-

PPGAPM018 - ARTE, COMUNICAÇÃO E DESIGN NOS MUSEUS - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Arte, Comunicação e Design nos Museus (04/09/2015 - 05/09/2015)
  • Apresentação do curso e da bibliografia;
  • Arte, Novas Tecnologias e Comunicação;
  • MUSEUS: espaços de comunicação, interação e mediação cultural;
  • O museu como esfera de comunicação;
  • Ciberespaço e o mundo contemporâneo;
  • Os Museus e a Internet: a necessidade de um agir comunicacional;
  • Museus virtuais;
  • Relação Museus e Público: influência das tecnologias da informação e comunicação;
  • Planejamento e desenvolvimento de um ambiente virtual como instrumento de promoção;
  • Os instrumentos tecnológicos de comunicação nos museus (estudos de caso).
   8186.pdf 
  10360.pdf 
    
Inicia em 05/09/2015 às 19h 0 e finaliza em 05/10/2015 às 23h 50
  SLIDES DA AULA MINISTRADA 
Slides da aula ministrada
Frequências da Turma
# Matrícula SET Total
04 05
1 2015100**** 0 0 0
2 2015100**** 0 2 2
3 2015100**** 0 0 0
4 2015100**** 0 0 0
5 2015100**** 0 0 0
6 2015100**** 0 2 2
7 2015100**** 0 0 0
8 2015100**** 0 0 0
9 2015100**** 8 6 14
10 2015100**** 0 0 0
11 2015100**** 0 0 0
12 2015100**** 2 0 2
13 2015100**** 0 0 0
14 2015100**** 0 0 0
15 2015100**** 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2015100**** 9,8 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
3 2015100**** 7,5 7,5 7,5 7,5 7.5 2 AM
4 2015100**** 8,8 8,8 8,8 8,8 8.8 0 AM
5 2015100**** 8,7 8,7 8,7 8,7 8.7 0 AM
6 2015100**** 7,7 7,7 7,7 7,7 7.7 0 AM
7 2015100**** 9,2 9,2 9,2 9,2 9.2 0 AM
8 2015100**** 7,2 7,2 7,2 7,2 7.2 0 AM
9 2015100**** 8,4 8,4 8,4 8,4 8.4 0 AM
10 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 3 AM
11 2015100**** 8,8 8,8 8,8 8,8 8.8 0 AM
12 2015100**** 9,5 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
13 2015100**** 9,2 9,2 9,2 9,2 9.2 2 AM
14 2015100**** 8,3 8,3 8,3 8,3 8.3 0 AM
15 2015100**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 14 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O ciclo do processo de musealização. Comunicação museológica: a exposição e a ação educativa; o processo de trabalho interno de um museu e seu público. Museu participativo: reflexão sobre sua função na sociedade; o público como utilizador-participante; como integrante da dinâmica do processo de curatoria; o papel da educação não-formal na alfabetização da sociedade; a implementação de sistemas de multimédia em museus; museu como mídia. Museu como modelos democráticos de comunicação publica da ciência, com compromissos ligados à inclusão social e à participação cidadã. O colecionismo a partir do século XX e os Museus formadores das primeiras coleções de Design. O museu como um espaço de crítica do design.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A sociedade midiatizada. A comunicação no Consumo Contemporâneo e sua relação direta nos museus. O papel da tecnologia na democratização de conteúdo. Transformações e impactos das inovações tecnológicas na comunicação e sociedade. Os conteúdos dos visitantes de museus e os seus usos na gestão da informação. Apropriação da tecnologia e da comunicação em museus!!!
VOCÊS DEVEM LER OS TEXTOS ANTES DA AULA... JÁ ESTÁ NO SIGAA!
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão apresentados diversos artigos e textos sobre as temáticas da disciplina, para leituras obrigatórias previamente.
Serão duas avaliações complementares:
1. Artigo com alguns temas que deverão ser desenvolvidos por duplas ou individualmente, em um refletir sobre estudos de casos, para tanto, a participação nos debates em sala de aula e das discussões dos diversos textos ajudará. Lembrando que deve ser dentro da temática da disciplina essa abordagem do artigo!
2. Um produto a partir desse estudo de caso (pode ser o objeto do projeto de mestrado de vocês), em que vocês irão apresentar em forma de projeto de aplicação dentro da temática de comunicação e design.
Horário de atendimento:
Bibliografia: CAIRNCROSS, Frances. O fim das distâncias. São Paulo: Nobel, 2000.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2010. v. 10.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2003.
GASTAL, S. Turismo, imagens e imaginários. São Paulo: ALEPH, 2005. - (Coleção ABC do Turismo).
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2006.
LEÃO, Lucia. O Labirinto da Hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. 2 ed. São Paulo: Iluminuras, 2001.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SQUIRRA, S. Cibermídias. Porto Alegre: Buqui, 2012.
TAPSCOTT, D. A hora da geração digital. Rio de Janeiro: Agir, 2010.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/09/2015
05/09/2015
Arte, Comunicação e Design nos Museus
Avaliações
Data Descrição
03/10/2015 1ª Avaliação
04/10/2015 2ª Avaliação
05/10/2015 3ª Avaliação
06/10/2015 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas no sistema 05/11/2015
O sistema está funcionando 05/10/2015
Aviso Importante - Aviso Urgente 02/10/2015
links de museus virtuais 05/09/2015
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA 05/09/2015
Local da aula 04/09/2015
AVISO URGENTE E IMPORTANTE 25/08/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1092 26/07/2024 20:34