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PPGEL048 - AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (28/08/2015 - 28/08/2015)
O que se adquire quando a criança começa a falar?
   Language Acquisition 
Leitura dos capítulos 1, 2 e 3.
  Fonética e Fonologia do PB 
Ler o manual sobre fonética e fonologia do PB
Aprendizagem e aquisição (04/09/2015 - 04/09/2015)
Diferença entre aprendizagem e aquisição
  Aprendizagem e Aquisição 
Slides simples sobre a diferença entre esses 02 conceitos
Conceitos básicos (11/09/2015 - 11/09/2015)
Basic Concepts Introduction 1.1 Reflections on the Course of Language Acquisition 1.2 The Logical Problem of Language Acquisition 1.3 The Notion of Grammar 1.4 Constraints 1.5 Where Does Knowledge of Language Come From? 1.6 The Critical Period
Primeiros Passos na Aquisição (18/09/2015 - 09/10/2015)
First Steps into Language Introduction 2.1 The Quest for the Native Language 2.2 Learning the Phonemic Contrasts of the Native Language 2.3 Infants' Speech Production
Aquisição do léxico (16/10/2015 - 06/11/2015)
Acquisition of the Lexicon Introduction 3.1 Why Finding Words Is a Problem 3.2 Why Acquiring the Meaning of Words Is a Problem 3.3 Acquisition of Verbs 3.4 Bootstrapping of Syntax
Aquisição do PB (13/11/2015 - 11/12/2015)
Aquisição do nominais no PB
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11
1 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2015100**** 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aquisição da linguagem: behaviorismo, inatismo, interacionismo e cognitivismo. Aquisição bilíngüe. Fatores que afetam a aprendizagem de uma língua. Idéias populares sobre a aprendizagem de línguas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Exposição oral, estudo dirigido e apresentação individual.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliação escrita, participação e e presença.
Horário de atendimento: 14h-18h
Bibliografia: Chomsky, N. New Horizons in the study of language and mind. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
_____Knowledge of language. New York: Praeger, 1986.
_____. Lectures on government and binding. Dordrecht: Foris, 1981.
_____. Aspects of a theory of syntax. Cambridge: MIT Press, 1965.
_____. A review of B. F. Skinner, Verbal behavior. In: Language 35, 26-58, 1959.
Crain, S.; Thornton, R. Investigations in Universal Grammar. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1998.
Guasti, M. T. Language acquisition – the growth of grammar. Cambridge: MIT Press, 2002.
Hirsh-Pasek, K. & Golinkoff, R. M. The origins of grammar. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1999.
Hurford, J. Nativist and Functional Explanations in Language Acquisition . In. Logical Issues in Language Acquisition. Roca, I.M. (ed.). Dordrecht: Foris Publications, 1990.
Kato, M. A gramática do letrado: questões para a teoria gramatical. In: Marques, M. A., Koller, E., Teixeira, J. & Lemos, A. S (orgs). Ciências da linguagem – trinta anos de investigação e ensino. Braga, CEHUM. _____. A evolução do conceito de “parâmetro”, DELTA, 19.2: 309-337, 2003a.
Lopes, R. Uma Proposta Minimalista para o Processo de Aquisição da Linguagem: Relações Locais. Dissertação de Doutorado, UNICAMP, Campinas, 1999.
Ludlow, P. Referential semantics for I-languages?. In. Chomsky and his critics. Org. Hornstein e Antony. Cambridge: Blackwell, 2003.
Lust, B. Child Language: acquisition and growth. Cambridge: Cambridge University Press , 2006.
Mioto, C.; Figueiredo Silva, M. C.; Lopes, R. Novo Manual de Sintaxe. Florianópolis: Insular, 2004.
Piaget, J. A. A epistemologia genética. São Paulo: Abril, 1979.
Rizzi, L. On the grammatical basis of language development: a case study. In: Cinque, G. e Kayne, R. (eds). The Oxford Handbook of Comparative Syntax. New York: Oxford University Press, 2005.
_____. Comparative Syntax and Language Acquisition. Londres: Routledge, 2000.
_____. Some notes on linguistic theory and language development: the case of root infinitives. In: Language Acquisition, vol 3, 371-393, 1994.
Santos, R. A aquisição da linguagem. In: Fiorin, J. L. (org). Introdução à Linguística – objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002.
Scarpa, E. Aquisição da linguagem. In: Mussalin, F. e Bentes, A. (orgs). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez Editora, 2000.
Skinner, B. F. Verbal behavior. New York: Appleton-Century-Crofts, 1957.
Vygotysky, L. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1962.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/08/2015
28/08/2015
Apresentação da disciplina
04/09/2015
04/09/2015
Aprendizagem e aquisição
11/09/2015
11/09/2015
Conceitos básicos
18/09/2015
09/10/2015
Primeiros Passos na Aquisição
16/10/2015
06/11/2015
Aquisição do léxico
13/11/2015
11/12/2015
Aquisição do PB
Avaliações
Data Descrição
11/12/2015 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aulas normais dias 26 e 27/11 24/11/2015
Encontro dias 22 e 23/10 14/10/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:30