JULIO CESAR AZEVEDO NOBREGA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA/CPCE

Ir ao Menu Principal

julio cesar azevedo nobrega

ABJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA/CPCE

CMP004 - BASES DOS PROCESSOS PSICOSOCIAIS I - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Plano de Curso (17/03/2022 - 17/03/2022)
   Plano de Curso - 2022 
Módulo - economia e desenvolvimento.
    
Inicia em 18/04/2022 às 8h 0 e finaliza em 06/05/2022 às 23h 59
    
Inicia em 18/04/2022 às 15h 0 e finaliza em 06/05/2022 às 23h 59
1. FUNDAMENTOS ECONÔMICOS: POR QUE ESTUDAR ECONOMIA, MUDANÇA DE PARADIGMA, ESTRATÉGIAS PARA INTEGRAR ECOLOGIA E ECONOMIA (24/03/2022 - 24/03/2022)
2. DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE: DO CRESCIMENTO ECONÔMICO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (31/03/2022 - 14/04/2022)
Segundo Módulo - Para começar..... Esquemas conceituais sobre natureza e vida (28/04/2022 - 28/04/2022)
1. Discussão coletiva do Documentário: O Mundo Segundo a Monsanto (https://www.youtube.com/watch?v=sWxTrKlCMnk . O vídeo deverá ser assistido antes da aula! Ficha Técnica: Título inglês: The World According to Monsanto Diretor: Marie-Monique Robin Ano de produção: 2007 País: França / Canadá / Alemanha Duração: 109 min. 2. https://theintercept.com/2018/09/17/agrotoxico-aborto-leite/ 3. VIVEIROS DE CASTRO, E. (2011). 'Desenvolvimento econômico e reenvolvimento cosmopolítico: da necessidade extensiva à suficiência intensiva' In: Sopro. N. 51. P. 1-9, mai. 2011. Disponível em:
Conhecimentos tradicionais e patrimônio (05/05/2022 - 05/05/2022)
Outras Filosofias das vidas e das naturezas (12/05/2022 - 12/05/2022)
Processos de destruição biossocial (19/05/2022 - 19/05/2022)
Doenças e meio ambiente (Etnografias com/dos viventes) (26/05/2022 - 26/05/2022)
Natureza - Elementos (09/06/2022 - 07/07/2022)

Por que precisamos estudar Ciências Ambientais?

O que esperar da relação: Sociedade + Natureza + Desenvolvimento?

Tópicos específicos: Energia; Produção de Alimentos; Conservação da Natureza; Energias alternativas; Poluição da Água; Resíduos sólidos; Poluição do Ar.

Semana do Seminário de Introdução ao Curso (27/10/2015 - 27/10/2015)
Seminário de Introdução ao Curso
Apresentação do Módulo (03/11/2015 - 03/11/2015)
Apresentação do Módudo de BPPS I.
Cultura, ciência e sociedade (10/11/2015 - 10/11/2015)

CULTURA, CIÊNCIA E SOCIEDADE;

ANTROPOLOGIA, SAÚDE E DOENÇA

O NASCIMENTO DA MEDICINA SOCIAL

  AULA DO DIA 10/11/2015 MANHÃ BPPS I 
Texto para discussão na nossa próxima aula, dia 10/11/2017, das 9h às 12h. atenciosamente, JN
  A Medicina é uma ciência? 
Texto para reflexão.
ETNOCENTRISMO E REALTIVISMO CULTURAL COM FOCO NA SAÚDE (17/11/2015 - 17/11/2015)

ETNOCENTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL COM FOCO NA SAÚDE

Etnicidade e saúde (24/11/2015 - 24/11/2015)

Corpo e Saúde

Os processos psicossociais entre os determinismos biol?gico e geogr?fico (01/12/2015 - 01/12/2015)
Corpo: definições culturais (08/12/2015 - 15/12/2015)
Aula de Campo (05/01/2016 - 05/01/2016)

AULA DE CAMPO

  Feira livre sob um olhar antropológico 
Caros/as alunos/as: segue, em anexo, o texto para nossa primeira aula de 2016, dia 05 de janeiro. Como previsto no plano de ensino, será uma aula de campo onde visitaremos alguns espaços públicos no município de Parnaíba-PI. A saída do ônibus está prevista para às 8hs do CMRV. Aproveitamos para desejar a todos Boas Festas e muitas energias positivas no novo ano que se aproxima. Abração!!! Jander Nogueira
Alteridade e Diferença (12/01/2016 - 12/01/2016)

Alteridade e Diferença

 

  Alteridade e Diferença 
Caros/as alunos/as, segue um pequeno texto sobre alteridade e diferença que será utilizado na nossa próxima aula, dia 12/01/2016.
Pesquisa em Saúde (19/01/2016 - 19/01/2016)
Pesquisa em saúde: cartografia e etnografia (26/01/2016 - 26/01/2016)

Metodologias de pesquisa em saúde: cartografia e etnografia

  Cartografar é acompanhar processos 
Leitura prévia da pista 3: Cartografar é acompanhar processos (páginas 52 - 75).
  cartografia e etnografia 
Cartografia e etnografia em saúde
Sessão de vídeo comentada (16/02/2016 - 16/02/2016)
Sessão de vídeo comentada
Transculturalidade (23/02/2016 - 23/02/2016)

Transculturalidade

  Transculturalidade 
Texto a ser lido até a página 90.
Avaliação - AV 2 (01/03/2016 - 01/03/2016)
Avaliação - AV 2
Avaliação Final e encerramento do módulo (08/03/2016 - 08/03/2016)
Avaliação Final e encerramento do módulo
Semana do Seminário de Introdução ao Curso (27/10/2015 - 27/10/2015)
Seminário de Introdução ao Curso
Apresentação do Módulo (03/11/2015 - 03/11/2015)
Apresentação do Módudo de BPPS I.
Cultura, ciência e sociedade (10/11/2015 - 10/11/2015)

CULTURA, CIÊNCIA E SOCIEDADE;

ANTROPOLOGIA, SAÚDE E DOENÇA

O NASCIMENTO DA MEDICINA SOCIAL

  AULA DO DIA 10/11/2015 MANHÃ BPPS I 
Texto para discussão na nossa próxima aula, dia 10/11/2017, das 9h às 12h. atenciosamente, JN
  A Medicina é uma ciência? 
Texto para reflexão.
ETNOCENTRISMO E REALTIVISMO CULTURAL COM FOCO NA SAÚDE (17/11/2015 - 17/11/2015)

ETNOCENTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL COM FOCO NA SAÚDE

Etnicidade e saúde (24/11/2015 - 24/11/2015)

Corpo e Saúde

Os processos psicossociais entre os determinismos biol?gico e geogr?fico (01/12/2015 - 01/12/2015)
Corpo: definições culturais (08/12/2015 - 15/12/2015)
Aula de Campo (05/01/2016 - 05/01/2016)

AULA DE CAMPO

  Feira livre sob um olhar antropológico 
Caros/as alunos/as: segue, em anexo, o texto para nossa primeira aula de 2016, dia 05 de janeiro. Como previsto no plano de ensino, será uma aula de campo onde visitaremos alguns espaços públicos no município de Parnaíba-PI. A saída do ônibus está prevista para às 8hs do CMRV. Aproveitamos para desejar a todos Boas Festas e muitas energias positivas no novo ano que se aproxima. Abração!!! Jander Nogueira
Alteridade e Diferença (12/01/2016 - 12/01/2016)

Alteridade e Diferença

 

  Alteridade e Diferença 
Caros/as alunos/as, segue um pequeno texto sobre alteridade e diferença que será utilizado na nossa próxima aula, dia 12/01/2016.
Pesquisa em Saúde (19/01/2016 - 19/01/2016)
Pesquisa em saúde: cartografia e etnografia (26/01/2016 - 26/01/2016)

Metodologias de pesquisa em saúde: cartografia e etnografia

  Cartografar é acompanhar processos 
Leitura prévia da pista 3: Cartografar é acompanhar processos (páginas 52 - 75).
  cartografia e etnografia 
Cartografia e etnografia em saúde
Sessão de vídeo comentada (16/02/2016 - 16/02/2016)
Sessão de vídeo comentada
Transculturalidade (23/02/2016 - 23/02/2016)

Transculturalidade

  Transculturalidade 
Texto a ser lido até a página 90.
Avaliação - AV 2 (01/03/2016 - 01/03/2016)
Avaliação - AV 2
Avaliação Final e encerramento do módulo (08/03/2016 - 08/03/2016)
Avaliação Final e encerramento do módulo
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV MAR Total
27 03 10 17 24 01 08 15 22 29 05 12 19 26 02 09 16 23 01 08
1 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3
4 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 3 3 3 3 15
6 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2015904**** 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
11 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3
12 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3
17 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3
22 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015904**** 7,0 7.0 0 AM
2 2015903**** 7,8 7.8 0 AM
3 2015904**** 8,4 8.4 0 AM
4 2015904**** 9,3 9.3 0 AM
5 2015904**** 4,8 0.0 2.4 0 RN
6 2015903**** 9,3 9.3 0 AM
7 2015903**** 8,0 8.0 0 AM
8 2015905**** 9,0 9.0 0 AM
9 2015904**** 9,0 9.0 0 AM
10 2015904**** 8,4 8.4 0 AM
11 2015903**** 8,3 8.3 0 AM
12 2015905**** 7,5 7.5 0 AM
13 2015903**** 7,0 7.0 0 AM
14 2015903**** 9,0 9.0 0 AM
15 2015905**** 9,5 9.5 0 AM
16 2015904**** 6,8 7.0 6.9 0 EF
17 2015905**** 9,1 9.1 0 AM
18 2015904**** 8,5 8.5 0 AM
19 2015904**** 9,0 9.0 0 AM
20 2015905**** 8,5 8.5 0 AM
21 2015904**** 7,5 7.5 0 AM
22 2015905**** 9,8 9.8 0 AM
23 2015904**** 10,0 10.0 0 AM
24 2015904**** 5,8 6.5 6.2 0 EF
25 2015903**** 9,5 9.5 0 AM
26 2015903**** 4,8 8.5 6.7 0 EF
27 2015903**** 9,8 9.8 0 AM
28 2015905**** 9,2 9.2 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Cultura e concepções de saúde. Práticas populares em saúde. Ética, Alteridade e diferença na prática médica. Modos de produção de saúde e itinerários terapêuticos. Pesquisa qualitativa em saúde: principais métodos, instrumentos e análises de dados.
Objetivos: Vivenciar a realidade da prática médica nos diversos níveis de atenção a saúde a partir de uma abordagem psicossocial;  Reconhecer no cotidiano das pessoas os modos de viver, de produzir saúde e de enfrentar os processos de adoecimento;  Conhecer as práticas populares em saúde a partir da integralidade da atenção e do cuidado em saúde;  Identificar os princípios da pesquisa qualitativa em saúde.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O conteúdo programático será desenvolvido através de aulas expositivas dialogadas, estudo individual e em grupos, sessões comentadas de vídeo, círculos de cultura, painéis de debates, aula de campo e seminários.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do módulo será processual, podendo ser utilizada diversas estratégias pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem: prova escrita, atividades em grupo, pesquisas direcionadas, elaboração de diários de campo, etc. Será levado em consideração também a participação do aluno em debates e seminários, que servirão de instrumentos para verificar o domínio de conteúdo. Os alunos que não obtiverem média 7,0 deverão realizar exame final.
Horário de atendimento:
Bibliografia: GOMES, M. P. Antropologia: ciência do homem: filosofia da cultura. 2ª. Ed. São Paulo: Contexto, 2014.

HELMAN, C. Cultura, saúde e doença. 4. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LARAIA, R. B. Cultura. Um Conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1986.

LAPLANTINE, F. Aprender Antropologia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.

MELLO, L. G. Antropologia Cultural. Iniciação, Teoria e Temas. 4ª edição. Petrópolis, Editora Vozes, 1987.

BURGOS, J.M. Antropologia Breve, Diel, 2013.

CAMPOS, G.W.S. et al (orgs). Tratado em Saúde Coletiva. Rio de janeiro: FIOCRUZ, 2007.

CANGUILHEM, G. Escritos sobre a medicina. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

DARWIN, C. A Origem das Espécies. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2001.

KUPER, A. Cultura, a visão dos antropólogos. Bauru, SP: EDUSC, 2002.

MINAYO, M. C. De Souza & Outro (org). Antropologia, saúde e envelhecimento. Rio de Janeiro; Fiocruz, 2002.

PUSSETTI, C. G. Migrantes e Saúde Mental: a construção da competência cultural. ed. 1, Lisboa,2009

PUSSETTI, C. G; PEREIRA, L. S. Os saberes da cura: antropologia da doença e práticas terapêuticas. ed. 1, Lisboa, 2009.

WHITE, L.A. O conceito de cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
27/10/2015
27/10/2015
Semana do Seminário de Introdução ao Curso
03/11/2015
03/11/2015
Apresentação do Módulo
10/11/2015
10/11/2015
Cultura, ciência e sociedade
17/11/2015
17/11/2015
ETNOCENTRISMO E REALTIVISMO CULTURAL COM FOCO NA SAÚDE
24/11/2015
24/11/2015
Etnicidade e saúde
01/12/2015
01/12/2015
Os processos psicossociais entre os determinismos biol?gico e geogr?fico
08/12/2015
15/12/2015
Corpo: definições culturais
05/01/2016
05/01/2016
Aula de Campo
12/01/2016
12/01/2016
Alteridade e Diferença
19/01/2016
19/01/2016
Pesquisa em Saúde
26/01/2016
26/01/2016
Pesquisa em saúde: cartografia e etnografia
16/02/2016
16/02/2016
Sessão de vídeo comentada
23/02/2016
23/02/2016
Transculturalidade
01/03/2016
01/03/2016
Avaliação - AV 2
08/03/2016
08/03/2016
Avaliação Final e encerramento do módulo
Avaliações
Data Descrição
19/01/2016 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
EF avaliação final 04/03/2016
Textos 29/02/2016
Informações da avaliação 23/02/2016
Sugestão de vídeo - HOMO SAPIENS 1900 08/01/2016
AULA DO DIA 17/11 16/11/2015
AULA DO DIA 17/11/2015 10/11/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1345 01/07/2025 21:33