Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A sistemática de avaliação adotada na disciplina obedece ao disposto na Resolução 177/12 - do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) desta Instituição Federal de Educação Superior (IFES), a qual se recomenda a leitura. No tocante à verificação de aprendizagem, o aluno será avaliado durante todo o processo por meio de: observação do seu desempenho, assiduidade, pontualidade, interesse e compromisso com as atividades propostas, nível de reflexão crítica e de questionamentos, organização e criatividade na apresentação de trabalhos. Para efeito de aprovação será considerado o percentual de 75% da freqüência e média mínima de 7,0 (sete). |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BASTOS, M. G. A. Deficiência: marco legal e institucional. IN: VALDÉS, M. T. M. (Org.) Inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior no Brasil: caminhos e desafios. Fortaleza: EDUECE, 2006, p. 57-58. BERSCH, R. Tecnologia Assistiva e Educação Inclusiva. IN: BRASIL, Ministério da Educação. Ensaios Pedagógicos. III Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores. MEC/SEESP, Brasília, 2006. BEYER, H. O. Por que Lev Vygotsky quando se propõe uma educação inclusiva? Cadernos. N. 26, 2005. COLL, Cesar, Palacios, J. e Marchesi, A. (org) Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia da Educação. Vol.3. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. GARCIA, R. M. C. Políticas inclusivas na educação: do global ao local. IN: BATISTA, C. R.; BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M. JESUS, D. M. (Org.) Educação Especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Mediação, 2008, p. 11-23. GLAT, R.; FERNANDES, E. M. Da Educação Segregada à Educação Inclusiva: uma reflexão sobre os paradigmas atuais no contexto da educação especial brasileira. IN: Inclusão: Revista de Educação. Brasília: MEC/SEESP, Out. 2005, p.35-39. PRADO, A. R. de A.; DURAN, M. G. Acessibilidade nos estabelecimentos de ensino. IN: Ensaios Pedagógicos. Brasília: MEC/SEESP, 2006, p. 329-334. TUNES, E. Por que falamos de inclusão? Linhas Críticas. Brasília, v.9, n.16, jan./jun, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR COLL, César; MESTRES, Mariana Miras; GOÑI, Javier Onrubia; GALLART, Isabel Solé. Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artmed, 1999. CORINE, S. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed, 2001. LEONTIEV, Alexis; VYGOTSKY, LEV S.; LURIA, Alexandr R. Bases Psicológicas da Aprendizagem e do Desenvolvimento. Tradução de Rubens Eduardo Farias. São Paulo: Centauro, 2010. PIAGET, J. Seis Estudos da Psicologia. Trad: Maria A. M. D'Amorim e Paulo S. L. Silva. 13.ed. Rio de Janeiro: Forense, 1985. VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
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