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PPGENF029 - TECNOLOGIAS EM SAÚDE E ENFERMAGEM - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (26/08/2015)
- Apresentação e discussão da Proposta do Plano de Curso; - Apresentação por cada um dos alunos da situação atual da sua Dissertação e Tese (tipo de estudo, problema, questão e objetivos de pesquisa); - Divisão dos Grupos para Atividades da disciplina e apresentação da Revisão Integrativa; - Discussão sobre o conceito de tecnologia. (02/09/2015 - 02/09/2015)
   PLANO DE ENSINO TECNOLOGIAS 2015.2.pdf 
- Política Nacional de Informação e Informática em Saúde; - Política nacional de educação permanente em saúde; (09/09/2015 - 09/09/2015)
- Produção e validação de tecnologias baseadas na Web (16/09/2015 - 16/09/2015)
- Implementação de tecnologias baseadas na Web; - Avaliação de tecnologias baseadas na Web. (23/09/2015 - 23/09/2015)
    
Inicia em 15/09/2015 às 0h 0 e finaliza em 29/09/2015 às 23h 59
- Prática sobre biomarcadores aplicados às diversas temáticas estudadas pelos alunos. (30/09/2015 - 30/09/2015)
- Uso de biomarcadores na pesquisa no contexto da saúde e da enfermagem (07/10/2015 - 07/10/2015)
    
Inicia em 05/10/2015 às 9h 59 e finaliza em 07/10/2015 às 12h 0
    
Inicia em 08/10/2015 às 16h 0 e finaliza em 20/10/2015 às 23h 59
- Aplicação da simulação clínica no ensino, pesquisa e extensão. (14/10/2015 - 14/10/2015)
- Aplicação da simulação clínica no ensino, pesquisa e extensão (21/10/2015 - 21/10/2015)
- Validação de instrumentos de avaliação e medida (28/10/2015 - 28/10/2015)
- Validação de instrumentos de avaliação e medida (04/11/2015 - 04/11/2015)
- GRUPO I-problema, objetivo, método e resultados; - GRUPO II- problema, objetivo, método e resultados; (11/11/2015 - 11/11/2015)
- GRUPO I-problema, objetivo, método e resultados; - GRUPO II- problema, objetivo, método e resultados; (18/11/2015 - 18/11/2015)
- GRUPO I-problema, objetivo, método e resultados; - GRUPO II- problema, objetivo, método e resultados; (25/11/2015 - 25/11/2015)
-Entrega da revisão integrativa para ser submetida a periódico científico com Qualis B1 ou B2 -Avaliação da disciplina (02/12/2015 - 02/12/2015)
Divulgação das notas da disciplina (09/12/2015 - 09/12/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09
1 2015100**** 0 0 0 3 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 6
2 2015100**** 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
3 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2015100**** 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 3 3 0 0 9
5 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 3
6 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3 0 0 6
7 2015100**** 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
8 2015100**** 3 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
9 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 3
10 2015100**** 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
11 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2015100**** 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
13 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
2 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2015100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
4 2015100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
5 2015100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
6 2015100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
7 2015100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
8 2015100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
9 2015100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
10 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2015100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
12 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2015100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Reflexão sobre o conceito de tecnologia. Políticas públicas voltadas à aplicação de tecnologia e inovação. Produção e aplicação de tecnologia no contexto da saúde e da enfermagem. Tecnologia baseada na World Wide Web (web) no ensino, prática e extensão em saúde e enfermagem.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As exposições serão dialogadas e discursivas; Discussões baseadas em exercícios, casos e artigos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • Frequência (peso:10%)
• Entrega de exercícios (peso: 30%)
• Entrega da Revisão integrativa para ser submetida a periódico Qualis B1 ou B2 (50%).
• Apresentação da Revisão Integrativa (peso: 10%).
Horário de atendimento:
Bibliografia: Bibliografia Básica:

BALL, M.J. Nursing Informatics: Where Technology and Caring Meet (Health Informatics). Nova York: SpringerLink, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva da área de informação e informática em saúde. Política Nacional de Informação e Informática em Saúde. Proposta versão 2.0. Brasília, 2004. [online] Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/PoliticaInformacaoSaude29_03_2004.pdf. [acessado em: 26.abr.2013.]

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Política nacional de ciência, tecnologia e inovação em saúde. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. 44 p.

MARZIALE, Maria Helena Palucci. Strategic research, technological innovation and nursing. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 18, n. 1, Feb. 2010 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692010000100001&lng=en&nrm=iso>. access on 26 Apr. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692010000100001.

MENDES, I. A. C. ; GOGOY,S ; SEIXAS, C.A ; Nogueira, M.S ; TREVIZAN, M.A ; MARCHI-ALVES, L.M ; RANGEL, Elaine Maria Leite ; MAZZO, A . Telenursing: Current Scenario and Challenges for Brazilian Nursing. In: Sajeesh Kumar; Helen Snooks. (Org.). Telenursing. Nova York: SpringerLink, 2011, v. 1, p. 17-27.

MOORE, M; KEARSLEY, G. A educação a distância: uma visão integrada.Trad. Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

NOGUEIRA, P. C. ; NAGLIATE, P. ; GOGOY,S ; RANGEL, Elaine Maria Leite ; TREVIZAN, M.A . Technology use for health education to caregivers: An integrative review of nursing literature. Applied Nursing Research , p. 00005-0, 2013.

PRADO, C; PERES, H.H.P.C; LEITE, M.M.J. Tecnologia da informação e da comunicação em enfermagem. São Paulo: Atheneu, 2010.

RANGEL, Elaine Maria Leite ; Mendes, Isabel Amélia Costa ; Cárnio, Evelin Capellari ; Alves, Leila Maria Marchi ; Crispim, Juliane de Almeida ; Mazzo, Alessandra ; Andrade, Jesusmar Ximenes ; Trevizan, Maria Auxiliadora ; RANGEL, Alexandre Leite . Avaliação, por graduandos de enfermagem, de ambiente virtual de aprendizagem para ensino de fisiologia endócrina. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso) , v. 24, p. 327-333, 2011.

RANGEL, E. M. L. ; COSTA MENDES, I. A; CARNIO, E. C.; MARCHI ALVES, L. M; de GODOY, S; de ALMEIDA CRISPIM, J. Development, implementation, and assessment of a distance module in endocrine physiology. Advances in Physiology Education , v. 34, p. 70-74, 2010.


Bibliografia Complementar:

ERTHAL, T. C. Manual de psicometria. 8ª Edição. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

HELLHAMMER, D.H.; WUST,S.; KUDIELKA, B.M. Salivary cortisol as a biomarker in stress research. Psychoneuroendocrinology. v.34,p.163-171, 2009.

JEFFRIES, P. R. Simulation in nursing education: from conceptualization to evaluation. 2. ed. New York: National League of Nursing, 2012.

KAWAGUCHI, Y. et al. Measuring job stress among hospital nurses: an attempt to identify biological markers. Fukuoka Acta Med. v. 98, n. 2, p. 48-55, Fev 2007. Disponível em:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17396571

KOH, D.S.Q.; KOH, G.C.H. The use of salivar biomarkers in occupational and environmental medicine. Occup EnvironMed. v.64, p.202-210, 2007.

MOURA, E. C. C. Ensino-aprendizagem de enfermagem em simulação clínica: desenvolvendo competência profissional para prevenção de ulceras por pressão. 2013. 297 f. Tese (Doutorado) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2013.

NIETSCHE, E .A; TEIXEIRA, H; MEDEIROS, H .P (Organizadores). Tecnologias cuidativo-educacionais: uma possibilidade para o empoderamento do/a enfermeiro/a. Porto Alegre: Moriá, 2014.

PASQUALI, L(org.). Instrumentos Psicológicos: Manual Prático de Elaboração. Brasília: labPAM/IBAPP, 1999.



Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/08/2015
26/08/2015
Não Haverá Aula
02/09/2015
02/09/2015
- Apresentação e discussão da Proposta do Plano de Curso; - Apresentação por cada um dos alunos da situação atual da sua Dissertação e Tese (tipo de estudo, problema, questão e objetivos de pesquisa); - Divisão dos Grupos para Atividades da disciplina e apresentação da Revisão Integrativa; - Discussão sobre o conceito de tecnologia.
09/09/2015
09/09/2015
- Política Nacional de Informação e Informática em Saúde; - Política nacional de educação permanente em saúde;
16/09/2015
16/09/2015
- Produção e validação de tecnologias baseadas na Web
23/09/2015
23/09/2015
- Implementação de tecnologias baseadas na Web; - Avaliação de tecnologias baseadas na Web.
30/09/2015
30/09/2015
- Prática sobre biomarcadores aplicados às diversas temáticas estudadas pelos alunos.
07/10/2015
07/10/2015
- Uso de biomarcadores na pesquisa no contexto da saúde e da enfermagem
14/10/2015
14/10/2015
- Aplicação da simulação clínica no ensino, pesquisa e extensão.
21/10/2015
21/10/2015
- Aplicação da simulação clínica no ensino, pesquisa e extensão
28/10/2015
28/10/2015
- Validação de instrumentos de avaliação e medida
04/11/2015
04/11/2015
- Validação de instrumentos de avaliação e medida
11/11/2015
11/11/2015
- GRUPO I-problema, objetivo, método e resultados; - GRUPO II- problema, objetivo, método e resultados;
18/11/2015
18/11/2015
- GRUPO I-problema, objetivo, método e resultados; - GRUPO II- problema, objetivo, método e resultados;
25/11/2015
25/11/2015
- GRUPO I-problema, objetivo, método e resultados; - GRUPO II- problema, objetivo, método e resultados;
02/12/2015
02/12/2015
-Entrega da revisão integrativa para ser submetida a periódico científico com Qualis B1 ou B2 -Avaliação da disciplina
09/12/2015
09/12/2015
Divulgação das notas da disciplina
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Livro Patient Safety and Quality An Evidence-Based Handbook for Nurses
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
NOTAS E FREQUÊNCIAS FINALIZADAS 09/12/2015
ARTIGO DE PROTOCOLO DE REVISÃO 11/11/2015
PROTOCOLO DE REVISÃO 10/11/2015
TRANSFERENCIA DO SEMINARIO DE SIMULACAO PARA A PROXIMA QUARTA FEIRA 20/10/2015
ORIENTAÇÕES PARA O SEMINÁRIO 14/10/2015
OPORTUNIDADE PARA DIVULGAÇÃO DA REVISÃO INTEGRATIVA 09/09/2015
Início das aulas 21/08/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 30/04/2024 01:17