-

CMR0367 - SEMINARIO PRATICA PSICOLOGICA III - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina, contrato de trabalho, documentação do estágio e sugestão da bibliografia. (14/08/2015 - 14/08/2015)
Seminário de práticas (04h): Apresentação da disciplina, sistema de avaliação, contrato de trabalho, definição da bibliografia. (23/10/2015 - 23/10/2015)
  • Foi discutido como a disciplina seria ministrada, bem como estabelecendo o contrato de trabalho.


Discussão dos seguinte texto: 

Artigo sobre Conceitualização Cognitiva de caso. 

 

Referência: 

NEUFELD, C, B; CAVENAGE, C, C.  Conceitualização cognitiva de caso: Uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo-comportamentais. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2010 v. 6, n. 2.

Seminário de práticas (04h):Discussão dos capítulos: 05- Trabalhando com oc pensamento automáticos, (pp. 77- 83). Capítulo 06. Métodos comportamentais I: melhorando a energia, concluindo tarefas e solucionando problemas, (pp.101-120). Capítulo 07. Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo padrões de evitação, (pp. 121-136). Capítulo 08. Modificando esquemas, (pp.137-158) do livro Aprendendo a Terapia Cognitivo-comportamental do Wright. (30/10/2015 - 30/10/2015)

Discussão dos seguintes textos: 

Capítulo 05. Trabalhando com oc pensamento automáticos, (pp. 77-83).  

Capítulo 06. Métodos comportamentais I: melhorando a energia, concluindo tarefas e solucionando problemas, (pp.101-120).   

Capítulo 07. Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo padrões de evitação, (pp. 121-136).  

Capítulo 08. Modificando esquemas, (pp.137-158).   

 

Referência: 

WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo –Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artemed, 2008.

 

 

Estudo dirigido e roda de debate sobre o seguinte texto (04h): Capítulo 11. Desenvolvendo competência em terapia cognitivo-comportamental,(pp. 191-201) do livro Aprendendo a Terapia Cognitivo-comportamental do Wright. (06/11/2015 - 06/11/2015)

Discussão dos seguintes textos: 

Capítulo 11. Desenvolvendo competência em terapia cognitivo-comportamental,(pp. 191-201).  

Leitura dos capítulos iniciais do livro: A mente vencendo o humor.  

 

Referência: 

  • WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo –Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artemed, 2008.
  • GREENBERGER, D; PADESKY, C, A. A Mente Vencendo o Humor. Mude como você sente, mudando o modo como você pensa. Porto Alegre: Artmed, 1999. 
Seminário de Práticas (04h):Discussão dos conceitos básicos da TCC, utilizando o artigo de conceitualização cognitiva de caso e o livro Aprendendo a Terapia Cognitivo-comportamental do Wright. (13/11/2015 - 13/11/2015)

Seminário de Práticas: apresentação dos conceitos básicos e grupo de debate acerca do artigo de conceitualização cognitiva de caso e do livro do Wright

Seminário de Práticas (04h): Discussão dos Capítulo 1: Compreendendo seus problemas; Capítulo 2: É o pensamento que conta; Capítulo 3: Identificando e medindo estados de humor;Capítulo 4: Situações, estados de humor e pensamentos do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (20/11/2015 - 20/11/2015)

Seminário de Práticas: (pag 13 a 47 = 34 /03 horas)

Capítulo 1: Compreendendo seus problemas.

Capítulo 2: É o pensamento que conta

Capítulo 3: Identificando e medindo estados de humor

Capítulo 4: Situações, estados de humor e pensamentos

 

 

 

 

 

 

Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky

Seminário de Práticas (04h):Discussão dos: Capítulo 5: Pensamentos automáticos; Capítulo 6: Onde estão as evidências; Capítulo 7: Pensamentos alternativo ou compensatório, do Livro A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (27/11/2015 - 27/11/2015)

Seminário de Práticas:

Capítulo 5: Pensamentos automáticos

Capítulo 6: Onde estão as evidências

Capítulo 7: Pensamentos alternativo ou compensatório

 

 

 

 

 

Livro :A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky

Seminário de Práticas (04h) e avaliação:Discussão dos seguinte capítulos: Capítulo 8: Experimentos e planos de ação; Capítulo 9: Pressuposição e crenças centrais do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (04/12/2015 - 04/12/2015)

Seminário de Práticas:

Capítulo 8: Experimentos e planos de ação

Capítulo 9: Pressuposição e crenças centrais

 

 

 

 

Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky

Seminário de Práticas (04h): Discussão do Capítulo 10: Compreendendo a depressão do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (11/12/2015 - 11/12/2015)

Seminário de Práticas:

Capítulo 10: Compreendendo a depressão

Estudo dirigido sobre o Capítulo 11 (04h): Compreendendo a ansiedade do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (18/12/2015 - 18/12/2015)

Estudo dirigido:

Capítulo 11: Compreendendo a ansiedade

Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky

Não haverá aula -recesso de Natal e Ano Novo (25/12/2015 - 25/12/2015)
Não haverá aula - recesso acadêmico (31/12/2015)
Não haverá aula - Ano Novo (01/01/2016 - 01/01/2016)
Estudo Dirigido sobre o capítulo 12: Compreendendo a Raiva, a culpa e a vergonha, do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (08/01/2016 - 08/01/2016)
Seminário de Práticas (04h) e avaliação: Discussão do Capítulo 11: Compreendendo a ansiedade do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (15/01/2016 - 15/01/2016)
Seminário de Práticas (04h): Discussão do capítulo 12: Compreendendo a Raiva, a culpa e a vergonha, do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (22/01/2016 - 22/01/2016)
Aula expositiva dialogada (04h): Introdução à Ansiedade Clark e Beck (29/01/2016 - 29/01/2016)
Não Haverá Aula - Período para férias docentes (05/02/2016)

Período para férias docentes de 30.01 a 05.02

Aula expositiva dialogada (04h): Modelo cognitivo da ansiedade Clark e Beck (12/02/2016 - 12/02/2016)
Encerramento da disciplina, avaliação individual e avaliação da metodologia usada (04 horas) (19/02/2016 - 19/02/2016)
Carga horária e conteúdo programático concluídos (26/02/2016 - 26/02/2016)
Não Haverá Aula_ Carga horária e conteúdo programático concluídos (26/02/2016)
Carga horária e conteúdo programático concluídos (04/03/2016 - 04/03/2016)
Não Haverá Aula_ Carga horária e conteúdo programático concluídos (04/03/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
23 30 06 13 20 27 04 11 18 08 15 22 29 12 19
1 20115**** 0 4 0 0 0 0 0 2 0 4 4 0 0 0 1 15
2 20115**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 20115**** 0 2 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
4 20116**** 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 20116**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 20116**** 0 2 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
7 20115**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 20109**** 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20116**** 9,0 9,0 9,0 9.0 8 AM
2 20115**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
3 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
4 20109**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
5 20115**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
6 20115**** 7,0 7,0 7,0 7.0 15 AM
7 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
8 20115**** 8,0 8,0 8,0 8.0 6 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discussão teórica de grandes temas da psicologia na contemporaneidade, relacionando-os às especificidades dos campos de atuação dos Estágios em Psicologia (conforme a ênfase escolhida pelo aluno).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Estudo dirigido em grupo relativo às temáticas dos atendimentos no Serviço Escola de Psicologia (SEP) da UFPI, rodas de debate, apresentação de seminários, todos visando a articulação entre teoria e prática.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação se dá de forma contínua, tendo em conta as habilidades e competências necessárias à formação do psicólogo na clínica psicológica. Realização de um relatório realizando análise crítica teórico prática, visando a articulação entre teoria e prática
Horário de atendimento:
Bibliografia: ARKOWITZ, H; WESTRA, H. A; MILLER, W. R; ROLLNICK, S. Entrevista Motivacional no tratamento de problemas psicológicos. São Paulo: Roca, 2011.

CLARCK, D. A, BECK, A. T. Terapia Cognitiva para os Transtornos de Ansiedade. Porto Alegre: Artmed, 2012.

LEAHY, R, L. Técnicas de terapia cognitiva: manual do terapeuta. Porto Alegre: Artemed, 2006.

STALLARD, P. Guia do terapeuta para Bons Pensamentos – Bons Sentimentos. São Paulo: Artmed, 2007.

WRIGHT, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/08/2015
14/08/2015
Apresentação da disciplina, contrato de trabalho, documentação do estágio e sugestão da bibliografia.
23/10/2015
23/10/2015
Seminário de práticas (04h): Apresentação da disciplina, sistema de avaliação, contrato de trabalho, definição da bibliografia.
30/10/2015
30/10/2015
Seminário de práticas (04h):Discussão dos capítulos: 05- Trabalhando com oc pensamento automáticos, (pp. 77- 83). Capítulo 06. Métodos comportamentais I: melhorando a energia, concluindo tarefas e solucionando problemas, (pp.101-120). Capítulo 07. Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo padrões de evitação, (pp. 121-136). Capítulo 08. Modificando esquemas, (pp.137-158) do livro Aprendendo a Terapia Cognitivo-comportamental do Wright.
06/11/2015
06/11/2015
Estudo dirigido e roda de debate sobre o seguinte texto (04h): Capítulo 11. Desenvolvendo competência em terapia cognitivo-comportamental,(pp. 191-201) do livro Aprendendo a Terapia Cognitivo-comportamental do Wright.
13/11/2015
13/11/2015
Seminário de Práticas (04h):Discussão dos conceitos básicos da TCC, utilizando o artigo de conceitualização cognitiva de caso e o livro Aprendendo a Terapia Cognitivo-comportamental do Wright.
20/11/2015
20/11/2015
Seminário de Práticas (04h): Discussão dos Capítulo 1: Compreendendo seus problemas; Capítulo 2: É o pensamento que conta; Capítulo 3: Identificando e medindo estados de humor;Capítulo 4: Situações, estados de humor e pensamentos do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
27/11/2015
27/11/2015
Seminário de Práticas (04h):Discussão dos: Capítulo 5: Pensamentos automáticos; Capítulo 6: Onde estão as evidências; Capítulo 7: Pensamentos alternativo ou compensatório, do Livro A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
04/12/2015
04/12/2015
Seminário de Práticas (04h) e avaliação:Discussão dos seguinte capítulos: Capítulo 8: Experimentos e planos de ação; Capítulo 9: Pressuposição e crenças centrais do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
11/12/2015
11/12/2015
Seminário de Práticas (04h): Discussão do Capítulo 10: Compreendendo a depressão do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
18/12/2015
18/12/2015
Estudo dirigido sobre o Capítulo 11 (04h): Compreendendo a ansiedade do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
25/12/2015
25/12/2015
Não haverá aula -recesso de Natal e Ano Novo
31/12/2015
31/12/2015
Não haverá aula - recesso acadêmico
01/01/2016
01/01/2016
Não haverá aula - Ano Novo
08/01/2016
08/01/2016
Estudo Dirigido sobre o capítulo 12: Compreendendo a Raiva, a culpa e a vergonha, do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
15/01/2016
15/01/2016
Seminário de Práticas (04h) e avaliação: Discussão do Capítulo 11: Compreendendo a ansiedade do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
22/01/2016
22/01/2016
Seminário de Práticas (04h): Discussão do capítulo 12: Compreendendo a Raiva, a culpa e a vergonha, do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
29/01/2016
29/01/2016
Aula expositiva dialogada (04h): Introdução à Ansiedade Clark e Beck
05/02/2016
05/02/2016
Não Haverá Aula - Período para férias docentes
12/02/2016
12/02/2016
Aula expositiva dialogada (04h): Modelo cognitivo da ansiedade Clark e Beck
19/02/2016
19/02/2016
Encerramento da disciplina, avaliação individual e avaliação da metodologia usada (04 horas)
26/02/2016
26/02/2016
Não Haverá Aula_ Carga horária e conteúdo programático concluídos
26/02/2016
26/02/2016
Carga horária e conteúdo programático concluídos
04/03/2016
04/03/2016
Não Haverá Aula_ Carga horária e conteúdo programático concluídos
04/03/2016
04/03/2016
Carga horária e conteúdo programático concluídos
Avaliações
Data Descrição
04/12/2015 1ª Avaliação
14/01/2016 2ª Avaliação
19/02/2016 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Início das aulas 05/08/2015
Início das aulas 05/08/2015
Início das aulas 05/08/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1075 16/05/2024 01:21