-

CMR0327 - PROCESSOS PSICOLOGICOS BASICOS II - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina (11/08/2015 - 11/08/2015)
O que são os processos psicológicos básicos? Estrutura e Aquisição Pensamento, linguagem, emoção, motivação e criatividade
   Apostila da disciplina 
Apostila com todos os textos da disciplina
Pensamento I (18/08/2015 - 18/08/2015)
O que é pensamento? Quais as estruturas do pensamento?
Pensamento II (25/08/2015 - 25/08/2015)
Aquisição dos elementos do pensamento
   Pensamento
Período de Habilitação: 23/11/2015 às 16:00 a 01/12/2015 às 14:00
Linguagem I (01/09/2015 - 01/09/2015)
O que é linguagem? Estrutura e Acontecimento
Linguagem II (08/09/2015 - 08/09/2015)
Aquisição de linguagem
Alterações no Pensamento e Linguagem (15/09/2015 - 15/09/2015)
Alterações no pensamento e linguagem nas psicopatologias
  Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais 
Livro de Dalgalarrondo (2008) sobre psicopatologia...
1ª Avaliação (22/09/2015 - 22/09/2015)
Avaliação sobre pensamento e linguagem.
Emoção I (29/09/2015 - 29/09/2015)
O que é emoção? Circuito da Emoção
Emoção II (06/10/2015 - 06/10/2015)
Emoção e Sentimento, de Antônio Damásio. Fórum On-Line no SIGAA
  Emoção e Sentimento, de Antônio Damásio 
Responder as questões (até 03 pessoas), sobre o texto de Antonio Damásio, Emoção e Sentimento, disponível na Apostila anexada no início do Semestre.
Alterações na Emoção (13/10/2015 - 13/10/2015)
Alterações na Emoção nas Psicopatologias.
Motivação II (20/10/2015 - 20/10/2015)
Estudos sobre a relação da motivação com outros fatores: aprendizagem, social, inconsciente, agressividade, sexualidade e fome.
Motivação I (27/10/2015 - 27/10/2015)
Estudos sobre motivação Teorias e abordagens de Motivação
VI Mostra Científica (2ª Avaliação) (03/11/2015 - 03/11/2015)
Apresentação de Banners na frente do Auditório do CMRV, as 14h.
Criatividade I (10/11/2015 - 10/11/2015)
O que é criatividade? Conceitos de Criatividade
Criatividade II (17/11/2015 - 17/11/2015)
Aspectos conativos da criatividade Criatividade e Emoção Criatividade e ambiente Os processos Criativos
  Estudo Dirigido Criatividade entrega 01/03/2016 
Um Roteiro para cada um entender melhor o processo Criativo, de acordo com Todd Lubart
Criatividade III (24/11/2015 - 24/11/2015)
Criatividade e transtornos mentais Filme: Uma mente brilhante
3ª Avaliação (01/12/2015 - 01/12/2015)
Avaliação de Criatividade
Encerramento da Disciplina (08/12/2015 - 08/12/2015)
Revisão e Resultados parciais e finais.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
11 18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08
1 201499**** 4 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
2 201494**** 4 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
3 2014912**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 201495**** 4 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
5 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201495**** 4 2 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 14
7 201496**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
8 201495**** 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 201390**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 36
10 201499**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 36
11 201495**** 0 0 2 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
12 2014911**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 201494**** 4 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
14 201496**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 201396**** 4 2 0 0 4 4 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 22
16 2014911**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 201495**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 201495**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 201497**** 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
20 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2014912**** 4 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
22 2014912**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 36
23 201496**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2014911**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 201495**** 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
26 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 201496**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
29 201499**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 201494**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
31 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 4 0 0 0 0 4 16
33 201492**** 4 0 2 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
34 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
36 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2014912**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
38 201495**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
39 201495**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
40 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 201495**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
42 201499**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201496**** 8,2 9,0 5,6 7.6 8 AM
2 201495**** 8,8 9,8 8,0 8.9 0 AM
3 201495**** 8,5 9,6 5,5 7.9 4 AM
4 2014912**** 6,9 9,8 6,3 7.7 6 AM
5 201495**** 7,9 9,8 7,7 8.5 6 AM
6 201499**** 8,6 9,6 4,8 7.7 0 AM
7 201390**** 0,0 0,0 0,0 0.0 36 RF
8 201495**** 8,0 9,0 5,5 7.5 0 AM
9 201495**** 6,1 9,0 4,9 8.0 7.4 4 EF
10 201396**** 0,0 0,0 0,0 0.0 22 RF
11 201492**** 5,0 4,0 3,0 8.0 6.0 14 EF
12 201499**** 9,3 9,6 4,0 7.6 6 AM
13 201495**** 9,5 9,6 5,3 8.1 8 AM
14 201494**** 9,4 9,8 8,0 9.1 0 AM
15 201495**** 7,7 9,8 2,0 7.5 7.0 4 EF
16 201497**** 7,7 9,0 5,6 7.4 8 AM
17 201495**** 9,0 9,6 7,5 8.7 4 AM
18 201390**** 0,0 0,0 0,0 0.0 16 RF
19 201495**** 8,5 9,6 4,3 7.5 6 AM
20 201494**** 9,6 9,5 6,3 8.5 6 AM
21 201496**** 4,7 9,0 5,5 6.5 6.5 4 EF
22 2014911**** 7,3 9,8 3,8 7.0 0 AM
23 201495**** 9,5 9,6 2,5 7.2 4 AM
24 201495**** 8,5 9,5 4,8 7.6 4 AM
25 201495**** 5,5 9,0 6,4 7.0 4 AM
26 201496**** 9,5 9,8 7,5 8.9 0 AM
27 201494**** 7,8 4,0 4,7 7.0 6.3 0 EF
28 201494**** 9,5 9,5 6,8 8.6 4 AM
29 2014911**** 9,0 9,5 5,4 8.0 0 AM
30 201494**** 9,2 9,6 8,0 8.9 0 AM
31 2014911**** 7,8 9,5 7,0 8.1 0 AM
32 201499**** 9,0 9,5 4,6 7.7 0 AM
33 201494**** 9,1 9,6 4,8 7.8 6 AM
34 201495**** 9,5 9,8 5,3 8.2 0 AM
35 201499**** 0,0 0,0 0,0 0.0 36 RF
36 201496**** 7,6 9,6 5,5 7.6 8 AM
37 201495**** 8,5 9,0 5,5 7.7 0 AM
38 2014912**** 5,0 9,8 4,3 7.0 6.7 4 EF
39 2014912**** 9,3 9,6 5,5 8.1 4 AM
40 201495**** 3,9 9,6 2,5 7.0 6.2 14 EF
41 2014912**** 0,0 0,0 0,0 0.0 36 RF
42 201495**** 8,2 9,8 3,8 7.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo dos processos psicológicos básicos: pensamento, criatividade, motivação e emoção. Estudo sobre a relação existente entre os processos psicológicos básicos nas relações criança – família. A emergência dos processos psicológicos a partir da determinação social da organização cerebral e os processos psicológicos básicos e seus fundamentos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas
Leituras e trabalhos em grupo
Debate em sala de aula
Filme
Estudos dirigidos
Mostra Científica
Fórum On-Line
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será ao longo do curso, observando o interesse e a participação, leituras e questionamentos, pontualidade e frequência. Além disso, teremos três provas, sendo uma oral.
Horário de atendimento: 18h-20h
Bibliografia: Bibliografia principal:

DAVIDOFF, L. L. Introdução à Psicologia. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 2001.
HILGARD, E. R. & ATKINSON, R. C. Introdução à Psicologia. 13ª. Ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2002.
HUFFMAN, K.; VERNOY, M.; VERNOY,J. Psicologia. São Paulo: Atlas, 2003.

Bibliografia adicional:
LATAILLE, Yves et alii. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
LURIA, A R. Fundamentos de Neuropsicologia. São Paulo: EPU, 1981
____. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
PENNA, A G. Percepção e Realidade: Introdução ao estudo da atividade perceptiva. Rio de Janeiro: Imago, 1993. VYGOTSKI, L. L. Pensamentos e linguagem. Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, Leontiev Luria. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Icone, 1988.
OBS: Outras referências poderão ser introduzidas no decorrer da disciplina para complementação do conteúdo e para realização de trabalhos.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/08/2015
11/08/2015
Apresentação da Disciplina
18/08/2015
18/08/2015
Pensamento I
25/08/2015
25/08/2015
Pensamento II
01/09/2015
01/09/2015
Linguagem I
08/09/2015
08/09/2015
Linguagem II
15/09/2015
15/09/2015
Alterações no Pensamento e Linguagem
22/09/2015
22/09/2015
1ª Avaliação
29/09/2015
29/09/2015
Emoção I
06/10/2015
06/10/2015
Emoção II
13/10/2015
13/10/2015
Alterações na Emoção
20/10/2015
20/10/2015
Motivação II
27/10/2015
27/10/2015
Motivação I
03/11/2015
03/11/2015
VI Mostra Científica (2ª Avaliação)
10/11/2015
10/11/2015
Criatividade I
17/11/2015
17/11/2015
Criatividade II
24/11/2015
24/11/2015
Criatividade III
01/12/2015
01/12/2015
3ª Avaliação
08/12/2015
08/12/2015
Encerramento da Disciplina
Avaliações
Data Descrição
08/12/2015 1ª Avaliação
12/01/2016 2ª Avaliação
26/01/2016 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Exame Final 07/03/2016
3ª Avaliação 03/03/2016
Aula dia 02/02/2016 01/02/2016
Não haverá aula dia 05/01 05/01/2016
Avaliação sala 732 10/12/2015
1ª Avaliação dia 10/12 as 10h 08/12/2015
Aula normal dia 24/11 24/11/2015
Início das aulas dia 20/10 20/10/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:09