Metodologia: |
Serão realizadas avaliações de caráter contínuo, gradual, cumulativa, coerente, cooperativa e ampla; com distribuição ao longo do período letivo, em regime bimestral, sendo que o valor de cada avaliação será estipulado previamente. O formato da avaliação será: a) provas teóricas, b) seminários, c) relatórios O aluno é aprovado se obtiver nota igual ou superior a 7.0
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
As estratégias de ensino utilizadas nesta disciplina aplicadas serão: a) Atividades em sala, como debates, relatórios, análise de material audiovisual, estudos de casos e seminários; b) Atividades de campo: visitas a locais que ofereçam situações relativas ao conteúdo do momento. Para o desenvolvimento do processo ensino- aprendizagem das aulas teóricas serão utilizados recursos audiovisuais como: retroprojetor, projetor de slides, quadro-negro, equipamento de DVD. A utilização destes recursos terá como objetivo favorecer a participação ativa dos alunos no desenvolvimento de cada tema abordado. Para realizar recuperação do interesse de alunos com reduzido aproveitamento na disciplina, serão utilizados recursos capazes de reaproximar este da disciplina, a fim de evitar o aumento do seu desinteresse e uma reprovação. Os temas para os seminários, serão escolhidos pelos próprios alunos, para que eles possam abordar os assuntos, os quais ele sinta prazer em pesquisar, e que, ao mesmo tempo tenha espaço dentro da disciplina.
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Bibliografia:
| ECKERT, H. Desenvolvimento motor, São Paulo: Manole, 1993 FLEHMIG. Texto e Atlas do Desenvolvimento Normal e seus Desvios no Lactente. Rio de Janeiro: Atheneu, 2000.
CABRAL, S. Psicomotricidade relacional: prática clínica e educacional. Rio de Janeiro: Revinter, 2001 - FRUG, C. S. Educação motora em portadores de deficiencia: formação da consciência corporal. São Paulo: Plexus, 2001. - LEVIN, E.A. Clinica Psicomotora. 5 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.(06) - GUEDES, M. Oficina da brincadeira. 2ª ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.(06) - HERMANT, G. Atualização Em Psicomotricidade: o corpo e sua memoria. São Paulo: Manole, 1988. - HERREN, H A estimulação psicomotora precoce. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Medicas, 1989. - HOLLE, B. Desenvolvimento motor na criança normal e retardada. 4ª ed. São Paulo: Manole, 1996 - PICQ, L; VAVER, P. Educação Psicomotora e retardo mental. 4ª ed. São Paulo: Manole, 1988.(06) - FRUG, C.S. Educação motora em portadores de deficiência: formação da consciência corporal. São Paulo: Plexus Editora, 2001. - LE BOULCH, J. Educação Psicomotora: psicocinética na idade escolar. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988, 4ª Ed. - LÉVY, J. O despertar do bebê: práticas de educação psicomotora.São Paulo: Martins Fontes, 1987, 5ª ed.
- DE MEUR, A.; STAES, L. Psicomotricidade: Educação e Reeducação. São Paulo: Manole, 1991. - FONSECA, V. Psicomotricidade. São Paulo: Martins Fontes, 1993. - BOSSEMEYER, M. Guia para o desenvolvimento da percepção motora. São Paulo: Editora Manole, 1989. |