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CMR0312 - LEITURA E PRODUCAO DE TEXTOS - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina (10/08/2015 - 10/08/2015)
Por leitura e produção textual na universidade?
Introdução à teoria da comunicação (17/08/2015 - 17/08/2015)
1. Conceito 2. Elementos da comunicação 3. Funções da linguagem 4. Modalidades: fala e escrita 5. Variações lingüísticas
Aspectos semânticos e vocabulário (24/08/2015 - 24/08/2015)
1. Nível de significação das palavras ? denotação e conotação 2. Caráter polissêmico das palavras 3. Como enriquecer o vocabulário
Compreensão de texto (31/08/2015 - 14/09/2015)
1. Conceito de leitura 2. Estratégias para leitura 3. Produção de paráfrases, resumos e resenhas
   Caso de Freud: o homem dos ratos
Período de Habilitação: 23/11/2015 às 16:00 a 30/11/2015 às 12:00
Mecanismos de estruturação textual (21/09/2015 - 28/09/2015)
1. Estrutura frásica do período: ? frase, oração e período; ? processos sintáticos de coordenação e subordinação. 2. Qualidades do parágrafo: coesão; coerência; clareza; concisão; ênfase na ideia principal.
  Coesão do Texto 
Capítulo sobre A Coesão textual.
   Caso de Freud: O pequeno Hans
Período de Habilitação: 15/12/2015 às 16:59 a 31/12/2015 às 23:59
Mecanismos de estruturação textual II (05/10/2015 - 26/10/2015)
1. Dissertação e argumentação 2. As partes do texto argumentativo 3. Como fundamentar uma tese
Leitura, Análise e Produção de textos psicológicos (09/11/2015 - 23/11/2015)
1. Introduzir e desenvolver questões, que no curso serão tratadas como preocupações principais: (i) o que é um texto psicológico (ii) Como se estrutura um texto psicológico? (iii) o que é ou deve ser a leitura de um texto psicológic como comentário e/ou interpretação do mesmo?
Conceito de Discurso e sua Análise (30/11/2015 - 30/11/2015)
1. Constituintes do Discurso 2. Análise do discurso 3. Pêcheux, Foucault e Maingueneau: o discurso e sua análise.
Dificuldades mais freqüentes da língua portuguesa quanto à grafia e ao significado de certas palavras (07/12/2015 - 07/12/2015)
Dicas de Português
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
10 17 24 31 14 21 28 05 19 26 09 16 23 30 07
1 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015905**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2015903**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2015905**** 4 0 4 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 52
7 2015903**** 0 0 4 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 48
8 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 32
9 2015904**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2015903**** 4 0 4 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 52
13 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
14 2015904**** 4 0 4 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 52
15 2015905**** 4 0 4 0 4 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 48
16 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2015905**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2015905**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 2015905**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2015905**** 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
22 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
23 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2015904**** 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
2 2015903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
3 2015905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
4 2015905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
5 2015905**** 9,8 7,1 7,1 8.0 4 AM
6 2015905**** 8,0 6,5 6,5 7.0 8 AM
7 2015905**** 10,0 7,7 7,7 8.5 4 AM
8 2015904**** 9,2 7,2 7,2 7.9 4 AM
9 2015904**** 9,4 7,0 7,0 7.8 0 AM
10 2015905**** 10,0 7,5 7,5 8.3 4 AM
11 2015904**** 9,8 7,8 7,8 8.5 0 AM
12 2015905**** 9,0 7,0 7,0 7.7 4 AM
13 2015904**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
14 2015905**** 9,6 9,1 9,1 9.3 0 AM
15 2015904**** 10,0 7,2 7,2 8.1 8 AM
16 2015903**** 9,8 9,0 9,0 9.3 4 AM
17 2015903**** 9,6 7,2 7,2 8.0 0 AM
18 201495**** 6,0 7,8 7,8 7.2 4 AM
19 2015903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
20 2015904**** 10,0 7,9 7,9 8.6 0 AM
21 2015904**** 9,4 8,5 8,5 8.8 0 AM
22 2015905**** 10,0 7,6 7,6 8.4 4 AM
23 2015903**** 10,0 9,3 9,3 9.5 0 AM
24 2015904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 32 RF

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Leitura ativa, analítica e critica de textos. Planejamento e produção de resumos, resenhas criticas e textos dissertativos-argumentativos.
Objetivos: Geral: Desenvolver atitude crítica e reflexiva em relaçao ao uso e domínio da Língua Portuguesa. Específicos: ? Discutir sobre a importância do estudo da Língua Portuguesa; ? Dominar as especificidades da análise do discurso oral e escrito, através de exercícios práticos de leitura e escrita; ? Discutir os diferentes aspectos da produçao de texto; ? Produzir textos coerentes e criativos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Exposição Oral
Trabalhos Individuais
Trabalhos em Grupos
Leitura e Discussão de Textos
Escrita
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Leitura
Confecção Textual
Debate
Trabalhos de Argumentação
Horário de atendimento: 18h-20h
Bibliografia: Bibliografia Básica
1. ABREU, Antônio Suárez. Curso de Redação. São Paulo: Ática, 2003.
2. GREGOLIN, Maria do Rosário. Foucault e Pêcheux: na análise do discurso – diálogo e duelos. São Carlos: Claraluz, 2004.
3. KAUFMAN, Ana Maria. Escola; Leitura e Produção de Textos. São Paulo: ARTMED.
4. KOCH, Ingedore Villaça & TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1998.
5. MAINGUENEAU, D. Novas Tendências em Análise do Discurso. Pontes, 1989.
6. MEIRELLES, Maria de Lurdes. Leitura Produção de Textos e a Escola. São Paulo: Mercado de Letras.
7. NICOLA, Jose de. Práticas de Linguagem Leitura Produção Textos. São Paulo: Scipione.
8. ORLANDI, Eni. Análise do discurso: princípios e fundamentos. Campinas: Pontes, 2001.
9. _____. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
10. _____. Discurso e Texto. Pontes, 2001.
11. PÊCHEUX, M. Delimitações, Inversões, Deslocamentos. Cad.Est.ling., Campinas, (19):7-24, jul./dez. 1990.
12. PÊCHEUX, M. O Discurso: Estrutura ou Acontecimento. Pontes, Campinas, 1990.
13. PÊCHEUX, M.(1975). Semântica e Discurso - uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1988.
14. PERELMAN, C. & OLBRECHTS-TYTECA (1996). Tratado da argumentação. São Paulo: Martins Fontes.
15. PLANTIN, C (1970). Le Champ de l’Argumentation. Bruxelas, PUB. PLANTIN, C. (1977) L’Empire Rhétorique. Paris, Vrin.
16. PLANTIN, C. e Olbrechts-Tyteca, L. (1970) Traité de l’Argumentation: la Nouvelle Rhétorique. Bruxelas, PUB.
17. PLANTIN, C. (1990) Essais sur l’Argumentation. Paris, Kimé.
18. POSSENTI, S. Os Limites do Discurso. Curitiba: Criar Edições, 2002.
19. RECANATI, François. (1979) La transparência y la enunciación. Introducción a la Prgmática. Buenos Aires: Hachette, 1981.
20. PLATÃO, F. S. & FIORIN, J. L. Para entender o texto. 15ª ed. São Paulo: Ática, 1999.
21. TEIXEIRA, Marlene. Análise do discurso e Psicanálise: elementos para uma abordagem do sentido no discurso. Porto Alegre: Edipucs, 2005.
22. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação – uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
23. ZILBERMAN, Regina & THEODORO, Ezequiel (org.) Leitura – perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 2000.




Bibliografia Complementar

1. ACHARD, P. [et al.] Papel da Memória. Pontes, 1999.
2. ALTHUSSER, L Freud e Lacan. Marx e Freud. Graal, Rio de Janeiro, 1984.
3. ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. Presença, Lisboa,1974.
4. ANSCOMBRE, J.C. et DUCROT, O. (1983). L'argumentation dans la langue. Bruxelles, Mardaga.
5. ANDRADE, Maria Margarida de. & HENRIQUES, Antonio. Língua Portuguesa – Noções para cursos superiores. São Paulo: Atlas, 1999.
6. FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Vozes, Petrópolis, 1972.
7. FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. Loyola, São Paulo, 1996.
8. GUIMARÃES, E. Os Limites do Sentido. Pontes. Campinas, 1995.
9. GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1988.
10. KATO, Mary A. No mundo da escrita – uma perspectiva psicolingüística. 7ª ed. São Paulo: Ática, 2001.
11. KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. (1980) La enunciación. De la subjetividad en el lenguaje. Buenos Aires: Hachette, 1986.
12. KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. (1980) La enunciación. De la subjetividad en el lenguaje. Trad. G. Anfora & E. Gregores. Buenos Aires: Hachette, 1986.
13.
14. KOCH, Ingedore Villaça. Otexto e a construção dos sentidos. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2000.
15. _____________. A coesão textual. 10ª ed. São Paulo: Contexto, 1998.
16. MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Saraiva, 1999.
17. SOUZA, Luiz Marques & CARVALHO, Sérgio Waldeck de. Compreensão e Produção de Textos. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/08/2015
10/08/2015
Apresentação da Disciplina
17/08/2015
17/08/2015
Introdução à teoria da comunicação
24/08/2015
24/08/2015
Aspectos semânticos e vocabulário
31/08/2015
14/09/2015
Compreensão de texto
21/09/2015
28/09/2015
Mecanismos de estruturação textual
05/10/2015
26/10/2015
Mecanismos de estruturação textual II
09/11/2015
23/11/2015
Leitura, Análise e Produção de textos psicológicos
30/11/2015
30/11/2015
Conceito de Discurso e sua Análise
07/12/2015
07/12/2015
Dificuldades mais freqüentes da língua portuguesa quanto à grafia e ao significado de certas palavras
Avaliações
Data Descrição
09/11/2015 1ª Avaliação
30/11/2015 2ª Avaliação
18/01/2016 3ª Avaliação
01/02/2016 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Avaliações e Notas 23/02/2016
Aula dia 01/02 31/01/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:28