Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A sistemática de avaliação adotada na disciplina obedece ao disposto na Resolução 177/12 - do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) desta Instituição Federal de Educação Superior (IFES), a qual se recomenda a leitura. No tocante à verificação de aprendizagem, o aluno será avaliado durante todo o processo por meio de: observação do seu desempenho, assiduidade, pontualidade, interesse e compromisso com as atividades propostas, nível de reflexão crítica e de questionamentos, organização e criatividade na apresentação de trabalhos. Para efeito de aprovação será considerado o percentual de 75% da freqüência e média mínima de 7,0 (sete). |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BEE, Helen. Criança e o desenvolvimento. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. 37. ed. Petropolis: Vozes, 2008. CARVALHO, Maria Vilani Cosme de; MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Colab.). Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão. Fortaleza: UFC, 2009. COLL, Cesar, Palacios, J. e Marchesi, A. (org) Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia da Educação. Vol.2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. COLL, Cesar, Palacios, J. e Marchesi, A. (org) Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia da Educação. Vol.3. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. FONTANE, Roseli; CRUZ, Nazaré. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COLL, César; MESTRES, Mariana Miras; GOÑI, Javier Onrubia; GALLART, Isabel Solé. Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artmed, 1999. CORINE, S. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed, 2001. LEONTIEV, Alexis; VYGOTSKY, LEV S.; LURIA, Alexandr R. Bases Psicológicas da Aprendizagem e do Desenvolvimento. Tradução de Rubens Eduardo Farias. São Paulo: Centauro, 2010. MOREIRA, Paulo Roberto. Psicologia da Educação: interação e identidade. São Paulo: FTD, 1996. NUNES, A. I. B. L.; SILVEIRA, R. do N. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2009. NUNES, A. I. B. L.; SANTOS, M. S. dos; XAVIER, A. S. Psicologia do Desenvolvimento: teorias e temas contemporâneos. Brasília: Liber Livro, 2009. PIAGET, J. Seis Estudos da Psicologia. Trad: Maria A. M. D'Amorim e Paulo S. L. Silva. 13.ed. Rio de Janeiro: Forense, 1985. VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
|