-

PPGS023 - METODOLOGIA DA PESQUISA I - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (19/03/2015)

 A aula inaugural do PPGS foi maracda para o dia  23 de março. Assim a disciplina inicia-se depois.

   Texto ED 4 
SCHWARTZMAN, S. “Brain Drain”: Pesquisa multinacional? In: NUNES, E. (org.) A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1978, pp. 68-85 (ED 4)
  Texto ED 3 
RIBEIRO, M. As historias de vida enquanto procedimento de pesquisa sociológica. Revista Crítica de Ciências Sociais. Lisboa, n. 44, dez./1995, pp. 125-141. (ED 3)
Inicio da disciplina. Apresentação do programa. Início da unidade I (26/03/2015 - 26/03/2015)
UNIDADE 1 Sociologia no campo de conhecimento científico. Ciência e cientificidade: unidade, diversidade, simplificação, complexidade. (3 sessões = 09 horas/aula).
  Cópia do programa da disciplina 
Programa da disciplina. Atenção: o terceiro texto do ED 4 da unidade 2 irá para a xerox. Os dos ED´s 2 e 3 da unidade II já forma entregues a Liana.
Não Haverá Aula (02/04/2015)

A UFPI autorizou ponto facultativo devido ao feriado do dia 01/05

Continuação da unidade I (09/04/2015 - 09/04/2015)
UNIDADE 1 Sociologia no campo de conhecimento científico. Ciência e cientificidade: unidade, diversidade, simplificação, complexidade. (3 sessões = 09 horas/aula).
Conclusão da Unidade I. orientação para trabalho (escrito) de avalição (16/04/2015 - 16/04/2015)
UNIDADE 1 Sociologia no campo de conhecimento científico. Ciência e cientificidade: unidade, diversidade, simplificação, complexidade. (3 sessões = 09 horas/aula).
Não Haverá Aula (23/04/2015)

Dia de paralisaão de docentes, mobilizada pela ADUFPI

Inicio da Unidade II (30/04/2015 - 30/04/2015)
UNIDADE 2 Perspectivas teórico-metodológicas em Sociologia: ?Escolas? e tendências. Apresentação do ED1 ( aula expositiva). Orientação para apresentação dosd emis ED´s
Continuação da Unidade II (07/05/2015 - 07/05/2015)
UNIDADE 2 Perspectivas teórico-metodológicas em Sociologia: ?Escolas? e tendências. Apresentação dos EDs 2 e 3
Conclusão da Unidade II e início da Unidade III (14/05/2015 - 14/05/2015)
UNIDADE 2 Perspectivas teórico-metodológicas em Sociologia: ?Escolas? e tendências. Apresentação ED 4. Início da Unidade III: UNIDADE III Realizando a pesquisa: métodos e técnicas Pólos morfológico e técnico da pesquisa. Trabalho de campo e ética na pesquisa. Coleta de informações, processamento e construção de dados. Elaboração de relatórios.
  Artigo para o ED 4 da Unidade II 
Este é um dos artigos para o ED 4 da unidade II
  Artigo para ED 4 da Unidade II 
Mais um artigo para o ED 4 da unidade 2.
Não Haverá Aula (14/05/2015)

Data de paralisação de docentes, convocada pela ADUFPI

  FOLDER SEMINÀRIO.pdf 
Segue programação completa do Seminário. Conto com a presença de vocês. Obg. profa. dione morais
Conclusão da unidade 2. Inicio Unidade 3 (19/05/2015 - 19/05/2015)
Os 5 textos das aulas expositivas do inicio da unidade 3 encontram-se na xerox . (T1 - T 2- T4 para a primeira sessão. T3 e T5 para a segunda). Os 8 textos dos dois primeiros Ed´s também estão na xerox. Estou organizando os demais e em breve disponibilizo.
Continuação da Unidade III (21/05/2015 - 21/05/2015)
UNIDADE III Realizando a pesquisa: métodos e técnicas Pólos morfológico e técnico da pesquisa. Trabalho de campo e ética na pesquisa. Coleta de informações, processamento e construção de dados. Elaboração de relatórios.
Aula expositiva (26/05/2015 - 26/05/2015)
Aula Extra.
Continuação da Unidade III (28/05/2015 - 28/05/2015)
UNIDADE III Realizando a pesquisa: métodos e técnicas Pólos morfológico e técnico da pesquisa. Trabalho de campo e ética na pesquisa. Coleta de informações, processamento e construção de dados. Elaboração de relatórios.
Continuação da Unidade III (11/06/2015 - 11/06/2015)
UNIDADE III Realizando a pesquisa: métodos e técnicas Pólos morfológico e técnico da pesquisa. Trabalho de campo e ética na pesquisa. Coleta de informações, processamento e construção de dados. Elaboração de relatórios.
Continuação da Unidade III (18/06/2015 - 18/06/2015)
UNIDADE III Realizando a pesquisa: métodos e técnicas Pólos morfológico e técnico da pesquisa. Trabalho de campo e ética na pesquisa. Coleta de informações, processamento e construção de dados. Elaboração de relatórios.
Continuação da Unidade III (25/06/2015 - 25/06/2015)
UNIDADE III Realizando a pesquisa: métodos e técnicas Pólos morfológico e técnico da pesquisa. Trabalho de campo e ética na pesquisa. Coleta de informações, processamento e construção de dados. Elaboração de relatórios.
Seminário de projetos (26/06/2015 - 26/06/2015)
Aula Extra.
Continuação da Unidade III (02/07/2015 - 02/07/2015)
UNIDADE III Realizando a pesquisa: métodos e técnicas Pólos morfológico e técnico da pesquisa. Trabalho de campo e ética na pesquisa. Coleta de informações, processamento e construção de dados. Elaboração de relatórios.
Seminário de projetos (02/07/2015 - 02/07/2015)
Aula Extra.
Seminários de Projeto (03/07/2015 - 03/07/2015)
Aula Extra.
Continuação da Unidade III (09/07/2015 - 09/07/2015)
UNIDADE III Realizando a pesquisa: métodos e técnicas Pólos morfológico e técnico da pesquisa. Trabalho de campo e ética na pesquisa. Coleta de informações, processamento e construção de dados. Elaboração de relatórios.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
26 09 16 30 07 19 21 26 28 11 18 25 26 02 03
1 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
3 2015100**** 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 1
4 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2015100**** 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
6 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8 4 12
7 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2015100**** 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
11 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8 4 12
12 2015100**** 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 1
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 8,9 8.9 0 AM
2 2015100**** 7,9 7.9 0 AM
3 2015100**** 9,5 9.5 0 AM
4 2015100**** 8,3 8.3 0 AM
5 2015100**** 9,0 9.0 0 AM
6 2015100**** 9,0 9.0 0 AM
7 2015100**** 9,2 9.2 0 AM
8 2015100**** 8,9 8.9 0 AM
9 2015100**** 9,3 9.3 0 AM
10 2015100**** 9,0 9.0 0 AM
11 2015100**** 8,8 8.8 0 AM
12 2015100**** 7,9 7.9 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Ciência e cientificidade: unidade, diversidade e condições teóricas e históricas da produção científica, lato sensu, e das ciências sociais, em particular. Epistemologia interna: critérios de cientificidade com recurso aos instrumentos disciplinares, como a dimensão metodológico-sintáctica organizadora do discurso e a dimensão teórico-semântica que se debruça sobre a relação com os referentes. Epistemologia externa: estado da problemática do campo científico, a qual define problemas e conduz as pesquisas por recurso ao conjunto teórico, metodológico e técnico disponível: das redes de interação e de causalidade que articulam os processos científicos aos processos globais do contexto, nas dimensões de âmbito político, econômico, social, institucional, simbólico. Condições sociais da produção científica susceptíveis de interferir no plano da investigação em suas relações diferenciadas com os processos sociais, assim como as condições de resistência e de autonomia da prática científica, nos processos de ruptura, construção e constatação. Processos discursivos (dialética, fenomenologia, quantificação, método hipotético-dedutivo) e quadros de referência (positivismo, compreensão, funcionalismo, estruturalismo) clássicos e desenvolvimentos recentes (pesquisa ação; pós-modernismo; epistemologia feminista...) nas ciências sociais. Rupturas, ressonâncias e cruzamentos entre aspectos e dimensões analíticas de escolas de pensamento ou tradições epistemológicas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: FPI/CCHL/MS
Disciplina: Metodologia de Pesquisa I
Semestre: 2015-1
Professora: Dra. Dione Morais

Ementa: Ciência e cientificidade: unidade, diversidade e condições teóricas e históricas da produção científica, lato sensu, e das ciências sociais, em particular. Epistemologia interna: critérios de cientificidade com recurso aos instrumentos disciplinares, como a dimensão metodológico-sintáctica organizadora do discurso e a dimensão teórico-semântica que se debruça sobre a relação com os referentes. Epistemologia externa: estado da problemática do campo científico, a qual define problemas e conduz as pesquisas por recurso ao conjunto teórico, metodológico e técnico disponível: das redes de interação e de causalidade que articulam os processos científicos aos processos globais do contexto, nas dimensões de âmbito político, econômico, social, institucional, simbólico. Condições sociais da produção científica susceptíveis de interferir no plano da investigação em suas relações diferenciadas com os processos sociais, assim como as condições de resistência e de autonomia da prática científica, nos processos de ruptura, construção e constatação. Processos discursivos (dialética, fenomenologia, quantificação, método hipotético-dedutivo) e quadros de referência (positivismo, compreensão, funcionalismo, estruturalismo) clássicos e desenvolvimentos recentes (pesquisa ação; pós-modernismo; epistemologia feminista...) nas ciências sociais. Rupturas, ressonâncias e cruzamentos entre aspectos e dimensões analíticas de escolas de pensamento ou tradições epistemológicas.

Objetivo Geral:
Compreender o processo de produção do conhecimento científico, com vistas a situar as Ciências Sociais, em especial, a Sociologia, no campo da cientificidade

Objetivos específicos:
-Assimilar a natureza do conhecimento científico, nas perspectivas histórica e teórico-metodológica e em sua relação com outras formas de conhecimento;
-Apreender as bases da epistemologia interna e externa do conhecimento científico, em especial, das ciências sociais;
- Reconhecer os pólos epistemológicos e teóricos da pesquisa em ciências sociais, através dos processos discursivos e dos quadros de referência, que constituem suas bases

Conteúdo Programático

UNIDADE 1
Sociologia no campo de conhecimento científico.
Ciência e cientificidade: unidade, diversidade, simplificação, complexidade. (3 sessões = 09 horas/aula).

Desenvolvimento: ciências e ciências coais. Dimensão epistemológica das ciências sociais no campo da cientificidade. Avaliação, da unidade: trabalho escrito.

Referências
BOURDIEU, P. Introdução a uma sociologia reflexiva. In: O poder simbólico. Bertrand Brasil, 2009, pp. 17-56 (T1)
COUTINHO, M. T. C.; CUNHA, S. E. A construção de conhecimento: uma visão histórico-filosófica. In: Os caminhos da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: Puc-Minas, 2004, pp. 11-38 (T2)
GEERTZ, C. Como pensamos hoje: a caminho de uma etnografia do pensamento moderno. In: O saber local. Petrópolis: Vozes, pp. 220245. (T3)
GIDDENS, A. O que é ciência social? In: Em defesa da sociologia. São Paulo: UNESP, 2001, pp.97-114. (T4)
HABERMAS, J. O dualismo das ciências naturais e das ciências humanas. In: A lógica das ciências sociais. Petrópolis: Vozes, 2009, pp. 9-71(T5)
LADRIÈRE, J. Prefácio. In: BRUYNE, P.; HERMAN, J.; SCHOUTHEETE, M. Dinâmica de pesquisa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 199, pp. 9-22 (T 6)
??MORIN, E. O pensamento dissimulado (paradigmatologia). In: O método 4. As idéias. Habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulina, 2001, pp. 258-295 (T7)
MORIN, E. Uma concepção reformada da sociologia. In: Sociologia. Portugal: Publicações Europa-América, 1998, pp. 9-15 (T8)

Sessões
Sessão 1 T2 ? T7
Sessão 2 T3- T5- T6
Sessão 3 T1- T4- T8


UNIDADE 2
Perspectivas teórico-metodológicas em Sociologia: ?Escolas? e tendências. 1 sessão de 3 horas + 2 sessões de 4 horas 11 horas/aula

Desenvolvimento: foco nas dimensões epistemológica e teórica. Abordagem de perspectivas clássicas e de ?grandes escolas? das Ciências Sociais, com realce na abordagem metodológica. Avaliação: apresentação de seminários, em Espaços de Diálogos (ED´s) por mestrando/as

ED 1: Diferentes trilhas no processo de objetivação: lições de método nos clássicos
DURKHEM, E. O que é fato social? Regras relativas à observação dos fatos sociais. In: As regras do método sociológico. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1990, pp.13-40.
MARX, K. O método da economia política . In: Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: expressão Popular, 2008, pp. 257-267
WEBER, M. A ? objetividade? do conhecimento nas ciências sociais. In: Metodologia das ciências sociais. Parte 1 . São Paulo: Coretez edirora, 1993, pp.107-154.

ED 2: Funcionalismo e Estruturalismo: eclipse do sujeito?
GIDDENS, A. Funcionalismo aprés la lute. In: ----------. Em defesa da sociologia. Ensaios, interpretações e tréplicas. São Paulo: EdUNESP, 2001, pp. 115-160 (ED 2)
MOORE, W. E. O funcionalismo. In: BOTTOMORE, T.; NISBET R. História da análise sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1980. pp. 421-474 (ED 2)
BOTTOMOE, T.; NISBET R. Estruturalismo. In: ---------. História da análise sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1980. pp. 727-779 (ED 2)

ED 3 ? Sentidos na interação humana, na cultura
GIORGI, A. Sobre o método fenomenológico utilizado como modo de pesquisa qualitativa nas ciências humanas: teoria, prática e avaliação. In: POUPART, J. e al (org) A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008, pp. 386435 (ED 3)
HAGUETTE, T. A interação simbólica. In: metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis: Vozes, 1987, pp. 23-42 (ED 3)
COULON, A. Cap. II: história do movimento etnometodológico/ Cap. III: os conceitos-chaves da etnometodologia. In: Etnometodologia.
Petropólis: Vozes, 1995, pp. 19-28; 29/48 (ED 3)

ED 4 - Novas perspectivas epistemológicas
LAYTON. R. O pós-modernismo e a antropologia. In: Introdução à teoria antropológica. Lisboa: Edições 70, 1997, pp. 245-285. (ED 4)
RAGO, M. Epistemologia feminista, gênero e história.
http://www.moodle.ufba.br/file.php/12635/Carla_Akotirene/Epistemolog ia_Feminista.pdf, 11 p. (ED 4)
SEDGWICK, e. K. A epistemologia do armário. Cadernos Pagu (28), janeiro-junho de 2007:19-54. http://www.scielo.br/pdf/cpa/n28/03.pdf (ED 4).


UNIDADE III
Realizando a pesquisa: métodos e técnicas
Pólos morfológico e técnico da pesquisa. Trabalho de campo e ética na pesquisa. Coleta de informações, processamento e construção de dados. Elaboração de relatórios. (5 sessões de 4 h = 20 h)
Desenvolvimento: abordagem das dimensões morfológica e técnica da pesquisa: tipos de pesquisa, trabalho de campo e técnicas de pesquisa (entrevista, questionário, observação participante, diário de campo, história oral/ história de vida, pesquisa em fontes secundárias e terciárias). Ética na pesquisa. Avaliação, da unidade: seminários (ED´s) apresentados por mestrando/as (Espaços de Diálogos (EDs).

Vídeo: Para que fazer pesquisa de campo? Dos fatos empíricos às idéias sociológicas http://sociologia.fflch.usp.br/node/362

Referências
BOURDIEU. P. A construção do objeto. In: Oficio de sociólogo. Petrópolis: Vozes, 2004, pp. 45-72 (T 1)
BRUYNE, P.; HERMAN, J.; SCHOUTHEETE, M. Introdução. Metodologia e prática da pesquisa em ciências sócias. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991, pp. 25-38 (T 2)
BRUYNE, P.; HERMAN, J.; SCHOUTHEETE, M. Os modos de investigação sociais. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991, pp. 221-251 (T 3)
THIOLLENT, M. Introdução: a procura de alternativas metodológicas. In: Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, pp. 15-30. (T4)
COLOMBO, E. Descrever o social ? a arte de escrever a pesquisa empírica. In: MELUCI, A. Por uma sociologia reflexiva. Pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005, pp. 265-288 (T 5)

?ESPAÇOS DE DIÁLOGOS?
Técnicas de pesquisa. Temas e referências
ED 1- Observando, estudando casos e registrando
BRANDÃO, C. R. Cenários e momentos da vida camponesa: três dias de caderno de campo em uma pesquisa no Pretos de Baixo do Bairro dos Pretos, em Joanópolis, São Paulo. In: NIEMEYER, A. M. GODOI, E. P. (orgs.) Além dos territórios. Campinas: Mercado de letras, 1998, pp.133-166. (ED 1)
OLIVEIRA, L. R. C. Pesquisa em versus pesquisa com seres humanos. In: VICTORA et al (orgs.) Antropologia e ética. O debate atual no Brasil. Niterói: EdUFF, 2004, pp.33-44 ( ED 1)
VELHO, G. Observando o familiar. In: NUNES, E. (org.) A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1978, pp. 36-45 (ED 1)
WHITAKER, D. et al. A questão do registro e da memória do pesquisador. In:--------. Sociologia rural: questões metodológicas emergentes. São Paulo: Letras à margem, 2002, pp. 121-168 (ED 1)


ED 2- Perscrutando o cotidiano
MARTINS, J. S. A fotografia e a vida cotidiana: ocultações e revelações. In: Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2008, pp. 33-62 (ED 2)
MENEGON, V. M. (1999). Por que jogar conversa fora? In: M. J. Spink (Ed.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: Aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, pp. 215-241. (ED 2)
OLIVEIRA, R. C. O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever. In: O trabalho do antropólogo. Brasília: paralelo 15/ São Paulo: UNESP, 2000, pp. 17-36 (ED 2)
PAIS, J. M. Fontes documentais em sociologia da vida quotidiana. Analise Social, vol. XX, n.83. 1984-4°, pp. 507-519 (ED 2)

ED 3- Realizando e transcrevendo Entrevistas/Histórias e vida
BOURDIEU, P. Compreender. In: --------. (coord.) A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997, pp. 693-732. (ED 3)
GASKELL, G. entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, pp. 64-89.(ED 3)
MICHELAT, G. Sobre a utilização de entrevistas não-diretivas em sociologia. In: THIOLLETN, M. Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, pp. 191-211. (ED 3)
RIBEIRO, M. As historias de vida enquanto procedimento de pesquisa sociológica. Revista Crítica de Ciências Sociais. Lisboa, n. 44, dez./1995, pp. 125-141. (T 4- ED 3)



ED 4- Elaborando e realizando Surveys: questionários

BABBIE, E. Conceituação e desenho de instrumentos. In: Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: UFMG, 2003, pp. 179- 211. (ED 4)
MAY, T.; WILLIAMS, M. Surveys sociais: do desenho à análise. In: Pesquisa social ? questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004, pp. 109- 144. (ED 4)
APPOLINÀRIO, F. Amostragem. In: Metodologia científica.- Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, pp. 125-131 ( ED 4)

SCHWARTZMAN, S. ?Brain Drain?: Pesquisa multinacional? In: NUNES, E. (org.) A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1978, pp. 68-85 (ED 4)

ED 5- Pesquisa documental em fontes secundárias
CELLARD, A análise documental. In: A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos; Petrópolis: vozes, 1997, pp. 295-316 (ED 5)
LOIZOS, P. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, pp. 137-155. (ED 5)
MAY, T. Estatísticas oficiais: tópico e recurso In: Pesquisa social ? questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004, pp. 89-108. (ED 5 )
SPINK, P. Análise de documentos de domínio público. In: SPINK, M. J (org.) Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano. São Paulo: Cortez Editora, 2000, pp. 123-151. (ED 5)



ED 6- Sistematizando informações, construindo dados e escrevendo

APPOLINÁRIO, F. Tabulação de dados: transformando a coleta em planilhas/Introdução à análise quantitativa dos dados In: Metodologia científica. Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, pp. 141-144/145-157 (T 1- ED 6)
APPOLINÀRIO, F. Introdução à análise qualitativa de dados. In: Metodologia científica.- Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, pp. 159-168 (T 2 - ED 6)
SPINK, M. J.P.; LIMA, H. Rigor e visibilidade: a explicitação dos passos da interpretação In: SPINK, M. J (org.) Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano (org). São Paulo: Cortez Editora, 2000, pp. 93-122. (T 4- ED 6)
WHITAKER, D. et al. A transcrição da fala do homem rural: fidelidade ou caricatura? In: WHITAKER, D. Sociologia rural: questões metodológicas emergentes. Presidente Venceslau, São Paulo: Letras à margem, 2002, pp. 115-120. (ED 6)



Programação sessões










UNIDADE 3
Planejamento da pesquisa: produção de conhecimento no Mestrado de Sociologia/UFPI
Concepção e planejamento: o projeto de pesquisa científica. (5 sessões de 4 horas = 20 h)

Desenvolvimento: abordagem do tema do planejamento da pesquisa, com foco nos projetos de pesquisa do/as mestrando/as, os quais serão debatidos em sala de aula. Avaliação: apresentação e debate dos projetos de pesquisa

Referências
BOOTH, W. C.; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J. M. Fazendo perguntas, encontrando respostas. Prólogo: planejando seu projeto. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005, pp.35-112.
Projetos de pesquisa do/as mestrando/as

Sessões

Sessão 1: Sessão de ?ócio criativo?. Aula expositiva (T 1)
Sessão 2: Apres. projetos ( 1, 2, 3)
Sessão 3 Apres. projeto (4, 5, 6)
Sessão 4 Apres. projeto (7,8,9)
Sessão 5 Apres. projeto (10,11,12). Avaliação da disciplina. Encerramento.


Processo de trabalho e avaliação

Este programa foi concebido, partindo de uma abordagem mais abrangente da dimensão epistemológica, passando pelos pólos teóricos e morfológico da pesquisa em Ciências Sociais, afunilando para o pólo técnico, mais operacional, finalizando com o debate dos projetos de pesquisa do/as mestrandos, no ponto em que se encontram.
A realização desta proposta requer disciplina intelectual, observância de horários, e compromisso com o seu desenvolvimento que se dará através de :
-Aulas expositivas, com base nas referências, seguidas de debate;
-Aulas dissertativas, com trabalhos em grupos, diversos, em sala de aula, com apresentação e debate;
-?Espaços de Diálogos?, na forma de seminários com temáticas prédefinidas
A avaliação de desempenho é processual e compreende: freqüência, participação, rendimento e produção individual e em grupo, mensuráveis através da presença em sala de aula, da participação qualificada nas aulas, da participação efetiva nos trabalhos, e no resultado destes.
Tudo isto implica leitura das referências básicas, obrigatórias, por cada um/a dos/as mestrandos/as. Possíveis alterações nas referências e nos critérios de avaliação serão avisadas com antecedência e fichamentos de textos, além dos previstos, poderão ser exigidos, como critério de avaliação.


Bom trabalho!
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Trabalho escrito, apresentação de seminários, participação, apresentação/deabte de projeto de e4psquisa
Horário de atendimento: 08 às 12
Bibliografia: Ver programa completo, acima, no item metodologia
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/03/2015
19/03/2015
Não Haverá Aula
26/03/2015
26/03/2015
Inicio da disciplina. Apresentação do programa. Início da unidade I
02/04/2015
02/04/2015
Não Haverá Aula
09/04/2015
09/04/2015
Continuação da unidade I
16/04/2015
16/04/2015
Conclusão da Unidade I. orientação para trabalho (escrito) de avalição
23/04/2015
23/04/2015
Não Haverá Aula
30/04/2015
30/04/2015
Inicio da Unidade II
07/05/2015
07/05/2015
Continuação da Unidade II
14/05/2015
14/05/2015
Não Haverá Aula
14/05/2015
14/05/2015
Conclusão da Unidade II e início da Unidade III
19/05/2015
19/05/2015
Conclusão da unidade 2. Inicio Unidade 3
21/05/2015
21/05/2015
Continuação da Unidade III
26/05/2015
26/05/2015
Aula expositiva
28/05/2015
28/05/2015
Continuação da Unidade III
11/06/2015
11/06/2015
Continuação da Unidade III
18/06/2015
18/06/2015
Continuação da Unidade III
25/06/2015
25/06/2015
Continuação da Unidade III
26/06/2015
26/06/2015
Seminário de projetos
02/07/2015
02/07/2015
Continuação da Unidade III
02/07/2015
02/07/2015
Seminário de projetos
03/07/2015
03/07/2015
Seminários de Projeto
09/07/2015
09/07/2015
Continuação da Unidade III
Avaliações
Data Descrição
30/04/2015 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas 06/07/2015
Projetos para apresentação 22/06/2015
MUDANÇA DE SALA 20/05/2015
Textos ED?s Unidade III 15/05/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1073 26/04/2024 00:12