Metodologia: |
AULAS EXPOSITIVAS: Utilização de projetor de multimídia, quadro, pincel, equipamentos e protótipos, materiais e/ou instrumentos, nas quais serão desenvolvidos os conteúdos da disciplina.
AULAS PRÁTICAS: Após cada bloco de aulas expositivas, cada aluno realiza a sua aula prática individual ou em grupos de 3 alunos (teste de aprendizagem), concluindo-o em casa se necessário, sob a forma de solução orientada de exercícios, produzindo um trabalho individual quando solicitado. Na solução dos exercícios extra-sala e relatórios de visitas técnicas, aluno pode contar com a ajuda da monitoria.
1. Aulas teóricas, práticas e/ou teórico-práticas 2. Relatórios de atividades práticas 3. Trabalhos individuais e/ou em grupo 4. Interpretação de artigos científicos considerados relevantes 5. Seminário: Apresentação de um trabalho científico completo publicado em periódico de circulação nacional
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Atribuição das notas nos trabalhos entregues com pontualidade, valendo integralmente 100%, já os entregues atrasados só serão considerados 75% do valor total (ANÁLISE DE CASO). SOMATIVA: Atribuição de notas aos trabalhos individuais como parte das avaliações (30% para parciais). Avaliações e arguições
FORMATIVA: Observação do comportamento do aluno na sala de aula. Questionamentos e discussões com os alunos em sala de aula, estimulando a interatividade no processo ensino-aprendizagem. Esclarecimento de dúvidas durante a aula teórica e, principalmente, durante a realização da aula prática.
DEMAIS COMPONENTES DA AVALIAÇÃO:
Assiduidade, pontualidade, participação, organização, respeito, postura, responsabilidade, etc.
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Bibliografia:
| ALLEN, R.G.; PEREIRA, L.S.; PAES, D.; SMITH, M. 1998. Crop evapotranspiration: guidelines for computing crop water requirements. Roma: FAO, 328p. (Irrigation and Drainage Paper, 56) BERGAMASCHI, H. Coord. Agrometeorologia aplicada à irrigação. Porto Alegre, Editora da Universidade/UFRGS. 125p. BERLATO, M.A., MOLION, L.C.B. Evaporação e Evapotranspiração. Porto Alegre : IPAGRO, 1981. 96 p. (Boletim técnico 7). CHANG, J. Climate and Agriculture. An Ecological Survey. Aldine. Chicago. p. 304. 1968. CUNHA, G.R.. Meteorologia, fatos & mitos. Passo Fundo, EMBRAPA-CNPT. 268p. 1997 DOORENBOS, J.; KASSAM, A.H. Efeito da água no rendimento das culturas. Trad. de H.R. Gheyi, A.A. de Sousa, F.A.V. Damasceno, J.F. de Medeiros. 2. ed. Campina Grande: UFPB, 2000. 221p. (Estudos FAO: Irrigação e Drenagem, 33). DOORENBOS, J.; PRUITT, W.O. Necessidades hídrica das culturas. Trad. de H.R. Gheyi, J.E.C. Metri, F.A.V. Damasceno. Campina Grande: UFPB, 1997. (Estudos FAO: Irrigação e Drenagem, 24). MOTA, F.S.. Meteorologia agrícola. São Paulo: Livraria Nobel S.A.. 1975. 376p OMETTO, J.C. Bioclimatologia vegetal. São Paulo: Editora Ceres Ltda.,. 1981. 440p. PEREIRA, A.R.; ANGELOCCI, L.R. & SENTELHAS, P.C. Agrometeorologia Fundamentos e Aplicações Práticas. Guaíba: Agropecuária, 2002. 478p. PEREIRA, A. R.; VILLA NOVA, N.A.; SEDIYAMA, G.C.. Evapo(transpi)ração. Piracicaba: FEALQ. 1997. 183p.
REICHARDT, K. ; TIMM, L. C. Solo, planta e atmosfera: conceitos, processos e aplicações. 2.ed. Barueri: Manole, 2012. v.1. 524 p. VAREJÃO-SILVA, M. A. Meteorologia e climatologia. INMET, Ministério da Agricultura e Abastecimento Brasília: Stilo, 2000 VIANELLO, R.L.; ALVES, A.R.. Meteorologia básica e aplicações. Viçosa: Imprensa Universitária/UFV. 1991. 449p.
Periódicos:
Revista Brasileira de Agrometeorologia Agronomy Journal Pesquisa Agropecuária Brasileira Agricultural Meteorology Agricultural Water Management Scientia Agricola Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental Bragantia Outros
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