-

DAA0315 - PSICOLOGIA DA EDUCACAO II - Turma: 02 (2015.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina. Discussão do Plano de Curso. Psicologia da Educação - Objeto e Importância (19/10/2015 - 19/10/2015)
Psicologia da Educação: Objeto e Importância - itinerário histórico (21/10/2015 - 21/10/2015)
Psicologia da Educação: Objeto e Importância - itinerário histórico (26/10/2015 - 26/10/2015)
Aprendizagem, conceito histórico e complexo (28/10/2015 - 28/10/2015)
Aprendizagem, conceito histórico e complexo (02/11/2015 - 02/11/2015)
Concepções de Aprendizagem e Desenvolvimento. (04/11/2015 - 04/11/2015)
Concepções de Aprendizagem e Desenvolvimento. (09/11/2015 - 09/11/2015)
Concepções de Aprendizagem e Desenvolvimento. (11/11/2015 - 11/11/2015)
Psicologia da Educação e dificuldades de aprendizagem. (16/11/2015 - 16/11/2015)
Psicologia da Educação e dificuldades de aprendizagem. (18/11/2015 - 18/11/2015)
Psicologia da Educação e dificuldades de aprendizagem. (23/11/2015 - 23/11/2015)
Psicologia da Educação e dificuldades de aprendizagem. (25/11/2015 - 25/11/2015)
Infância: aspectos históricos e biopsicossociais (30/11/2015 - 30/11/2015)
Infância: aspectos históricos e biopsicossociais (02/12/2015 - 02/12/2015)
Infância: aspectos históricos e biopsicossociais (07/12/2015 - 07/12/2015)
Adolescência: aspectos históricos e biopsicossociais. (09/12/2015 - 09/12/2015)
Adolescência: aspectos históricos e biopsicossociais. (14/12/2015 - 14/12/2015)
Avaliação da Aprendizagem. (16/12/2015 - 16/12/2015)
A teoria Psicanalítica de S. Freud aplicada à Educação (21/12/2015 - 21/12/2015)
A teoria Behaviorista de B. F. Skinner aplicada à Educação. (23/12/2015 - 23/12/2015)
A Epistemologia Genética de J. Piaget. (28/12/2015 - 28/12/2015)
A teoria da Aprendizagem Significativa de D. Ausubel. (30/12/2015 - 30/12/2015)
A abordagem Histórico-Cultural de L. S. Vygotsky. (04/01/2016 - 04/01/2016)
A teoria Psicogenética H. Wallon. (06/01/2016 - 06/01/2016)
As Dificuldades de Aprendizagem X Queixas Escolares (11/01/2016 - 11/01/2016)
As Dificuldades de Aprendizagem X Queixas Escolares (13/01/2016 - 13/01/2016)
Estudos atuais sobre os problemas na escolarização. (18/01/2016 - 18/01/2016)
Estudos atuais sobre os problemas na escolarização. Atividade de Campo (20/01/2016 - 20/01/2016)
Estudos atuais sobre os problemas na escolarização. Atividade de Campo (25/01/2016 - 25/01/2016)
O estudo das Queixas Escolares e as estratégias pedagógicas no processo formativo discente. Atividade de Campo.Encerramento da disciplina. (27/01/2016 - 27/01/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
21 26 28 04 09 11 16 18 23 25 30 02 07 09 14 16 21 23 28 30 04 06 11 13 18 20 25 27 01 03 08 10 15 17 22 24
1 2015902**** 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
2 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2015900**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
8 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2015901**** 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
12 2015901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2015901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
18 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2015902**** 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
20 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2015903**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
27 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
29 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2015902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2015901**** 9,4 10,0 10,0 9.8 0 AM
3 2015901**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
4 2015902**** 6,5 8,0 10,0 8.2 0 AM
5 2015902**** 4,8 9,0 10,0 7.9 0 AM
6 2015902**** 8,2 9,5 10,0 9.2 0 AM
7 2015902**** 5,1 9,5 10,0 8.2 0 AM
8 2015900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2015903**** 4,7 10,0 10,0 8.2 0 AM
10 2015902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2015901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2015901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2015901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2015902**** 6,9 8,0 10,0 8.3 0 AM
15 2015903**** 8,6 9,0 10,0 9.2 0 AM
16 2015900**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
17 2015902**** 9,3 9,5 10,0 9.6 0 AM
18 2015903**** 9,1 9,5 10,0 9.5 0 AM
19 2015901**** 7,7 9,5 10,0 9.1 0 AM
20 2015900**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
21 2015903**** 9,4 10,0 10,0 9.8 0 AM
22 2015902**** 8,8 9,0 10,0 9.3 0 AM
23 2015901**** 6,9 8,5 10,0 8.5 0 AM
24 2015901**** 6,2 8,5 10,0 8.2 0 AM
25 2015901**** 9,8 10,0 10,0 9.9 0 AM
26 2015900**** 6,3 8,5 10,0 8.3 0 AM
27 2015901**** 8,8 9,5 10,0 9.4 0 AM
28 2015903**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
29 2015902**** 7,8 9,5 10,0 9.1 0 AM
30 2015901**** 4,5 7,0 10,0 7.2 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida em três unidades de estudo, articuladas entre si. As atividades serão realizadas de forma interativa entre o professor e os alunos; explanação oral dos assuntos propostos; exposição de conteúdo através de variados recursos; debates e discussão em sala de aula; atividades individuais e em grupo acerca do conteúdo estudado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A sistemática de avaliação adotada na disciplina obedece ao disposto na Resolução 177/12 - do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) desta Instituição Federal de Educação Superior (IFES), a qual se recomenda a leitura. No tocante à verificação de aprendizagem, o aluno será avaliado durante todo o processo por meio de: observação do seu desempenho, assiduidade, pontualidade, interesse e compromisso com as atividades propostas, nível de reflexão crítica e de questionamentos, organização e criatividade na apresentação de trabalhos. Para efeito de aprovação será considerado o percentual de 75% da freqüência e média mínima de 7,0 (sete).
Horário de atendimento: Segunda: 10h - 12h; Quarta: 8h - 10h.
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BEE, Helen. Criança e o desenvolvimento. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. 37. ed. Petropolis: Vozes, 2008.
CARVALHO, Maria Vilani Cosme de; MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Colab.). Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão. Fortaleza: UFC, 2009.
COLL, Cesar, Palacios, J. e Marchesi, A. (org) Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia da Educação. Vol.2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
COLL, Cesar, Palacios, J. e Marchesi, A. (org) Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia da Educação. Vol.3. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
FONTANE, Roseli; CRUZ, Nazaré. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COLL, César; MESTRES, Mariana Miras; GOÑI, Javier Onrubia; GALLART, Isabel Solé. Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
CORINE, S. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed, 2001.
LEONTIEV, Alexis; VYGOTSKY, LEV S.; LURIA, Alexandr R. Bases Psicológicas da Aprendizagem e do Desenvolvimento. Tradução de Rubens Eduardo Farias. São Paulo: Centauro, 2010.
MOREIRA, Paulo Roberto. Psicologia da Educação: interação e identidade. São Paulo: FTD, 1996.
NUNES, A. I. B. L.; SILVEIRA, R. do N. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2009.
NUNES, A. I. B. L.; SANTOS, M. S. dos; XAVIER, A. S. Psicologia do Desenvolvimento: teorias e temas contemporâneos. Brasília: Liber Livro, 2009.
PIAGET, J. Seis Estudos da Psicologia. Trad: Maria A. M. D'Amorim e Paulo S. L. Silva. 13.ed. Rio de Janeiro: Forense, 1985.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/10/2015
19/10/2015
Apresentação da disciplina. Discussão do Plano de Curso. Psicologia da Educação - Objeto e Importância
21/10/2015
21/10/2015
Psicologia da Educação: Objeto e Importância - itinerário histórico
26/10/2015
26/10/2015
Psicologia da Educação: Objeto e Importância - itinerário histórico
28/10/2015
28/10/2015
Aprendizagem, conceito histórico e complexo
02/11/2015
02/11/2015
Aprendizagem, conceito histórico e complexo
04/11/2015
04/11/2015
Concepções de Aprendizagem e Desenvolvimento.
09/11/2015
09/11/2015
Concepções de Aprendizagem e Desenvolvimento.
11/11/2015
11/11/2015
Concepções de Aprendizagem e Desenvolvimento.
16/11/2015
16/11/2015
Psicologia da Educação e dificuldades de aprendizagem.
18/11/2015
18/11/2015
Psicologia da Educação e dificuldades de aprendizagem.
23/11/2015
23/11/2015
Psicologia da Educação e dificuldades de aprendizagem.
25/11/2015
25/11/2015
Psicologia da Educação e dificuldades de aprendizagem.
30/11/2015
30/11/2015
Infância: aspectos históricos e biopsicossociais
02/12/2015
02/12/2015
Infância: aspectos históricos e biopsicossociais
07/12/2015
07/12/2015
Infância: aspectos históricos e biopsicossociais
09/12/2015
09/12/2015
Adolescência: aspectos históricos e biopsicossociais.
14/12/2015
14/12/2015
Adolescência: aspectos históricos e biopsicossociais.
16/12/2015
16/12/2015
Avaliação da Aprendizagem.
21/12/2015
21/12/2015
A teoria Psicanalítica de S. Freud aplicada à Educação
23/12/2015
23/12/2015
A teoria Behaviorista de B. F. Skinner aplicada à Educação.
28/12/2015
28/12/2015
A Epistemologia Genética de J. Piaget.
30/12/2015
30/12/2015
A teoria da Aprendizagem Significativa de D. Ausubel.
04/01/2016
04/01/2016
A abordagem Histórico-Cultural de L. S. Vygotsky.
06/01/2016
06/01/2016
A teoria Psicogenética H. Wallon.
11/01/2016
11/01/2016
As Dificuldades de Aprendizagem X Queixas Escolares
13/01/2016
13/01/2016
As Dificuldades de Aprendizagem X Queixas Escolares
18/01/2016
18/01/2016
Estudos atuais sobre os problemas na escolarização.
20/01/2016
20/01/2016
Estudos atuais sobre os problemas na escolarização. Atividade de Campo
25/01/2016
25/01/2016
Estudos atuais sobre os problemas na escolarização. Atividade de Campo
27/01/2016
27/01/2016
O estudo das Queixas Escolares e as estratégias pedagógicas no processo formativo discente. Atividade de Campo.Encerramento da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1092 27/07/2024 13:28