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CMP002 - ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAUDE I - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Recepção dos calouros - turma 2015.2 (12/08/2015 - 12/08/2015)
Semana de recepção de calouros - turma 2015.2
   Texto referência para atuação no território 
Olá a todos, Reenvio o texto para quem não conseguiu baixar. Ver Capítulo NUNES; G.; FURLAN, P. Co-produção de projetos coletivos e diferentes "olhares" sobre o território. In: CAMPOS, G.W.S; GUERRERO, AVP. (Org.). Manual de Práticas de atenção básica: saúde ampliada e compartilhada. São Paulo: Hucitec. v. 1. 2009.
Apresentação do módulo e atividade de integração: Oganização da Atenção Básica em Parnaíba (19/08/2015 - 19/08/2015)
Atenção Primária em Saúde e os determinantes; Princípios científicos da APS: O que é conhecer uma área de abrangência da ESF - universo, amostra, sujeitos, diagnóstico - professor José Ivo (26/08/2015 - 26/08/2015)
Determinantes Sociais da Saúde e Doença - Professores José Ivo e Jander (02/09/2015 - 02/09/2015)
  Material para aula do dia 10/11/2015, no período da tarde. Determinantes Sociais da Saúde e Doença 
Nossa aula que seria no dia 11/11/2015, pela manhã, foi antecipada para dia 10/11/2015, das 14h às 18h. A quarta-feira pela manhã estará livre para vocês. Façam a leitura dos textos e destaquem os pontos mais importantes para o nosso debate acerca da temática. Boa leitura, turma!!!
  TEXTO 02 PARA AULA NO DIA 10/11 
Nossa aula que seria no dia 11/11/2015, pela manhã, foi antecipada para dia 10/11/2015, das 14h às 18h. A quarta-feira pela manhã estará livre para vocês. Façam a leitura dos textos e destaquem os pontos mais importantes para o nosso debate acerca da temática. Boa leitura, turma!!!
  Atenção Primária à Saúde 
Para ajudar na discussão de DSS e APS.
Aula expositiva: Determinantes sociais e territórios - professores José Ivo, Wladimir e Kalliny (09/09/2015 - 09/09/2015)
Visita às UBSs: determinantes sociais na saúde (16/09/2015 - 16/09/2015)
  

Video Os Caminhos de Jardim Rosália

Olá

Segue um video que aborda uma experiência do médico na atuação na promoção da Atenção na APS.

 

1ª avaliação (cognitiva) + Território em saúde: conhecer os sistemas de informação da UBS (23/09/2015 - 23/09/2015)
VISITA ÀS UBSs Mapeamento do território Visita domiciliar (30/09/2015 - 30/09/2015)
Informação em saúde (E-SUS) (07/10/2015 - 07/10/2015)
Primeira Avaliação e Planejamento das próximas visitas (14/10/2015 - 14/10/2015)
VISITA ÀS UBS Mapeamento do território (21/10/2015 - 21/10/2015)
VISITA ÀS UBS Mapeamento do território (28/10/2015 - 28/10/2015)
  Visita as USFs 
Instrumento de entrevista com os usuários
VISITA ÀS UBS’s Mapeamento do território: profissionais da saúde (04/11/2015 - 04/11/2015)
Construção do mapa do território (sistematização) – Segunda avaliação (40%) (11/11/2015 - 11/11/2015)
Apresentação do mapa do território aos grupos sociais (grupo comunitário) – Segunda avaliação (15%) (18/11/2015 - 18/11/2015)
Apresentação do mapa do território aos profissionais da equipe da ESF (Segunda avaliação - 15%) Auto-avaliação e dos pares (Segunda avaliação - 30%) (25/11/2015 - 25/11/2015)
Entrega do portfólio (Terceira avaliação – 50%) (02/12/2015 - 02/12/2015)
Fórum a apresentação do portfólio (Terceira avaliação – 50%) (09/12/2015 - 09/12/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR Total
12 19 26 02 09 16 23 30 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 03 10 17 24 02 09
1 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 12
4 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 84
6 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
21 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 2 0 0 5
22 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015904**** 7,5 10,0 9,8 9.1 0 AM
2 2015903**** 9,0 8,5 10,0 9.2 0 AM
3 2015904**** 9,8 10,0 9,5 9.8 0 AM
4 2015903**** 8,5 8,8 7,8 8.4 0 AM
5 2015904**** 8,5 0,0 0,0 2.8 60 RF
6 2015903**** 10,0 8,5 10,0 9.5 0 AM
7 2015904**** 6,5 8,9 7,6 7.7 4 AM
8 2015905**** 10,0 8,5 10,0 9.5 0 AM
9 2015904**** 9,0 8,7 7,9 8.5 0 AM
10 2015904**** 10,0 8,5 10,0 9.5 0 AM
11 2015903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2015905**** 7,8 10,0 9,5 9.1 4 AM
13 2015903**** 6,0 6,7 5,0 7.0 6.5 12 EF
14 2015903**** 10,0 9,0 7,5 8.8 0 AM
15 2015905**** 10,0 8,0 7,5 8.5 0 AM
16 2015904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2015905**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
18 2015904**** 8,0 10,0 9,8 9.3 0 AM
19 2015904**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
20 2015905**** 8,3 10,0 9,5 9.3 0 AM
21 2015904**** 9,5 8,8 6,6 8.3 4 AM
22 2015905**** 6,5 8,5 10,0 8.3 0 AM
23 2015904**** 8,0 9,1 8,2 8.4 0 AM
24 2015904**** 7,5 6,9 6,0 8.0 7.4 5 EF
25 2015903**** 7,0 8,3 9,0 8.1 0 AM
26 2015903**** 8,5 8,4 6,4 7.8 6 AM
27 2015903**** 9,5 10,0 9,7 9.7 0 AM
28 2015905**** 9,5 10,0 9,7 9.7 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Determinação social da saúde. Território e saúde. A historicidade do conceito de saúde/doença os modelos de atenção à saúde e a emergência da Atenção Primária em Saúde. Trabalho em Equipe na Estratégia de Saúde da Família. Instrumentos de conhecimento da saúde na comunidade. Metodologia Científica.
Objetivos:  Conhecer a utilização de instrumentos de territorialização da Estratégia Saúde da Família no território de abrangência de uma Unidade Básica de Saúde, respeitando o conhecimento prévio e o contexto sociocultural da equipe de trabalho, dos grupos sociais e da comunidade.  Reconhecer a determinação social da saúde e da doença e a saúde como direito, vivenciando e acompanhando experiências de Agentes Comunitários de Saúde na identificação de necessidades das pessoas, das famílias e da comunidade.  Relatar vivências de territorialização a partir da descrição do território e da observação de práticas de cuidado de si e de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde, considerando a história e o contexto atual das políticas públicas de saúde.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Sessão Expositiva Dialogada;
• Debates de filmes e textos;
• Atividade prática supervisionada nas Unidades Básicas de Saúde e no território.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • O aluno com 25%, ou mais, de faltas está reprovado, independente da nota.
Avaliações:
• Serão realizadas três avaliações:
1º - Avaliação escrita individual - (10 pontos);
2º - Entrega dos relatórios de prática na UBS - (5 pontos) e Avaliação dos rendimentos nas UBS (5 pontos);
3º - Avaliação cognitiva - (5 pontos) e Portfólio (5 pontos).

O aluno que necessite faltar a uma ou mais aula(s) devido à participação em congressos, seminários e semanas de ciências, deverá procurar o professor para verificar possível abono da falta, com base no regimento da UFPI (Resolução 177/2012). Lembrando sempre que o conteúdo dado em sala, durante a sua ausência, será cobrado integralmente na prova.

OBS: Os casos de faltas e segunda chamada serão avaliados com base no regimento da UFPI e/ou com base no calendário e disponibilidade de solução para o problema.

Horário de atendimento:
Bibliografia: LIVRO-TEXTO BÁSICO

AGUIAR, ZN (org.) Sistema Único de Saúde: antecedentes, percurso, perspectivas e desafios. São Paulo: Martinari, 2011.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIA DE SAÚDE. Atenção Primária e Promoção da Saúde, Brasília: CONASS, 2011(coleção para entender a gestão do SUS 2011).

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIA DE SAÚDE. Legislação Estruturante do SUS, Brasília: CONASS, 2011(coleção para entender a gestão do SUS 2011).

CAMPOS, GW.S.; MINAYO, M.C.;AKERMAN, M.;DRUMOND JR, M; CARVALHO, Y. (org). Tratado de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: HUCITC/FIOCRUZ, 2006.

PAIM, J.S. Reforma sanitária brasileira: contribuição para sua compreensão e crítica. EDUFBA/FIOCRUZ: Rio de Janeiro, 2008.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES:

ACOSTA AR, VITAL E FMA, (Org). Família: redes, laços e políticas públicas. 5. ed. Cortez: São Paulo, 2010.

BAHIA, L. O sistema de saúde brasileiro entre normas e fatos: universalização mitigada e estratificação subsidiada. Ciência & Saúde Coletiva, 14(3):753-762, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea. Brasília (Brasil): Ministério da Saúde, 2011.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). SUS: avanços e desafios. Brasília: Conass, 2006. Disponível em: <http://www.conass.org.br/pdfs/livro_sus_avancos_desafios.pdf, acesso em 31/01/2007). Acesso em: 20/dez/2014.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Assistência de Média e Alta Complexidade no SUS / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília: CONASS, 2007.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIA DE SAÚDE. Vigilância em Saúde, Brasília: CONASS, 2011(coleção para entender a gestão do SUS 2011).

CAMPOS, GWS et all. Tratado de Saúde Coletiva.São Paulo-Rio de janeiro: Hucitec/Fiocruz, 2006

CAMPOS, GWS. Reforma Política e sanitária: a sustentabilidade do SUS em questão ? Rev. Ciência & Saúde Coletiva 12(2):301-306.2007 (

CECÍLIO, L. C. de O. As necessidades de saúde como conceito estruturante na luta pela integralidade e eqüidade na atenção em saúde. In: PINHEIRO, R. & MATTOS, R. A. de (Orgs.) Os Sentidos da Integralidade na Atenção e no Cuidado à Saúde. Rio de Janeiro: IMS, Uerj, 2001.

CECÍLIO, L. C. de O. & MATSUMOTO, N. F. Uma taxonomia operacional de necessidades de saúde. In: PINHEIRO, R; FERLA, A. A. & MATTOS, R. A. (Orgs.) Gestão em Redes: tecendo os fios da integralidade em saúde. Rio de Janeiro, Caxias do Sul: Cepsc, IMS, Uerj, Educs, 2006.

CANESQUI, A. M. (org). Ciências Sociais e a Saúde para o Ensino Médico. São Paulo: HUCITEC, 2000.

CORTES SV (org). Participação e saúde no Brasil. FIOCRUZ: Rio de Janeiro,
2009.
108
MARTINS CM, STAUFFER AB. Educação em saúde. FIOCRUZ/Escola Politécnica Joaquim Venâncio. FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2007.

*20 ANOS DE SUS. Revista Saúde em Debate, Rio de Janeiro. V.33, n.81, p.27-37, jan/abr.2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/08/2015
12/08/2015
Recepção dos calouros - turma 2015.2
19/08/2015
19/08/2015
Apresentação do módulo e atividade de integração: Oganização da Atenção Básica em Parnaíba
26/08/2015
26/08/2015
Atenção Primária em Saúde e os determinantes; Princípios científicos da APS: O que é conhecer uma área de abrangência da ESF - universo, amostra, sujeitos, diagnóstico - professor José Ivo
02/09/2015
02/09/2015
Determinantes Sociais da Saúde e Doença - Professores José Ivo e Jander
09/09/2015
09/09/2015
Aula expositiva: Determinantes sociais e territórios - professores José Ivo, Wladimir e Kalliny
16/09/2015
16/09/2015
Visita às UBSs: determinantes sociais na saúde
23/09/2015
23/09/2015
1ª avaliação (cognitiva) + Território em saúde: conhecer os sistemas de informação da UBS
30/09/2015
30/09/2015
VISITA ÀS UBSs Mapeamento do território Visita domiciliar
07/10/2015
07/10/2015
Informação em saúde (E-SUS)
14/10/2015
14/10/2015
Primeira Avaliação e Planejamento das próximas visitas
21/10/2015
21/10/2015
VISITA ÀS UBS Mapeamento do território
28/10/2015
28/10/2015
VISITA ÀS UBS Mapeamento do território
04/11/2015
04/11/2015
VISITA ÀS UBS’s Mapeamento do território: profissionais da saúde
11/11/2015
11/11/2015
Construção do mapa do território (sistematização) – Segunda avaliação (40%)
18/11/2015
18/11/2015
Apresentação do mapa do território aos grupos sociais (grupo comunitário) – Segunda avaliação (15%)
25/11/2015
25/11/2015
Apresentação do mapa do território aos profissionais da equipe da ESF (Segunda avaliação - 15%) Auto-avaliação e dos pares (Segunda avaliação - 30%)
02/12/2015
02/12/2015
Entrega do portfólio (Terceira avaliação – 50%)
09/12/2015
09/12/2015
Fórum a apresentação do portfólio (Terceira avaliação – 50%)
Avaliações
Data Descrição
04/11/2015 2ª Avaliação
25/11/2015 3ª Avaliação
16/12/2015 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Exame final 04/03/2016
Fórum Medicina na Atenção Básica 29/02/2016
1ª Avaliação 15/12/2015
Local aula dia 09.12 04/12/2015
Material para o dia 18/11 17/11/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 17/07/2024 13:35