-

PPGENF034 - FUNDAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Apresentação plano de aula. Elaboração de um Mapa Conceitual sobre como chegamos ao doutorado (25/08/2015 - 25/08/2015)
Discussão sobre árvore do conhecimenhto .Vídeo Rubem Alves sobre aprender a aprender. O professor como agente transformador (01/09/2015 - 01/09/2015)
O processo de enfermagem e a pratica de ensino superior (08/09/2015 - 08/09/2015)
Discussão sobre metodologias inovadoras. Metodologias Ativas. (15/09/2015 - 15/09/2015)
Discussão texto Educação contemporânea: ato Político ou Econômico? (22/09/2015 - 22/09/2015)
A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores (29/09/2015 - 29/09/2015)
O professor como transformativo agente: desafios e perspectivas (06/10/2015 - 06/10/2015)
Educação do futuro (13/10/2015 - 13/10/2015)
Seminario sobre Karl Marx e Jean Piaget (20/10/2015 - 20/10/2015)
Seminario sobre Maria Montessori e L. Vigostky (27/10/2015 - 27/10/2015)
Seminario sobre Howard Gardner e Emile Durhkeim (03/11/2015 - 03/11/2015)
Seminario sobre Anisio Teixeira e Florestan Fernandes (10/11/2015 - 10/11/2015)
Seminario sobre Jonh Dewer e P.Perrenoud (17/11/2015 - 17/11/2015)
Seminario sobre Edgar Morin (24/11/2015 - 24/11/2015)
Seminario sobre Henry Wallon e Michel Focault (01/12/2015 - 01/12/2015)
circulo de cultura Paulo Freire (08/12/2015 - 08/12/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08
1 2015100**** 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
2 2015100**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2015100**** 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
4 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 1
5 2015100**** 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 1 0 0 0 2
6 2015100**** 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 9,5 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
2 2015100**** 9,5 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
3 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2015100**** 9,5 9,9 9,5 10,0 9.7 0 AM
6 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Correntes teórico-filosóficas da educação. Habilidades pedagógicas e conhecimentos didáticos ao desempenho da função docente. Análise crítica da preparação e formação profissional do professor-educador. Políticas e práticas de educação em Enfermagem.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: metodologia ativas para socializar e solidificar as informações acerca da educação e práticas educacionais vigentes, com enfoque no aprendizado das novas tecnologias para a prática pedagógica e inovações na avaliação da aprendizagem.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: portfolio reflexivo
circulo de cultura Paulo Freire
Seminario sobr
Horário de atendimento:
Bibliografia: CACETE, N. H. Breve história do ensino superior brasileiro e da formação de professores para a escola secundária. Educ Pesqui., 2014 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022014005000011&lng=en&nrm=iso>.
COLOMBO, A. A; BERBEL, N. A. A metodologia da problematização com o arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 28, n. 2, p. 121-146, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
SOBRAL, F.; CAMPOS, C. J. G. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev. esc. enferm. USP, v. 46, n. 1, São Paulo, 2012.
TAVARES, N. R. A. L. et al. O professor como um transformativo agente – desafios e perspectivas. Disponível em http// www.derechoycambiosocial.com
PRADA, L. R. A. Educação contemporânea: ato político ou econômico? Disponível em http://www.portaleducacao.com.br Acessado em 15 set 2014.
http://www.educarparacrescer.abril.com.br/pensadores-da-educacao
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
25/08/2015
25/08/2015
Apresentação plano de aula. Elaboração de um Mapa Conceitual sobre como chegamos ao doutorado
01/09/2015
01/09/2015
Discussão sobre árvore do conhecimenhto .Vídeo Rubem Alves sobre aprender a aprender. O professor como agente transformador
08/09/2015
08/09/2015
O processo de enfermagem e a pratica de ensino superior
15/09/2015
15/09/2015
Discussão sobre metodologias inovadoras. Metodologias Ativas.
22/09/2015
22/09/2015
Discussão texto Educação contemporânea: ato Político ou Econômico?
29/09/2015
29/09/2015
A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores
06/10/2015
06/10/2015
O professor como transformativo agente: desafios e perspectivas
13/10/2015
13/10/2015
Educação do futuro
20/10/2015
20/10/2015
Seminario sobre Karl Marx e Jean Piaget
27/10/2015
27/10/2015
Seminario sobre Maria Montessori e L. Vigostky
03/11/2015
03/11/2015
Seminario sobre Howard Gardner e Emile Durhkeim
10/11/2015
10/11/2015
Seminario sobre Anisio Teixeira e Florestan Fernandes
17/11/2015
17/11/2015
Seminario sobre Jonh Dewer e P.Perrenoud
24/11/2015
24/11/2015
Seminario sobre Edgar Morin
01/12/2015
01/12/2015
Seminario sobre Henry Wallon e Michel Focault
08/12/2015
08/12/2015
circulo de cultura Paulo Freire
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 20:54