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DAA0332 - FUND DA EDUCACAO ESPECIAL - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina e discussão do Plano de Curso. Introdução à Educação Especial. (21/10/2015 - 21/10/2015)
A Evolução histórica da atenção à pessoa com necessidades educacionais especiais (26/10/2015 - 26/10/2015)
A Evolução histórica da atenção à pessoa com necessidades educacionais especiais (28/10/2015 - 28/10/2015)
Da exclusão à inclusão: aspectos históricos e filosóficos (02/11/2015 - 02/11/2015)
Da exclusão à inclusão: aspectos históricos e filosóficos (04/11/2015 - 04/11/2015)
Legislação nacional/internacional e políticas públicas decorrentes. (09/11/2015 - 09/11/2015)
   Políticas públicas de inclusão educacional: desafios e perspectivas 
O presente trabalho pretende acirrar o debate atual acerca dos movimentos sociais em favor da inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, situando o papel do Estado, com destaque à Secretaria de Estado da Educação, na implementação de políticas públicas, nesse contexto. Cabe ao Estado a tarefa de buscar novos caminhos para a superação de alguns obstáculos presentes no seio social que distanciam os grupos excluídos do acesso aos bens e serviços e, no caso específico da inclusão escolar, do direito à educação. Para tanto, apresentam-se as principais tendências educacionais em relação a um novo significado da Educação Especial no contexto histórico da inclusão e às ações implementadas pelo Departamento de Educação Especial na promoção dos direitos sociais dos alunos com necessidades educacionais especiais. Uma vez que a terminologia “necessidades educacionais especiais” apresenta uma ampla abrangência, podendo sugerir que a maioria dos alunos encontra-se nela contemplada, apresenta-se uma breve exposição da concepção de necessidades educacionais especiais adotada pela Seed/DEE, na proposição de suas políticas e na definição do alunado, alvo desse conjunto de ações. Nossa meta é desenvolver e implementar políticas públicas cujo propósito esteja assentado no respeito à diferença e no compromisso com a promoção dos direitos humanos. Palavras-chave: educação especial, políticas públicas, inclusão escolar.
Legislação nacional/internacional e políticas públicas decorrentes. (11/11/2015 - 11/11/2015)
Avaliação da Aprendizagem. (16/11/2015 - 16/11/2015)
Concepções acerca do desenvolvimento de crianças com deficiência (18/11/2015 - 18/11/2015)
  A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal 
Este artigo, inédito no Brasil, foi traduzido diretamente do russo por Denise Regina Sales, Marta Kohl de Oliveira e Priscila Nascimento Marques, que constituem um grupo de tradução dedicado às obras de Vigotski. O texto original (VIGOTSKI, L. S. Defektologuia i utchenie o razvitii i vospitanii nenormálnogo rebionka. In: Problemi defektologuii [Problemas de defectologia]. Moscou: Prosveschenie, 1995. p. 451-458.) tem sua data de produção desconhecida, mas provavelmente foi escrito entre 1924 e 1931. Sua primeira publicação data de 1983, no quinto volume das Obras escolhidas, em russo (VIGOTSKI, L. S. Obras escolhidas. t. 5. Moscou: Pedagoguika, 1983. p. 166-173); posteriormente, o texto foi publicado nas traduções feitas na Espanha (1997) e nos Estados Unidos (1993). Os termos defectologia e criança anormal, utilizados no título e ao longo do artigo, foram mantidos na presente tradução por corresponderem à terminologia utilizada no início do século XX, quando Vigotski produziu seus textos. Atualmente, seriam equivalentes às expressões deficiência e educação especial e criança com deficiência, respectivamente. Além do interesse histórico e da indiscutível relevância de fazer traduções diretas da obra vigotskiana, destaca-se neste artigo a postulação do desenvolvimento como um percurso tortuoso, atravessado por rupturas e conflitos, e a tese central do autor de que caminhos indiretos de desenvolvimento são possibilitados pela cultura quando o caminho direto está impedido. Isso teria especial importância no caso das crianças com deficiência. O desenvolvimento cultural seria, assim, a principal esfera em que é possível compensar a deficiência.
O processo de inclusão educacional: acessibilidade; adaptações curriculares; tecnologias assistivas. (23/11/2015 - 23/11/2015)
O processo de inclusão educacional: acessibilidade; adaptações curriculares; tecnologias assistivas. (25/11/2015 - 25/11/2015)
Princípios e fundamentos da abordagem histórico-cultural para a inclusão. (30/11/2015 - 30/11/2015)
  A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DO PROCESSO DE INCLUSÃO E AS CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY 
Resumo A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais tem sido motivo de preocupação para alguns professores que atuam em classes cada vez mais heterogêneas. Nosso objetivo consiste em apontar como as contribuições de Vigotski, relacionadas à idéia das interações sociais como fator significativo no desenvolvimento da criança, contribuem para fundamentar a prática educativa, através da mediação dos professores, em vista do princípio da inclusão. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual apresentaremos: conceitos utilizados para definir o sujeito com deficiência; o professor e seu preparo para o enfretamento desta realidade; contribuição de Vigotski para atuação do professor; o professor no contexto da sala de aula como mediador. Dialogaremos com as obras de Vigotski e os autores que se remetem às obras deste teórico, bem como com alguns autores que abordam a questão da inclusão educacional e a formação de professores. O resultado desta reflexão aponta que o professor pode ser um importante coadjuvante do processo de ensino e aprendizagem, ao realizar as mediações necessárias, através de vários instrumentos de ensino e práticas pedagógicas adequadas que propiciam a criação de zonas de desenvolvimento proximais. A escola regular pode consistir num ambiente favorável à inclusão de alunos com deficiência, para tanto requer-se que o professor esteja preparado para atuar nesse contexto, sendo um profissional pró-ativo, visto que ele é um dos agentes que possibilita a aprendizagem ao atuar na zona de desenvolvimento proximal, conduzindo seus alunos ao desenvolvimento. Podemos concluir que as contribuições de Vigotski corroboram o princípio da inclusão ao fundamentar a prática educativa. Palavras-chave: Atuação do Professor. Inclusão. Contribuições de Vigotski.
Atendimento Educacional: modalidades. (02/12/2015 - 02/12/2015)
  ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL E PLANO INDIVIDUALIZADO: desdobramentos de um fazer pedagógico 
Verificar o capítulo: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, SALA DERECURSOS MULTIFUNCIONAL E PLANO INDIVIDUALIZADO: desdobramentos de um fazer pedagógico
Medicalização das Diferenças Funcionais (07/12/2015 - 07/12/2015)
  Medicalização das Diferenças Funcionais - Carla Biancha Angelucci 
RESUMO: Este artigo parte de um levantamento da literatura acadêmica sobre deficiência na base de dados SciElo que permite reconhecer a permanência da centralidade das preocupações em torno de estudos de causalidade e de estratégias de aprendizagem e desenvolvimento. Hegemonicamente, o olhar que define a maneira como lidamos com a população com deficiência procura pelas ausências, pelas diferenças em relação a uma corporeidade dita normal. Apresento documentos legais internacionais e nacionais que permitem a compreensão da maneira como está organizado o serviço educacional destinado a esse segmento populacional e sua subordinação à lógica de produção de diagnósticos em Saúde. Discuto a alteração da terminologia deficiência por diferenças funcionais. Por fim, utilizando a distinção entre diferenças e o(a) diferente na escola, apresento um esboço de colaboração para um processo de escolarização a partir das diferenças humanas, não a despeito delas: o resgate das narrativas. PALAVRAS-CHAVE: Medicalização. Deficiência. Educação especial. Diferenças funcionais. Identidade
Medicalização das Diferenças Funcionais (09/12/2015 - 09/12/2015)
Avaliação da Aprendizagem (14/12/2015 - 14/12/2015)
AEE - Atendimento Educacional Especialização (16/12/2015 - 16/12/2015)
Deficiência auditiva: caracterização geral e metodologias educacionais. (21/12/2015 - 21/12/2015)
Deficiência visual: caracterização geral e metodologias educacionais. (23/12/2015 - 23/12/2015)
Deficiência física: caracterização geral e metodologias educacionais. (28/12/2015 - 28/12/2015)
Deficiência mental: caracterização geral e metodologias educacionais. (30/12/2015 - 30/12/2015)
Paralisia cerebral:caracterização geral e metodologias educacionais. (04/01/2016 - 04/01/2016)
Síndrome de Down: caracterização geral e metodologias educacionais. (06/01/2016 - 06/01/2016)
Autismo: caracterização geral e metodologias educacionais. (11/01/2016 - 11/01/2016)
Superdotação/Altas Habilidades: caracterização geral e metodologias educacionais. (13/01/2016 - 13/01/2016)
Avaliação da Aprendizagem. (18/01/2016 - 18/01/2016)
Atividades de Campo. (20/01/2016 - 20/01/2016)
Atividades de Campo. (25/01/2016 - 25/01/2016)
Atividades de Campo. (27/01/2016 - 27/01/2016)
Encerramento da disciplina. (01/02/2016 - 01/02/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
28 04 09 11 16 23 07 09 14 16 04 06 11 13 20 25 27 03 15 17
1 20124**** 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
2 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20125**** 2 2 0 2 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
8 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 20124**** 0 0 0 2 0 2 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
14 20125**** 0 0 0 2 0 2 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
15 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 201010**** 0 2 2 0 0 2 0 2 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 14
17 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 20125**** 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 2 2 0 2 0 0 14
19 20115**** 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 2 0 0 14
20 20124**** 0 0 2 0 2 2 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 12
21 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 20124**** 0 0 0 2 0 2 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 10
24 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 20125**** 0 2 0 0 2 2 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
27 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 20124**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
31 20116**** 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 2 0 14
32 20125**** 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 10
33 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 20125**** 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 12
37 20124**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
38 20125**** 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 12
39 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20125**** 6,0 6,0 10,0 7.3 0 AM
2 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 20124**** 10,0 7,0 10,0 9.0 0 AM
5 20125**** 9,0 7,0 9,0 8.3 0 AM
6 20124**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 20125**** 10,0 7,0 9,0 8.7 0 AM
8 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 20125**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
10 20124**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 20125**** 9,0 7,0 9,0 8.3 0 AM
12 20124**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 20124**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 20124**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 20124**** 10,0 7,0 9,5 8.8 0 AM
16 20125**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
17 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 20125**** 7,0 9,0 10,0 8.7 0 AM
20 20125**** 10,0 7,0 10,0 9.0 0 AM
21 20124**** 9,0 7,0 10,0 8.7 0 AM
22 20124**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 20125**** 9,0 7,0 9,0 8.3 0 AM
24 20124**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
25 20116**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
26 20125**** 10,0 8,0 9,5 9.2 0 AM
27 20125**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
28 20124**** 10,0 7,0 9,5 8.8 0 AM
29 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 20125**** 9,0 7,0 9,0 8.3 0 AM
31 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 20125**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
33 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 20125**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
35 20124**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 20125**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
37 201010**** 7,0 7,0 10,0 8.0 0 AM
38 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
39 20115**** 7,0 7,0 10,0 8.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida em três unidades de estudo, articuladas entre si. As atividades serão realizadas de forma interativa entre o professor e os alunos; explanação oral dos assuntos propostos; exposição de conteúdo através de variados recursos; debates e discussão em sala de aula; atividades individuais e em grupo acerca do conteúdo estudado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A sistemática de avaliação adotada na disciplina obedece ao disposto na Resolução 177/12 - do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) desta Instituição Federal de Educação Superior (IFES), a qual se recomenda a leitura. No tocante à verificação de aprendizagem, o aluno será avaliado durante todo o processo por meio de: observação do seu desempenho, assiduidade, pontualidade, interesse e compromisso com as atividades propostas, nível de reflexão crítica e de questionamentos, organização e criatividade na apresentação de trabalhos. Para efeito de aprovação será considerado o percentual de 75% da freqüência e média mínima de 7,0 (sete).
Horário de atendimento: Segunda: 14h - 16h; Quarta: 16h - 18h.
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BASTOS, M. G. A. Deficiência: marco legal e institucional. IN: VALDÉS, M. T. M. (Org.) Inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior no Brasil: caminhos e desafios. Fortaleza: EDUECE, 2006, p. 57-58.
BERSCH, R. Tecnologia Assistiva e Educação Inclusiva. IN: BRASIL, Ministério da Educação. Ensaios Pedagógicos. III Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores. MEC/SEESP, Brasília, 2006.
BEYER, H. O. Por que Lev Vygotsky quando se propõe uma educação inclusiva? Cadernos. N. 26, 2005.
COLL, Cesar, Palacios, J. e Marchesi, A. (org) Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia da Educação. Vol.3. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
GARCIA, R. M. C. Políticas inclusivas na educação: do global ao local. IN: BATISTA, C. R.; BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M. JESUS, D. M. (Org.) Educação Especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Mediação, 2008, p. 11-23.
GLAT, R.; FERNANDES, E. M. Da Educação Segregada à Educação Inclusiva: uma reflexão sobre os paradigmas atuais no contexto da educação especial brasileira. IN: Inclusão: Revista de Educação. Brasília: MEC/SEESP, Out. 2005, p.35-39.
PRADO, A. R. de A.; DURAN, M. G. Acessibilidade nos estabelecimentos de ensino. IN: Ensaios Pedagógicos. Brasília: MEC/SEESP, 2006, p. 329-334.
TUNES, E. Por que falamos de inclusão? Linhas Críticas. Brasília, v.9, n.16, jan./jun, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COLL, César; MESTRES, Mariana Miras; GOÑI, Javier Onrubia; GALLART, Isabel Solé. Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
CORINE, S. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed, 2001.
LEONTIEV, Alexis; VYGOTSKY, LEV S.; LURIA, Alexandr R. Bases Psicológicas da Aprendizagem e do Desenvolvimento. Tradução de Rubens Eduardo Farias. São Paulo: Centauro, 2010.
PIAGET, J. Seis Estudos da Psicologia. Trad: Maria A. M. D'Amorim e Paulo S. L. Silva. 13.ed. Rio de Janeiro: Forense, 1985.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/10/2015
21/10/2015
Apresentação da disciplina e discussão do Plano de Curso. Introdução à Educação Especial.
26/10/2015
26/10/2015
A Evolução histórica da atenção à pessoa com necessidades educacionais especiais
28/10/2015
28/10/2015
A Evolução histórica da atenção à pessoa com necessidades educacionais especiais
02/11/2015
02/11/2015
Da exclusão à inclusão: aspectos históricos e filosóficos
04/11/2015
04/11/2015
Da exclusão à inclusão: aspectos históricos e filosóficos
09/11/2015
09/11/2015
Legislação nacional/internacional e políticas públicas decorrentes.
11/11/2015
11/11/2015
Legislação nacional/internacional e políticas públicas decorrentes.
16/11/2015
16/11/2015
Avaliação da Aprendizagem.
18/11/2015
18/11/2015
Concepções acerca do desenvolvimento de crianças com deficiência
23/11/2015
23/11/2015
O processo de inclusão educacional: acessibilidade; adaptações curriculares; tecnologias assistivas.
25/11/2015
25/11/2015
O processo de inclusão educacional: acessibilidade; adaptações curriculares; tecnologias assistivas.
30/11/2015
30/11/2015
Princípios e fundamentos da abordagem histórico-cultural para a inclusão.
02/12/2015
02/12/2015
Atendimento Educacional: modalidades.
07/12/2015
07/12/2015
Medicalização das Diferenças Funcionais
09/12/2015
09/12/2015
Medicalização das Diferenças Funcionais
14/12/2015
14/12/2015
Avaliação da Aprendizagem
16/12/2015
16/12/2015
AEE - Atendimento Educacional Especialização
21/12/2015
21/12/2015
Deficiência auditiva: caracterização geral e metodologias educacionais.
23/12/2015
23/12/2015
Deficiência visual: caracterização geral e metodologias educacionais.
28/12/2015
28/12/2015
Deficiência física: caracterização geral e metodologias educacionais.
30/12/2015
30/12/2015
Deficiência mental: caracterização geral e metodologias educacionais.
04/01/2016
04/01/2016
Paralisia cerebral:caracterização geral e metodologias educacionais.
06/01/2016
06/01/2016
Síndrome de Down: caracterização geral e metodologias educacionais.
11/01/2016
11/01/2016
Autismo: caracterização geral e metodologias educacionais.
13/01/2016
13/01/2016
Superdotação/Altas Habilidades: caracterização geral e metodologias educacionais.
18/01/2016
18/01/2016
Avaliação da Aprendizagem.
20/01/2016
20/01/2016
Atividades de Campo.
25/01/2016
25/01/2016
Atividades de Campo.
27/01/2016
27/01/2016
Atividades de Campo.
01/02/2016
01/02/2016
Encerramento da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
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