2015 - 23/03/2015)

UNIDADE I: Epistemologia, método e produção de conhecimento
1- Ciência e conhecimento científico

textos:

1 - MILLER, Katherine. Philosophical Foundations: what is theory? In: MILLER, Katherine. Communication Theories - perspectives, processes and contexts. New York: McGraw-Hill Companies, 2001.


2- BACHELARD, Gaston. A Epistemologia. Lisboa: Edições 70, 1971

3 - JAPIASSU, Hilton. A crise das ciências humanas. SP: Cortez, 2013.

A produção de conhecimento nas ciências sociais (30/03/2015 - 30/03/2015)

 

2- Verdade e racionalidade nas Ciências Sociais

Textos:

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 11ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. (Cap. 1 e 2).

SILVA, José de Souza. Quo Vadis, Tecnociência? A emergência de uma ciência da sociedade no contexto da mudança de época. In: SANTOS, Lucy Woellner et alli (orgs). Ciência, Tecnologia e Sociedade – o desafio da interação. Londrina: IAPAR, 2004.

TORALLES-PEREIRA, Maria Lucia. Saber científico: novos paradigmas. In Interface – comunicação, saude, educação. Ano 1, v.1 Botucatu: UNESP, 1997.

MORIn, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006

discussões sobre o problema, o objeto de pesquisa, as instâncias e fases da pesquisa (06/04/2015 - 06/04/2015)
O campo científico da comunicação e a disciplina científica (13/04/2015 - 13/04/2015)
  campo científico - Bourdieu 
O campo científico da comunicação Ver também texto de Immacolata Lopes
Reflexões sobre o método (27/04/2015 - 27/04/2015)
Texto 1: BRAGA, José Luiz. A prática da pesquisa em comunicação: abordagem metodológica como tomada de decisões. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação E-Compós, Brasília, v. 14, n. 1, jan. / abr. 2011. Disponível em: http://www. compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/665/503. Acesso em: 27 jun. 2012. Texto 2: GINZBURG, Carlo. Chaves do mistério: Morelli, Freud e Sherlock Holmes. in Eco, Umberto e Thomas Sebeok (orgs.), O signo de três. São Paulo, Editora Perspectiva, 2004.
Pesquisa empírica e de recepção (04/05/2015 - 04/05/2015)
Texto: BRAGA, José Luiz; LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Pesquisa empírica em comunicação. São Paulo: Paulus, 2010. Coedição Paulus/COMPÓS.
Estudo de caso; etnografia/netnografia (11/05/2015 - 11/05/2015)
Texto 1: PAIS, José Machado. Sociologia da vida cotidiana: Teorias, métodos e estudos de caso. Texto 2: HINE, Christine. Etnografia virtual.
Cartografia; análise do discurso (18/05/2015 - 18/05/2015)
Texto 1: FILHO, Kleber Prado; TETI, Marcela Montalvão. A cartografia como método para as ciências humanas e sociais. Texto 2: PINTO, José Milton. Comunicação e discurso: introdução à análise do discurso.
Orientações para a construção de projeto de pesquisa (25/05/2015 - 25/05/2015)
Texto:BONIN, Giani. Nos bastidores da pesquisa: a instância metodológica experienciada nos fazeres e nas processualidades de construção de um projeto. IN: MALDOADO, Efendy et al. Metodologias de pesquisa em Comunicação: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre: Sulina, 2006.
Orientações para a construção de projeto de pesquisa (01/06/2015 - 01/06/2015)
Texto: BONIN, Giani. Nos bastidores da pesquisa: a instância metodológica experienciada nos fazeres e nas processualidades de construção de um projeto. IN: MALDOADO, Efendy et al. Metodologias de pesquisa em Comunicação: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre: Sulina, 2006.
Discussão dos projetos (08/06/2015 - 08/06/2015)
Discussão dos projetos (15/06/2015 - 15/06/2015)
Discussão dos projetos (22/06/2015 - 22/06/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29
1 2015100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
3 2015100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
5 2015100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 8
6 2015100**** 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
7 2015100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 8
8 2015100**** 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2015100**** 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
10 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 8,0 8.0 4 AM
2 2015100**** 9,0 9.0 4 AM
3 2015100**** 8,5 8.5 4 AM
4 2015100**** 9,5 9.5 8 AM
5 2015100**** 9,2 9.2 8 AM
6 2015100**** 8,3 8.3 8 AM
7 2015100**** 8,5 8.5 8 AM
8 2015100**** 9,0 9.0 4 AM
9 2015100**** 9,2 9.2 8 AM
10 2015100**** 8,5 8.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo das questões relacionadas a pesquisa no processo de investigação científica no campo da Comunicação. As metodologias e técnicas das pesquisas científicas no campo teórico e epistemológico da comunicação. A pesquisa em seus aspectos conceituais e formais. A pesquisa teórica: a metodologia filosófica e seus parâmetros. A pesquisa empírica: a construção do objeto de pesquisa e os procedimentos metodológicos: métodos qualitativos e quantitativos. As etapas da pesquisa científica em Comunicação: planejamento da pesquisa, definição do problema e formulação de hipóteses, coleta, análise e interpretação de dados. As tendências da pesquisa em comunicação, no Brasil e no mundo.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Encontros presenciais pedagógicos; aulas expositivas; leitura e discussão de textos; elaboração e apresentação de projeto de pesquisa.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O aluno(a) será avaliado(a) de forma qualitativa e quantitativa através dos seguintes critérios:
1- Freqüência mínima de 75% da carga horária da disciplina;
2- Participação ativa do aluno nas atividades propostas, observando: responsabilidade, interesse, participação, compromisso com as atividades, desenvolvimento analítico-reflexivo, pontualidade, assiduidade e qualidade dos trabalhos produzidos;
3- Projeto de pesquisa.
Horário de atendimento: Segunda-feira, das 8:00hs às 12:00hs
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BONIN, Giani. Nos bastidores da pesquisa: a instância metodológica experienciada nos fazeres e nas processualidades de construção de um projeto. IN: MALDOADO, Efendy et al. Metodologias de pesquisa em Comunicação: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre: Sulina, 2006.
BOURDIEU, Pierre. O Campo Científico. In: Ortiz, Renato (org.). Coleção Grandes Cientistas Sociais, n 39 São Paulo: Editora Ática, 1983.
BRAGA, José Luiz. Uma heurística para a pesquisa comunicacional.
_____ . A prática da pesquisa em comunicação: abordagem metodológica como tomada de decisões. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação E-Compós, Brasília, v. 14, n. 1, jan. / abr. 2011. Disponível em: http://www. compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/665/503. Acesso em: 27 jun. 2012.
FILHO, Kleber Prado; TETI, Marcela Montalvão. A cartografia como método para as ciências humanas e sociais.
GINZBURG, Carlo. Chaves do mistério: Morelli, Freud e Sherlock Holmes. in Eco, Umberto e Thomas Sebeok (orgs.), O signo de três. São Paulo, Editora Perspectiva, 2004.
HINE, Christine. Etnografia virtual.
JACKS, Nilda et al. Pesquisa de recepção: empírica por natureza. In: BRAGA, José Luiz; LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Pesquisa empírica em comunicação. São Paulo: Paulus, 2010. Coedição Paulus/COMPÓS.
MALDONADO, Alberto Efendy. Pesquisa teórica em comunicação na América Latina: autores cruciais. In: SAID, Gustavo (org). Comunicação: novo objeto, novas teorias? Teresina: EDUFPI, 2008.
MILLER, Katherine. Philosophical Foundations: what is theory? In: MILLER, Katherine. Communication Theories - perspectives, processes and contexts. New York: McGraw-Hill Companies, 2001.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 11ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. (Cap. 1 e 2).
PAIS, José Machado. Sociologia da vida cotidiana: Teorias, métodos e estudos de caso.
PINTO, José Milton. Comunicação e discurso: introdução à análise do discurso.
POPPER, Karl. Introdução à lógica da ciência. In: POPPER, Karl. A lógica da investigação científica: Três concepções acerca do conhecimento humano: A sociedade aberta e seus inimigos. Traduções de Pablo Rubén Maricota e Paulo de Almeida. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
_____ . Modelos, Instrumentos e Verdade. O estatuto do princípio da racionalidade nas ciências sociais. In: POPPER, Karl. O mito do contexto: em defesa da ciência e da racionalidade. Lisboa: Edições 70, 1994.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistomologias do Sul. Coimbra, Edições Almedina, 2009.
SHEPHERD, Gregory. Building a discipline of Communication. In: Journal of Communication, 43(3). International Communication Association: 1993.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1997.
BRAGA, J. L. Os estudos de interface como espaço de construção do campo da comunicação. Contracampo, Rio de Janeiro, v. 10/11, p. 219-235, 2004.
DINIZ, D.et al. Ética em pesquisa: temas globais. Brasília: UnB, 2008.
DUARTE, J.; BARROS, A. T. de. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. 2. reimpressão. São Paulo: Atlas, 2008.
FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
MALDONADO, Alberto Efendy; BONIN, Jiani Adriana; ROSÁRIO, Nísia Martins (orgs.). Perspectivas metodológicas em Comunicação: desafios na prática investigativa. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008.
PORTELA FILHO, Raimundo Nonato Araújo. A Epistemologia histórica de Gaston Bachelard. In: Revista Pesquisa em Foco: educação e filosofia. Volume 03, Número 03, setembro de 2010.
SILVA, José de Souza. Quo Vadis, Tecnociência? A emergência de uma ciência da sociedade no contexto da mudança de época. In: SANTOS, Lucy Woellner et alli (orgs). Ciência, Tecnologia e Sociedade ? o desafio da interação. Londrina: IAPAR, 2004.
TORALLES-PEREIRA, Maria Lucia. Saber científico: novos paradigmas. In Interface ? comunicação, saude, educação. Ano 1, v.1 Botucatu: UNESP, 1997.
YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/03/2015
16/03/2015
Discussão do plano de curso
16/03/2015
16/03/2015
Epistemologia da comunicação
23/03/2015
23/03/2015
Ciência, conhecimento
30/03/2015
30/03/2015
A produção de conhecimento nas ciências sociais
06/04/2015
06/04/2015
discussões sobre o problema, o objeto de pesquisa, as instâncias e fases da pesquisa
13/04/2015
13/04/2015
O campo científico da comunicação e a disciplina científica
27/04/2015
27/04/2015
Reflexões sobre o método
04/05/2015
04/05/2015
Pesquisa empírica e de recepção
11/05/2015
11/05/2015
Estudo de caso; etnografia/netnografia
18/05/2015
18/05/2015
Cartografia; análise do discurso
25/05/2015
25/05/2015
Orientações para a construção de projeto de pesquisa
01/06/2015
01/06/2015
Orientações para a construção de projeto de pesquisa
08/06/2015
08/06/2015
Discussão dos projetos
15/06/2015
15/06/2015
Discussão dos projetos
22/06/2015
22/06/2015
Discussão dos projetos
Avaliações
Data Descrição
08/06/2015 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
TEXTOS AULA 08/06 03/06/2015
TEXTO ANÁLISE DE CONTEÚDO 28/05/2015
aula do dia 20 15/04/2015
Solicitação dos Projetos de Pesquisa 07/04/2015
texto para aula 17/03/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1071 25/04/2024 12:14