-

CMR0361 - SEMINARIO PRATICA PSICOLOGICA II - Turma: 02 (2015.2)

Tópicos Aulas
Disciplina Seminário de Práticas (04 horas): Apresentação da disciplina, sistema de avaliação, contrato de trabalho, definição da bibliografia. (21/10/2015 - 21/10/2015)
Foi discutido como a disciplina seria ministrada, bem como estabelecendo o contrato de trabalho. Discussão dos seguinte texto: Artigo sobre Conceitualização Cognitiva de caso. Referência: NEUFELD, C, B; CAVENAGE, C, C. Conceitualização cognitiva de caso: Uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo-comportamentais. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2010 v. 6, n. 2.
Discussão dos seguintes textos (04 horas): Capítulo 05. Trabalhando com oc pensamento automáticos, (pp. 77-83). Capítulo 06. Métodos comportamentais I: melhorando a energia, concluindo tarefas e solucionando problemas, (pp.101-120). Capítulo 07. Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo padrões de evitação, (pp. 121-136). Capítulo 08. Modificando esquemas, (pp.137-158) do livro Aprendendo a Terapia Cognitivo-comportamental do Wright. (28/10/2015 - 28/10/2015)

Discussão dos seguintes textos: 

Capítulo 05. Trabalhando com oc pensamento automáticos, (pp. 77-83).  

Capítulo 06. Métodos comportamentais I: melhorando a energia, concluindo tarefas e solucionando problemas, (pp.101-120).   

Capítulo 07. Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo padrões de evitação, (pp. 121-136).  

Capítulo 08. Modificando esquemas, (pp.137-158).   

 

Referência: 

WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo –Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artemed, 2008.

Estudo dirigido e roda de debate sobre o seguinte texto (04 horas): Capítulo 11. Desenvolvendo competência em terapia cognitivo-comportamental,(pp. 191-201) do livro Aprendendo a Terapia Cognitivo-comportamental do Wright. (04/11/2015 - 04/11/2015)

Discussão dos seguintes textos: 

Capítulo 11. Desenvolvendo competência em terapia cognitivo-comportamental,(pp. 191-201).  

Leitura dos capítulos iniciais do livro: A mente vencendo o humor.  

 

Referência: 

  • WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo –Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artemed, 2008.
  • GREENBERGER, D; PADESKY, C, A. A Mente Vencendo o Humor. Mude como você sente, mudando o modo como você pensa. Porto Alegre: Artmed, 1999. 
Seminário de Práticas (04 horas):Discussão dos conceitos básicos da TCC, utilizando o artigo de conceitualização cognitiva de caso e o livro Aprendendo a Terapia Cognitivo-comportamental do Wright. (11/11/2015 - 11/11/2015)

Referência: 

WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo –Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artemed, 2008.

 

Seminário de Práticas (04 horas): Discussão dos Capítulo 1: Compreendendo seus problemas; Capítulo 2: É o pensamento que conta; Capítulo 3: Identificando e medindo estados de humor;Capítulo 4: Situações, estados de humor e pensamentos do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (18/11/2015 - 18/11/2015)

Capítulo 1: Compreendendo seus problemas.

Capítulo 2: É o pensamento que conta

Capítulo 3: Identificando e medindo estados de humor

Capítulo 4: Situações, estados de humor e pensamentos

 

 

 

 

 

Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky

Referência

 

GREENBERGER, D; PADESKY, C, A. A Mente Vencendo o Humor. Mude como você sente, mudando o modo como você pensa. Porto Alegre: Artmed, 1999. 

 
Seminário de Práticas (04 horas):Discussão dos: Capítulo 5: Pensamentos automáticos; Capítulo 6: Onde estão as evidências; Capítulo 7: Pensamentos alternativo ou compensatório, do Livro A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (25/11/2015 - 25/11/2015)

Capítulo 5: Pensamentos automáticos

Capítulo 6: Onde estão as evidências

Capítulo 7: Pensamentos alternativo ou compensatório

Livro :A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky

 

 

 

 

 

 

Referência

GREENBERGER, D; PADESKY, C, A. A Mente Vencendo o Humor. Mude como você sente, mudando o modo como você pensa. Porto Alegre: Artmed, 1999. 

Seminário de Práticas (04 horas) e avaliação:Discussão dos seguinte capítulos: Capítulo 8: Experimentos e planos de ação; Capítulo 9: Pressuposição e crenças centrais do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (02/12/2015 - 02/12/2015)

Capítulo 8: Experimentos e planos de ação

Capítulo 9: Pressuposição e crenças centrais

 

 

Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky

Referência

GREENBERGER, D; PADESKY, C, A. A Mente Vencendo o Humor. Mude como você sente, mudando o modo como você pensa. Porto Alegre: Artmed, 1999. 

Seminário de Práticas (04 horas): Discussão do Capítulo 10: Compreendendo a depressão do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (09/12/2015 - 09/12/2015)

Capítulo 10: Compreendendo a depressão

Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky

 

 

 

Referência

GREENBERGER, D; PADESKY, C, A. A Mente Vencendo o Humor. Mude como você sente, mudando o modo como você pensa. Porto Alegre: Artmed, 1999. 

Estudo dirigido sobre o Capítulo 11 (04 horas): Compreendendo a ansiedade do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (16/12/2015 - 16/12/2015)

Capitulo 11: Compreendendo a ansiedade

Livro: A mente vencendo o humor

Continuação do estudo dirigido sobre o Capítulo 11 (04 horas): Compreendendo a ansiedade do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (23/12/2015 - 23/12/2015)
Não Haverá Aula - recesso acadêmico (30/12/2015)

Recesso

Estudo Dirigido sobre o capítulo 12 (04 horas): Compreendendo a Raiva, a culpa e a vergonha, do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (06/01/2016 - 06/01/2016)
Seminário de Práticas e avaliação: Discussão do Capítulo 11 (04 horas): Compreendendo a ansiedade do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (13/01/2016 - 13/01/2016)
Seminário de Práticas: Discussão do capítulo 12 (04 horas): Compreendendo a Raiva, a culpa e a vergonha, do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (20/01/2016 - 20/01/2016)
Aula expositiva dialogada: Introdução à Ansiedade Clark e Beck (04 horas) (27/01/2016 - 27/01/2016)
Não Haverá Aula - período de férias docente (03/02/2016)

Férias dos Professores

Aula expositiva dialogada: sobre o modelo cognitivo da ansiedade -Clark e Beck (04 horas) (10/02/2016 - 10/02/2016)
Encerramento da disciplina, avaliação individual e avaliação da metodologia usada (04 horas) (17/02/2016 - 17/02/2016)
Carga horária e conteúdo programático concluídos (24/02/2016 - 24/02/2016)
Não Haverá Aula_ Carga horária e conteúdo programático concluídos (24/02/2016)
Carga horária e conteúdo programático concluídos (02/03/2016 - 02/03/2016)
Não Haverá Aula_ Carga horária e conteúdo programático concluídos (02/03/2016)
Carga horária e conteúdo programático concluídos (09/03/2016 - 09/03/2016)
Não Haverá Aula_ Carga horária e conteúdo programático concluídos (09/03/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 06 13 20 27 10 17
1 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
4 20116**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 6
5 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
6 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 20116**** 0 0 2 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
10 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 20116**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
3 20116**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
4 20116**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
5 20116**** 9,0 9,0 9,0 9.0 6 AM
6 20116**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
7 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
8 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
9 20116**** 8,0 8,0 8,0 8.0 6 AM
10 20115**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Abordagem teórica de grandes temas da psicologia na contemporaneidade, relacionando-os às especificidades dos campos de atuação dos Estágios em Psicologia (conforme a ênfase escolhida pelo aluno).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Estudo dirigido em grupo relativo às temáticas dos atendimentos no Serviço Escola de Psicologia (SEP) da UFPI, rodas de debate, apresentação de seminários, todos visando a articulação entre teoria e prática.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação se dá de forma contínua, tendo em conta as habilidades e competências necessárias à formação do psicólogo na clínica psicológica. Realização de um relatório realizando análise crítica teórico prática, visando a articulação entre teoria e prática
Horário de atendimento:
Bibliografia: De acordo com os atendimentos psicoterápicos realizados no Serviço Escola de Psicologia (SEP).

CLARK, D. A, BECK, A. T. Terapia Cognitiva para os Transtornos de Ansiedade. Porto Alegre: Artmed, 2012.

GREENBERGER, D; PADESKY, C, A. A Mente Vencendo o Humor. Mude como você sente, mudando o modo como você pensa. Porto Alegre: Artmed, 1999.

STALLARD, P. Guia do terapeuta para os Bons Pensamentos – Bons Sentimentos: Utilizando a Terapia Cognitivo-Comportamental com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artemed, 2007.

WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo –Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artemed, 2008.

Artigo sobre Conceitualização Cognitiva de caso. Referência: NEUFELD, C, B; CAVENAGE, C, C. Conceitualização cognitiva de caso: Uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo-comportamentais. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2010 v. 6, n. 2.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/10/2015
21/10/2015
Disciplina Seminário de Práticas (04 horas): Apresentação da disciplina, sistema de avaliação, contrato de trabalho, definição da bibliografia.
28/10/2015
28/10/2015
Discussão dos seguintes textos (04 horas): Capítulo 05. Trabalhando com oc pensamento automáticos, (pp. 77-83). Capítulo 06. Métodos comportamentais I: melhorando a energia, concluindo tarefas e solucionando problemas, (pp.101-120). Capítulo 07. Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo padrões de evitação, (pp. 121-136). Capítulo 08. Modificando esquemas, (pp.137-158) do livro Aprendendo a Terapia Cognitivo-comportamental do Wright.
04/11/2015
04/11/2015
Estudo dirigido e roda de debate sobre o seguinte texto (04 horas): Capítulo 11. Desenvolvendo competência em terapia cognitivo-comportamental,(pp. 191-201) do livro Aprendendo a Terapia Cognitivo-comportamental do Wright.
11/11/2015
11/11/2015
Seminário de Práticas (04 horas):Discussão dos conceitos básicos da TCC, utilizando o artigo de conceitualização cognitiva de caso e o livro Aprendendo a Terapia Cognitivo-comportamental do Wright.
18/11/2015
18/11/2015
Seminário de Práticas (04 horas): Discussão dos Capítulo 1: Compreendendo seus problemas; Capítulo 2: É o pensamento que conta; Capítulo 3: Identificando e medindo estados de humor;Capítulo 4: Situações, estados de humor e pensamentos do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
25/11/2015
25/11/2015
Seminário de Práticas (04 horas):Discussão dos: Capítulo 5: Pensamentos automáticos; Capítulo 6: Onde estão as evidências; Capítulo 7: Pensamentos alternativo ou compensatório, do Livro A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
02/12/2015
02/12/2015
Seminário de Práticas (04 horas) e avaliação:Discussão dos seguinte capítulos: Capítulo 8: Experimentos e planos de ação; Capítulo 9: Pressuposição e crenças centrais do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
09/12/2015
09/12/2015
Seminário de Práticas (04 horas): Discussão do Capítulo 10: Compreendendo a depressão do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
16/12/2015
16/12/2015
Estudo dirigido sobre o Capítulo 11 (04 horas): Compreendendo a ansiedade do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
23/12/2015
23/12/2015
Continuação do estudo dirigido sobre o Capítulo 11 (04 horas): Compreendendo a ansiedade do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
30/12/2015
30/12/2015
Não Haverá Aula - recesso acadêmico
06/01/2016
06/01/2016
Estudo Dirigido sobre o capítulo 12 (04 horas): Compreendendo a Raiva, a culpa e a vergonha, do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
13/01/2016
13/01/2016
Seminário de Práticas e avaliação: Discussão do Capítulo 11 (04 horas): Compreendendo a ansiedade do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
20/01/2016
20/01/2016
Seminário de Práticas: Discussão do capítulo 12 (04 horas): Compreendendo a Raiva, a culpa e a vergonha, do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
27/01/2016
27/01/2016
Aula expositiva dialogada: Introdução à Ansiedade Clark e Beck (04 horas)
03/02/2016
03/02/2016
Não Haverá Aula - período de férias docente
10/02/2016
10/02/2016
Aula expositiva dialogada: sobre o modelo cognitivo da ansiedade -Clark e Beck (04 horas)
17/02/2016
17/02/2016
Encerramento da disciplina, avaliação individual e avaliação da metodologia usada (04 horas)
24/02/2016
24/02/2016
Não Haverá Aula_ Carga horária e conteúdo programático concluídos
24/02/2016
24/02/2016
Carga horária e conteúdo programático concluídos
02/03/2016
02/03/2016
Carga horária e conteúdo programático concluídos
02/03/2016
02/03/2016
Não Haverá Aula_ Carga horária e conteúdo programático concluídos
09/03/2016
09/03/2016
Não Haverá Aula_ Carga horária e conteúdo programático concluídos
09/03/2016
09/03/2016
Carga horária e conteúdo programático concluídos
Avaliações
Data Descrição
02/12/2015 1ª Avaliação
13/01/2016 2ª Avaliação
17/02/2016 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1075 16/05/2024 15:55